Junípero rochoso "Blue Arrow": descrição, plantio e cuidados
Uma planta conífera perene, o zimbro Blue Arrow, é uma adição espetacular à paisagem de uma cabana de verão ou de um quintal. A planta tem excelentes características decorativas, tem uma forma de coroa interessante e enraíza-se bem no clima do norte da Europa. Para se ter um quadro mais completo de suas feições e características, basta estudar em detalhes a descrição desse zimbro rochoso. Além disso, a altura da planta e o correto corte de sua copa muitas vezes são de grande importância - ela deve ser formada desde os primeiros anos após o plantio.
Cuidar do zimbro Blue Arrow não será difícil para um experiente residente de verão ou paisagista. Além disso, o aspecto espectacular desta planta anima visivelmente a paisagem, e com uma plantação em grupo permite obter um desenho muito interessante do local. Uma bela coroa em forma de flecha, direcionada para cima, e uma cor incomum e brilhante das agulhas conferem-lhe um efeito decorativo especial. Resta apenas mantê-la com poda oportuna e não esquecer as medidas obrigatórias para proteger a planta de pragas.
Descrição
O zimbro decorativo rochoso "Blue Arrow" ou "blue arrow" justifica totalmente o seu nome. Este tipo de planta pertence à categoria das coníferas decorativas de caule curto. Os galhos crescem quase na base da árvore, sua forma é considerada colunar, porém estreita. A altura média de uma árvore com a idade de 10 é 2,5-3 m com um diâmetro de copa de não mais que 0,5 m.
A taxa de crescimento está acima da média. A árvore atinge uma altura de 15-20 cm. O crescimento por ano é mais modesto em largura - até 5 cm.
O sistema radicular apresenta um tipo de superfície característico de todas as rochas de zimbros, caracterizada por intensa ramificação. A vida útil de uma planta é de 200-300 anos.
"Blue Airrow" é uma variedade resistente ao frio, capaz de passar o inverno sem abrigo, pode suportar temperaturas extremas de -28-34 graus Celsius. É caracterizada pela preservação de agulhas na parte inferior da copa, o que permite um efeito decorativo maior do que as outras espécies. Os brotos da planta são fortemente pressionados contra o tronco, têm alta rigidez e toleram bem as cargas de neve e vento.
As agulhas do zimbro flecha azul têm uma estrutura escamosa, cor azul-azulada com um brilho de aço, macio. Nos ramos de uma planta adulta, os frutos se desenvolvem na forma de bagas de cone de uma tonalidade azul brilhante com uma flor levemente azulada. As agulhas e a resina contêm fitoncidas - substâncias com efeito antibacteriano. Sua presença ajuda a proteger a planta contra infecções fúngicas, aumenta sua resistência imunológica a doenças.
Diferenças da variedade "Skyrocket"
Na verdade, as diferenças entre a variedade Blue Airrow e a variedade Skyrocket são bastante óbvias, a confusão pode surgir apenas ao comprar mudas. Entre os pontos mais importantes estão os seguintes.
- Altura da planta. Blue Arrow não pertence aos altos, sua altura média é de cerca de 2 m, mas pode chegar a 4 m. O foguete pode crescer até 8 m, não se pode plantar tal gigante na entrada da casa.
- Tipo de coroa. É estreito, colunar, com topo cônico no Blue Airrow e colunar no Sky Rocket. A diferença é bastante significativa.
- Cor da agulha. A variedade considerada Blue arrow tem sua tonalidade de azul claro com alguns elementos de cinza-pomba. Em Skyrocket, sua cor é cinza-esverdeada, a tonalidade celestial aparece apenas à distância. De perto, a planta é menos decorativa.
- Capacidade de manter a forma. Devido ao ajuste justo e orientação vertical do crescimento dos ramos, o Airrow Azul tem bastante altura, mesmo sem um corte de cabelo decorativo, permanece compacto e mantém sua forma bem. O foguete não possui tais vantagens, seus galhos afastam-se do tronco à medida que crescem e dão à copa um aspecto desarrumado.
Estas são as principais diferenças que podem ser distinguidas entre as espécies. Mas botânicos experientes podem encontrar ainda mais discrepâncias na aparência das duas variedades de coníferas.
Como plantar?
O plantio de zimbro-flecha azul não é muito difícil. Com o sistema radicular aberto, as mudas são enviadas para o campo aberto na primavera, depois que o solo está totalmente aquecido. O plantio de outono antes da geada também é aceitável. As plantas cultivadas em um recipiente podem ser plantadas sem restrições sazonais, assim que a neve derreter e antes da geada.
As mudas jovens de zimbro dessa variedade são fotófilas, mas com tendência a queimaduras na copa. Recomenda-se ter cautela e dar sombra às plantas nos primeiros anos de vida. Ao mesmo tempo, o próprio local de pouso deve ser bem iluminado e fechado contra o vento. Se não houver luz suficiente, a planta perderá gradualmente seu efeito decorativo, as agulhas ficarão amarelas e ficarão pálidas e feias.
Os zimbros rochosos são pouco exigentes para a composição do solo e da vizinhança - podem ser colocados junto a qualquer planta sem medo de doenças e pragas. É importante apenas prestar atenção à proximidade das águas subterrâneas.
É melhor se a muda for colocada em um morro, morro ou outeiro, para que não haja risco de encharcamento e apodrecimento das raízes. A drenagem de alta qualidade colocada no fundo da cova de plantio também ajudará a drenar o excesso de água.
Na hora de escolher mudas, deve-se dar preferência às árvores já aclimatadas em recipientes. Ao transplantar, eles toleram melhor as mudanças do solo. Além disso, a variedade de plantas em contêiner geralmente não levanta questões desnecessárias. O buraco preparado para o plantio deve ser ligeiramente maior em diâmetro do que a massa da raiz do solo.
O fundo com drenagem assentada é coberto com solo dragado misturado com um composto especial recomendado para o cultivo de coníferas. Pode ser comprado pronto ou feito por você. Para coníferas, formulações soltas e ricas em minerais são adequadas para garantir um bom crescimento e desenvolvimento da árvore. A proporção ideal: 50% de turfa e 25% de cada areia e grama.
Antes de colocar a planta na cova, recomenda-se regar o solo com uma substância que estimule a formação de raízes. Além disso, uma muda é instalada dentro. A junção do tronco e sistema radicular deve estar acima da borda da cova. Se não houver solo suficiente, ele é derramado. Em seguida, o buraco é completamente fechado com a mistura de solo, no círculo próximo ao tronco, a terra é regada, cobertura morta com serragem, aparas, casca triturada.
Como cuidar bem dele?
O belo zimbro decorativo "Blue Arrow" precisa de uma manutenção cuidadosa para manter sua atratividade. Ele requer regularmente os seguintes procedimentos.
- Rega. Em até 7 dias após o pouso, é realizado diariamente e, a seguir, a cada 10 dias. Durante os períodos úmidos do ano, a frequência de aplicação de umidade na raiz não deve exceder 1 vez por mês, caso contrário, o zimbro simplesmente morrerá. A aspersão é obrigatória para este tipo de coníferas. É realizado instalando aspersores em modo automático ou a partir de uma pistola de pulverização, à noite 2 a 3 vezes por semana.
- Top dress. Produzido no início da safra, na primavera, com fertilizantes complexos para coníferas. Aplicar nutrientes com mais frequência pode ser prejudicial.
- Retenção de umidade. Isso é conseguido soltando e cobrindo o solo com cobertura morta no círculo do tronco. Isso evita o superaquecimento do solo e a evaporação acelerada da umidade. A palha pode ser um vegetal clássico - na forma de feno, casca de árvore, aparas e também se assemelhar a drenagem. Nesse caso, é feito de seixos, tijolos quebrados.
- Moldar o corte de cabelo. Como a coroa levemente cônica do zimbro-flecha azul mantém bem sua forma, você pode deixá-la sem mudanças radicais. Mas essas árvores são adequadas para criar topiarias de várias formas. Um corte de cabelo crespo e modelador é executado antes que os sucos comecem a se mover, até 1/3 dos galhos são cortados de cada vez.
- Poda sanitária. É necessário remover galhos mortos ou quebrados ou congelados, ou rebentos afetados pelo fungo. Você pode podar a árvore na primavera ou antes do inverno. Ao final do procedimento, é realizado um tratamento fungicida da planta.
No inverno, recomenda-se que os zimbros jovens sejam enrolados com esteiras e amarrados com barbante.
As árvores adultas não precisam mais dessas medidas de proteção; elas podem suportar temperaturas de até -34 graus, sem quaisquer consequências particulares.
Métodos de reprodução
O método de propagação de sementes de zimbro rochoso é utilizado apenas por melhoristas. As sementes têm um longo período de preparação, em média pode-se esperar por mudas de até 5 anos. Muito mais popular é a enxertia, que usa brotos novos cortados na primavera. O local de separação do tronco-mãe é limpo, as mudas são colocadas em um substrato nutritivo solto à base de turfa em uma estufa e deixadas para o enraizamento.
No outono, as corridas são transplantadas para contêineres - esse tipo de cultivo é recomendado por até 2 a 3 anos. As árvores jovens para o inverno são enviadas para uma sala com uma temperatura de cerca de 0 graus, ocasionalmente regadas. Na presença de um jardim de inverno ou estufa, é possível mantê-los. Somente plantas com pelo menos 2 anos são plantadas em local permanente.
Doenças e pragas
A flecha zimbro azul não é muito suscetível ao desenvolvimento de várias doenças, tem uma imunidade forte e estável. Mas a árvore ainda pode ser infectada, especialmente se você fizer a poda errada e não cuidar do efeito fungicida depois disso. Na maioria das vezes, um fungo aparece nos galhos - ferrugem. Manifesta-se em manchas de tom laranja vivo, a árvore seca, perde o efeito decorativo anterior.
As principais fontes de propagação da ferrugem no jardim são as árvores frutíferas e os arbustos. Não é recomendável plantar zimbro próximo a eles. Se a doença já foi identificada, as partes danificadas da planta devem ser removidas e tratadas com um antifúngico. É repetido a cada 2 semanas até que as causas do problema sejam eliminadas.
Além disso, o tratamento preventivo regular do zimbro rochoso de pragas é recomendado: mariposas, pulgões.
A pulverização é realizada a cada 2 semanas com produtos químicos especializados. É melhor escolher preparações inseticidas com efeito complexo.
Se as agulhas ficarem amarelas, provavelmente não é um sinal de doença, mas uma consequência de queimaduras solares. Nesse caso, a planta sofrerá apenas do lado sul, e o restante das agulhas permanecerá brilhante. Só existe um meio de salvação - sombreado, criando um abrigo artificial para todo o período da primavera. As árvores jovens com rebentos tenros são frequentemente afetadas pelo sol.
Uso em paisagismo
Paisagismo com Blue Arrow Silver Blue Junipers produz resultados verdadeiramente impressionantes. A planta é adequada para decoração de grandes espaços: jardins, parques, propriedades, bem como para uso no país ou área local. Em uma área pequena, um plantio solitário ou em pares é mais frequentemente usado. Quando colocados em recipientes ou vasos de flores, os zimbros podem ser usados para decorar um terraço, varanda ou jardim de inverno.
Na paisagem do local, a Seta Azul combina-se harmoniosamente com coníferas de diferentes tipos, alturas e cores. Pode ser plantada com tuia ou abeto, usada como decoração de jardim topiário. Além disso, podemos falar sobre a formação de plantios mistos. Aqui você pode criar becos ou sebes elegantes, decorar jardins ornamentais e jardins de pedras.
Juníperos em forma de coluna parecem graciosa e ordenadamente emoldurados por grupos de entrada, entradas para o local. Plantados aos pares na varanda, eles criam uma sensação de solenidade e esplendor. Paisagens decoradas com árvores de flechas azuis com diferenças significativas de altura parecem interessantes. Para plantio único, a planta pode ser colocada no centro de um gramado bem cuidado ou em uma área de descanso entre bancos.
Sobre o zimbro Blue Arrow, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.