Poda de zimbro: características, tempo e tecnologia

Contente
  1. Cronometragem do corte de cabelo
  2. Tipos e instruções passo a passo
  3. Como aparar diferentes tipos de zimbro?
  4. Recomendações

As sempre-vivas coníferas, que incluem florestas altas ou zimbros do Cazaquistão, têm tido alta demanda ultimamente. Esta árvore tem muitas variedades, tanto na forma de arbustos rasteiros quanto na forma de árvores enormes com uma copa exuberante. Essa abundância de espécies permite que você crie soluções paisagísticas verdadeiramente únicas em qualquer local. É verdade, para isso você precisa conhecer as regras para a poda do zimbro e as sutilezas desse processo.

Cronometragem do corte de cabelo

As coníferas perenes não têm época de crescimento, ou seja, não há tempo para o amadurecimento dos frutos. Isso significa que não há prazos rígidos para a poda dos ramos de zimbro.

Você pode podar esta éfedra na primavera, verão e outono, ou seja, durante todo o ano.

Isso se explica pelo fato de que o cuidado principal do próprio zimbro reside na formação da copa e na limpeza dos ramos velhos e doentes. Além disso, a fim de para que um zimbro adulto seja bonito e saudável, principalmente um silvestre, esse procedimento deve ser realizado regularmente.

A frequência de poda do zimbro também é influenciada pela idade da própria conífera, sua variedade e aparência, bem como a forma que deve ser dada a ela. Então, para criar um zimbro piramidal, a poda deve ser realizada não só com bastante frequência, mas também regularmente.

Em média, os jardineiros profissionais acreditam que é melhor fazer a desgraça do zimbro nos seguintes momentos:

  • na primavera - de abril ao final de maio;
  • no verão - do início de junho a meados de julho;
  • no outono - do início de setembro ao final de outubro.

    No inverno, a poda do zimbro deve ser abandonada. Nesse momento, a planta entra em um período de dormência.

    É muito importante lembrar mais um ponto: a planta é podada uma vez a cada 2-4 anos.

    Uma exceção à regra é a chamada poda sanitária. Se necessário, deve ser realizado não apenas anualmente, mas também várias vezes em 12 meses.

    O zimbro é uma planta perene que cresce muito lentamente. E é por isso que mantém a forma criada de sua coroa por muito tempo. Portanto, se você realizar este procedimento corretamente, poderá decorar seu local com uma planta incomum por muito tempo.

    Tipos e instruções passo a passo

    Atualmente, existem vários tipos principais de poda. Em casa, você pode cortar um zimbro de duas maneiras.

    Apontar

    Nesse caso, cada broto é cortado separadamente, necessariamente cortando o botão já formado. Esta opção é geralmente usada ao formar a copa em plantas jovens.

    Corte cego

    Assume o corte em massa de caules jovens. Normalmente, são utilizadas tesouras de jardim simples e a localização dos botões formados não desempenha um papel especial.

    A poda do zimbro, dependendo da época e finalidade da execução, é dividida em três grupos. Qualquer um deles permite que você crie uma verdadeira obra de arte em sua casa de campo ou enredo pessoal. Além disso, cada versão desse procedimento tem suas próprias características e sutilezas de implementação.

    Poda Sanitária

    Todo proprietário de um zimbro deve fazê-lo quando a neve acaba de derreter. Como o nome indica, essa operação é de natureza benéfica para a saúde.

    O objetivo principal deste procedimento é cortar os brotos de zimbro doentes, quebrados, secos ou infectados.

    É feito a seco com tesoura de jardim ou uma pequena podadora. Primeiro, você precisa identificar os brotos que precisam ser removidos. Com a mão esquerda, você precisa empurrar com cuidado os galhos saudáveis ​​para os lados. Pegue a tesoura de poda com a mão direita e corte a haste danificada em um ângulo de 45 graus, o mais próximo possível do tronco principal saudável.

    O procedimento é feito até que apenas brotos saudáveis ​​e fortes permaneçam no zimbro.

    Todos os brotos cortados e danificados devem ser levados para um local e, se possível, queimados, especialmente se os brotos estiverem infectados com fungo. Os especialistas recomendam realizar este procedimento assim que a neve derreter completamente. No entanto, durante todo o período primavera-outono, é necessário inspecionar regularmente o zimbro para ver se há ramos secos ou danificados. Se algum for identificado durante a inspeção, então uma poda re-sanitária deve ser realizada o mais rápido possível.

    Desbaste

    Esta poda é feita uma vez, no máximo duas vezes por ano e é necessária principalmente para árvores jovens e arbustos de zimbro. Sua essência é cortar os brotos redundantes, apenas bagunçando a copa e interferindo em sua formação adequada e crescimento saudável.

    O procedimento é realizado com um podador. É melhor feito na primavera. O método de poda é cego. Em um ângulo de cerca de 45 graus, todos os ramos que crescem em direção ao tronco são cortados maciçamente. Ou seja, o objetivo do procedimento é podar galhos com crescimento anormal e abrir espaço para o crescimento de brotos novos e saudáveis.

    Também é importante saber e compreender que tal poda de desbaste é necessária não só para potencializar o correto crescimento do arbusto, mas também para torná-lo saudável.

    Afinal, os ramos remotos costumavam interferir na circulação normal e livre do ar, mas agora não o são.

    O esquema é simples - eles removem os brotos que crescem dentro da copa, os galhos que têm uma forquilha e todas as cepas desnecessárias. Como resultado, um tronco uniforme e liso com uma coroa exuberante na parte superior deve permanecer.

    Formativo

    As coníferas têm uma aparência verdadeiramente única. Portanto, a poda da topiaria é uma etapa extremamente importante e necessária do cuidado das plantas. É ela quem permite que você forme e arrume o arbusto lindamente, dando-lhe um formato único. Particularmente popular é o nivaki - um tipo de bonsai, ou seja, poda moldada de zimbro, que permite criar quase qualquer figura a partir dele no local.

    A formação é um exercício bastante simples, desde que a forma mais simples seja escolhida. Quanto mais complexa for a forma que deve ser dada ao zimbro, mais tempo e esforço terão de ser gastos com ele.

    Em princípio, a essência do próprio procedimento é simples - a poda cega remove cerca de 20% de todos os novos brotosenquanto nas laterais e no ponto mais alto da copa, é permitido cortar ramos não mais do que um terço de todo o seu comprimento.

    É preferível realizar a poda formativa algumas semanas após a primeira poda sanitária dos ramos, ou a meio do verão, para cortar os rebentos já lenhificados, que prejudicam o aspecto do zimbro como um todo. Galhos extras secos são cortados o mais próximo possível do tronco, enquanto os brotos vivos são cortados em um ângulo de 45 graus., deixando um pequeno coto com cerca de 3 cm de comprimento Os locais de corte em si não precisam ser processados ​​após o procedimento. Porém, após o término da poda, é melhor fertilizar ou borrifar o zimbro com qualquer ração orgânica.

    É importante lembrar que antes de formar a copa é necessário estudar as características da variedade de um determinado zimbro e as nuances de seu crescimento.

    De acordo com esses dados, é necessário escolher a forma de corte correta. Caso contrário, mesmo os resultados do trabalho mais árduo serão plantas com uma forma incompreensível, que se perde rapidamente.

    Como aparar diferentes tipos de zimbro?

    A poda da copa é necessária para todos os tipos de zimbro, sem exceção, porém, algumas variedades necessitam de corte exclusivamente sanitário dos ramos, enquanto outras, ao contrário, apenas formativas.

    É importante saber com antecedência, melhor ainda na hora de comprar, que tipo de poda a variedade de zimbro selecionada precisa e com que freqüência posteriormente será necessário.

    Também é necessário cuidar do formato que a copa da planta terá no futuro. Algumas variedades de zimbro têm uma tendência natural de criar ramos em forma de bola ou pirâmide. Portanto, a poda formativa deverá ser realizada a partir disso.

    Todas as variedades de zimbro devem ser podadas para fins sanitários uma vez por ano - no início da primavera. Depois, a cada dois anos, no início de maio, é realizada a chamada poda de desbaste.

    Mas vale lembrar que alguns tipos de zimbro, em particular o cazaque, crescem muito rapidamente e precisam ser desbastados todos os anos, às vezes 2 vezes por temporada.

    Finalmente, a poda de modelagem só se realiza em tipos decorativos de zimbro, especialmente cultivados para a decoração de um talhão pessoal. Essa poda é realizada aproximadamente uma vez a cada 2 ou até 4 anos, dependendo da variedade da própria planta.

    A poda sanitária é feita pelo método da ponta, e o desbaste e modelagem - apenas pelos cegos, independentemente da variedade e tipo de zimbro. A época da poda em si é a mesma - de abril ao final de outubro.

    Recomendações

    Para que qualquer tipo de poda seja realmente benéfico para o zimbro e deixe a planta excepcionalmente boa, as seguintes regras devem ser observadas.

    • É obrigatório usar apenas um instrumento desinfetado. O corpo humano deve ser coberto com luvas e macacões. Algumas variedades de zimbro têm suco tóxico ou difícil de lavar.
    • Antes de prosseguir com o procedimento, é necessário preparar todos os instrumentos com antecedência e afiá-los bem. Isso é necessário não apenas para um trabalho rápido e conveniente, mas também para obter uma borda viva do corte dos ramos. Na verdade, neste caso, ele vai apertar mais rápido.
    • Embora a poda possa ser feita entre a primavera e meados do outono, é melhor fazer isso logo depois que a neve derreter.
    • A poda de formação só pode ser feita antes de o zimbro atingir 1,5 anos e só é adequada para plantas saudáveis.
    • Os ramos devem ser cortados totalmente no tronco principal ou deixando pequenos tocos de até 3 cm de comprimento.
    • Ao escolher uma forma para a formação da coroa de um zimbro, é muito importante levar em consideração o esqueleto natural dos ramos, ou seja, a direção de seu crescimento, a forma e a resistência da ramificação.
    • Cerca de 10 dias antes e depois da mesma época da poda, o zimbro deve ser alimentado com fertilizantes minerais ou orgânicos.

      A poda do zimbro é um procedimento muito importante e necessário para o crescimento e desenvolvimento de uma planta saudável e bonita. Concluído de acordo com todas as recomendações anteriores, permitirá a todos criar uma verdadeira obra de arte no site.

      O vídeo a seguir apresenta uma oficina de poda de zimbro no estilo bonsai.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário