Ferrugem do zimbro: como é e como lidar com ela?

Contente
  1. Como reconhecer a ferrugem
  2. Tratamento necessario
  3. Termos de processamento
  4. Profilaxia

O zimbro é um arbusto conífero que apresenta uma grande variedade de variedades. É usado com mais frequência para paisagismo de jardins e parques. Ela cresce de 150 cm a 20 m de altura e apresenta uma grande variedade de padrões de crescimento. Apesar de todos os seus cuidados despretensiosos e condições de cultivo, o zimbro pode ser infectado por várias doenças. Uma das doenças mais perigosas para ele é a ferrugem.

Como reconhecer a ferrugem

A ferrugem em arbustos é uma doença fúngica. A origem da doença são os basidiomicetos pertencentes à família Puktsiniev.

A doença afeta muitas árvores e arbustos. Nesse caso, acredita-se que a doença passe de planta em planta, por exemplo, um zimbro pode infectar uma pêra. As plantas podem infectar umas às outras, mesmo a uma distância de 100 m.

A ferrugem dos zimbros é considerada uma doença crônica. Muitas espécies desta planta ficam doentes se não forem protegidas.

A ferrugem aparece como manchas laranja e vermelhas nas agulhas e bolhas laranja aparecem nos brotos com o tempo.

Tratamento necessario

Se a doença se manifestar, a planta pode ser curada. Quando um zimbro acaba de infeccionar, é bastante difícil reconhecer a ferrugem nele, um pouco depois começa a parecer uma queimadura de sol. Os especialistas, é claro, já poderão reconhecer a doença e tomar as providências necessárias para salvar o mato. É necessário tratar não só uma planta afetada pela ferrugem, mas também todas as que estão adjacentes a ela.

Ferramentas que serão necessárias para processar a planta afetada:

  • tesouras de podar;
  • faca;
  • pá.

A primeira coisa a fazer é remover todas as folhas embaixo da planta e cavar o solo embaixo dela. Depois disso, você precisa cortar todas as partes afetadas visíveis com uma faca ou podador. O próprio arbusto e as plantas adjacentes a ele devem ser tratados com uma solução de álcool, e as partes aparadas - com uma solução de sulfato de cobre a 1% ou cobertas com verniz de jardim. E também, como opção, você pode usar um bálsamo de verniz.

Muitas vezes acontece que, após o tratamento, o zimbro é reinfectado. Se isso acontecer, e não houver plantações rosáceas próximas ao zimbro, então, muito provavelmente, elas estão em áreas vizinhas e estão infectadas com ferrugem. Precisamos encontrar uma maneira de curá-los também, já que simplesmente não há outra maneira de nos protegermos da doença de maneira confiável. Exceto pelos tratamentos intermináveis ​​na primavera, verão e outono.

Termos de processamento

O tempo de processamento das plantas é estritamente limitado a determinados períodos. O arbusto deve ser tratado no início da primavera, antes que o zimbro e outras plantas floresçam. A segunda etapa do processamento deve ser realizada imediatamente após a floração, o terceiro e os tratamentos subsequentes - a cada 2 semanas no verão até o final de setembro.

O processamento deve ser realizado não apenas para o zimbro, mas também para os ramos de peras, maçãs e outras culturas rosáceas.

Não existem medicamentos desenvolvidos especificamente para o tratamento dessa doença hoje no mercado de horticultura, mas você pode tentar a seguinte série de fungicidas, que efetivamente combatem esse fungo:

  • Benlat;
  • Fundazol;
  • Bayleton;
  • Líquido bordalês;
  • "Velocidade";
  • "Topázio" e outros produtos químicos de uma ampla gama usados ​​para combater a ferrugem.

Se o arbusto estiver infectado, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Se você não iniciar o tratamento a tempo, a planta pode simplesmente não ser salva a tempo.

Profilaxia

O combate à ferrugem não só dos zimbros, mas também de outras árvores é fácil se você se prevenir e não esperar que a árvore fique infectada com a doença.

Mesmo ao plantar, você precisa determinar um local que fique longe de macieiras, peras, espinheiro e freixo. Se você não puder fazer com que esses vizinhos indesejados não existam, você precisará trabalhar um pouco. É necessário pulverizar árvores e arbustos com fungicidas, mas processar não só o zimbro, mas também todas as plantas suscetíveis a danos por ferrugem.

Nos casos em que a medida indicada não adiantou e começaram a aparecer manchas de ferrugem, a primeira coisa a fazer é borrifar as plantas indicadas com uma solução de álcool em todo o local. Só então existe a possibilidade de que as árvores vizinhas não sejam afetadas pela ferrugem e o zimbro doente seja salvo.

Além disso, é preciso fertilizar a planta, tornando-a muito mais resistente a diversas doenças, inclusive a ferrugem. Na primavera e no outono, as plantas devem ser pulverizadas com cuproxato, mesmo que os arbustos não estejam infectados com nada. Se possível, você deve proteger a planta da Rosaceae plantando árvores altas e arbustos entre elas, como abetos, ameixas e outras espécies que não são propensas a serem afetadas por esta doença.

Se a planta ainda não está infectada com ferrugem, é preciso tentar protegê-la desse flagelo. Ao menor sinal de infecção, é necessário fazê-lo para vencer a doença no primeiro estágio.

Para saber como fica a ferrugem em um zimbro e como lidar com ela, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário