Como cultivar um zimbro a partir de sementes?
Mudas de zimbro prontas são mais fáceis de cultivar do que sementes, mas os arbustos jovens custam muito dinheiro e raramente se adaptam às condições de uma determinada região. Uma maneira mais barata e confiável de propagar um zimbro é cultivá-lo a partir de sementes. É claro que esse método levará mais tempo, mas, como resultado, o jardineiro tem maior probabilidade de receber plantas saudáveis.
Peculiaridades
Na natureza, a cultura quase sempre é propagada por sementes. Mas as sementes não podem se orgulhar de uma germinação promissora, então o processo de desenvolvimento de um novo arbusto é bastante demorado. Devido a isso em algumas áreas esta planta é protegida por lei, mas os cones de zimbro podem ser colhidos em qualquer lugar sem infringir a lei.
Em casa, com a germinação das sementes, não é possível cultivar todas as variedades, para isso, na maioria das vezes, são utilizadas sementes de zimbro comum e cossaco. Este método de reprodução perde características varietais e, portanto, costuma-se usar métodos de melhoramento vegetativo. Os brotos crescidos podem ser usados para o estoque. Muitas vezes o arbusto torna-se a principal decoração de paisagismo, por exemplo, pode ser usado para criar uma cerca viva.
Ao contrário de um zimbro cultivado a partir de um broto pronto, um espécime propagado por semente tem longevidade, resistência e despretensão para as condições de detenção.
Quando plantar?
As sementes são obtidas a partir de cones de zimbro. Essas frutas são externamente semelhantes às bagas. Após a polinização, os cones amadurecem por dois anos. A coleta de cones é realizada do início de setembro ao início de novembro. Para coletá-los, você pode colocar um lençol sob o arbusto e sacudir suavemente o tronco. - os cones caem facilmente dos ramos. O plantio próprio em vasilhame também é realizado no outono, em outubro ou novembro.
Preparação
As sementes podem ser plantadas em terreno aberto ou em vasos, mas só podem ser transplantadas para um local permanente aos 3-5 anos de idade. Nesse período, a muda deve ser cuidada com cuidado e, portanto, é mais conveniente germinar a semente em um recipiente e depois deixá-la amadurecer sob um abrigo.
Para plantar sementes, recipientes ou caixotes servirão. Como substrato, você pode usar um composto de areia e turfa em proporções iguais, você pode adicionar esfagno. Alguns jardineiros aconselham suplementar a mistura com solo sob um arbusto adulto. - vai estimular o crescimento do sistema radicular devido ao conteúdo na composição de cogumelos especiais.
Para a extração das sementes, os cones são colocados em água ou solução ácida fraca, a seguir são triturados, as sementes são retiradas, bem secas e enviadas para local fresco e seco ou imediatamente preparadas para o plantio.
Uma etapa importante no preparo das sementes é a estratificação. O processo envolve o endurecimento do material de plantio para uma melhor adaptação às novas condições, para isso pode-se usar uma geladeira ou um recipiente que é colocado sob a neve. O tempo de residência das sementes em condições de temperaturas negativas deve ser de 3 a 4 meses - o processo de estratificação aumenta significativamente sua germinação.
Tecnologia passo a passo
O processo passo a passo de plantio de sementes de zimbro é o seguinte:
- no solo preparado no local ou no recipiente, semeie a uma profundidade de 15-18 mm;
- o intervalo recomendado entre dois grãos é de 2-3 cm, entre as linhas - 5-7 cm;
- polvilhe as sementes com uma mistura de turfa e areia, e jardineiros experientes recomendam o uso de cama de coníferas;
- regar o local de pouso;
- coloque as caixas de mudas em local bem iluminado e deixe a uma temperatura de + 18 ... 20 graus Celsius;
- dentro de um mês, os brotos começarão a eclodir.
Cuidados de acompanhamento
Os brotos são mantidos no contêiner de mudas por pelo menos 3 anos. Todo esse tempo, a planta precisa de cuidados adequados. As mudas não são mantidas na sombra, caso contrário, seu desenvolvimento será retardado. Você pode levar as panelas para fora.
Recomenda-se ao agricultor manter uma umidade moderada do solo. É necessário afrouxar regularmente o solo e remover pequenas ervas daninhas. As mudas vão se sentir bem na varanda envidraçada, mas é importante manter a temperatura pelo menos + 10 ... 12 graus Celsius. Acredita-se que a cultura gosta muito de ar puro, por isso muitas vezes é necessário ventilar o ambiente onde estão as mudas. Os brotos não precisam de fertilizantes especiais.
É preciso regar as mudas regularmente, às vezes dá para borrifar as plantas, mas com muito cuidado, evitando a estagnação da umidade.
Se uma planta a partir de sementes é cultivada em terreno aberto, no inverno ela precisa ser isolada com turfa, patas de abeto ou agrotex. Mudas em recipientes para o inverno ficam escondidas no porão ou na varanda a uma temperatura de pelo menos -10 graus. Na primavera, a proteção é gradualmente removida - é impossível atrasar este processo, para evitar umidade e apodrecimento pelo calor.
Transferir para um lugar permanente
Como já mencionado, plantar um arbusto cultivado a partir de sementes, um lugar permanente pode ter pelo menos 3 anos de idade. Recomenda-se realizar o procedimento em um dia fresco. A cultura prefere crescer em solos arenosos, calcários, úmidos e respiráveis. Não se esqueça de manter um caroço de terra ao transplantar e deixar um espaço de pelo menos meio metro entre duas cópias durante o plantio em grupo. Vamos considerar o processo de transplante passo a passo.
- Cave um buraco com um diâmetro 2 vezes maior que o sistema radicular do caule.
- Algumas semanas antes do plantio, providencie a drenagem com uma camada de 15-20 cm.Você pode usar tijolos quebrados e areia.
- Prepare uma mistura de nutrientes. Você pode combinar turfa, areia e solo de gramado em proporções de 2: 1: 1, respectivamente, e adicionar 200 g de nitroammofoska. Preencha 2/3 do buraco com este composto.
- Quando a mistura assentar (após 2 semanas), você pode começar a plantar. Coloque a muda no buraco de forma que o colo da raiz fique ligeiramente acima do solo.
- Preencha o espaço vazio com sobras de solo sem fertilização.
- Umedeça o círculo do tronco completamente. Quando a água for absorvida, aplique cobertura morta no local de plantio.
A partir da segunda primavera, os brotos começam a se alimentar. A primeira vez que isso é feito em maio-junho, misturas especiais para coníferas são adequadas para iniciar a fertilização. O complexo está espalhado ao redor do rebento, ligeiramente solto do solo e umedecido. E também a planta precisa ser alimentada no meio ou no final do verão.
O esterco e o esterco de aves, muito difundidos na agronomia, não podem ser usados como fertilizante para esta cultura, uma vez que uma quantidade excessiva de nitrogênio pode provocar a morte de um arbusto. As plantas jovens são regadas em pequenas porções pela manhã, no outono recomenda-se aumentar a porção de água.
Doenças
Esta cultura tolera mal os danos causados por doenças. Mesmo os espécimes que conseguiram germinar a partir de sementes nem sempre conseguem evitar esse destino. As doenças mais comuns do zimbro são ferrugem, murcha de galhos, queimaduras solares. Muitas vezes, a planta se torna uma vítima vários fungos.
Normalmente, essas doenças ocorrem em um verão chuvoso e fresco, por isso os jardineiros são aconselhados a tomar cuidado com a prevenção durante esse período. Assim, para prevenir doenças, pode-se utilizar os meios "Fitosporin", "Topsin M", "HOM".
O cultivo de coníferas a partir de sementes é descrito em detalhes no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.