Juniper "Arnold": descrição, dicas de cultivo e reprodução
A efedrina está entre as plantas mais populares que os paisagistas usam para criar seus projetos. Devido à sua despretensão e facilidade de tratamento, podem ser plantadas em várias zonas climáticas, e um elevado nível de compatibilidade com outras plantas permite criar composições verdes únicas.
Os zimbros estão entre as plantas de jardim mais populares, e a alta demanda por eles forçou os criadores a trabalhar no desenvolvimento de novas variedades. Um dos mais belos zimbros é a variedade Arnold. Devido à sua forma invulgar e aparência atraente, esta variedade pode ser vista cada vez mais perto de casas particulares e instalações municipais.
Recurso e descrição
O zimbro comum "Arnold" é uma planta conífera de crescimento lento que pertence à família dos ciprestes. A copa tem o aspecto de uma coluna devido aos ramos verticais, que estão bem espaçados entre si e crescem estritamente paralelos ao tronco. As agulhas podem ser coloridas de verde e verde escuro, e às vezes a planta tem uma tonalidade azul. O comprimento das agulhas geralmente chega a 15 mm. Os frutos começam a amadurecer não antes de dois anos após o plantio e são azul-escuros com flores azul-acinzentadas. O tamanho máximo de um cone é de 10 mm e contém de 1 a 3 sementes.
O crescimento anual da planta é de 10 cm, portanto, aos 10 anos, a altura do zimbro pode chegar a 2 metros, e o diâmetro da copa muitas vezes ultrapassa os 40 cm. Apesar de a planta ser considerada anã, em condições confortáveis a sua altura pode chegar a 5 metros.
Aterrissagem
"Arnold" se refere a plantas despretensiosas, cujo cultivo não causará dificuldades mesmo para jardineiros novatos. Para o plantio de mudas, é necessário dar preferência a áreas ensolaradas e com pouco sombreamento. As plantas plantadas à sombra têm agulhas claras e uma copa esparsa. A distância ideal entre as plantas é de 2 metros. Os especialistas não recomendam engrossar as plantações, o ar deve passar livremente entre os arbustos, o que evitará o surgimento e a disseminação de doenças perigosas.
O zimbro cresce bem em vários solos, mas ainda prefere solos franco-arenosos e drenados com uma acidez não superior a 7 unidades. Se a argila predominar no solo, então na cova de plantio é imperativo fazer uma camada de drenagem e adicionar areia de rio de fração média.
É necessária a compra de material de plantio apenas em grandes viveiros especializados, que são totalmente responsáveis pela sua mercadoria. Mas é melhor recusar a compra no mercado espontâneo devido à possível aquisição de mudas de baixa qualidade e doentes que não possuam as características genéticas desta variedade. Sinais de mudas de qualidade:
- idade - pelo menos 2 anos;
- altura - não mais do que 100 cm;
- a presença de uma bela coroa e brotos retos;
- ausência de danos mecânicos e sinais de doença.
Se o material de plantio tiver sistema radicular fechado, algumas horas antes do plantio, os recipientes devem ser bem derramados. Mudas com raízes abertas devem simplesmente ser embebidas em um recipiente com água e tratadas com aceleradores de crescimento de raízes antes do plantio.
A época mais favorável para o plantio é o início da primavera e meados do outono. Ao formar uma cova de plantio, jardineiros novatos devem levar em conta que seu volume deve ser pelo menos 2 vezes o tamanho do torrão de terra da muda. O fundo da depressão deve ser coberto com uma mistura de drenagem de areia e cascalho. A mistura de solo para o plantio pode ser comprada pronta ou compilada independentemente, misturando solo com folhas, areia e turfa em proporções iguais. Ao adormecer uma muda plantada, é necessário controlar a localização do colo da raiz, que deve estar 5 cm acima do solo.
Ao preencher o buraco com solo nutritivo, você deve ter muito cuidado para não danificar o sistema radicular. As plantas plantadas devem ser regadas abundantemente e cobertas com uma mistura de turfa.
Cuidado
Apesar de a planta pertencer a uma espécie despretensiosa e pouco exigente, as mudas jovens precisam de cuidado e atenção. Durante o período de enraizamento, não deve faltar água à planta, por isso deve ser regada abundantemente duas vezes por semana. Em dias quentes e abafados, é aconselhável borrifar as plantações com água limpa em temperatura ambiente. Para hidratar as plantas, basta regá-las abundantemente uma vez por mês. Para fornecer ao zimbro todos os nutrientes necessários no início de maio, é imprescindível enriquecer o solo com fertilizantes minerais, que podem ser adquiridos em lojas especializadas.
Para enriquecer o sistema radicular com oxigênio, não se deve esquecer de afrouxar a zona radicular, e a cobertura do solo com composto, que deve ser realizada no início da primavera e em meados do outono, ajudará a evitar que o solo seque.
Uma planta conífera precisa de um corte sanitário, que deve ser feito no início da primavera. Este evento permitirá não só limpar a planta dos ramos secos e deformados, mas também estimular a formação de novos brotos. Devido ao crescimento lento do zimbro, um grande número de agulhas não deve ser removido.
Esta variedade pertence a espécies resistentes à geada que toleram facilmente baixas temperaturas, mas podem ser danificadas por uma grande quantidade de neve e gelo.
Para evitar a deformação de um arbusto adulto, os especialistas recomendam amarrar os galhos e envolver toda a planta com uma corda. É necessário construir abrigos de proteção perto dos rebentos jovens e cobrir a zona das raízes com solo de turfa.
Reprodução
Para obter novas plantas, você pode usar os seguintes métodos de criação:
- seminal;
- enxerto.
O cultivo de mudas a partir de sementes é um processo muito longo e trabalhoso que os jardineiros raramente usam. A propagação de sementes é praticada por criadores que trabalham em viveiros profissionais. As sementes frescas de zimbro devem ser utilizadas como material de plantio, as quais devem ser escarificadas em até 3 meses. O frio ajudará a quebrar a casca externa e a acelerar a germinação da semente. Só então as sementes podem ser plantadas em um solo nutriente pré-preparado.
O solo em recipientes deve ser mantido úmido o tempo todo. A secagem do solo pode provocar a morte de mudas.
O método de enxerto é o mais simples e comum que até mesmo os jardineiros inexperientes podem usar. Nesse caso, brotos com uma pequena quantidade de casca de árvore materna servem como material de plantio. Após o tratamento preliminar com aceleradores de crescimento do sistema radicular, as estacas devem ser plantadas em solo nutriente úmido e uma estufa deve ser construída ao seu redor. Depois que os primeiros brotos aparecem, o filme pode ser removido e a nova planta pode continuar a crescer. O transplante para um local de crescimento permanente pode ser realizado somente após 3-4 anos, quando a planta pode formar um sistema radicular forte.
Os especialistas não recomendam o uso de camadas para propagação.Galhos cravados e pressionados ao solo podem arruinar a copa do arbusto-mãe e torná-lo desproporcional e feio.
Doenças e pragas
Estrague a beleza da éfedra e as seguintes doenças podem levar à sua morte.
- Ferrugem - uma doença perigosa causada por um fungo. Sinais - o aparecimento de crescimentos vermelhos e marrons. Consequências - espessamento das áreas afetadas com sua posterior morte.
- Traqueomicose - doença fúngica que provoca amarelecimento e desprendimento das agulhas, bem como ressecamento da casca e dos ramos. Os primeiros sinais são a morte das pontas dos brotos. Se o fungo não for destruído, provocará a morte de toda a planta.
- Shute marrom - uma infecção fúngica que provoca a formação de protuberâncias negras nas agulhas e sua subsequente eliminação.
Arnold freqüentemente sofre das seguintes pragas.
- Mariposa de asas angulares - uma pequena borboleta que come agulhas, mas não toca nos galhos.
- Zimbro-bainha - uma praga perigosa que suga o suco da planta. Galhos danificados secam rapidamente e morrem.
- Mosquitos da bílis - pequenos mosquitos, cujo tamanho não exceda 3 mm. Os parasitas formam seus ninhos colando agulhas. As áreas com casulos secam rapidamente e morrem.
- Pulgão São parasitas comuns que sugam a seiva da planta.
- Ácaro-aranha - um pequeno inseto, o primeiro sinal de uma invasão é o aparecimento de uma pequena teia de aranha.
Para prevenir o aparecimento de pragas e doenças, é necessário cuidar do zimbro de maneira adequada e oportuna, bem como realizar regularmente sua inspeção visual. É necessário realizar tratamento e medidas preventivas apenas com produtos químicos de alta qualidade e certificados. Se não foi possível curar a efedrina, é melhor removê-la completamente e queimá-la para que a doença não se espalhe para outras plantas.
Para reduzir a probabilidade de doenças fúngicas e virais, o zimbro não deve ser plantado próximo a árvores frutíferas que sofrem das mesmas doenças.
Uso em paisagismo
A variedade Arnold não é apenas uma bela planta ornamental amplamente utilizada por designers para o paisagismo de vários territórios. A efedra fica bem tanto em plantio único quanto em composições mistas. Devido à sua forma colunar, "Arnold" frequentemente se torna a parte central de escorregadores alpinos, becos de coníferas, jardins ornamentais, mixborders e jardins japoneses. O zimbro é frequentemente usado como uma cerca viva e para criar encostas de urze.
Devido à presença de fitoncidas anti-sépticos, "Arnold" é uma planta favorita dos decoradores de instituições médicas e educacionais, balneários e áreas verdes de recreação. Apesar de sua despretensão, a éfedra é desconfortável em áreas poluídas e perto de rodovias. Para paisagismo de instalações industriais e sujas, é melhor dar preferência a outras variedades de coníferas.
Composições com Arnold no centro e coníferas baixas e médias de cobertura do solo envolvem-no de forma eficaz e elegante. A combinação do zimbro com rosas e hortênsias irá surpreendê-lo pela sua beleza e solenidade.
Composições verdes agora podem ser vistas não apenas perto de instalações sociais e em parques da cidade, mas também perto de prédios privados e de apartamentos, cujos moradores estão tentando decorar seu território por conta própria.
Os especialistas recomendam que designers novatos prestem atenção às plantas perenes e despretensiosas, como o zimbro, que não apenas tornam o espaço mais verde, mas também ajudam a melhorar a saúde do ar.
Para as razões da morte das coníferas, porque os zimbros secam e o que fazer, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.