Junípero: descrição de espécies e variedades, características de plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades, seus tons
  3. Contabilidade da zona climática
  4. Local de coleta
  5. Compatibilidade com outras plantas
  6. Características de pouso
  7. Regras de cuidado
  8. Métodos de reprodução
  9. Doenças e pragas
  10. Possíveis problemas
  11. Dicas para iniciantes
  12. Uso em paisagismo

Quando se fala em plantações de coníferas, todos se lembram de abetos, pinheiros e cedros. Mas um zimbro não pode ser uma adição menos bonita a um jardim e uma residência de verão, uma área local. Você só precisa abordar sua escolha com habilidade e competência.

Descrição

Com o que se parece?

Para conhecer esta planta conífera, como qualquer outra, é útil começar pela resposta à pergunta de como ela se parece. Isso permitirá não apenas excluir o engano na compra de mudas, mas também reconhecer a tempo uma aparência claramente dolorosa. O zimbro não é apenas uma variedade, mas um gênero inteiro. Pode ser uma árvore ou um arbusto. Sua característica é as folhas perenes em forma de agulha.

Às vezes, os botânicos falam sobre uma folhagem lanceolada linear. Mas isso só se aplica a zimbros adultos.

Em um rebento jovem, as chamadas folhas semelhantes a pinheiros são formadas. Os botões de uma árvore de zimbro não têm escamas ou têm escamas parecidas com pedras. Os cones desta planta também merecem atenção - são cones arredondados que não se abrem; cada um deles esconde 10 sementes.

Quão rápido cresce

A vida útil de um zimbro é muito longa (mas falaremos mais sobre isso depois). Portanto, os jardineiros e paisagistas não precisam confiar no fato de que ele está crescendo rapidamente. Mas a partir de mudas adultas, você pode facilmente criar uma linda cerca viva. É impossível determinar exatamente quando uma árvore ou arbusto crescerá. A taxa de desenvolvimento de diferentes variedades pode ser muito diferente.

Assim, um zimbro chinês pode crescer 0,2 m por ano em condições favoráveis. Sua maior altura registrada é de 3 m. A variedade "Gray Oul" da Virgínia é capaz de adicionar no máximo 0,1 m por ano e atinge uma altura de 2-3 m. Esses números são alcançáveis ​​apenas com bom cuidado. Portanto, aqueles que desejam ver um zimbro alto terão que fazer grandes esforços.

Vida útil

A questão de quantos anos vive um zimbro também é muito importante para qualquer jardineiro, seja amador ou profissional. Esta cultura é reconhecida como fígado longo. Foram registrados casos que viveram por 200 ou até 300 anos. As agulhas podem permanecer viáveis ​​por até 3-5 anos quando separadas da árvore original. Mas é preciso entender que os indicadores exatos dependem tanto da variedade específica de zimbros quanto das condições de cultivo criadas para eles.

Recursos e tamanhos do sistema raiz

A conversa sobre o sistema radicular do zimbro é muito interessante. Basta apontar que ao contrário de uma árvore conífera popular como o abeto, cria raízes bastante poderosas, diferindo em força... Esta circunstância permite, entre outras coisas, a formação de novos crescimentos ao longo da vida da planta. Mas você precisa entender que todas as raízes crescem perto da própria superfície. O sistema radicular fibroso e raso merece um manuseio cuidadoso - caso contrário, a planta pode morrer.

Além das seções privadas, é apropriado dar uma descrição geral da cultura popular de coníferas. A origem de seu nome é de interesse.

Nas línguas eslavas, remonta ao antigo verbo que significa "tecer, tricotar".Os povos turcos chamam o zimbro de archa, e na literatura botânica o termo "veres" às vezes é usado.

O gênero inclui mais de 60 espécies, habitando principalmente as montanhas da zona temperada. A mesma espécie pode variar muito dependendo da situação circundante. Normalmente nas montanhas existem subespécies rastejantes e, em lugares baixos, as arbóreas e arbustivas. As folhas das agulhas, geralmente identificadas com agulhas, podem ser muito diferentes. Variedades dentro da mesma espécie às vezes têm a estrutura foliar mais diversa.

Quase todos os zimbros são dióicos, o que possibilita o cultivo de tênias sem problemas significativos. Os frutos de zimbro pertencem ao grupo dos cones. Eles devem amadurecer no segundo ano, mas às vezes eles se formam durante a primeira temporada. É comum dividir os zimbros em 3 grupos principais:

  • Sabina (inclui muitas variedades exigidas pelos jardineiros);

  • Junípero propriamente dito;

  • Cariocedros (incluindo zimbros arbustos são frequentemente encontrados nas áreas montanhosas do sul e centro da Europa. Na junção da floresta e dos Alpes, você pode ver grandes matagais dessas plantas. As espécies lenhosas são encontradas principalmente nas montanhas da Ásia Central e da Ásia Central . Eles são caracterizados pela resistência a mudanças bruscas de temperatura. No entanto, isso não os garante. Cultivo bem-sucedido nos climas adversos das regiões do norte, uma vez que tal resistência está associada à aeração intensiva de encostas rochosas (há apenas um zimbro-pedra) .

Freqüentemente, jardineiros inexperientes estão interessados ​​em como exatamente o zimbro difere da urze.

A resposta é muito simples - apesar do nome "urze", ele pertence à família dos ciprestes, e a urze é membro da família das urzes (sendo o único gênero). A semelhança biológica entre essas plantas pode ser percebida apenas no fato de ambas não perderem a folhagem no inverno. O aroma do zimbro merece atenção especial.

É causada por um óleo essencial único em sua composição. Ele contém algumas das vitaminas mais valiosas. O aroma do azeite mesclou as notas:

  • adstringência;

  • especiarias;

  • fumaça de fogo.

Tipos e variedades, seus tons

Seria bastante apropriado começar a revisão com um zimbro florestal. Não é à toa que esta agradável planta recebeu o nome de "cipreste do norte". A rigor, não se trata de uma espécie, mas de toda uma seleção de variedades. Entre eles existem formas arbustivas e árvores altas. O traço característico é o topo altamente decorativo e a fruta, que contém uma grande quantidade de óleos essenciais.

Nas florestas, os zimbros podem ser encontrados na vegetação rasteira e em clareiras. (inclusive em clareiras). Às vezes, esse tipo é encontrado nas montanhas. Mas simplesmente pegar a primeira planta que aparecer e plantá-la no jardim seria um ato precipitado. O zimbro-comum é uma espécie que se destaca por possuir a maior cobertura da natureza entre a família dos ciprestes.

Pode ser plantada em qualquer tipo de terreno, em climas quentes e frios, à sombra e ao sol forte, em grupo ou isoladamente.

O zimbro comum pode ser dividido em:

  • piramidal;

  • queda;

  • espalhando amplamente;

  • variedade rastejante.

Na Rússia, uma variedade como Horstmann merece atenção. Uma aparência incomum cria um tronco curvo, atingindo uma altura de 4 m. Brotos lacrimejantes se desenvolvem no tronco e a parte superior inclina-se. Já pela descrição fica claro como a cultura é adequada para composições de jardim de aparência espetacular e fora do padrão. Horstmann cresce em altura até 0,15 m por ano.

Esta planta não cresce bem à sombra. A subespécie Repanda não cresce acima de 0,3 m. Por outro lado, é caracterizado por uma expansão ativa em largura. Outra característica típica são as agulhas alongadas e curvas de cor verde brilhante com uma nota prateada. Os ramos não são muito grossos e, além disso, grossos. Repanda pode facilmente suportar geadas severas, mas o ar seco é destrutivo para esta cultura.

Vertical (com uma coroa piramidal muito estreita) Junípero de Arnold coberto com uma ponta afiada... A planta é caracterizada por um arranjo vertical dos ramos do esqueleto. As agulhas grandes são pintadas em tons ricos de verde ou azul prateado. A altura mais alta do Arnold pode ser de 2,5 m. O limite de crescimento anual é de 0,1 m.

Quanto aos zimbros virgens, eles também diferem na variedade. Entre eles, há árvores de diferentes alturas e arbustos horizontais de todos os tipos.

Os tons das agulhas também variam de forma flexível. Quase todos os zimbros virgens:

  • tolerar geadas;

  • capaz de sobreviver à seca;

  • não impõem requisitos especiais à composição do terreno.

Ao mesmo tempo, um excelente desenvolvimento do sistema radicular é invariavelmente notado. Com seus numerosos ramos laterais, ele “agarra” diretamente qualquer terreno. As bagas em forma de cone azul escuro aumentam o efeito decorativo das plantas, mesmo quando os botões florais caem. Entre os zimbros da Virgínia, o arbusto Grey Owl é especialmente distinto. É atarracado e forma uma coroa extensa de forma geométrica irregular.

Uma característica da subespécie são os cones azul-acinzentados com uma tonalidade azulada. E aqui Glauca é um zimbro de rápido crescimento... Durante o ano cresce até 0,2 m. Também é uma planta alta que atinge os 7 m. A forma de coluna é característica dela.

As agulhas azul esverdeadas da Glauca no verão ganham cor de bronze na estação fria. Os frutos do pinheiro são abundantes e de cor branco-azulada. Apesar de sua resistência ao frio e à seca, uma desvantagem significativa é a perda de cores ricas durante o sombreamento. Também digno de nota é o zimbro cossaco (nome botânico - Juniperus sabina)... Este tipo é despretensioso, podendo ser utilizado tanto em plantios individuais como em grupos.

O zimbro cossaco cria raízes rapidamente, mas precisa de uma boa iluminação. De muitas maneiras, esse requisito é compensado pela resistência ao entupimento do ar. As agulhas semelhantes a escamas de "cossacos" freqüentemente emitem um aroma forte. As bagas de cones nesta espécie não são comestíveis e, em algumas de suas variedades, são até perigosas para a saúde.

Os paisagistas usam ativamente uma variedade de zimbros cossacos como Variegata. São arbustos rastejantes relativamente pequenos, de até 0,8 x 1,5 m, cujas extremidades são geralmente curvas. As pontas dos ramos são de cor creme claro. As agulhas têm um aroma agradável e as substâncias que liberam descontaminam o ar.

A variedade precisa de boa iluminação, irrigação e pulverização sistemáticas.

Rockery Gem é um arbusto atarracado com um arranjo amplo e assimétrico de ramos. Quanto mais velha a planta, mais perto estão da horizontal. As agulhas são coloridas em tom cinza-esverdeado ou azul-esverdeado saturado, diferem em densidade. O crescimento da árvore não é apenas lento, mas também irregular, mas a cultura não impõe grandes exigências ao solo. A poda da coroa não é um problema; o principal nicho no projeto paisagístico são as plantas de cobertura do solo.

O zimbro sólido também merece atenção. É uma árvore de grande altura e densa copa piramidal. O zimbro duro é coberto por agulhas verdes, que têm uma cor amarela clara. Brotos de formato triangular são característicos, agulhas de 0,015-0,03 m de comprimento crescem sobre eles. Deve-se ter em mente que este tipo de planta pode variar muito em diferentes condições ambientais.

Em lotes domésticos e nas cidades em geral, os zimbros sólidos são caracterizados por uma forma colunar estreita ou oval. As árvores masculinas se distinguem por sua copa mais densa. Um zimbro que cresce em uma praia arenosa ou rochosa torna-se uma planta rasteira. Mas se for propagado vegetativamente, então um arbusto maduro é formado. A casca marrom-acinzentada é típica de plantas jovens e maduras, mas com a idade adquire uma cor marrom-avermelhada.

O zimbro sólido habita quase todo o continente euro-asiático. Esta planta cresce com mais freqüência em solos secos, arenosos e bem drenados. Geralmente, pode ser visto um a um, os grupos de árvores de zimbro crescem com menos frequência. Apesar de sua ampla distribuição geográfica, o zimbro sólido está listado no Livro Vermelho.

Já os arbustos redondos são amplamente utilizados em sebes verdes.

Voltando ao zimbro cossaco, deve-se notar que ele tem uma aparência bem diferente. Existem plantas com pontas esmeraldas, azuis, verdes escuras ou amarelas. A diferença pode estar relacionada à geometria, dimensões, resistência às condições climáticas. Pontas amarelas também podem aparecer na variedade Gold Cone. Esta planta foi cultivada na Alemanha e possui uma coroa colunar ou piramidal estreita.

A altura da planta pode chegar a 2-3 m, e a largura - 0,6 m. Uma característica da variedade é o seu rápido desenvolvimento, o crescimento anual é de até 0,15-0,2 m. As pontas salientes dos brotos adicionam charme à colheita.

Contabilidade da zona climática

O cultivo do zimbro na região de Moscou não é difícil. É apenas necessário levar em consideração a resistência à geada de uma planta em particular. Os exemplares importados do exterior nem sempre toleram bem o frio. No norte da região de Moscou, as variedades Blue Alps e Gold Kissen apresentam excelentes resultados. Basta adquiri-los em viveiros profissionais, pois só aí estão adaptados às actuais condições climatéricas.

Para a 4ª zona climática, a variedade "Horstman" também pode ser adequada. No entanto, esta planta tem uma forma de choro. Galhos alongados e espalhados podem quebrar sob a carga de neve. Teremos que colocar uma espécie de "muletas". Na região de Leningrado, você pode plantar com segurança espécies de zimbros rochosos, cossacos e chineses; você só precisará protegê-los do sol na primavera.

Local de coleta

Tendo se familiarizado brevemente com a variedade de variedades de zimbro e com quais são adequadas para climas adversos, é hora de descobrir agora como escolher um local de desembarque adequado. As variedades desta planta que gostam de luz devem ser plantadas em áreas abertas com boa iluminação. Recomenda-se verificar se a terra é composta por rochas leves de argila argilosa ou arenosa. Um pré-requisito para o sucesso é o valor nutricional do solo e um alto nível de umidade.

Cuidados adicionais devem ser tomados para drenar o solo.

Os zimbros podem crescer sem problemas em terras áridas e até mesmo na seca. No entanto, a água estagnada no solo é extremamente perigosa para eles. Quase todos os tipos de zimbro requerem uma boa iluminação e são severamente afetados quando plantados à sombra. Mas há uma exceção a essa regra - as espécies comuns tolerantes à sombra. Na natureza, esta planta se instala na vegetação rasteira, por isso tolera bem a luz fraca.

Outros requisitos para o local de desembarque:

  • espaço aberto;

  • ausência de árvores grandes ou estruturas volumosas próximas;

  • conformidade do solo com as “solicitações” de uma determinada variedade.

Compatibilidade com outras plantas

Ao escolher um local para o plantio de efedrina, é preciso lembrar com quais plantas ela é compatível ou incompatível. Para enfatizar a graça das plantações de zimbro, são usadas urze e bérberis anã de qualquer tipo. As espirais de cor amarela ou laranja podem ser companheiras da cultura de coníferas. Esta combinação é recomendada para:

  • clareiras e gramados ensolarados;

  • margens de reservatórios;

  • canteiros de flores.

Plantar bétulas ao lado de zimbros é um tanto precipitado. Suas raízes poderosas consomem muita água e a éfedra seca. Também é necessário lembrar sua própria influência nas árvores frutíferas. A pera e o zimbro são péssimos vizinhos porque são afetados pelos mesmos fungos. É o suficiente para infectar uma planta e logo a infecção se espalhará ainda mais.

Você não deve colocar plantações de zimbro próximo a freixos, que bloqueiam o crescimento de árvores e arbustos.

Ao escolher um local para o zimbro em um pomar, você deve mantê-lo longe da macieira. Rowan e o espinheiro também se tornarão maus vizinhos. Se não houver escolha e, em qualquer caso, você tiver que plantar coníferas ao lado de uma maçã ou pêra, todas as plantas são tratadas com fungicidas. O processamento primário é realizado o mais cedo possível, muito antes do início da floração.

Características de pouso

Para não sofrer, escolhendo combinações adequadas, alguns agricultores preferem simplesmente plantar zimbro na forma de uma tênia. Mas em qualquer caso, cultivá-lo no campo ou perto de casa só dará um bom resultado se os requisitos agronômicos básicos forem levados em consideração. Mudas com raízes abertas são utilizadas apenas na primavera, nos meses de abril e maio. Você deve olhar não apenas para o calendário, mas também para o clima atual. Um bom resultado pode ser dado plantando no final de agosto ou na primeira década de setembro.

No entanto, plantar uma árvore nessas épocas só é possível em uma situação excepcional, quando o plantio na primavera não era possível. No outono, é aconselhável escolher períodos com poucas chuvas, pois prejudicam a muda. Se estiver claro de antemão que não há datas claras para o plantio, você precisa escolher mudas com um torrão de terra. Mas também são plantadas em campo aberto, o mais tardar entre 28 e 30 de outubro e, com o início precoce do frio, esse período ainda é adiado.

Recomenda-se que as mudas sejam selecionadas a partir de no máximo três ou quatro anos de idade. É necessário comprar material de plantio apenas em grandes fazendas com uma boa base material.

Os especialistas aconselham verificar imediatamente se a cor das agulhas e outras características externas do zimbro correspondem aos parâmetros de uma determinada variedade ou híbrido. Você não deve experimentar mudas que:

  • as agulhas ficaram marrons;

  • ramos estavam pelo menos parcialmente expostos;

  • a parte superior secou;

  • não há crescimento jovem;

  • sinais claros de doença ou infestação de pragas são encontrados.

O desembarque de árvores de grande porte deve ser realizado por especialistas qualificados. O plantio propriamente dito é feito em uma mistura de turfa com solo de coníferas e areia grossa. A areia deve ser desinfetada por aquecimento no forno. Depois disso, ele se instala por cerca de 30 dias, para que a microflora normal tenha tempo de se recuperar. Após misturar os componentes, deve aparecer uma massa homogênea.

Quando a mistura preparada é colocada, é coberta com turfa e serragem. No momento do plantio, não é permitido fertilizar o zimbro com esterco. Isso resultará em queimaduras de raízes e morte de plantas.

Também é proibido soltar o solo ao redor da muda. Apenas a cobertura morta com terra de floresta de coníferas é permitida.

Espaços de pelo menos 1,5-2 m são deixados entre as plantas grandes. As formas arbustivas do zimbro devem ser separadas por pelo menos 0,5 m. O tamanho da cova é selecionado de acordo com as dimensões da muda e de um torrão de terra. Ao plantar espécies de zimbro virgem, uma pequena quantidade de composto é adicionada. O terreno para o tipo de madeira cossaco está saturado com aditivos de farinha de dolomita.

Algumas espécies (incluindo Daurian) podem sofrer queimaduras. Eles são plantados apenas onde há sombra clara à tarde. Para drenar as covas de plantio, use:

  • argila expandida;

  • tijolo quebrado;

  • cascalho.

Regras de cuidado

Rega

A prática agrícola padrão para o cultivo de zimbros em campo aberto não implica a necessidade de irrigação frequente. Mas a maior necessidade de água é experimentada por brotos jovens e variedades de plantas anãs. Se o tempo estiver úmido, nenhuma rega especial é necessária.

Em climas normais de verão, as plantas são regadas duas vezes durante o primeiro mês após o plantio. Em seguida, a rega é realizada em intervalos de 20-30 dias.

Para fazer as coníferas no local se sentirem melhor, você precisa borrifar a coroa. Isso permitirá:

  • livrar-se da poeira e sujeira;

  • melhorar o cheiro de agulhas;

  • ativar a liberação de fitoncidas.

Como todas as outras plantas, os zimbros precisam ser regados de manhã cedo ou tarde da noite.Arbustos e árvores fortes e saudáveis ​​na idade adulta são regados três vezes durante a estação de crescimento. A umidade adequada pode acelerar o desenvolvimento da cultura e aumentar o brilho das agulhas. Para 1 árvore, são consumidos de 10 a 30 litros de água. Mesmo a seca (se não for muito extrema) é bem tolerada pelos zimbros, e é melhor limitar o consumo de água do que desperdiçá-la sem pensar.

Mulching

É quase impossível cuidar dessas plantas sem o uso de cobertura morta. Para manter a umidade normal do solo e reduzir a frequência de irrigação, você precisa colocar materiais permeáveis ​​sob a cobertura morta. Lutrasil funciona muito bem. Além de reter a umidade, também evita a formação de ervas daninhas. Na primavera, a cobertura morta deve ser afastada do tronco, caso contrário, o tronco ficará úmido e começará a apodrecer.

Top curativo

O zimbro de crescimento selvagem se desenvolve em solo pobre em minerais. Apenas as espécies escamosas e chinesas se destacam. Mas você precisa entender que variedades de criação moderna têm requisitos muito mais altos para alimentação e enchimento de covas de plantio... Nos primeiros 24 meses, o substrato plantado deve ser suficiente para o desenvolvimento e enraizamento das mudas. No terceiro ano, começam a aplicar fertilizantes complexos com componentes orgânicos e minerais.

Se o medicamento "Stimovit" for usado, então 0,1 l de solução diluída em 4 l de água é suficiente para a alimentação de raiz. Os fertilizantes granulares são os mais adequados Ava, Royal Mix.

Eles contêm o conjunto necessário de oligoelementos, principalmente magnésio e ferro. Esses suplementos ajudam a evitar a clorose e outras doenças. Para sua informação: as mesmas duas preparações são adequadas para outras culturas de coníferas.

Podando e modelando a coroa

Você pode encontrar zimbros redondos e esféricos com muita frequência. Afinal, é muito mais fácil modelá-lo do que o abeto ou pinho. Ajustar por corte permite que você se livre de:

  • ramos crescendo em um ângulo desnecessário;

  • brotos de cor inadequada;

  • brotos muito fracos ou muito fortes.

Em zimbros no tronco, pode ocorrer uma desproporção no desenvolvimento da coroa. Isso não é apenas feio, mas também ameaça quebrar o herdeiro. A poda competente resolve esse problema com sucesso. Se uma espécie ou variedade é naturalmente "desalinhada", não pode ser corrigida artificialmente.

Eles tentam fazer com que as fatias sejam o mais imperceptíveis possível; o melhor é tirar o podador na última década de junho.

A poda formativa de sebes vivas de zimbro deve ser feita por profissionais treinados. Somente eles podem levar em consideração as peculiaridades do desenvolvimento das plantas e os requisitos do projeto paisagístico. O zimbro não pode ser podado no primeiro ano de vida. Na véspera do procedimento, a planta deve ser borrifada com água. Como sempre, uma ferramenta bem afiada é usada.

Um tópico separado é cuidar dos zimbros no verão na varanda. Nesse caso, é necessário fornecer o máximo de calor à planta. Em casa, os zimbros são fertilizados com misturas especializadas de multicomponentes. Eles devem ser trazidos na primavera e em junho. Como não há muito solo no recipiente, é necessário limitar o fertilizante à metade do fertilizante recomendado pelo fabricante.

Cuidando da éfedra, em casa, a terra deve ser constantemente mantida úmida. Mas não deve estar molhado. Você precisa podar os vasos de plantas uma vez na primavera e uma vez no verão. A poda é necessária se a planta tiver engrossado ou se houver galhos danificados. Tal como acontece com árvores ou arbustos grandes, você precisa cortar o mais cuidadosamente possível.

Métodos de reprodução

A opção mais simples para criar um zimbro é a reprodução da semente. Mas os brotos podem ser esperados com este método apenas um ano após o plantio. Para garantir a germinação adequada, as sementes são estratificadas. Você precisa escolher os cones mais escuros. Não funcionará cultivar a planta com sementes de bagas leves, porque elas não estão maduras o suficiente ali.

As frutas deverão ser embebidas e esfregadas.As sementes extraídas são colocadas em uma solução fraca de vinagre por 30 minutos e depois lavadas com água limpa.

É aconselhável misturá-los com cinza de madeira, moer e segurar por cerca de 20 dias. O desembarque em terreno aberto é realizado apenas sob a condição de cobertura morta com turfa ou húmus. Quando a germinação começa na primavera, as mudas precisam ser isoladas.

Eles tentam plantar as variedades mais valiosas de zimbro por enxerto. O local onde o descendente se conecta ao estoque é coberto com polietileno. Este método não requer etapas adicionais, mas a probabilidade do enxerto de copa é pequena. O método mais promissor de reprodução do zimbro é o uso de brotos. As estacas são cortadas nos primeiros dez dias de fevereiro (para reprodução na primavera), ou de 1 a 10 de junho (para o outono).

Isso se deve ao fato de que as raízes do galho se desenvolverão em 20-25 dias. E eles serão capazes de se enraizar somente depois de mais 2 meses. As mudas no verão e no outono dão resultados piores do que na primavera.

O material de plantio é retirado da parte superior da planta e cuidadosamente monitorado para que não seja coberto com casca de árvore. As variedades rasteiras são propagadas por estacas retiradas de espécimes em crescimento vertical.

Trabalhar no escuro ou em horas nubladas ajuda a evitar danos à planta-mãe e ao próprio corte. O comprimento dos brotos cortados é de até 0,25 m. Os ramos cortados não podem ser armazenados, exceto que podem ser colocados na água por 2-3 horas. A mistura de plantio é preparada com uma quantidade igual de turfa e húmus. As mudas são plantadas em intervalos de aproximadamente 1 m, evitando áreas com luz solar direta.

Doenças e pragas

Juniper, apesar de toda a sua despretensão, pode muito bem ficar doente. O principal perigo para ele são os fungos microscópicos. Devido à Alternaria, as agulhas se desintegram, mas isso só acontecerá depois que a cor da coroa mudar. Ele fica marrom sujo e coberto com uma camada preta. Para combater a Alternaria, você pode usar "Abigu-Peak" ou oxicloreto de cobre.

Uma manifestação da casca marrom é o amarelecimento das agulhas e sua cobertura com uma flor de "teia de aranha". Você pode combatê-lo podando os brotos. Mas se a doença se espalhou muito, você terá que cavar e queimar um arbusto (árvore), após o qual a terra é desinfetada. O câncer de junípero faz com que a cor da casca mude. Logo ele vai secar e rachar, e depois de um tempo a planta morrerá.

Fusarium também é um perigo sério. Ela se espalha através do material de plantio, na maioria das vezes afeta os brotos jovens e espécimes com imunidade fraca. O risco aumenta ao cultivar safras para:

  • solo argiloso denso;

  • áreas com pouca luz;

  • terreno com água subterrânea elevada;

  • terras com chuva estagnada e escoamento de derretimento.

Dos insetos dos zimbros, o mais perigoso é a cochonilha. Você pode ver suas larvas em qualquer parte da coroa. Após a sucção do suco, a imunidade piora e os orifícios e passagens perfurados tornam-se "portões" para o fungo.

O controle de insetos é feito com inseticidas sistêmicos. O beneficiamento é feito tanto na copa quanto no solo, duas ou três vezes por safra com intervalo de 14 dias.

Os fundos são trocados periodicamente para que as pragas não se habituem a eles. O pulgão zimbro também merece atenção séria. É combatido com uma solução de spray com sabão. Das composições da marca, Decis e Calypso merecem destaque.

O ácaro da lula pode ser suprimido:

  • Aktellikom;

  • "Nurelom-D";

  • "César".

Possíveis problemas

Se o zimbro ficar marrom após o inverno e depois as agulhas caírem, ocorre um ressecamento fisiológico devido à falta de umidade em fevereiro e março. Isso pode ser evitado enrolando-se com spunbond ou outro material semelhante. Os zimbros horizontais, para que não sofram fortes nevascas, são sacudidos e os zimbros verticais amarrados. Para evitar o ressecamento em um ano desfavorável, é aconselhável plantar as plantas em sombra parcial clara.Se o zimbro cresceu muito, resta plantá-lo ou cortá-lo ativamente.

Dicas para iniciantes

Não é necessário esperar calor para desembarcar. O suficiente para derreter a neve. Os iniciantes devem prestar atenção em como deve ser a acidez da terra. Uma reação alcalina é necessária para um cossaco comum e várias espécies da Ásia Central. A farinha de dolomita ou a cal apagada ajudam a aumentar a alcalinidade.

Turfa e areia são usadas para acidificar a terra. Outra opção é cobrir o solo com lascas de turfa e aparas.

Os profissionais podem tentar plantar um zimbro adulto no inverno, mas esses experimentos só devem ser realizados com a devida experiência. No horário normal, 100-120 minutos antes do plantio, o caroço de terra deve ser umedecido. Se você quer tirar uma planta da floresta, você precisa escolher espécimes jovens com um sistema radicular subdesenvolvido.

Uso em paisagismo

Você precisa saber como arranjar uma composição em um canteiro de flores com um zimbro. A melhor escolha neste caso é um zimbro cossaco em miniatura. Pode ser combinado com hortênsia, por exemplo. Também vale a pena cultivar zimbro e arbustos para decorar as colinas alpinas. Quanto ao jardim ao estilo inglês, recomenda-se o uso de plantas piramidais e colunares.

Decoradores experientes organizam zimbros ao longo das bordas dos caminhos. Mas eles também podem se tornar o centro de toda a composição, seu preenchimento lógico. Quanto às sebes vivas de zimbro, as opções mais invulgares são constituídas por plantas de altura média. Arbustos anões e árvores muito altas parecem muito mais comuns. O zimbro comum encontra 3 usos no design paisagístico:

  • em áreas de parque e recantos de jardim;

  • no desenho da área local;

  • na decoração de grandes jardins e chalés de verão.

O passo original é plantar zimbros em vez do gramado normal. Sim, correr em um gramado assim é impossível. No entanto, permitirá que você desfrute de uma bela vista e não precisa de uma manutenção cuidadosa extenuante.

Com zimbros, você pode criar não um simples gramado, mas um espaço decorado em uma versão moderna de patchwork. Outra opção original é plantá-la ao longo da cerca.

Mesmo a superfície de madeira, metal ou concreto de aparência mais comum parecerá mais interessante e agradável graças à moldura verde. Mas os zimbros também podem ser usados ​​em jardins ornamentais. Variedades anãs com uma densa estrutura de copa são especialmente boas. Mas as variedades horizontais da planta são mais adequadas para slides alpinos. Em combinação com outras coníferas, arbustos decíduos, juníperos e arbustos podem ser usados ​​na formação de concessões decorativas.

Esta solução será ideal para um jardim japonês. Nos muros de contenção e nas bordas de jardins ornamentais altos, é plantado principalmente zimbro comum. As superfícies das rochas são frequentemente decoradas com plantas anãs com baixa taxa de crescimento. Ao longo do caminho, alguns tipos de coníferas permitem fortalecer o solo e evitar que se desprenda. Para safras em vasos e vasos, as variedades são mais adequadas:

  • Nana;

  • Expansa Variegata;

  • Gelo azul;

  • Filão.

Para variedades e tipos de zimbro, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário