Juniper Cossack "Tamaristsifolia": descrição, plantio e cuidados
O paisagismo é uma tendência moderna e promissora na área do paisagismo. Nos últimos anos, as composições verdes podem ser vistas não apenas perto de instituições sociais e educacionais, em parques e becos da cidade, mas também perto de edifícios privados e de apartamentos, cujos moradores estão tentando decorar e refinar seu território. Entre o grande número de plantas perenes e anuais, muitas vezes são escolhidas as coníferas, essas plantas bonitas e despretensiosas.
Nos últimos anos, a par dos tradicionais pinheiros e abetos, podem ser vistos diversos tipos de zimbros nos canteiros e nas zonas de lazer. Para garantir que a composição verde criada não requer cuidados especiais, os floristas recomendam prestar atenção a uma efedrina pouco exigente - zimbro cossaco "Tamaristsifolia".
Descrição
Juniper Cossack "Tamariscifolia" (Tamariscifolia) - a variedade mais popular, tolera facilmente qualquer condição climática e baixas temperaturas... A pátria desta espécie é o território da Ásia, Sibéria oriental e Europa. "Tamaris" refere-se a coníferas de crescimento lento, cujo crescimento anual não excede 30 mm de altura e 100 mm de largura. A altura de um arbusto de 10 anos é de apenas 30 cm, e o diâmetro da copa pode chegar a dois metros.
Os ramos da éfedra são pontilhados por pequenas agulhas com pontas pontiagudas, cuja cor pode ser verde claro ou verde azulado. Os frutos da planta são redondos e não têm mais de 10 mm de diâmetro. A cor dos botões muda de verde para azul escuro com a idade.
O cossaco zimbro "Tamaristsifolia" pertence às variedades mais despretensiosas, com um alto nível de resistência à geada. A planta se sente confortável tanto em solo rochoso quanto em solo arenoso. A éfedra pode ficar sem água por um longo período, mas em áreas úmidas certamente morrerá.
Antes de comprar mudas, os jardineiros novatos devem saber que os frutos da planta contêm substâncias tóxicas, por isso é melhor para as famílias com crianças pequenas e animais de estimação escolher uma variedade diferente.
Os brotos desta variedade têm um agradável aroma de coníferas e contêm uma grande quantidade de óleos essenciais úteisque têm um efeito positivo na saúde humana.
Devido à sua despretensão, o zimbro se sente confortável tanto em áreas ecologicamente limpas quanto em áreas industriais poluídas e próximas a rodovias. As tamaris podem ser plantadas tanto em áreas planas quanto em declives.
Como qualquer planta, o Tamaris tem várias vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- despretensão;
- facilidade de atendimento;
- resistência a baixas temperaturas e fortes rajadas de vento;
- a presença de fitoncidas bactericidas.
Das deficiências, pode-se notar a presença de suco venenoso.
Como plantar?
Este tipo de zimbro se sente confortável em áreas bem iluminadas e ensolaradas. As plantas plantadas à sombra terão uma cor opaca e uma copa esparsa. Os especialistas recomendam escolher áreas elevadas, cuja superfície esteja o mais longe possível do lençol freático.
O volume da cova de plantio depende do tamanho do sistema radicular e deve ser pelo menos 2 vezes maior que ele. O enraizamento de mudas com sistema radicular aberto é melhor realizado no início do outono, e com sistema fechado - na primavera.Para que o zimbro comece rapidamente, o material de plantio deve ter um sistema radicular forte, sem danos mecânicos e sinais de doenças.
Se as raízes estiverem um pouco secas, então antes de plantar é melhor deixá-las de molho por 3 horas em água morna com a adição de um acelerador de crescimento do sistema radicular.
Para evitar a deterioração da raiz, uma espessa camada de materiais de drenagem deve ser colocada no fundo do buraco cavado, que pode ser tijolo quebrado, seixos ou argila expandida. Uma mistura de terra com grama, turfa e areia de rio deve ser usada como solo nutriente. No centro da cova, é necessário formar um tubérculo de barro e colocar uma muda sobre ele. Todos os vazios devem ser cuidadosamente preenchidos com solo durante a compactação. Todos os arbustos plantados devem ser regados abundantemente com água limpa em temperatura ambiente.
O plantio de zimbros perto do meio-fio permite uma distância de pelo menos 50 cm entre as mudas, mas entre arbustos individuais, a distância ideal é de 2 metros.
Como cuidar?
Este tipo de zimbro é exigente e despretensioso de cuidar, mas para agradar aos donos com a sua aparência é necessário seguir as regras de tratamento. A lista de manipulações obrigatórias inclui umedecimento do solo, fertilização, liberação, cobertura morta e processamento de microorganismos patogênicos e parasitas.
Mudas jovens no verão e na estação seca precisam de rega semanal, mas o solo perto dos zimbros adultos basta hidratar uma vez por mês. Pulverizar os arbustos semanalmente também terá um efeito positivo, o que é melhor feito à noite, quando a temperatura do ar cai. Para dotar a planta de todos os elementos minerais necessários, basta na primavera enriquecer o solo com preparações complexas especiais, que terão um efeito benéfico no crescimento e no aspecto do arbusto.
Para garantir o máximo de acesso de oxigênio ao sistema raiz é aconselhável afrouxar a zona radicular após a rega com a remoção simultânea das ervas daninhas.
Se a cobertura morta foi colocada perto da planta durante o plantio, a remoção de ervas daninhas pode ser omitida.
Devido ao fato de a planta apresentar baixo crescimento anual, jardineiros experientes não recomendam a poda corretiva, mas limitam-se à poda higiênica, durante a qual na primavera é necessário cortar cuidadosamente todos os ramos danificados e secos. Para dar a um arbusto adulto a forma desejada, é permitido arrancar as pontas salientes e desordenadas dos galhos uma vez por ano. Todos os pontos de corte devem ser tratados imediatamente com uma resina especial. Ao realizar esses tipos de trabalho, é imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual que impeçam que sucos venenosos entrem em contato com a pele e membranas mucosas.
Apesar do zimbro "Tamariscifolia" pertence a variedades resistentes à geada, no início do inverno, os especialistas recomendam a realização de uma série de trabalhos preparatórios antes do início das geadas. Para evitar que o sistema radicular congele, é aconselhável cobrir o solo próximo à planta com material de cobertura morta. Todos os brotos doentes e danificados devem ser removidos e as seções devem ser desinfetadas. É melhor cobrir os arbustos jovens com ramos de abeto ou material não tecido.
Na primavera, o material de cobertura deve ser retirado gradativamente, tentando minimizar o risco de queimaduras solares.
Métodos de reprodução
Para obter mudas jovens de zimbro cossaco, você pode usar os seguintes métodos de reprodução:
- estacas;
- sementes;
- com a ajuda de curvas.
Para a reprodução do zimbro em casa, é melhor usar estacas enraizadas. O corte é o método mais simples e rápido para a obtenção de brotos jovens. Nesse caso, o material de plantio são pequenos brotos cortados, que têm uma pequena parte do tronco da mata-mãe.Só é necessário separar os ramos com um instrumento pontiagudo e desinfetado.
Todos os brotos coletados são obrigatórios certifique-se de tratar com estimulantes do crescimento do sistema radicular, só depois disso você pode pousar em contêineres especiais. Como uma mistura de nutrientes, você pode usar solo comprado para coníferas e preparado independentemente, que deve incluir solo com grama, turfa e areia.
O fundo dos recipientes deve ser coberto com material de drenagem.
Depois que os brotos criaram raízes, os recipientes é necessário liberar água limpa e estável e criar condições de estufa ao redor das mudas. Somente após o surgimento dos primeiros brotos é que o invólucro plástico pode ser removido. Para obter mudas saudáveis e bonitas, os recipientes de plantio devem ser colocados em áreas claras e bem ventiladas.
O plantio em campo aberto em local permanente só pode ser realizado após 3 anos, quando o sistema radicular fica mais forte e ganha força.
A propagação de sementes e cortes é um processo complexo e demorado usado por trabalhadores de viveiros e criadores. Esses métodos de criação requerem conhecimentos práticos e teóricos especiais e, portanto, não são adequados para jardineiros comuns.
Doenças e pragas
Apesar da despretensão e alta resistência genética a várias doenças, Tamaris freqüentemente sofre de infecções fúngicas, o que pode não só estragar sua aparência, mas também levar à morte da planta. Os sintomas são crescimentos de laranja. Aos primeiros sinais de doença, as seguintes medidas devem ser tomadas imediatamente:
- remoção do apêndice doente com sua subsequente queima;
- tratamento da mata com fungicida;
- reutilização de formulações medicinais.
A planta também pode ser afetada por infecções virais e danificada por queimaduras solares. Se um arbusto for plantado em áreas pantanosas, certamente surgirá murcha traqueomicótica, cujos primeiros sintomas são o escurecimento do sistema radicular e o aparecimento de esporos brancos por toda a planta.
Se os arbustos forem plantados muito próximos uns dos outros e a passagem de ar entre eles for difícil, a éfedra começa a murchar. Os primeiros sinais desta doença são a queda e o ressecamento das agulhas, que posteriormente se tornam massivas.
A fim de reduzir a probabilidade de fungos perigosos entrarem no zimbro, especialistas não recomendam plantá-lo perto de árvores frutíferas e rosas, que sofrem das mesmas doenças.
O cossaco zimbro "Tamaristsifolia" pertence à espécie que praticamente não é afetada por pragas, mas os especialistas ainda recomendam a inspeção regular das plantas.
Uso em paisagismo
O zimbro cossaco é uma das plantas preferidas dos paisagistas. Pelo fato de a planta não crescer em altura, mas sim em largura, os decoradores a utilizam para decorar parques, jardins e canteiros de flores. A planta não só decora o território, mas também o divide em zonas funcionais. A éfedra parece espetacular e bela como uma cerca viva e perto do meio-fio.
Alguns designers usam "Tamaris" para decorar seus projetos, que é plantada em recipientes decorativos. Os vasos de flores podem ser colocados não apenas em jardins de verão, varandas e terraços, mas também dentro de casa. O zimbro no parapeito da janela não só ajudará a tornar o ambiente mais verde, mas também será capaz de proteger seus proprietários de infecções respiratórias e virais.
Para decorar o entorno da casa, não é necessário gastar grandes somas de recursos financeiros na compra de caras plantas importadas, que posteriormente exigirão maior atenção. Os especialistas recomendam dar preferência a plantas despretensiosas, para manter sua beleza, é preciso aplicar esforço mínimo... Este grupo de plantas inclui o zimbro cossaco "Tamaris".
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.