Junípero azul: as melhores variedades e características de cultivo
O zimbro azul é uma cultura frequentemente encontrada em várias plantações em locais públicos. Agricultores privados e proprietários de casas também acharão uma boa ideia familiarizar-se com esta planta.
Peculiaridades
Os zimbros azuis são uma das espécies atraentes de arbustos perenes. Além das agulhas de cor característica, uma ponta afiada é típica delas. Esta planta pertence à família Cypress. A altura dos arbustos pode chegar a 5 m. Mas a maioria dos exemplares não é superior a 2-3 m. O arbusto atinge no máximo 0,7 m de largura.
Brotos rígidos e de crescimento vertical se ajustam confortavelmente ao tronco. Graças a esta estrutura, a planta parece uma flecha. Os galhos começam quase do próprio solo. Ao contrário das culturas convencionais de coníferas, esses ramos não morrem com o tempo, mas mantêm sua aparência atraente.
A geometria do zimbro azul não muda, mesmo em condições de tempo muito ruins; não afeta sua idade também.
As vantagens indiscutíveis do zimbro azul são:
excelente resistência ao frio (graças a ela, a cultura pode ser cultivada até mesmo nas regiões do norte da Rússia);
resistência decente à seca;
coroa compacta, que permite dispensar cortes de cabelo frequentes;
excelente compatibilidade com colheitas decíduas e coníferas.
Os zimbros azuis também são atraentes do ponto de vista prático. Esta espécie contém muitas substâncias anti-sépticas, principalmente fitoncidas. Bagas de zimbro são boas para consumo humano. Eles contêm não apenas vitaminas e óleos essenciais, mas também uma grande quantidade:
cálcio;
magnésio;
manganês;
potássio;
cobre;
zinco e outros oligoelementos importantes.
Além do efeito anti-séptico, as bagas de zimbro ajudam a reduzir a severidade das cólicas. Eles também têm um efeito antifúngico bastante forte, ajudam a estabilizar a digestão e suprimem a dor nas articulações. Em empreendimentos farmacológicos sérios, os medicamentos são feitos de bagas de zimbro para:
artrite;
reumatismo;
patologias renais e gástricas;
inflamação das articulações;
problemas com o coração e vasos sanguíneos.
Mas os frutos do zimbro azul também podem ser usados como aditivos em bebidas alcoólicas, no processo de salga de carnes e na obtenção de temperos. Eles também podem ser usados para cuidar de sua pele. Ao mesmo tempo, as características decorativas do zimbro azul são preservadas ao longo do ano. Ele pode ser usado amplamente e em uma ampla variedade de áreas.
Regras gerais para cultivo
Cuidar desta planta não é particularmente difícil. Os especialistas aconselham o início de experimentos com mudas de viveiro adaptadas localmente. No entanto, mesmo uma experiência mínima de horticultura permite que você decida por um cultivo independente dessa cultura. Pode ser propagado tanto por sementes quanto por estacas. O método de corte é muito mais eficaz.
As estacas são plantadas ao ar livre nos meses de primavera. Somente sob essa condição suas raízes serão finalmente formadas e fortalecidas antes do início do inverno. Para preparar o material de plantio, use os topos das plantas. Eles devem ser cortados, deixando uma pequena parte da velha casca. Uma quantidade desnecessária dessa casca é simplesmente cortada.
Quando as mudas estão prontas, devem ser tratadas com estimulantes de crescimento e imediatamente transplantadas para solo úmido. Um substrato adequado é feito de uma quantidade igual de areia e turfa. As estacas devem ser plantadas em um pequeno ângulo.O recipiente usado é imediatamente reorganizado onde é quente e leve. As plantações são pulverizadas sistematicamente a partir de um borrifador.
Geralmente, leva de 8 a 12 semanas para esperar o aparecimento das raízes. Então, os arbustos se desenvolverão rapidamente. O transplante para o local reservado ao mato deve ser feito com torrão de barro para melhorar o desenvolvimento da planta.
O local de pouso deve ser ensolarado e bem protegido de correntes de ar.
No primeiro ano de desenvolvimento, as mudas jovens devem ser protegidas adequadamente do sol excessivamente forte. O poço de pouso é preparado com antecedência. Deve ter o dobro do tamanho do pedaço de terra junto com as raízes. O local de desembarque deve ser drenado e uma mistura de nutrientes para coníferas deve ser colocada nele. Se o solo for excessivamente ácido, adicione um pouco de cal.
Os próprios zimbros são plantados de forma que o colo da raiz fique ao nível do solo. Ao redor do local de plantio, coloque cobertura morta de lascas ou casca de pinheiro. Se você não aplicar cobertura morta nas plantações, será mais difícil cuidar delas e as plantas perderão sua aparência bem cuidada. A umidade não é muito crítica, mas ainda é melhor regar o zimbro sistematicamente. As plantas do primeiro ano de desenvolvimento são regadas com a maior freqüência possível para acelerar o estabelecimento do sistema radicular.
Normalmente, aos 10 anos de idade, os zimbros azuis crescem até 2,5-3 m. É necessário proteger essas plantas de uma doença tão perigosa como a ferrugem. Assim que suas primeiras manifestações são notadas, os ramos doentes são removidos e as próprias plantas são borrifadas com preparações sintéticas. Os inseticidas ajudam a combater pulgões e mariposas.
Tipos e variedades
Junípero "azul gelo" é um arbusto da seleção americana com maior efeito decorativo. Esta planta tolera perfeitamente os invernos da zona média, é resistente à seca e "adora" o sol. Os arbustos rastejantes podem ser horizontais e verticais. Anão "Ice Blue" pode cobrir um diâmetro de até 2 m, formando um denso tapete verde-azulado. O crescimento do rebento é lento, máximo de 0,15 m por ano.
As escamas cilíndricas das agulhas desta variedade podem mudar ligeiramente de cor dependendo da estação. Nos meses de verão apresenta uma coloração verde-azulada, e na estação fria aproxima-se do tom aço, mas com notas lilases individuais. Os arbustos de zimbro velhos podem produzir cones redondos de tamanho médio - bagas. "Gelo azul" capaz de sobreviver a uma pequena queda na temperatura de -30 graus.
Existem boas perspectivas de cultivo desta planta na faixa do meio e nas grandes cidades.
Uma escolha boa o suficiente pode ser "Blue Swede"... Ele, segundo informações de outras fontes, "Blue Swede"... É uma planta rasteira com maior maciez. A beleza das agulhas é extraordinária, distingue-se por uma elegante cor azulada. O zimbro escamoso também é muito resistente a eventos climáticos adversos.
Ele pode viver mais de 250 anos. Além disso, esta planta pode prosperar em uma área bastante modesta. A altura de copa mais alta registrada não excede 1,5 m. "Blue Swede" aconselhar em pequenas porções de água, mas regularmente. Esta planta precisa de muita luz solar.
Zimbro horizontal "Floresta Azul" não é inferior às variedades listadas acima. Esta variedade é uma planta cultivada que habita naturalmente as encostas das montanhas nos territórios canadense e americano. O crescimento do arbusto por ano não é superior a 0,08-0,1 m. Como a planta é um fígado longo, você precisa escolher um local para plantá-la o mais cuidadosamente possível. O diâmetro da coroa pode chegar a 2 m, as agulhas não ultrapassam 0,5 cm.
Variedade "Blue Arrow" mais popular do que todos os outros zimbros azuis em nosso país. A árvore realmente se parece com uma seta apontando para cima. A forma da coroa corresponde a um cone ideal. A altura mais alta da planta pode ser de 5 m. A variedade pertence ao número de plantas verticais.
As agulhas do Blue Arrow são brilhantes, às vezes quase atingindo o azul na saturação. Esta variedade deve ser plantada em solo bem drenado e com acidez moderada. Os rebentos inferiores estendem-se do próprio solo.
Se você precisa de um zimbro com uma coroa de espalhamento elegante, você deve prestar atenção "Azul e Dourado"... A planta na natureza habita o norte da China, Mongólia, Coréia e Hokkaido. O desenvolvimento desta variedade é extremamente lento. Por 10 anos, o arbusto subirá apenas até 0,8 m. Em cones azul-escuros, você pode ver uma flor cinza. Blue & Gold podem ser cultivados tanto na areia quanto na pedra.
Mas essas plantas devem ser plantadas apenas em áreas ensolaradas, caso contrário, perderão sua cor única.
Blue Haven - variedade piramidal do zimbro, originária do norte do continente americano. De acordo com diversos especialistas, pode ser considerada uma das mais belas plantas do gênero. As agulhas são verdes-azuladas ou prateadas.
Merece atenção e "Estrela Azul"... Uma planta compacta desta variedade se encaixa harmoniosamente mesmo em canteiros de flores relativamente pequenos. A variedade foi cultivada em meados do século passado na Holanda. As agulhas às vezes podem atingir um tom turquesa na saturação.
Zimbro cossaco "Danub Azul" encontra ampla aplicação em parques e matagais de arbustos ornamentais. A variedade é caracterizada pelo rápido crescimento (até 0,2 m por ano). Importante: as bagas do Danub Azul são venenosas. Esta planta pode se desenvolver com sombra clara, embora o sol ame mais.
Merece atenção e "Aranha Azul"... Seu nome não é coincidência - um arbusto adulto parece uma aranha. Essa planta é bastante compacta e despretensiosa, mesmo quando cultivada em um pequeno jardim.
"Compacto azul" ainda mais modesto: por volta dos 10 anos, as plantas crescerão até um máximo de 0,3-0,4 M. As agulhas azuis claras em forma de agulha no inverno adquirem uma cor bastante roxa. Você pode usar esta cultura em uma ampla variedade de solos. No entanto, terra solta com uma reação de ácido fraco é preferível para ela. A iluminação não importa muito.
Variedade azul vichita estabelecido em 1979. Uma árvore de propagação vegetativa pode crescer até 6,5 m. O tom verde-azulado das agulhas permanecerá inalterado ao longo do ano.
Quanto ao zimbro "Blue Pacific", então essa variedade pertence às chamadas espécies de plantas costeiras. Ele tem uma coroa densa e rasteja atira pelo chão. As bagas que aparecem nos arbustos são externamente semelhantes aos mirtilos. Uma condição importante para o sucesso do cultivo desta cultura é uma boa iluminação combinada com umidade normal (não muito alta!) Do solo.
Variedade "Moffat Blue" resistente ao inverno. Esses zimbros são baixos (máximo 1 m). As agulhas verde-azuladas formam uma ampla coroa piramidal.
A altura de 0,5-1 m é típica para zimbros. "Brilho azul"formando brotos elevados.
Esta variedade pode crescer em terras muito diferentes, mesmo em solos bastante pobres.
Exemplos em paisagismo
Esta foto mostra como um zimbro azul atarracado pode parecer bonito em um jardim de pedras. A graciosa combinação de cultura com outras plantas é claramente visível.
A área inteiramente coberta com arbustos de zimbro Blue Pacific também parece boa. Em uma das bordas da composição, as pedras usadas corretamente criam um clima favorável.
Blue Haven é mais bem usado como um elemento dramático de uma paisagem emoldurada por plantas verdes atarracadas.
Para os segredos do cultivo de zimbro, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.