Escamosa de zimbro: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedade varietal
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

O homem moderno conseguiu estudar e aprender a cultivar muitas plantas silvestres por conta própria, incluindo o zimbro. Este arbusto é utilizado não só para fins medicinais ou práticos, mas também no desenho paisagístico do local.

Peculiaridades

O zimbro escamoso é um arbusto ornamental da família dos ciprestes. Ele apareceu do leste da Ásia, ou seja, do Himalaia oriental e da ilha de Taiwan. Cresce principalmente em áreas montanhosas, por isso chegar ao zimbro pode ser muito difícil. Foi estudada na primeira metade do século XIX, ao mesmo tempo que surgia a primeira descrição da planta.

Notavelmente que esta espécie possui mais de uma dezena de variedades diferentes, por isso tem adquirido grande demanda no desenho de parcelas., porque a planta é fácil de escolher para quase todos os ambientes.

Apesar de este arbusto ser considerado decorativo, tem a capacidade de sobreviver em condições climáticas adversas, razão pela qual os cuidados com a planta não são particularmente difíceis.

O zimbro escamoso não pode ser considerado grande em tamanho. Dependendo de sua variedade, uma planta pode ter uma copa, formato e tamanho diferentes. Os rebentos desta planta, via de regra, cedem fortemente, o que muitas vezes dá a impressão de que um denso tapete de agulhas está espalhado por baixo do arbusto. Os ramos do zimbro apresentam ramificações muito frequentes, bem como agulhas muito densas e espinhosas, cujo comprimento pode atingir os 8 milímetros. As agulhas inclinam-se, via de regra, para o rebento e apresentam um aroma inerente a cada variedade de zimbro.

Este arbusto cresce muito lentamente. Foi estabelecido que a planta aumenta em altura e largura em apenas 1-2 centímetros por ano. Os cones que crescem em plantas maduras atingem a maturidade completa no segundo ano e contêm apenas uma semente cada. Eles não excedem 8 milímetros de diâmetro.

Variedade varietal

Conforme mencionado anteriormente, o zimbro tem algumas variedades, cada uma das quais é única em sua própria maneira. No entanto, a variedade mais popular é chamada de "Blue Star" ("Blue Star").

Estrela Azul

A Holanda é considerada a pátria desta variedade, onde tais arbustos crescem literalmente a cada passo. Foi criado no século XX entre as amostras da variedade "Meyeri". A principal característica da "Estrela Azul" é considerada como brotos não pendentes, bem como um interessante arranjo de agulhas em forma de estrela.

A variedade é classificada como anã, pois o comprimento do arbusto geralmente não ultrapassa um metro. A copa deste zimbro é densa, não superior a 3 metros. A planta cresce bem devagar - cerca de 4 centímetros por ano.

Com a formação de plantas da variedade "Blue Star" a longo prazo, é possível criar formas padrão únicas que não podem ser encontradas na natureza.

Meyeri

Outra variedade popular entre os zimbros é o Meyeri. Foi lançado na China apenas algumas décadas atrás. Uma característica desta variedade é considerada os rebentos jovens caídos, que criam uma aparência interessante. Essa planta é geralmente usada para o paisagismo da área. Atinge o auge de sua beleza durante o período de crescimento ativo dos brotos, nos últimos dias de maio.Esta variedade cresce um pouco mais rápido do que, por exemplo, "Blue Star" - até 10 centímetros por ano. Um galho de um arbusto adulto pode atingir de 4 a 5 metros de comprimento.

Holger

A variedade chamada "Holger" é freqüentemente confundida com a variedade "Meyeri", porque a planta tem os mesmos brotos caídos. No entanto, as plantas ainda apresentam diferenças. A altura do mato desta variedade não ultrapassa os 3 metros, enquanto a altura do Meyeri começa em média a partir dos 4 metros.... A cor da variedade também difere - amarelo brilhante. Entre os ambientalistas, existe a opinião de que o "Holger" tem um efeito benéfico sobre o meio ambiente, pois é capaz de purificar o ar.

"Blue Swede"

Este arbusto tem agulhas prateadas, rebentos pendentes característicos de todos os zimbros e uma copa compacta. "Blue Svid" não requer cuidados cuidadosos e tem maior robustez no inverno. Por dez anos de vida, esta planta é capaz de crescer apenas até meio metro de altura e um metro de largura. É notável que as agulhas desta variedade se tornem cinzentas no inverno.

O Svid azul cresce melhor em locais ensolarados, mas também é possível crescer em uma sombra pequena. O arbusto não tem medo de geadas e gases saturados, por isso é adequado para o cultivo em ambiente urbano.

Hannethorpe

Hannethorpe é o zimbro escamoso mais popular entre os jardineiros da Europa Central e dos países escandinavos. Este arbusto é classificado como uma variedade de crescimento lento com uma copa compacta e agulhas espinhosas prateadas. Alguns criadores afirmam que Hannethorpe é uma variedade Blue Sweep.

Alegria dos sonhos

Um arbusto chamado "Sonho e Alegria" é uma planta com uma copa muito limpa e compacta, com agulhas amarelas no topo dos ramos. À medida que cresce e se desenvolve, as agulhas amarelas tornam-se verdes saturadas. A coroa deste zimbro é atarracada, não ultrapassa os 80 centímetros de altura.

A largura média do arbusto é de 120 centímetros. Para jardinagem, o melhor local seria um local ensolarado com solo arejado.

"Floreant"

A variedade “Floreant” foi obtida por criadores a partir da variedade “Blue Star”. "Floreant" tem agulhas variadas de verde-amarelo. O arbusto é anão, portanto sua altura máxima é de um metro e sua largura é de 2 metros. A coroa desse zimbro tem uma forma hemisférica e é facilmente formada.

"Chama dourada"

Essa planta é apreciada entre os jardineiros pela cor interessante das agulhas. O arbusto não ultrapassa 2 metros de altura, e a planta pode crescer 20 centímetros por ano. Há uma coroa ampla espalhada com agulhas azuladas espinhosas. Em algumas áreas da planta, tons de creme podem ser encontrados. A planta é resistente ao inverno e resistente à seca.

Loderi

Esta variedade escamosa de zimbro foi desenvolvida na Inglaterra por volta do início do século XX. O nome da variedade vem diretamente do sobrenome de seu criador - Sir Laudery. O arbusto em si é muito denso, em forma de cone, os ramos são elevados. Por 10 anos de desenvolvimento, a planta pode crescer apenas até 1,5 metros de altura e 1 metro de largura. As agulhas são muito afiadas, têm uma tonalidade verde rica.

O zimbro da variedade Loderi é uma planta termofílica, então o melhor lugar para cultivá-la é uma área ensolarada. No entanto, à sombra parcial, este arbusto também cresce bem.

"Aranha Azul"

A planta recebeu o nome de "Aranha Azul" por uma razão - a forma desse arbusto perene realmente lembra uma aranha. A planta cresce muito lentamente. Por 10 anos, pode crescer apenas 3 metros de altura e 1 de largura. A coroa tem uma forma cónica ampla e um centro ligeiramente levantado. Os tiros da Aranha Azul são difíceis e se espalham. As agulhas são pontiagudas, azul-prateadas.

Como a planta é compacta e não requer cuidados intensos, é excelente para o cultivo em pequenas áreas e jardins. É por isso que é tão comum entre os habitantes da Europa.

Pequena joanna

A planta foi criada por criadores da Holanda e atualmente é amplamente utilizada na concepção de jardins e terrenos. Exteriormente, Little Joanna se assemelha fortemente à variedade Blue Star, mas é muito mais compacta do que sua parente. A copa da planta é muito densa. As agulhas são espinhosas e de cor verde profundo. A altura de uma planta adulta não ultrapassa 40 centímetros e a largura não ultrapassa 50 centímetros. Como a maioria dos outros zimbros, esta variedade é despretensiosa no cuidado e tolera perfeitamente o inverno e as geadas.

"Tipo ouro"

Junípero escamoso "tipo ouro" - é uma variedade de criação muito recente, que lembra Meyeri, mas cresce muito mais lentamente. A altura média deste arbusto é de meio metro e a largura é de 1,5 metros. As agulhas jovens têm uma tonalidade amarela, as agulhas mais maduras apresentam uma tonalidade verde. Além disso, a planta tem maior resistência ao ambiente urbano e resistência à geada.

Como plantar?

Um ponto muito importante ao cultivar absolutamente qualquer tipo de zimbro é ajuste correto... Para realizar este procedimento de forma eficiente, você deve seguir as recomendações a seguir. Uma vez que são plantas que gostam de luz, devem ser plantadas em locais abertos e ensolarados. O solo deve ser franco-arenoso ou argiloso. É importante que ela seja ligeiramente úmido, e para que contenha a quantidade necessária de nutrientes que são necessários para o crescimento adequado.

Se o solo for pesado, é recomendável adicionar turfa e um pouco de areia. Solo de coníferas será útil - solo obtido diretamente de plantas florestais de coníferas. Esse tipo de solo é útil porque contém substâncias orgânicas favoráveis ​​ao crescimento do zimbro. Recomenda-se despejar migalhas de tijolo branco ou areia no fundo da cova de plantio. Este pó permite criar todas as condições necessárias para a drenagem do solo.

Também uma grande adição seria fertilizante "Kemira-universal", mas não mais de 150 gramas. Para que a planta crie raízes mais facilmente, você deve adicionar regulador de crescimento "Epin".

Outra tarefa importante é escolher o tamanho certo do fosso de pouso. Para grandes variedades, o tamanho ideal do poço é de 70 por 90 centímetros. É importante plantar rápido, sem permitir que as raízes sequem. Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível, pois as raízes do zimbro são muito delicadas e fracas.

Ao final do plantio, a planta deve ser bem regada e, em seguida, coberta com material denso para protegê-la da luz solar. Não devemos esquecer a distância ideal entre as mudas. Recomenda-se manter um intervalo de 1-2 metros entre as plantas. Para quem decide plantar zimbro a partir de sementes, há outras recomendações.

  1. Para começar, devem ser colhidas as sementes necessárias ao plantio. É melhor fazer isso no final do verão. Durante este período, é mais provável que germinem, mas ao mesmo tempo não estão totalmente maduros.
  2. O processo de plantio em si é melhor realizado imediatamente após a coleta das sementes. Por terem uma concha bastante densa, os primeiros brotos só podem ser observados depois de alguns anos.
  3. É importante entender que levará muito tempo para crescer um arbusto usando este método.

Como cuidar bem dele?

Como mencionado anteriormente, o zimbro é uma planta extremamente despretensiosa, portanto e até mesmo um jardineiro novato pode lidar com isso. No inverno, é preciso ficar atento aos galhos, pois com muita neve eles podem quebrar. O mesmo vale para a coroa da planta. Para que isso não aconteça, é necessário amarrá-los no período do outono.

No caso em que a planta aumente a sensibilidade às mudanças diárias de temperatura, ela deve ser coberta com um material especial no inverno e na primavera. Além disso, este método ajuda perfeitamente a proteger a planta das queimaduras solares, que causam o aparecimento de tons amarelos no arbusto. Na primavera e no verão, é necessário regá-la regularmente, bem como fazer adubações adicionais que são importantes para o crescimento e desenvolvimento.

Também será útil borrifar a planta com uma solução de fertilizantes com micronutrientes. Esse procedimento ajuda o zimbro a manter sua cor verde mesmo no inverno. Já a poda deve ser realizada com o maior cuidado possível, obedecendo a regras importantes.

  • A poda regular de arbustos pode fornecer ventilação do espaço interior e prevenir a ocorrência de doenças desagradáveis ​​como os fungos. Além disso, a poda permite remover todas as partes mortas e secas da planta.
  • Este procedimento pode ser realizado várias vezes ao ano. Os melhores períodos são considerados a primavera, o final do verão e o início do outono.
  • É importante saber que a primeira poda de um arbusto só pode ser feita um ano após o plantio da planta.
  • Logo no dia do procedimento, o ar e o clima devem estar úmidos, e a própria planta deve ser bem borrifada.

Para concluir o trabalho, você precisará de:

  • tesouras de podar;
  • tesouras de jardim de cabo longo;
  • lopper;
  • serra.

Todos os dispositivos devem ser afiados e desinfetados para não introduzir infecções. Também é importante compreender que mesmo os cortes deixados por dispositivos afiados cicatrizam muito mais rápido do que os irregulares.

Métodos de reprodução

A reprodução pode ser feita de várias maneiras:

  • estacas;
  • sementes;
  • camadas;
  • divisão.

O método mais popular e simples é a propagação por estacas.

  1. É necessário escolher um material de plantio adequado. O comprimento de corte ideal é de 12 centímetros.
  2. Em seguida, o corte deve ser preparado. As agulhas são removidas com uma faca e a parte inferior do corte é tratada com um estimulador de crescimento.
  3. Após 24 horas, o corte pode ser colocado no solo.

É melhor fazer essa reprodução no início da temporada. Demora cerca de 70 dias para formar o sistema radicular.

Doenças e pragas

Uma das principais características do zimbro é sua resistência a diversas doenças. No entanto, existe o risco da doença, em geral é uma infecção fúngica. As doenças mais comuns são:

  • fusarium;
  • secagem de galhos;
  • alternaria;
  • shute marrom.

Para a prevenção dessas doenças, deve-se usar dispositivos limpos e desinfetados, e também tratar todas as feridas que aparecem com uma solução de sulfato de cobre. Para o tratamento de infecções fúngicas, é melhor usar os medicamentos "Gamair" e "Fitosporin".

Uso em paisagismo

Esta planta é muito utilizada em paisagismo por uma razão - tem uma forma rígida, cores calmas e muitas variações possíveis que podem decorar qualquer território. Entre os designers, existem 3 estilos principais de zimbro.

  1. Japonês. Um certo arranjo de pedras e baixas variedades de zimbro são usados ​​aqui.
  2. inglês... Uma composição discreta usada para decorar parques e jardins.
  3. Francês. Nesse caso, as plantas ganham forma geométrica e são plantadas simetricamente.

Cada um desses estilos é sofisticado e sofisticado, portanto, podem ser aplicados em qualquer lugar. O zimbro escamoso é uma planta perene maravilhosa que é resistente a quaisquer condições climáticas. Devido à sua simplicidade no cuidado e tamanho compacto, é ótimo para decorar um jardim e qualquer outra área.

A seguir, veja a análise em vídeo do zimbro escamoso Blue Star.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário