Juniper comum "Green Carpet": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Características de pouso
  3. Regras de cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Em parcelas de jardim, hortas caseiras, em parques, você pode encontrar o zimbro Green Carpet. Esta planta despretensiosa e incomum é um arbusto conífero que se encaixa organicamente na paisagem junto com outras plantas. É resistente a doenças e pode crescer por até 200 anos. Esta planta é freqüentemente levada em consideração ao planejar projetos de design.

Descrição

O caule central do zimbro está ausente. Ao plantar os brotos, o sistema radicular pode criar raízes por até um ano, e só então os galhos crescem. Se você cortar as laterais, a planta pode crescer até 30 cm de altura. Novos brotos criam camadas que diferem em cor das anteriores: do esfumaçado azulado ao verde claro. Do lado de fora, parece muito bonito e incomum.

As agulhas da planta são macias e são rosetas. Os cones de tonalidade azulada são cobertos por uma flor azulada. Em ramos jovens, a casca é vermelha, e em um tapete verde adulto, torna-se marrom. Os ovários formados não se desintegram mais. O zimbro é uma planta anã. Com sua altura baixa, seu crescimento por ano é de 8-15 cm. A planta atinge seu maior diâmetro aos 10 anos de vida - cerca de 1,5 m. O Tapete Verde de zimbro comum não requer capina, enquanto ele próprio protege perfeitamente as áreas da crescimento de ervas daninhas.

Características de pouso

Os arbustos adultos não são transplantados porque as raízes que se espalham horizontalmente são facilmente danificadas e, na maioria dos casos, o zimbro morre. Mudas pequenas de um ano são adequadas para o plantio.

Preparação do site

Primeiro, você precisa calcular a distância entre os arbustos, levando em consideração seu crescimento posterior. O mínimo é 0,5 metros. As plantas crescem bem em solo com acidez neutra ou fraca.

Solo franco-argiloso e arenoso com aeração normal é perfeito para o zimbro Green Carpet.

É desejável que o local seja sombreado e não exposto diretamente ao sol. A planta não deve ser plantada perto de corpos d'água e em solo com água subterrânea fluindo na camada superficial - existe o risco de apodrecimento das raízes. Embora o zimbro seja resistente a baixas temperaturas e à seca, pode secar e matar os brotos.

Seleção de mudas

Ao comprar um tapete verde, em primeiro lugar, preste atenção ao estado das raízes. Eles devem ser sólidos, não deformados, nem secos. Olham para as agulhas: áreas claras, agulhas secas, galhos com vestígios de podridão indicam que a planta está doente e não deve ser comprada. É preferível escolher mudas cultivadas em viveiros especializados, onde são devidamente cuidadas.

Estágios de plantio

As áreas secas e mortas do sistema radicular são removidas da planta, os brotos danificados são cortados. As mudas são colocadas em água por 2-3 horas. Você pode usar estimulantes de crescimento:

  • Kornevin;
  • "Epin-extra";
  • Fitosporin-M.

A época ideal para o plantio é a primavera e o outono, desde que não haja risco de geada. É melhor trabalhar no local de manhã ou à noite para que os raios do sol não chamusquem a planta recém-plantada.

O plantio de uma muda é feito em etapas.

  1. Está sendo preparada uma reentrância no solo com dimensões de 20x20x20 cm (são ajustadas em função do volume do sistema radicular). As raízes devem caber livremente no buraco.
  2. Uma camada de entulho, seixos ou tijolos quebrados é colocada no fundo. A camada de drenagem evitará que as raízes apodreçam com excesso de água e proporcionará um acesso uniforme.
  3. A próxima camada: areia, turfa, húmus e terra. Essa mistura fornecerá nutrição mineral para a muda em crescimento.
  4. O zimbro está localizado no centro da fossa, as raízes são suavemente esticadas. O vazio ao redor do tronco é preenchido com o substrato nutritivo restante. O solo sob a planta é cuidadosamente compactado.
  5. A cobertura morta é realizada: o terreno ao redor do Tapete Verde é polvilhado com serragem ou turfa. Para proteger a planta das primeiras geadas, esta camada deve ter pelo menos 7 cm no outono.Em regiões com clima frio severo, o solo é adicionalmente coberto com agrofibras ou ramos de abeto.

Regras de cuidado

Se o zimbro não for regado nem cuidado, não morrerá, mas crescerá mal.

Belo aspecto, rápido crescimento dos brotos é resultado de cuidados corretos e sistemáticos.

  1. Dentro de 2 anos após o plantio, a planta é regada 2 vezes por semana. Após este tempo, o solo é umedecido à medida que seca.
  2. O tapete verde não precisa de alimentação mineral frequente. Bastante 2-3 procedimentos por temporada. Pode ser uma fórmula complexa comprada em uma loja ou fertilizantes orgânicos.
  3. É aconselhável afrouxar o solo ao redor da planta pelo menos 2 vezes por mês dentro de 2 anos após o plantio. A camada de cobertura morta é renovada a cada vez.
  4. Os tratamentos preventivos de pragas são realizados 2 vezes por ano: no início da primavera e na primeira década de setembro. São usados ​​inseticidas e fungicidas.
  5. Ao mesmo tempo, é realizada a poda de ramos deformados com agulhas secas e brotos crescidos. Ao mesmo tempo, dê a forma desejada ao zimbro.

Reprodução

Na maioria das vezes, os jardineiros compram nas lojas material de plantio pronto com um sistema radicular desenvolvido. Isso economiza tempo e esforço. Mas se desejar, você mesmo pode criar Green Carpet com mudas, camadas e sementes.

Camadas

Jovens, apenas brotos maduros são selecionados no arbusto. A uma distância de cerca de 20 cm do topo do galho, as agulhas são retiradas. Neste ponto, a estratificação é pressionada contra o solo previamente solto. Nele é feito um sulco um pouco maior que o diâmetro do galho e fertilizado com uma mistura de areia de rio e turfa. A camada prensada é coberta com terra e fixada com um arame ou grampo. O local de pouso é derramado em abundância com água.

Você precisa umedecer o solo pelo menos 2 vezes por semana. O zimbro deve ser derramado regularmente. Após cerca de seis meses, as mudas criarão raízes. Às vezes, a planta começa a criar raízes somente depois de um ano. Os brotos fortificados são transplantados para outro local com cuidado, tentando não danificar o sistema radicular. Para fazer isso, é melhor cavar um arbusto junto com um pedaço de terra. O recorte para o plantio da planta deve ser aproximadamente do mesmo tamanho.

Estacas

As mudas são preparadas na primavera. No mato, são selecionados rebentos jovens e fortes, nos quais a casca apenas começou a amadurecer. A altura do galho é de 6 a 8 cm, neste local é quebrado (é melhor não cortar), prestando atenção na presença de entrenós (deve haver pelo menos 2). Então, as raízes se desenvolverão a partir deles. É aconselhável tratar as partes inferiores com estimulantes radiculares. As estacas são plantadas a uma profundidade não superior a 2 cm e o solo neste local é derramado com água. As mudas são cobertas com potes de vidro ou garrafas plásticas cortadas. No final do verão, elas já vão criar raízes, mas só é possível plantar em outro lugar depois de 2 anos.

Doenças e pragas

As bactérias não são a única causa das doenças do zimbro do tapete verde. Os raios solares e o excesso de umidade afetam negativamente sua condição.

Queimadura de sol

No final de fevereiro e início de março, os raios solares ficam mais intensos. A luz atinge as agulhas de zimbro, acelerando o processo de fotossíntese da planta. A umidade é necessária para o metabolismo normal. Ainda há pouco no solo congelado, então o zimbro consome o fluido intercelular, privando a planta de suco. Os galhos, iluminados pelo sol forte, começam a murchar e secar.

Ferrugem

A doença é causada por basidiomicetos. Saliências laranja aparecem na casca. A substância contém óleo e um pigmento próximo ao caroteno. A doença se desenvolve gradualmente ao longo de vários anos. Se o zimbro não for tratado, pode morrer. O fungo tem um ciclo de desenvolvimento complexo: primeiro, ele se desenvolve em outras plantas (pêra, maçã, freixo da montanha, irga, espinheiro) e, em seguida, na forma de esporos, entra no Tapete Verde.

Traqueomicose

O zimbro é atacado por fungos do gênero Fusarium. Isso se deve ao excesso de umidade na estação chuvosa ou na escolha de um local de pouso próximo a corpos d'água. O fungo ataca primeiro o sistema radicular. As raízes ficam marrons e, em seguida, são cobertas por uma camada cinza. Este é o micélio do fungo, que cresce dentro da planta, obstrui os "vasos" do zimbro. Ele para de obter nutrientes das raízes. Os topos dos rebentos ficam avermelhados. Primeiro, os ramos individuais morrem e depois a própria planta.

Schütte marrom

Traduzido da língua alemã, “schütte” significa “desmoronar”. Arbustos enfraquecidos são suscetíveis a doenças. Eles perdem sua imunidade e se tornam presas fáceis para o patógeno. No início do verão, os jardineiros prestam atenção ao fato de que as agulhas do arbusto ficam marrons e caem fortemente. Nas agulhas restantes, no final do verão, os esporos são formados na forma de corpos arredondados ou elípticos de até 1,5 mm de tamanho. Condições favoráveis ​​para o desenvolvimento desse tipo de fungo são áreas sombreadas e excesso de umidade.

Uso em paisagismo

Graças à densa, macia, cobrindo o solo como um tapete, as agulhas Green Carpet são ativamente usadas para decisões de design arrojado. Além da planta enfeitar o local, ela segura o solo neste local com suas raízes tenazes rastejando nas camadas superficiais do solo. Está plantada em encostas, morros, colinas alpinas, que mantêm a sua forma original.

As coníferas altas (abetos, pinheiros, abetos) têm um tom diferente de agulhas, então o Tapete Verde em primeiro plano parece muito pitoresco, criando pontos brilhantes e não bloqueando o panorama do belo lugar. Em parques entre arbustos e flores, várias “tampas” de zimbro “diluem” a imagem com transições verdes e, contra o fundo, as plantas parecem mais brilhantes e harmoniosas. Ao plantar o tapete verde ao longo do meio-fio, os jardineiros obtêm um belo efeito externo quando os galhos de zimbro pendurados nas cercas.

Uma solução muito boa: plantar plantas ao longo dos caminhos ladeados de pedras. Eles escondem a severidade e severidade da paisagem, transformando o local em um lindo canto romântico. Um banco de madeira entalhado com encosto e braços semicirculares, envernizado, se encaixa perfeitamente nesta foto. Alguns jardineiros plantam o tapete verde em vasos largos que podem ser movidos pelo local. Ou ainda conseguem decorar varandas e galerias com ele.

Esta bela planta não perde sua popularidade devido à sua facilidade de cultivo, cuidado pouco exigente e bela aparência. É agradável olhar para os tapetes verdes do jardim no outono, quando as folhas começam a cair das árvores e as flores murcham. Resta uma sensação de verão e vida, que não liga para o frio e as nevascas de inverno.

Tudo sobre o cultivo e cuidado do zimbro comum "Tapete Verde" no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário