Juniper comum "Hibernika": descrição e dicas para o cultivo
Os zimbros são coníferas que costumam ser plantadas em jardins e hortas caseiras. Essas culturas se distinguem por uma massa de características positivas, incluindo despretensão e altas qualidades decorativas.
Descrição
A Irlanda é considerada a pátria histórica do zimbro comum "Hibernica". A resistência à geada deste representante da flora tornou possível cultivá-lo em regiões com diferentes condições climáticas, inclusive na Rússia. Considera-se que a principal direção de utilização da planta é o paisagismo das áreas de lazer, bem como o desenho dos territórios de acordo com os projetos paisagísticos desenhados.
Esta cultura perene é um tipo de zimbro comum. Um "Khybernika" adulto pode crescer até 400 centímetros, portanto, essa variedade é considerada alta. A coroa do arbusto tem o formato colunar correto. Os ramos do zimbro são pressionados contra o tronco, pelo que atinge 120 centímetros de volume. Este representante da flora está adaptado para existir em climas frios.
O zimbro comum é frequentemente plantado em parques e praças da cidade. O arbusto é caracterizado por uma resistência média à seca, portanto, com a falta de umidade, a cultura perde as qualidades decorativas da parte inferior.
Com a falta de líquido, as agulhas da planta ficam marrons e ressecam. "Khybernika" é um espécime resistente à geada, portanto -30 graus não tem medo dele.
Este perene representante da flora é capaz de manter sua beleza por um longo período. Os zimbros podem crescer em um lugar por um século. O arbusto é caracterizado por um cuidado despretensioso e não necessita de medidas constantes para formar a copa. Características externas do "Hibernica":
- forma regular piramidal estreita do arbusto;
- ramos de tamanho médio, com coloração cinza escuro e tonalidade marrom;
- a casca é irregular e escamosa;
- os rebentos crescem a partir do centro da planta;
- as agulhas verde-claras são caracterizadas pela triangularidade, maciez e comprimento curto;
- o zimbro cresce densamente, não tem brechas;
- as raízes são poderosas, 5 metros de profundidade no solo;
- os bagos de tamanho médio, quando maduros, são castanho-escuros, quase pretos.
Regras de pouso
A variedade Khybernika é propagada por estacas, camadas e sementes. As estacas são plantadas com mais frequência. O zimbro é uma planta que gosta de luz, por isso deve ser plantada em uma área bem iluminada. Porém, é importante lembrar que a luz solar direta pode causar queimaduras no arbusto. De preferência, o zimbro tem um solo não ácido. O excesso de ácido pode ser neutralizado pela adição de farinha de dolomita. Antes de plantar uma planta, turfa e areia devem ser adicionadas ao substrato. O período ideal para o plantio é o final de abril - a primeira década de maio. Os estágios de pouso serão assim.
- Cavando um buraco, o tamanho do qual deve ser várias vezes maior do que um torrão de terra nas raízes.
- No fundo da fossa, vale a pena colocar uma camada de drenagem, cuja espessura não deve ser inferior a 20 centímetros. Para isso, você pode usar tijolos lascados, brita. A drenagem é necessária quando as águas subterrâneas são rasas.
- Ao polvilhar um zimbro jovem, não afunde o colar da raiz. Deve permanecer na superfície.
Na primeira semana após o plantio do "Khyberniki", você deve regar regularmente. Um representante da flora deve ter no mínimo 20 litros de líquido. Além disso, não se esqueça do afrouxamento, pois as raízes precisam de oxigênio para o desenvolvimento normal.
Graças à cobertura morta do tronco da árvore, você pode reter permanentemente a umidade e retardar o crescimento das ervas daninhas. Turfa, serragem e grama seca podem atuar como cobertura morta.
Recursos de cuidados
Medidas complicadas para o cuidado de um zimbro desta variedade não são necessárias. O principal é não esquecer a rega regular e abundante. Depois de plantada, uma planta precisa de 2 baldes de água. O teor de umidade do solo deve ser médio, somente assim a copa do arbusto será formada de forma decorativa. Em dias quentes e secos é necessário irrigar "Khybernika" mais muitas vezes, bem como executar a aspersão noturna uma vez por semana.
Afrouxar o solo é uma garantia de que o zimbro responderá com bom desenvolvimento. O campo deste procedimento melhora o acesso ao oxigênio, o que não permite o desenvolvimento de podridão. Ao aplicar cobertura morta no círculo do tronco, você pode eliminar ervas daninhas e reter a umidade. Para cobertura morta, pode-se usar turfa, colocando-a em uma camada de 5 centímetros.
