Mosaico da piscina: características de escolha
Os materiais de acabamento da piscina devem ter taxas mínimas de absorção de água, resistir à pressão da água, exposição ao cloro e outros reagentes, quedas de temperatura. Por isso, ladrilhos ou mosaicos são usados para decorar a tigela e áreas adjacentes, fixando-as com cola especial impermeável.
Mosaicos podem ser colocados no fundo e nas paredes da piscina, bem como nas laterais e degraus, superfícies ao redor do tanque.
Peculiaridades
Um mosaico é uma tela de elementos presos uns aos outros. As partículas decorativas são fixadas a um suporte flexível para que o mosaico possa ser usado mesmo em superfícies irregulares. Além disso, mesmo quando os ladrilhos estão bem assentados, é impossível obter a mesma estanqueidade e máxima aderência, o que possibilita a utilização de mosaicos sobre um suporte.
A vantagem do revestimento em mosaico é sua maior durabilidade., que se deve à tecnologia de produção. O material é temperado em altas temperaturas e pode ser baseado em um vidro ultraforte. Isso permite que o mosaico seja usado não apenas para decorar a superfície interna do tanque, mas também como revestimento de piso próximo a ele.
Os mosaicos de piscinas devem ter um coeficiente de absorção de umidade não superior a 6%. Caso contrário, o material reterá umidade, o que levará rapidamente à fragilidade.
Visualizações
Dependendo do material utilizado, a superfície do mosaico pode ter uma ou outra aparência, ter diferentes características e, portanto, o escopo de utilização.
Existem vários tipos de coberturas de piscina.
- Mosaico cerâmico. É baseado em argila altamente plástica e aditivos. A matéria-prima é extrudada e prensada e então queimada em altas temperaturas. É caracterizado pela força, resistência a temperaturas extremas e alta umidade (a absorção de umidade é de apenas 0,5%). Além disso, este mosaico é impermeável até mesmo a agentes de limpeza agressivos, por isso é frequentemente utilizado como revestimento de pisos.
- Cerâmica de porcelana. Em sua composição, é semelhante à porcelana. É à base de argila branca, quartzo, feldspatos, além de óxidos metálicos para dar cor ao produto acabado. Graças à tecnologia de queima de alta temperatura, os mosaicos de cerâmica de porcelana têm uma superfície semelhante a vidro durável. Como regra, não é coberto com esmalte.
- Mosaico de vidro em uma grade. Assemelha-se a azulejos de cerâmica, mas sua diferença é a refração da luz, devido à qual efeitos ópticos interessantes são alcançados. Há uma superfície de vidro tipo espelho, que também é durável e autolimpante.
É o material de revestimento mais utilizado, pois sua absorção de água é de quase 0%. Isso evita que os ladrilhos acumulem umidade, mesmo que sua superfície esteja danificada. Além disso, é adequado para o acabamento de piscinas exteriores, resistência ao gelo até 100 ciclos. O mais popular é o mosaico chinês, que demonstra a melhor relação custo-benefício.
- Ladrilhos de mosaico de concreto. É à base de concreto com pigmentos coloridos, o que explica o aumento da resistência do material. No entanto, apesar da sua grande resistência (segundo este indicador, "ultrapassa" até o clínquer), o material raramente é utilizado para a decoração de piscinas. Isso se deve à sua aspereza e aspereza.
- Metálico. É uma placa de metal fina fixada na base. São submetidos a um acabamento anticorrosivo especial, portanto caracterizam-se pela durabilidade mesmo em condições de alta umidade. No entanto, o material não é adequado para uso externo e forro de piscina interna.
- Cerâmica quebrada. Possui as mesmas características de desempenho da contraparte de cerâmica, mas difere na presença de muitos seixos. Os últimos apresentam bordas desiguais e diferenças de pigmentação, que, quando os raios do sol são refratados, fornecem um efeito de espelho.
Junto com os mosaicos cerâmicos, a versão quebrada é amplamente utilizada na decoração de piscinas e arredores.
Cores e textura
Ao escolher um painel para uma piscina exterior, deve dar preferência a materiais resistentes ao gelo. Para o projeto de degraus, áreas de caminhada, deve-se escolher um material não vidrado com alto coeficiente de deslizamento. Quanto mais alto o último valor, mais segura é a superfície. É ótimo se o coeficiente de atrito for de 0,75.
Os materiais das classes B e C são adequados. Os materiais do primeiro tipo são projetados especificamente para instalação em piscinas e chuveiros, os últimos demonstram o máximo desempenho antiderrapante.
As melhores opções de revestimento são o clínquer não esmaltado, o grés porcelanato e o mosaico de vidro. Decorar com pedras naturais não se justifica, uma vez que a atratividade e o luxo do material se perdem na água, e o próprio material parece opaco e monótono. A versão de clínquer é utilizada para revestir superfícies próximas à piscina, e espelho ou mosaico liso para acabamento de superfície subaquática.
Além disso, o uso de uma sombra clara de uma versão em mosaico ou espelho torna mais fácil avaliar visualmente a pureza da água e permite que você perceba objetos estranhos no tanque em tempo hábil. Acredita-se que os tons escuros, excessivamente claros e ácidos são deprimentes, mas a piscina ainda é um lugar para relaxar.
Os especialistas recomendam optar por um mosaico de tons pastéis calmos. (bege, areia, leitosa) ou cores próximas a tons de água (azul, azul claro, turquesa). Muitas vezes, as paredes laterais da tigela são decoradas com listras horizontais da mesma cor, mas em tons diferentes. Usando faixas da mesma largura, o nível de água na piscina pode ser facilmente monitorado.
Se o fundo e as paredes tiverem muitas áreas irregulares, você deve escolher um mosaico com pequenos elementos, pois é mais flexível. Além disso, se alguma parte do mosaico estiver danificada, pode ser facilmente substituída.
Se for considerado um painel complexo, os fragmentos também devem ser pequenos, de preferência de formato quadrado. Um mosaico com bordas salientes arredondadas é seguro. Deve ser escolhido para superfícies nas quais você tenha que caminhar.
O que é necessário para estilizar?
Escolhendo um mosaico, você deve tomar cuidado com um adesivo para azulejos adequado. Deve ter características como resistência à água e ao gelo, boa elasticidade e aderência, resistência a mofo e bolor, reagentes químicos, principalmente cloro.
Regra geral, os adesivos destinados à fixação de mosaicos em divisões com elevada humidade são marcados "para a piscina" ou "água". A cola de alta qualidade contém misturas de cimento e as misturas de argamassa contêm resinas epóxi.
Vale ressaltar que não podem ser chamados de baratos, porém, o preço mais alto é plenamente justificado pelas melhores características técnicas. Não podemos esquecer que economizando cola, você pode perder até o acabamento mais caro e de alta qualidade.
Além dos mosaicos e da cola, é preciso cuidar da impermeabilização do tanque.
Para tanto, diversas formulações podem ser utilizadas.
- Misturas penetrantes - após penetrarem nos poros e fissuras do material, tais composições cristalizam, o que garante a estanqueidade superficial.
- Misturas de polímero de cimento - composições para revestimentos impermeabilizantes à base de cimento e plastificantes.
- Uma mástique à base de borracha líquida, sobre a qual é colocado um tecido de reforço.
Sem dúvida, no processo de trabalho você se deparará com a necessidade de cortar um fragmento. Não é recomendado o uso de alicate de corte, pois pode danificar o material, quebrar, ter bordas desiguais. Recomenda-se comprar um cortador de azulejos ou vidro para o corte.
Cálculo de materiais
Para determinar a quantidade necessária de mosaico, você deve calcular a área do tanque e adicionar outros 10-15% do material ao resultado.
Você pode calcular a quantidade necessária de cola, dependendo da área da piscina e do consumo de material por 1 m². m. Este último está indicado na embalagem da cola. Como regra, é 1,4-1,5 kg / sq. m com uma espessura da camada de cola de 1 mm. No entanto, esse consumo é focado em superfícies ideais, na prática é de 2-7 kg / sq. me depende do tipo e da regularidade da base, do tipo de mosaico, do tipo de espátula (tamanho dos dentes, ângulo de inclinação).
O consumo da mistura de rejuntes é feito levando-se em consideração as peculiaridades do formato e espessura da folha do mosaico, a largura das juntas entre as folhas.
Exemplos de revestimento
Usando um mosaico de diferentes tons, você pode obter este ou aquele efeito. Portanto, se quiser aumentar visualmente a área da piscina, faça o layout do fundo com materiais mais escuros que as paredes.
Se você decidir tornar a piscina um destaque da paisagem, escolha um mosaico de tons brilhantes - verde, amarelo, dourado, rosa.
Na hora de decorar as paredes e o fundo, pode-se usar diferentes tons do mosaico, mas sujeito a sua proximidade de cores. Um efeito interessante pode ser obtido alternando diferentes tons do mosaico em um padrão xadrez.
O uso de fragmentos contrastantes permite enfatizar a originalidade da forma do tanque. Como regra, listras, padrões geométricos são dispostos, no entanto, é possível executar padrões mais complexos e ornamentados. Piscinas em estilo oriental e antigo são encaradas da mesma forma.
Dentre os ornamentos populares criados por mosaicos, pode-se notar desenhos sobre o tema marinho, imitação do fundo do mar, temas de mitos ancestrais.
Como escolher um mosaico para a piscina, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.