Tudo sobre as enxadas
A variedade de ferramentas de jardim é impressionante em sua variedade. Cada residente de verão escolhe seu próprio conjunto de ferramentas favoritas que facilitam o processo de trabalho no local. No entanto, mesmo os dispositivos mais poderosos e modernos podem não ser reclamados em um celeiro ou garagem. Já as ferramentas clássicas para terraplenagem na forma de enxada serão usadas tanto pelo jardineiro quanto pelo residente de verão. Nem uma única temporada de verão pode prescindir de tal dispositivo.
O que é isso?
Desde os tempos antigos, as pessoas usaram vários dispositivos para cultivar a terra. A mudança e o aprimoramento do instrumento foram muito lentos. O equipamento era muito pesado, pesado e às vezes apenas complicava o processo de cultivo da terra. A questão de inventar uma ferramenta mais perfeita para cultivar a terra estava se formando. Para que ele ajude rapidamente a lidar com o trabalho, fique bem confortável e não seja pesado. Então foi inventada a enxada, que foi um dos primeiros dispositivos para o cultivo do solo. Parecia muito interessante e era uma vara comprida com uma faca afiada na ponta, e em vez de uma pedra, presas de mamute, conchas ou chifres de animais grandes podiam ser usados.
Hoje em dia, uma enxada de jardim ou de campo parece muito normal. Esta é uma ferramenta útil porque você pode trabalhar com todos os três lados dela. Enquanto no solo, a ferramenta processa a camada superior e também cria ranhuras. Esses sulcos são então muito necessários para a semeadura. O metal de alta qualidade deve ter um afiamento especial. Durante a operação, a autoafiação é realizada. Devido ao seu baixo peso, pode cortar matas densas, mas sem tocar no solo.
Importante! O princípio de design desta ferramenta manual foi usado para projetar o cultivador.
Todo especialista sabe que uma ferramenta triangular versátil é ideal para o cultivo de terras. Este modelo possui cantos agudos, pelo que é muito fácil fazer sulcos em forma de carrapato. Para o gramado, use uma enxada com lâmina fina. O conforto de usar a ferramenta depende do ângulo de inclinação. Para remover a grama, você também deve realizar todas as ações em um determinado ângulo. Muitos jardineiros gostam de usar uma enxada com lâmina curva e côncava. Antes de comprar uma ferramenta, você precisa escolher para que finalidade ela será usada.
Onde é aplicado?
Parece que a enxada para cultivar a terra é extremamente simples. Muitas vezes também é chamada de enxada. Devido aos diferentes tamanhos de lotes, muitos proprietários de chalés de verão precisam trabalhar rapidamente. Para o jardim, é muito cómodo devido ao cabo comprido. Seu comprimento deve ser proporcional à altura de seu dono. É muito confortável e versátil. Devido ao seu design, possui uma superfície de trabalho sólida.
A variedade de enxadas implica diferentes aplicações, a saber:
- uma ferramenta holandesa em um suporte de metal tem um furo que facilita muito a enxada, mas devido a esse furo, o solo é peneirado durante o processo de sacha ou amontoamento;
- uma enxada com uma base larga é muito necessária para o jardim; se o solo for bastante macio, essa ferramenta é perfeita para o jardim;
- para solos pedregosos, você precisa de uma ferramenta com lâmina estreita;
- para remover ervas daninhas, você deve prestar atenção à opção com uma superfície de trabalho estreita;
- uma enxada com superfície arredondada tem maior resistência e é muito mais conveniente durante a operação;
- se desejar, você pode fazer algumas atualizações nesta ferramenta manual; alguns engenheiros sugerem fazer uma dobra especial ou um botão redondo;
- com a enxada, é muito fácil limpar o caminho com a grama, o que é possível devido às pontas pontiagudas nas laterais;
- o pequeno formato da enxada em forma de dente de arado é necessário para soltar a terra, amontoar vegetais ou recolher ervas daninhas com raízes;
- para fazer um gramado bonito, deve-se prestar atenção na ferramenta com ponta oval;
- uma pequena enxada, que não ultrapasse 7 cm de largura, é extremamente necessária para o trabalho entre as linhas na sua emergência inicial.
Uma ferramenta manual pode ter duas extremidades de trabalho, mas de formatos e larguras diferentes. Isso ajudará a cultivar o solo das vinhas. A simplicidade e facilidade desse trabalho são proporcionadas por uma alça compacta e confortável. Alguns jardineiros podem fazer a ferramenta sozinhos. Para fazer isso, você precisa de uma baioneta clássica ou com uma pá de bandeja retangular. Ele precisa ser alinhado e aparado em um ângulo de 45 graus e, em seguida, aguçado nas bordas. Devido ao cabo pesado, a ferramenta será bastante eficaz.
Com um pouco de experiência e conhecimento, usar uma enxada é muito fácil e eficaz para realizar muitos trabalhos no terreno. Os métodos de trabalho dependem do tipo de solo cultivado. Se a área da cama for muito estreita, todas as ações devem ser abruptas e objetivas. Em áreas com grande área, vale a pena fazer movimentos suaves, como ao trabalhar com um arado.
Visualizações
As enxadas têm uma grande variedade de características, já que o trabalho no jardim é completamente diferente. Existem vários tipos em lojas especializadas.
- Uma enxada para vários tipos de trabalho. Ela tem uma parte funcional na forma de uma gota, lâmina ou trapézio. O tamanho da superfície de corte pode variar de 70 a 200 mm. É muito fácil trabalhar com esse equipamento em terras férteis e férteis. Ela lida perfeitamente com a distância entre as camas.
- A enxada holandesa tem um buraco no meio. Este projeto é muito leve e peneirar o solo rapidamente. Esta ferramenta pode substituir um cultivador. Ele simplesmente remove todas as ervas daninhas e também cria sulcos de sementes.
- Uma pequena enxada que combina duas ferramentas em uma. De aparência pequena, por um lado, desempenha a função de enxada e, por outro lado, de ancinho. Devido à presença de três dentes, ele rasteja facilmente o solo e sai.
- Ferramenta para endireitar bordas de gramado tem uma superfície de trabalho em forma de meia-lua e penetra facilmente mesmo em camadas profundas do solo. Devido a essa estrutura, a enxada cria uma borda nítida e uma borda uniforme.
- Pá elétrica recarregável é uma das variedades de equipamentos de cultivo de terra. Não há necessidade de pensar em um cabo especial e transporte. Basta apertar um botão e começar a trabalhar. Esta é uma opção muito conveniente para aqueles espaços onde não há tomadas ou eletricidade. Dentre as desvantagens de tais equipamentos, pode-se notar seu peso significativo devido à presença de uma pesada bateria de íons de lítio, que deve ser transportada junto com o equipamento. A enxada elétrica precisa ser carregada com a bateria, podendo ser descarregada a qualquer momento.
- Enxada elétrica com cortador difere da versão clássica em sua superfície de trabalho. Devido ao trabalho do motor, aplica-se pressão ao cortador triplo e o solo é cultivado. Esse equipamento penetra mais profundamente no solo graças a um bico incomum. Entre as desvantagens desse modelo, é possível notar o maior tempo gasto no processamento do site.
Uma enxada moderna pode ser autoafiável, o que facilita muito o processo de trabalho em uma casa de veraneio. Em forma, existe um modelo reto, em forma de agulha ou em cunha. Todas as enxadas caseiras são apresentadas com cabo.
Essa enxada de madeira é bastante conveniente de usar, o principal é escolher o tamanho correto da ferramenta. Na casa de campo, também existe uma enxada de ferro ou forjada.
Diferenças de outras ferramentas
Ferramentas com diversos tipos de propósito só têm ganhado popularidade recentemente. Todos os jardineiros e jardineiros são atraídos pela ideia de ter um número pequeno, mas multifuncional, de ferramentas caseiras de verão. Vale a pena considerar com mais detalhes as principais variedades de ferramentas do país.
- Cultivador progressivo. Este dispositivo solta o solo, remove as ervas daninhas dos canteiros usando rodas dentadas giratórias especiais.
- Machado ou ferramenta de bombeiro. Este projeto tem uma longa vida útil e, graças ao seu tamanho compacto, pode ser levado para qualquer lugar com você. Esta é uma ótima ferramenta que será útil tanto em casa quanto no país. Com sua ajuda, você não só pode cortar, mas também soltar o solo.
- Combisystems são selecionados para as dimensões do proprietário e os acessórios necessários são selecionados adicionalmente. Esse equipamento ocupa pouco espaço e é muito mais barato do que comprar algumas ferramentas modernas.
- Cortador plano de Fokin é um equipamento para o cultivo e processamento do solo. É feito na forma de uma placa dobrada, cujas três arestas são nitidamente afiadas. O inventor garante que tal ferramenta pode substituir um forcado, uma enxada, um ancinho e até mesmo um cultivador. A ferramenta será um pouco rasa e soltará a camada superficial do solo.
- Tyapka Zholobov usado para matar ervas daninhas e grama. É muito fácil e simples trabalhar com essa ferramenta. É necessário apenas fazer movimentos alternativos, durante os quais o solo é solto e a erva daninha removida com faca. É uma ferramenta econômica e fácil de fabricar. Graças à alça de design confortável, a carga é distribuída uniformemente em ambas as mãos. O jardineiro gasta muito menos energia ao fazer o mesmo trabalho com uma enxada. A ferramenta se distingue por sua alta velocidade de trabalho. Durante o uso, você não precisa se curvar muito, as costas podem permanecer na posição vertical. No entanto, essa enxada é muito pesada e pode pesar até 10 kg, só pode ser usada em áreas planas, sendo extremamente inconveniente trabalhar entre canteiros. Devido a essas desvantagens, o equipamento é muito inferior às enxadas e enxadas.
- Enxada é uma ferramenta adequada para amontoar batatas ou tomates. Ele faz pentes e pára-choques bem. Para o resto da casa de verão, esta ferramenta é ineficaz.
- O helicóptero é uma enxada tamanho compacto para soltar solo ou despejar ervas daninhas. Este nome da enxada é freqüentemente usado nas regiões do sul da ex-URSS.
- Capina manual tem uma borda de trabalho estreita e afiada. É adequado para controlar pequenas ervas daninhas e capinar em locais muito estreitos.
Importante! Se compararmos uma enxada com uma enxada ou enxada, então ela ganha significativamente em uma série de vantagens.
Sutilezas de escolha
Ao escolher o equipamento para o trabalho agrícola, é necessário seguir uma série de regras e prestar atenção aos principais detalhes. Os recursos de seleção são os seguintes:
- o kit de ferramentas deve ser confiável e preciso;
- a parte de trabalho deve ser feita de aço de alta qualidade;
- é aconselhável escolher opções em lojas com cabo ergonômico, pois no processo de trabalho há pressão constante nas mãos; vale a pena escolher mudas de nogueira ou freixo, e o fundo deve ser bem liso para não machucar as mãos;
- o bico deve ser fundido junto com os fechos de fixação;
- a espessura da superfície de corte não deve ser inferior a 3 mm.
Ao comprar uma ferramenta para chalés de verão, é importante decidir a finalidade de sua operação posterior. Para trabalhar entre pequenos espaços nas camas, você deve escolher uma ferramenta com uma lâmina estreita.Para criar um gramado bonito, você deve olhar para as opções com formato de lâmina oval. Se a enxada é comprada para amontoar ou fazer sulcos, vale a pena olhar para um equipamento com ponta semicircular ou trapezoidal. Essas enxadas trabalham o solo perfeitamente a uma profundidade de 60–80 mm. Para trabalhos em solos argilosos ou rochosos, vale a pena olhar as opções com uma faca estreita. Para solos macios, opções com uma grande superfície de trabalho podem ser usadas.
Importante! Um tipo de enxada bem escolhido servirá como um assistente fiel por muito tempo, deliciará os jardineiros com resultados de trabalho de qualidade e eficazes.
Operação e cuidados
É importante escolher e preparar a ferramenta certa. Freqüentemente, as ferramentas caseiras de verão são feitas de aço carbono, pois podem ser afiadas em casa. O principal é afiar bem a ferramenta antes de começar a trabalhar. Uma ferramenta afiada simplificará muito o processo de trabalho e protegerá suas mãos do aparecimento de bolhas e calosidades. Experiência e uma sequência clara de movimentos são a base para uma atividade de lavoura rápida e eficiente. A ferramenta enferruja muito rapidamente, portanto, as seguintes regras para cuidar de ferramentas caseiras de verão devem ser observadas:
- depois de concluído todo o trabalho, a lâmina deve estar bem limpa de terra e grama;
- em seguida, a base é untada com óleo e armazenada em local seco;
- Antes do uso, é necessário examinar o instrumento quanto à integridade e nitidez; se necessário, deve ser afiado com o auxílio de ferramentas especiais;
- enxadas de aço inoxidável são muito fáceis de cuidar, por isso são mais frequentemente compradas por jardineiros e residentes de verão.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
O comentário foi enviado com sucesso.