O procedimento de poda deve ser realizado na primavera, antes do início da estação ativa de cultivo. Nesse caso, vale a pena podar galhos secos e doentes com um podador afiado. É necessário alimentar o mato no meio da primavera, usando um complexo que inclui nitroammophoska. Uma quantidade suficiente desta substância é considerada 40 gramas por 1m2.
Para o período de inverno do ano, você precisa cobrir apenas plantas jovens, não maduras. Os zimbros adultos não precisam deste evento. Mas se o inverno acabou nevando, então é melhor amarrar os galhos do "Khybernika" para que o vento não os quebrante.
Métodos de reprodução
O zimbro comum pode ser propagado vegetativamente e generativamente. Esta cultura varietal é capaz de produzir sementes que podem ser semeadas. Porém, vale lembrar que este material de plantio não aparece com frequência na planta, portanto a opção de melhoramento generativo é considerada não lucrativa.
"Hibernike" é mais adequado para o cultivo vegetativo. Nesse caso, o material de plantio é retirado da fuga de um representante anual. Você também pode propagar o arbusto por camadas, dobrando e fixando o galho inferior ao substrato.
Ao mesmo tempo, não se esqueça da precisão, já que o zimbro se caracteriza pela fragilidade da madeira.
Doenças e pragas
Uma das etapas mais importantes no cuidado do "Hibernica" é a prevenção de doenças e o combate a parasitas. Apesar da vitalidade e forte imunidade do arbusto, ele pode ser atacado pela ferrugem - uma doença fúngica difícil de prevenir. A doença se manifesta pela formação de crescimentos. Para proteger o zimbro da ferrugem, é necessário plantá-lo longe das lavouras, que costumam sofrer de infecções fúngicas. Observa-se um bom efeito preventivo após a pulverização com um fungicida, pode ser um líquido bordô de cor cinza.
Com o cuidado impróprio desse representante da flora, uma doença como o fusarium pode se desenvolver. Essa doença se manifesta na aparência de agulhas amarelas e secas. As raízes de um arbusto doente são vermelhas, o que pode causar a morte. Nas primeiras manifestações da doença, o zimbro deve ser desenterrado, examinado, as raízes tratadas com fungicidas e transplantadas para um novo local. Em seguida, a área antiga é desenterrada e processada com solução gamaira.
O inimigo mais insidioso do zimbro é a mosca-serra. Este parasita come as agulhas da planta. No início, ele gosta de agulhas velhas, depois das quais muda para as mais novas. Esta praga deve ser coletada manualmente. Você também precisa cavar o solo perto do tronco da planta, assim as larvas da mosca-serra morrerão.
Se um grande número de lagartas apareceu em "Khybernik", então pode ser pulverizado com "Decis" ou "Karbofos". O ataque de carrapatos ao zimbro não é considerado menos perigoso, pois destroem completamente a planta. Nesse caso, vale a pena usar agrotóxicos ou água com sabão com infusão de alho.
Uso em paisagismo
Juniper "Khybernika" é uma bela representante da flora. Devido à sua despretensão, mesmo um jardineiro sem experiência pode começar a cultivar uma planta. Características desta variedade são usadas para criar uma composição em paisagismo. Plantar em um canteiro de flores parece bastante vantajoso devido à coroa colunar.
É melhor plantar ephedra perto das plantas que são semelhantes em termos de preferência às condições de cultivo. Veres, representantes de bulbos de flores, bem como samambaias e daylilies são considerados vizinhos dignos de zimbros. "Kibernika" tem uma aparência original e harmoniosa.
Os ciprestes são considerados culturas bastante ornamentais. Hibernica é frequentemente plantada como planta focal em canteiros de flores. A forma colunar do zimbro permite a sua utilização como sebe. A atratividade e harmonia deste representante da flora não podem deixar de chamar a atenção.
Juniper "Khybernika" é caracterizado pela resistência às condições ambientais. Como não tem medo de baixas temperaturas, o arbusto pode ser plantado em uma zona climática severa. Essa planta tem forte imunidade, mas com cuidados inadequados pode morrer de doenças e ataques de pragas. Se você deseja cultivar uma éfedra em seu site, deve seguir as regras para seu cultivo. Então ele vai encantar todos ao seu redor com sua aparência.
Arbustos perenes são freqüentemente usados para projetar corretamente uma área privada ou área de parque. De acordo com as avaliações dos jardineiros, esta variedade de zimbro que cresce no território é capaz de criar uma impressão de solenidade e tranquilidade. Além disso, muitos residentes de verão estão satisfeitos porque, durante o período de sua existência, "Kibernika" raramente fica doente. As pessoas ficam satisfeitas com o delicado aroma de coníferas que a planta exala.
Qualquer pessoa pode plantar zimbro, independentemente das condições climáticas do território e da experiência do jardineiro.
Uma visão geral do zimbro "Khybernika", veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.