Reprodução de zimbro por estacas: instruções passo a passo

Contente
  1. Que variedades podem ser propagadas?
  2. Termos de estacas
  3. Aquisição de material de plantio
  4. Recursos de enraizamento
  5. Regras de pouso em solo aberto

O zimbro é uma das culturas mais populares na jardinagem paisagística. A propagação desta éfedra por estacas é um método relativamente simples que permite obter muitas plantas jovens e fortes.

Que variedades podem ser propagadas?

Como você sabe, a grande maioria das plantas ornamentais mantém suas características distintivas apenas durante a propagação vegetativa por estacas. No entanto, nem todas as variedades de zimbro podem ser propagadas desta forma. Os seguintes tipos de cultura estão sujeitos a cortes.

  • Meyeri - um arbusto ornamental com agulhas azul-esverdeadas e um brilho de aço pronunciado. Esta planta pertence ao anão - sua altura varia de 30 cm a 1 m, por isso é freqüentemente usada para formar bonsai. Parece consistentemente impressionante graças aos brotos pendurados e à coroa densa.
  • "Mint Julep" - esta planta chama a atenção com ramos largos e grossas agulhas cor de menta. No inverno, as agulhas desse zimbro não ficam manchadas. A planta é resistente a geadas prolongadas, poluição de gás e calor do verão.
  • "Mordigan Gold" - zimbro dourado com propriedades anti-sépticas e bactericidas pronunciadas. A planta parece excepcionalmente nobre graças aos brotos que divergem horizontalmente e à cor incomum da éfedra. Cresce lentamente, atingindo 2 m de diâmetro na maturidade.
  • "Wiltoni" - um zimbro incomum formando um tapete rasteiro com agulhas em forma de agulha de tom prateado. É difícil imaginar, mas um pequeno talo com o tempo pode crescer 3 metros em todas as direções, e além dos cílios principais dá muitos cílios laterais, então você consegue 2 metros quadrados de um arbusto. m de tapete fofo.
  • Alegria dos sonhos - outro zimbro com rebentos rastejantes. A altura do arbusto chega a 40 cm, o diâmetro da copa é de apenas 1 m, o crescimento anual é de 15-25 cm.
  • "Costa Dourada" - um arbusto de crescimento baixo não superior a 1 m de altura com agulhas de uma agradável cor verde-amarelada. Prefere áreas iluminadas, no escurecimento a cor perde a saturação e a profundidade. Despretensioso com os tipos de solo e poluição do ar.
  • Lime Glow - outro zimbro interessante com ricas agulhas verdes. Os rebentos desta planta crescem radialmente, forma-se uma ligeira depressão a meio, em Setembro as agulhas adquirem uma tonalidade bronze.
  • "Bater" - variedade anã de zimbros com altura não superior a 20-25 cm, cujos ramos crescem de forma irregular, os rebentos se distinguem por uma pronunciada cor herbácea, acentuada por uma tonalidade de agulhas envelhecidas. Usado para decorar jardins ornamentais e caminhos pedonais.

Termos de estacas

Dependendo do tipo de zimbro, os ramos enraizados podem ser colhidos em épocas diferentes, desde o início da primavera, quando a neve derrete, até o final do outono.

É melhor coletar os brotos na primavera, idealmente em março, período durante o qual o fluxo de seiva e o despertar dos botões começam, esse material de plantio pode estar completamente enraizado na estação atual.

A colheita de material no verão é permitida. É melhor fazê-lo no início de junho, quando termina o crescimento ativo e ocorre a lignificação do crescimento jovem. Dependendo do tipo de éfedra, o enraizamento dura de 2,5 meses a um ano.Algumas variedades de zimbros dão apenas calos no primeiro ano, e um sistema radicular completo é formado apenas no ano seguinte.

No outono, ramos já lignificados são mudas - são plantadas apenas no ano que vem.

Chamamos a atenção para o fato de que as primeiras raízes de um zimbro aparecem em 27-30 dias, mas para que o sistema radicular se torne viável, ele precisará crescer por pelo menos mais um mês. É por isso que os brotos colhidos de julho a setembro são plantados em área aberta apenas um ano depois.

Aquisição de material de plantio

O zimbro cultivado a partir de estacas pode crescer saudável e fofo, e torto, enfraquecido. Isso depende muito de como o material de plantio foi coletado. Para que a planta atenda totalmente a todas as suas expectativas, você deve seguir as recomendações a seguir.

  • Como planta-mãe, é melhor tomar uma planta com a idade de 5 a 8 anos, já que em idade mais avançada, a capacidade das coníferas de formar raízes é significativamente reduzida.
  • A planta-mãe deve ser saudável, com uma copa densa de cor brilhante.
  • Para variedades rasteiras, o local de corte não importa. Nesse caso, é importante escolher um ramo bem desenvolvido e espalhado que seja exposto à luz solar. Isso é especialmente verdadeiro para variedades brilhantes.
  • Nas variedades em forma de cone, colunares e piramidais, é necessário cortar os brotos centrais de 1-3 ordens de magnitude de cima. Se você tirar mudas de um galho lateral, corre o risco de ter um zimbro crescendo ativamente para os lados.
  • É importante que o ramo destinado à enxertia tenha um botão apical vivo e um cone de crescimento crescido, caso contrário, as mudas começarão a se arbustos fortes.
  • Jardineiros experientes recomendam o uso de brotos com ligeira lignificação já iniciada, visto que estacas muito novas e galhos muito velhos apresentam baixa porcentagem de enraizamento.
  • A aquisição de material deve ser feita em tempo nublado ou no início da manhã. Isso reduzirá significativamente a evaporação de umidade da área de corte.
  • Não toque nos galhos excessivamente finos, pois eles esgotarão todo o suprimento de nutrientes muito antes de as raízes começarem a crescer. É melhor colher estacas de um ano com comprimento de 20-30 cm.

    As estacas obtidas do tronco e dos grandes ramos do esqueleto são melhor colhidas com um fragmento de árvore. Isso promove um estabelecimento rápido.

    Seria mais correto não cortar os galhos, mas arrancá-los com um movimento rápido para baixo. Se a língua for muito longa, terá que ser aparada.

    Se o material for colhido de um rebento grande e grosso, será necessário um podador de jardim ou uma faca de lâmina afiada, enquanto o corte deve necessariamente capturar 1,5-2 cm do fragmento lignificado.

    Após a coleta do material de plantio, é necessário livrar a parte inferior do corte das agulhas em 3-4 cm. O melhor é fazer isso com as mãos, pois neste caso, ao arrancar, formam-se feridas que contribuirão para uma formação mais rápida das raízes.

    Imediatamente antes da colocação no substrato, os locais de corte são borrifados com "Kornevin", "Heteroauxin" ou outros estimulantes à base de ácido succínico. Mas não é necessário manter os ramos em soluções com um ativador - com a exposição prolongada à umidade, a casca começa a descamar e a planta apodrece. Pelo mesmo motivo, é melhor fazer o enraizamento posterior não em uma jarra com água, mas em um recipiente com uma mistura de solo nutritiva.

    Recursos de enraizamento

    As mudas de zimbro estão enraizadas em um substrato nutritivo - a terra deve ser leve, arejada, com uma reação neutra ou ligeiramente ácida. É melhor usar uma mistura de turfa, turfa e areia de rio com a adição de perlita e vermiculita. Não é recomendável adicionar cinzas, conchas ou cal, pois reagem alcalina ao solo.

    Se você vai enraizar algumas mudas, pode usar um vaso de flores. Argila expandida, pedra triturada, seixos grandes ou qualquer outra drenagem são certamente despejados no fundo, então a mistura de solo preparada é coberta com uma camada de 15-20 cm e polvilhada com areia. Se o número de mudas for grande, é melhor plantar os brotos em caixas grandes ou estufas.

    O plantio de mudas para enraizamento tem suas próprias características - apenas furar o solo não é suficiente aqui. As instruções de pouso passo a passo incluem vários estágios.

    1. Usando uma estaca de madeira, um buraco é formado no solo preparado em um ângulo de 50-55 graus. Se você planeja plantar vários brotos, a distância entre os buracos deve ser de cerca de 7 a 10 cm.
    2. As estacas são colocadas em ângulo, aprofundando-as em 3-5 cm.
    3. A terra ao redor dos processos deve ser compactada adequadamente, para que nenhum vazio permaneça.
    4. As mudas devem ser regadas com borrifador ou peneira para que o solo fique bem umedecido.
    5. É melhor plantar as mudas em uma estufa - para isso, elas são cobertas com filme plástico ou uma garrafa.

    A formação intensiva de raízes no zimbro ocorre a uma temperatura de 21-25 graus e um nível de umidade de 95-100%. Neste ponto, a luz solar direta deve ser evitada.

      Em média, as mudas estão prontas para se mudar para um local permanente em 3-4 meses. No entanto, este período de tempo pode mudar para diferentes variedades. A formação de raízes geralmente para no verão e continua no outono.

      Durante o período de formação das raízes, é necessário manter o solo úmido. Se a muda permanecer dentro de casa até a próxima safra, é necessário tratá-la com soluções fungicidas uma vez a cada trimestre para prevenir doenças. A iluminação deve ser difusa, mas a luz forte contribui para a formação de fitormônios responsáveis ​​pelo crescimento da raiz.

      Depois que as raízes atingem 1,5-2 m, é necessário endurecer o zimbro aos poucos. Para fazer isso, abra e ventile a estufa todos os dias.

      Regras de pouso em solo aberto

      Você não deve se apressar para mover o zimbro para um lugar permanente. Se as mudas foram colhidas na primavera ou no início do verão, a época de plantio deve ser selecionada de forma que os arbustos tenham tempo de se adaptar antes do início do inverno. Idealmente, pelo menos 70 dias devem passar a partir do momento em que são plantados na estufa.

      Se as estacas foram colhidas posteriormente, podem ser replantadas na próxima primavera, assim que a neve derreter, com uma sobrevivência posterior existe um grande risco de amarelecimento das agulhas ao sol.

      Para sentar, você deve escolher um local bem iluminado, escurecimento leve é ​​permitido, mas a semi-escuridão deve ser evitada. O material de plantio é transferido para o solo junto com um torrão de barro para que as raízes não sofram, pois são muito frágeis e finas no zimbro.

      O zimbro em forma de coluna deve ser plantado verticalmente, as variedades arbustivas se aprofundam em um pequeno ângulo.

      Para o plantio, você deve preparar uma cova de plantio com 1 metro de profundidade e 2 a 3 vezes o diâmetro do coma terrestre. No fundo, é necessário derramar drenagem, polvilhar com terra de jardim, colocar com cuidado a muda e cobrir com o restante da mistura de solo. O colar da raiz deve permanecer próximo à superfície.

      Imediatamente após o plantio, o zimbro deve ser bem regado e coberto com palha. No primeiro ano de vida, a muda deve ser protegida dos raios solares intensos, do vento e das geadas de inverno. Esta planta não exige umidade, pode facilmente resistir à seca, mas não tolera o alagamento da terra. Na primavera, a muda precisará de um subcórtex de amofósico a uma taxa de 45 g por 1 sq. m, no verão será útil adicionar fertilizantes orgânicos minerais - eles são usados ​​uma vez por mês se a planta jovem se desenvolver muito lentamente.

      Criar um zimbro com mudas em casa não é difícil, mesmo um jardineiro novato pode cultivá-lo de um galho. Mas, ao mesmo tempo, é importante seguir rigorosamente todas as regras de colheita, enraizamento do material e cultivo de uma muda. Todas as características varietais são totalmente preservadas somente se todas as regras básicas de reprodução forem observadas.

      Reprodução de mudas de zimbro no inverno no vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário