Juniper horizontal "Andorra": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição da variedade
  2. Características de pouso
  3. Regras de cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

A variedade de zimbro "Andorra" está cada vez mais se tornando um habitante de jardins privados. Esta planta é capaz de encher o local de frescura e aroma, decorando até um jardim abandonado com o seu aspecto decorativo. Mesmo no inverno, ele se encaixa harmoniosamente no projeto paisagístico. Para que o zimbro faça as delícias do jardineiro pelo maior tempo possível, você deve estudar as informações sobre a variedade apresentada e as características de cuidar dela.

Descrição da variedade

A variedade padrão é chamada Andorra Variegata. A altura do arbusto é de no máximo 0,5 m, o diâmetro da coroa do coxim pode chegar a 2 m. Pertence a espécies de crescimento lento, o crescimento anual é de cerca de 10 cm. Assim, um espécime de 10 anos tem uma altura de cerca de 30-40 cm, e seu diâmetro é de cerca de 70 cm. Na espessura das agulhas, aos 7-10 anos de vida, os frutos amadurecem - cones em miniatura que parecem como bagas. Sua cor é branco acinzentado. As agulhas são verdes com tons cremosos.

Outra variedade é Andorra Compact. É um zimbro horizontal com agulhas variegadas. Ela cresce apenas 0,4 m. A copa também tem uma forma de almofada e não cresce mais do que 1 m de largura. Na natureza, a cultura apresentada cresce na América do Norte, nas margens dos Grandes Lagos e em outras áreas do oeste do Canadá e dos Estados Unidos. Essa espécie é chamada de horizontal por sua copa achatada, que teve que se adaptar em condições de vento forte.

O crescimento lento das árvores torna possível atingir uma éfedra completa somente após 15-20 anos. Mas quão lindamente pode ser decorado o jardim no qual crescem os zimbros de Andorra. No verão, as agulhas apresentam agulhas prateadas ou verdes claras, que no inverno são pintadas em tons de malva e cinza.

A variedade é altamente resistente à geada e, em geral, é uma cultura bastante despretensiosa para o plantio. As duras condições naturais endureceram o arbusto e agora ele pode crescer com tranquilidade em climas frios.

No entanto, isso não significa que o conteúdo do zimbro possa ser deixado ao acaso - esta planta não precisa de difícil, mas de cuidados competentes.

Características de pouso

Antes de iniciar o plantio, preste atenção na muda. Recomenda-se comprar material de plantio de viveiros comprovados. Examine o sistema raiz da instância selecionada - deve ser fechado, o pedaço de terra é preservado.

Se as raízes estiveram ao ar livre por muito tempo, então a éfedra se adaptará às novas condições por muito tempo.

Um critério importante para o pouso é a escolha do local. Então, os principais fatores para um desenvolvimento bem-sucedido serão a abundância de luz solar e a ausência de água estagnada... Mas esta variedade é despretensiosa para a composição e acidez do solo, embora se sinta mais confortável em solos franco-arenosos ou argilosos. Quanto à época de plantio, a época de maior sucesso é a primavera, então no inverno a muda terá tempo para criar raízes e se acostumar com as novas condições.

Se for uma planta de contêiner, o plantio é permitido até outubro, porém, o desenvolvimento da muda neste caso pode ser ligeiramente inibido.

O processo de plantio consiste em várias etapas.

  1. Cave um buraco para plantar. Um buraco profundo não é necessário porque as espécies horizontais têm um sistema radicular raso. O diâmetro é determinado pelas dimensões do rizoma da muda.
  2. Organize um ralo no fundo com areia grossa e pedras ou tijolo vermelho quebrado. Espessura - 20 cm.
  3. Adicione a mistura de nutrientes. Pode ser preparado misturando turfa, grama e areia em proporções de 2: 1: 1. Se você adicionar serapilheira de coníferas, a taxa de sobrevivência da muda aumentará.
  4. Plante a muda no buraco de modo que o colo da raiz fique no nível do solo. Polvilhe terra sobre o plantio.
  5. Não compacte o solo, ele se assentará com o tempo. Basta umedecer o solo com água morna.
  6. Polvilhe a cobertura morta no círculo próximo ao caule com uma camada de 7-10 cm. Este procedimento eliminará a necessidade de afrouxar e remover as ervas daninhas do solo, além disso, a umidade permanecerá por muito tempo, e no inverno as raízes não. congelar.
  7. Continue regando diariamente por uma semana.

Regras de cuidado

Não é difícil cuidar da variedade apresentada, até mesmo um jardineiro novato pode lidar com isso. As regras básicas para cuidar de um zimbro incluem vários fatores.

  • No primeiro ano de vida, uma muda jovem precisa de irrigação regular, pois as raízes ainda não tiveram tempo de se fortalecer para o consumo independente da umidade e dos nutrientes do solo. Nos primeiros 2-3 meses, o arbusto deve ser regado a cada dois dias, então a rega semanal é suficiente.
  • Na primavera, a planta é alimentada. Um nitroammophoska é adequado como fonte de alimentação adicional. E também a alimentação de outono não será supérflua: durante este período, as misturas contendo potássio e fósforo serão úteis.
  • Esta variedade não gosta da seca, o que significa que se recomenda cobrir o solo com uma camada de 5-10 cm para que a humidade seja retida o máximo possível. Serragem ou lascas de pinheiro são adequadas como cobertura morta. Para que as raízes tenham acesso ao oxigênio, após os procedimentos de irrigação, é aconselhável soltar suavemente o solo sem danificar o sistema radicular.
  • No início da primavera, o arbusto é podado. Isso deve ser feito antes do início do fluxo de seiva. O procedimento consiste na eliminação de galhos secos, danificados e congelados. Após a poda, a cultura é fertilizada e pulverizada com uma solução fungicida para o crescimento uniforme dos ramos e proteção contra doenças infecciosas. Não se esqueça das medidas de segurança pessoal, proceda à poda com luvas, pois a variedade apresentada contém substâncias tóxicas.
  • Os espécimes jovens precisam de isolamento na preparação para o inverno. Você pode cobri-los com ramos de abeto, fibra agrícola ou estopa. Para arbustos adultos, como proteção do frio, você pode usar cobertura morta com turfa em um círculo próximo ao tronco com uma camada de 10-20 cm. E também durante o inverno, certifique-se de que a neve não cubra o arbusto muito densamente, agite fora das áreas cobertas de neve, se necessário - esta cultura não gosta de um monte de neve.

Reprodução

A variedade apresentada pode ser cultivada por estacas. Jardineiros experientes podem tentar germinar um novo arbusto a partir da semente, mas as chances são muito baixas de que isso resulte em uma árvore saudável. Antes da propagação por estacas, é importante levar em consideração algumas das nuances.

  • O procedimento é recomendado para ser realizado em abril-maio.
  • Um arbusto saudável de 10 anos é adequado para a reprodução. As estacas são cuidadosamente aparadas junto com uma pequena parte da casca. O comprimento preferido das estacas é de 13-15 cm.
  • A ponta de uma muda potencial deve ser cuidadosamente limpa das agulhas por 5 cm, e é melhor não tocar no "calcanhar" lenhoso.
  • Antes de plantar, é recomendável embeber o material de plantio em um promotor de crescimento.
  • A composição de solo mais adequada para estacas é turfa e areia, combinadas em partes iguais.
  • O procedimento de plantio em si consiste em aprofundar o corte no solo, espanar com terra e cobrir o recipiente com filme plástico.
  • Pulverize o local de plantio com água periodicamente.
  • Após um mês e meio, as mudas podem ser plantadas em local permanente.

Doenças e pragas

Dos insetos, o ácaro-aranha, a cochonilha, o pulgão conífero e a mariposa preferem banquetear-se com o zimbro.

Segundo os jardineiros, os meios mais eficazes no combate a essas pragas são os produtos químicos "Fitoverm", "Flumayt", "Talstar".

Das doenças, o arbusto é o mais afetado pela ferrugem. A presença da doença é indicada por agulhas amareladas. Para prevenir o aparecimento da doença, é importante fazer prevenção.

Assim, os ramos doentes infectados devem ser retirados atempadamente e a cultura tratada com preparações com cobre na composição de "HOM", "Skor", "Fundazol", "Abiga-Peak".

E também para evitar doenças, recomenda-se abandonar o plantio de plantas perto de groselhas e outras frutíferas, que muitas vezes se tornam uma fonte de infecção.

Uso em paisagismo

A variedade apresentada parece muito impressionante ao criar um slide alpino, um jardim rochoso, uma zona de urze. Uma paisagem pitoresca obtém-se decorando muros de contenção, encostas, depressões, orlas de floresta, zonas costeiras com zimbro. A decoração da variedade é preservada durante todo o ano, de modo que as lindas agulhas ficarão igualmente harmoniosas ao lado das plantações de flores no verão e brilharão lindamente contra o fundo de neve branca no inverno.

A variedade é freqüentemente usada para decorar um jardim de flores com flores contínuas. Nesse caso, o zimbro pode ser plantado em primeiro plano. Quando usado em jardins de pedras e jardins japoneses, recomenda-se plantá-lo na borda de muros de contenção. Uma combinação harmoniosa é obtida quando plantada ao lado de urze, rosas, cereais e formas de cobertura do solo de pinho.

A aparência estética permite que essa variedade seja usada para implementar várias soluções estilísticas. No entanto, a rica cor das agulhas depende da iluminação. Um leve sombreado de curto prazo não afetará a beleza da coroa, mas na ausência completa de luz, as agulhas irão desbotar e a cultura terá uma aparência sem vida. Portanto, evite plantar perto de arbustos e árvores altas.

Tudo sobre como cultivar e cuidar dos zimbros de Andorra, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário