Tapete azul com escamas de zimbro: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Um "tapete azul" de zimbro muito escamoso pode ser encontrado no local de muitos residentes de verão russos. Esta variedade atrai os jardineiros não só pelo seu aspecto surpreendente, mas também pelo seu cuidado despretensioso. Com sua copa expansiva e agulhas azul-prateadas, o arbusto pode enfeitar qualquer jardim, mas, para isso, devem ser criadas condições favoráveis ​​para ele.

Peculiaridades

O nome "Tapete Azul" está precisamente relacionado com a descrição incomum da coroa. Não só as agulhas de prata se distinguem por sua beleza, mas também frutas raras - cones, pintados em uma cor azul profunda com um tom de cera. O comprimento das agulhas chega a 1 cm, e a largura da copa inteira pode chegar a 2 m. A cultura é uma espécie de crescimento lento, o crescimento anual é de apenas 5 cm. As dimensões de uma planta adulta não ultrapassam 60 cm.

A variedade é nativa do Himalaia oriental e a árvore tem vida útil de aproximadamente 50 anos. A cultura pertence a espécies perenes, pelas quais é apreciada na criação de projetos paisagísticos.

Esta é uma planta que ama a luz que não impõe requisitos rígidos ao solo. Tolera secas e geadas bem abaixo de -29 graus, portanto, freqüentemente se torna um habitante de jardins privados na Rússia.

Como plantar?

Antes de começar a plantar, você deve considerar cuidadosamente a escolha de uma muda. Jardineiros experientes aconselham a compra de material de plantio com um sistema de raiz fechado. O fato é que espécimes com raízes abertas só podem enraizar quando plantados em condições de umidade moderada, ou seja, em abril, maio ou setembro, e as mudas com sistema radicular fechado estão mais adaptadas às novas condições.

Se, no entanto, for escolhida uma amostra aberta para o plantio, recomenda-se tratá-la com Fulvix, Heteroauxin ou Radifarm.

A variedade é quase indiferente ao solo, mas se sentirá mais confortável em solo levemente ácido ou neutro. O local escolhido para o plantio deve ser bem iluminado pelo sol e distante do local próximo ao lençol freático. O plantio de arbustos com torrões de terra é feito na primavera, verão ou outono, mas se for escolhido um período quente, é importante sombrear o espécime não enraizado. O processo de plantio é o seguinte.

  1. Cave uma cova de plantio com 70 cm de profundidade e 2 a 3 vezes o tamanho de um coma de terra.
  2. Faça um dreno de 20 cm de entulho, seixos ou tijolos quebrados.
  3. Em seguida, coloque a mistura de nutrientes no caroço. Pode ser preparado combinando turfa, solo argiloso e areia na proporção de 2: 1: 1, respectivamente. Você pode fazer uma composição diferente - solo com folhas ou grama, turfa e areia em proporções de 2: 1: 1. A mistura de nutrientes para esta variedade não é um pré-requisito para o plantio, mas sua presença contribuirá para um enraizamento mais completo e rápido e desenvolvimento.
  4. Faça um recorte no buraco e coloque a muda com cuidado para não expor o sistema radicular. O pescoço do arbusto deve ser estendido por cima do solo.
  5. Cubra o plantio com terra e umedeça o solo.
  6. Espalhe uma camada de cobertura morta, por exemplo, turfa, casca de pinheiro ou agulhas de pinheiro em um círculo próximo ao tronco, em uma camada de 5-6 cm.
  7. Não compactar o solo ao redor da muda, gradualmente ela vai se assentando sozinha.
  8. A variedade tende a crescer fortemente, o que significa que no plantio coletivo é importante manter uma distância entre os exemplares e plantá-los a uma distância de pelo menos 0,5 m.

Como cuidar bem dele?

    Cuidar do zimbro Blue Carpet não é difícil, mas a planta não tolera indiferença por parte do jardineiro. Seguindo regras simples, você pode cultivar um belo arbusto espalhado no local, que se tornará a decoração principal do jardim.

    • De forma sistemática, o solo no local de plantio das mudas jovens deve ser umedecido. Amostras adultas precisam apenas de irrigação mínima durante os períodos de seca. O arbusto reage especialmente bem à irrigação por aspersão. A hidratação é realizada pela manhã ou à noite após o pôr do sol para evitar queimaduras nas agulhas.
    • Cultura ama luz mas no início da primavera, os arbustos jovens precisam ser protegidos dos raios brilhantes com um material de cobertura não tecido ou malha. Nesse período, o sol é muito forte para a coroa que ainda não se recuperou após o inverno e pode provocar queimaduras.
    • É costume alimentar a cultura em abril ou maio.... Os tipos de fertilizantes mais eficazes durante este período são considerados nitroammofoska ou complexos minerais. A planta também precisa de alimentação no outono - uma mistura contendo potássio e fósforo pode servir como nutrição adicional neste momento.
    • Para espécimes recém-plantados, o solo deve ser afrouxado periodicamente. O procedimento é realizado com muito cuidado, pois a cultura possui raízes superficiais. É importante não ferir raízes jovens. Afrouxe o solo a um nível não superior a 5 cm após regar e remova as ervas daninhas.
    • O círculo do tronco deve ser coberto com cobertura morta imediatamente após o plantio - isso foi mencionado acima. Para evitar que o colar da raiz apodreça, a camada de cobertura morta é removida na primavera. A cobertura morta é importante para reter a umidade e melhorar as propriedades nutricionais do solo. Coníferas, serragem, composto, húmus podem servir como cobertura morta.
    • A variedade requer apenas poda higiênica na primavera, e não precisa realmente de um corte de cabelo decorativo - a árvore já tem uma bela copa. Quaisquer galhos quebrados, danificados e congelados devem ser removidos na primavera. Eles precisam ser cortados com uma ferramenta esterilizada e todos os locais cortados devem ser tratados com um anti-séptico.
    • No primeiro inverno, a planta precisa ser isolada.... Um material de cobertura é adequado para isso. Ao mesmo tempo, é aconselhável cobrir as raízes com turfa a um nível de 8-10 cm. Além disso, a copa para o inverno pode ser isolada com ramos de abeto. Não tente fazer uma cobertura muito densa, pois isso pode fazer com que os ramos caiam.

    Métodos de reprodução

    A variedade Blue Carpet pertence a plantas dióicas. O piso pode ser calculado examinando-se visualmente a coroa do arbusto. Se for estreito, ovóide, então este é um arbusto macho, a árvore fêmea tem uma copa larga e solta. Na primavera, listras amarelas podem ser observadas nos arbustos machos, e as fêmeas podem agradar com o aspecto de cones esverdeados.

    Existem duas maneiras de criar uma variedade.

    Sementes

    Não é o método de criação preferido. Se o jardineiro ainda está pronto para ganhar força e esperar cerca de um ano até que os primeiros brotos apareçam, você pode tentar germinar sementes de zimbro. Também vale a pena saber com antecedência que as características varietais da mata-mãe raramente são preservadas com este método.

    As sementes geralmente são colhidas no outono, quando os cones estão maduros. Os cones têm formato redondo e cor azulada com um leve desabrochar. Três sementes são armazenadas dentro da fruta, que são utilizadas para a semeadura. Os grãos devem ser colocados em uma caixa e armazenados em local fresco até a primavera.

    Em maio, as sementes são plantadas em um canteiro de jardim a uma profundidade de 2-3 cm, pingadas com terra solta, umedecem o solo com água sedimentada e cobrem a superfície com cobertura morta. Quando os primeiros brotos eclodem, eles precisam ser protegidos dos raios ultravioleta diretos por algumas semanas. O plantio de mudas para local permanente é feito apenas no terceiro ano pelo método de transbordo.

    Estacas

    Este é o método mais comum para criar arbustos. O processo é assim:

    1. escolha uma árvore adulta forte e saudável e corte dela estacas de 12 cm;
    2. remova os ramos coníferos inferiores dos espécimes selecionados;
    3. mergulhe as mudas em um estimulador de crescimento por um dia, por exemplo, em "Heteroauxin";
    4. misture turfa com areia e plante o material de plantio na mistura preparada;
    5. cubra as mudas com filme plástico e coloque à sombra. Regue as mudas regularmente e umedeça o solo.

    Já no 45º dia, as mudas estarão com sistema radicular, e após 2,5-3 meses podem ser transplantadas para um local permanente.

    Doenças e pragas

    Acima de tudo, eles adoram se deliciar com o suco da variedade apresentada pulgão, inseto cochonilha, ácaro-aranha, mariposa-mineira. Produtos químicos são usados ​​para controlar pragas. Para destruir pulgões, é recomendável usar Fitoverm... Livrar-se dos ácaros da aranha ajudará "Karatê", e do escudo - karbofos... O remédio permitirá que você supere a mariposa mineira "Decis".

    Não se pode afirmar que a variedade Blue Carpet é altamente resistente a doenças, principalmente se for cultivada em condições desfavoráveis. As doenças mais comuns e perigosas para ele são as seguintes doenças.

    • Ferrugem. Este é um fungo que pode ser reconhecido pelos crescimentos de gengibre nos ramos. Pode viver vários anos, prejudicando o efeito decorativo da planta e, como resultado, pode causar a morte da planta. Os ramos afetados devem ser eliminados e as áreas saudáveis ​​devem ser tratadas com fungicida.
    • Galhos encolhendo... Outro fungo, cuja presença é indicada pelo mau estado das agulhas na primavera - as agulhas ficam amarelas e voam. Primeiro, a doença afeta pequenos ramos e depois se espalha por toda a planta. O método de tratamento é o mesmo da ferrugem.

    Como medida preventiva, no final de abril ou outubro, são tratados com fungicidas.

    • Traquiomicose. Esta infecção começa a se espalhar pelas raízes. O sistema radicular é coberto por esporos cinzentos, as raízes não conseguem absorver nutrientes, com o tempo isso leva à morte do arbusto. Com esta doença, manchas avermelhadas são formadas nos brotos superiores. Para salvar a planta, os ramos doentes são removidos e destruídos, e o próprio espécime e o solo são desinfetados com um medicamento antifúngico.
    • Schütte. Esta doença geralmente ocorre no início do verão. Nas agulhas do ano passado, você pode ver apothecia negra de até 1,5 mm de diâmetro. Durante o tratamento, as áreas danificadas são cortadas. Como medida preventiva, o tratamento com fungicidas é feito duas vezes ao ano.

    Uso em paisagismo

    Muitas vezes, essa variedade é usada como uma única plantação contra o fundo de um gramado, mas os jardineiros não recomendam esse tipo de localização, pois isso torna o cuidado da grama um tanto complicado. Usando o zimbro, você pode criar uma composição a partir de diferentes safras de coníferas. Uma paisagem pitoresca surgirá se você plantar um arbusto contra o fundo de variedades de coníferas altas.

    Uma árvore cultivada ao lado de colheitas perenes ou mesmo decíduas parece bonita, plantar próximo a flores anuais parece esteticamente agradável.

    É verdade que, na hora de escolher vizinhos para fazer o zimbro, é preciso levar em consideração não só as preferências das diferentes safras quanto à composição do solo, mas também monitorar a distância entre as plantas - o plantio não deve interferir no desenvolvimento umas das outras.

    Uma variedade muito bem apresentada parecerá ao plantar em uma encosta ou em um escorregador alpino, você pode decorar a costa de um lago de jardim com ele ou organizar jardins ornamentais... Uma combinação harmoniosa é obtida se culturas bulbosas, gerânios, roseiras, culturas herbáceas de cobertura do solo são plantadas em conjunto com zimbro.

    A variedade Blue Carpet é adequada para para o projeto de áreas de parques urbanos, uma vez que tolera o ar poluído de forma bastante persistente. Você pode fazer uma figura artística da coroa. O projeto estético da paisagem ficará bem se você plantar um zimbro em um recipiente.

    Veja o próximo vídeo para ainda mais informações sobre o Blue Carpet zimbro scaly.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário