Características de grades-enxadas rotativas

Contente
  1. Aplicativo
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Modelos populares

A roçadeira rotativa é uma ferramenta agrícola multifuncional e é ativamente usada para o cultivo de várias culturas. A popularidade da unidade se deve à alta eficiência do processamento do solo e facilidade de uso.

Aplicativo

A roçadeira giratória é projetada para afrouxar a superfície, aumentar a aeração e remover o dióxido de carbono do solo, bem como para destruir os brotos filamentosos das ervas daninhas e pentear as grandes ervas daninhas da superfície. Com a sua ajuda, as culturas de grãos, industriais e em linha são gradeadas tanto nos estágios de pré-emergência quanto pós-emergência. A grade deste tipo é bem adequada para o processamento de soja, vegetais e tabaco, e o processamento pode ser realizado tanto em métodos contínuos como entre linhas. A grade rotativa é especialmente eficaz em áreas secas. Isso permite aumentar as propriedades de economia de umidade do solo, o que, por sua vez, tem um efeito benéfico na colheita futura.

Além disso, a grade com enxada promove a introdução profunda de resíduos vegetais no solo, o que melhora significativamente a fertilidade. A máquina é muito eficaz para soltar o solo e graças à alta folga da estrutura pode trabalhar o solo com plantas maduras. As grades enxadas rotativas podem ser utilizadas em todas as zonas naturais do nosso país com humidade do solo de 8 a 24% e dureza até 1,6 MPa. Os dispositivos têm se mostrado bons não apenas em terrenos planos, mas também em declives com até 8 graus.

Dispositivo e princípio de operação

A roçadeira giratória consiste em uma estrutura de suporte com rodas do tipo sol acopladas, que têm um diâmetro de até 60 cm e estão localizadas em vários blocos sobre um braço oscilante de mola. A mobilidade da alavanca é proporcionada por uma mola especial, que, devido à sua extensão, atua na própria alavanca e as rodas localizadas sobre ela, forçando toda a estrutura a exercer pressão sobre o solo. As vigas-agulhas que compõem as rodas são confeccionadas em aço mola, aparafusadas ou rebitadas ao disco, e em caso de quebra são desmontadas e facilmente substituídas por novas. Os discos de agulha, por sua vez, possuem estrutura móvel, podendo alterar o ângulo de ataque de 0 a 12 graus. As grades-enxadas giratórias estão disponíveis em diversos tamanhos e podem ter larguras de trabalho de 6, 9 e até 12 metros.

Pelo tipo de fixação ao trator, a grade pode ser rebocada ou montada. Os suportes articulados são em sua maioria modelos mais leves, enquanto os pesos pesados ​​são montados como um trailer. Em ambos os casos, assim que o trator começa a se mover, as rodas da grade também começam a girar e afundar no solo por 3-6 cm. Devido à sua estrutura semelhante ao sol, as vigas das rodas rompem a crosta dura do solo e, assim, facilitam a penetração desimpedida do ar na camada superior do solo fértil. Graças a isso, o nitrogênio presente no ar penetra no solo e é absorvido ativamente pelas raízes das plantas. Isso torna possível abandonar parcialmente o uso de fertilizantes contendo nitrogênio durante o período de germinação das sementes. O cultivo das lavouras a partir dos discos agulhados das roçadeiras rotativas é idêntico ao da aplicação de nitrogênio na concentração de 100 kg / ha.

Uma característica do uso de grades para enxadas é a possibilidade de um impacto delicado, mas ao mesmo tempo efetivo, no solo. Para isso, os discos são instalados de forma que, quando as agulhas estão imersas no solo, seu lado convexo fica na direção oposta à direção do movimento. É precisamente o cultivo suave do solo que distingue as grades-enxadas de agulha rotativa das grades de dentes, que já não são utilizadas quando aparecem os primeiros rebentos.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer tipo de máquina agrícola, as grades para enxadas rotativas têm seus próprios pontos fortes e fracos.

As vantagens incluem uma porcentagem muito baixa de danos às plantas durante a gradagem, que mal chega a 0,8%. Aliás, nos modelos dentários citados, esse número chega a 15%. Além disso, os dispositivos podem ser usados ​​em um estágio inicial de controle de ervas daninhas, o que não é possível com outros tipos de grades. Graças a isso, modelos de agulha rotativa são indispensáveis ​​para processar campos de milho no estágio em que 2-3 folhas já apareceram nos brotos. A gradagem neste caso realiza-se a uma velocidade de 15 km / h, o que permite eliminar rapidamente grandes áreas de ervas daninhas.

A julgar pelas avaliações de agricultores experientes, grades deste tipo não têm nenhuma reclamação particular, com exceção do custo muito alto de alguns espécimes. Por exemplo, o preço da unidade BMR-6 é 395.000, e o custo do modelo BMR-12 PS (BIG) chega até a 990.000 rublos.

Modelos populares

Devido ao aumento da demanda dos consumidores, os fabricantes estão produzindo muitos modelos diferentes de grades e enxadas rotativas. No entanto, alguns deles são discutidos com mais freqüência do que outros em fóruns agrícolas e, portanto, requerem consideração separada.

  • Modelo articulado BMR-12 muito comum entre os agricultores russos e é um modelo verdadeiramente popular. A unidade tem uma finalidade tradicional e é utilizada no processamento de cereais, culturas em linha, leguminosas, hortaliças e culturas industriais pelo método contínuo ou entrelinha. O dispositivo é capaz de preparar efetivamente o terreno para a semeadura e de soltá-lo qualitativamente em qualquer fase do ciclo vegetativo das plantas. A produtividade da enxada é de 18,3 hectares por hora, e a largura de trabalho chega a 12,2 metros. O dispositivo foi projetado para operar em velocidades de até 15 km / he tem capacidade para conectar 56 seções. A distância ao solo é de 35 cm, o que permite trabalhar em campos com topos altos ou troncos longos. Devido às dimensões bastante grandes, a largura dos promontórios deve ser de pelo menos 15 metros, enquanto para um espaçamento mínimo entre linhas, apenas 11 cm é suficiente. O dispositivo tem uma profundidade de processamento bastante grande e é capaz de entrar no solo em 6 cm .O peso do dispositivo é 2350 kg, dimensões de trabalho 7150х12430х1080 mm (comprimento, largura e altura, respectivamente). A vida útil do BMR-12 é de 8 anos, a garantia é de 12 meses.
  • Modelo do tipo arrastado BMSh-15T "Iglovator" difere em um pequeno efeito sobre as plantas, que não excede 1,5% em um ângulo de ataque zero, bem como um aumento do número de agulhas em um disco para 16. O disco tem um diâmetro de 55 cm e é feito de liga de aço tratada termicamente. O modelo é equipado com cinco seções, e o número de discos chega a 180. A distância entre as seções também é aumentada e é de 20 cm, enquanto na maioria dos outros modelos é de 18 cm. A principal diferença da ferramenta é o grande peso, atingindo 7600 kg, bem como discos potentes reforçados. Isso permite que a gradagem seja realizada em condições externas extremas, como secas severas ou grandes quantidades de resíduos da colheita. A unidade se destaca pela alta produtividade e tem capacidade para processar mais de 200 hectares por dia.
  • Grade montada enxada MRN-6 é a classe mais leve de enxadas e pesa apenas 900 kg. A largura de trabalho é de 6 me a produtividade chega a 8,5 ha / h. O dispositivo é capaz de processar solo a uma velocidade de 15 km / he aprofundar no solo em 6 cm.O número de discos de agulhas é de 64 peças, e a agregação pode ser realizada por MTZ-80 ou qualquer outro trator com tipo e tamanho de chassi semelhantes. A vida útil do modelo é de 10 anos, a garantia é de 24 meses. A unidade se distingue pela boa disponibilidade de peças sobressalentes e alta facilidade de manutenção.

Para mais informações sobre as características das roçadeiras rotativas, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário