Descrição, seleção e uso de mangueiras para bombas motorizadas
A motobomba é uma técnica comum que se apresenta no mercado em uma grande variedade. Para a operação de tal dispositivo, é necessário adquirir adicionalmente mangueiras. Uma vez que estão disponíveis em vários tipos e são caracterizados por diferentes indicadores técnicos, é importante poder selecionar corretamente o tipo que corresponde ao tamanho do dispositivo e à pressão no sistema.
Peculiaridades
Uma bomba a motor é um equipamento de bombeamento frequentemente usado em serviços públicos, agricultura e construção. Além disso, esta técnica é indispensável na vida cotidiana, tanto no bombeamento de água de poços, caves, quanto no trabalho em terra. As mangueiras são consideradas o principal componente desse dispositivo, pois delas depende o desempenho do equipamento.
As mangueiras de uma bomba motorizada são mangueiras de descarga e de sucção. Eles também podem diferir no material de fabricação e no tamanho. As mangueiras (mangueiras) têm uma estrutura multicamadas que lhes confere resistência e as protege de rasgos.
Requisitos especiais são impostos às mangueiras das bombas motorizadas.
- resistente à flexão e compressão;
- resistente ao líquido bombeado;
- adaptado para operação de longo prazo;
- conveniente para se juntar.
Além disso, as mangueiras de sucção e pressão devem ser capazes de suportar temperaturas altas e baixas. Como regra, todas as luvas são vendidas completas com fechos que simplificam a instalação.
Além disso, o fabricante anexa ao produto um adaptador de mangueira reforçado, um elemento de filtro, um tubo e uma válvula de retenção. Graças ao filtro, a bomba é protegida da entrada de partículas grandes e a válvula de retenção evita que o fluido vaze durante o bombeamento.
Visualizações
Dependendo da finalidade, existem vários tipos de mangueiras de bomba: sucção, pressão e pressão-sucção. As mangueiras de sucção são responsáveis pelo fornecimento de líquido desde a fonte até a entrada do equipamento. As unidades de sucção de pressão são usadas para sucção e abastecimento de água. Já as mangueiras de pressão, diferem das mangueiras de sucção em maior resistência, são capazes de suportar quedas de temperatura, efeito químico de líquidos e alta pressão.
As mangueiras de sucção são feitas de borracha lisa com uma camada têxtil. As cabeças de sucção de pressão são produzidas em plástico flexível e possuem um formato ondulado. As mangueiras de pressão são complementadas por anéis de metal reforçados.
Todos os tipos de mangas têm o mesmo design. É representado por camadas internas (borracha) e externas (látex), entre as quais é colocada uma moldura têxtil. Por sua vez, os têxteis podem ser simples ou multicamadas. Quanto mais camadas, mais durável é a mangueira.
Além disso, muitos fabricantes fazem uma camada intermediária de tecido ou fios especiais. O mais confiável em operação é a estrutura de rosca. As mangueiras, que são projetadas para bombear líquidos sob alta pressão, têm uma trama metálica especial. Eles podem ser usados para bombear líquidos químicos, abrasivos, independentemente das condições climáticas.
Bem adequado para bombas como mangueiras de pressão e mangueiras de incêndio. São feitas de nylon, que resiste a fortes geadas, e são equipadas com uma porca especial que protege o tubo de descarga.Essas mangueiras são duráveis e fáceis de usar, pois o cabeçote de conexão é muito mais fácil de usar do que os grampos de fixação.
Além disso, as mangueiras da bomba são classificadas por comprimento e diâmetro. Já à venda pode encontrar mangas com diâmetros de 25, 40, 50, 75, 80, 100, 125 e 150 mm. Quanto ao comprimento, varia de 4 a 10 m, as mangas são estritamente selecionadas para um modelo específico de bomba, pois devem corresponder à potência do motor e garantir o desempenho do dispositivo. Assim, as mangueiras com diâmetro de 25 a 50 mm são mais utilizadas para regar pequenas áreas. Produtos com diâmetro de 75 mm ou mais são adequados para trabalhos maiores.
As mangueiras reforçadas com diâmetro de 50, 75 e 80 mm caracterizam-se pelo aumento da resistência, visto que sua construção é composta por silicone, dentro do qual existe uma espiral rígida e PVC. Em alguns tipos de luvas reforçadas, uma espiral de metal está presente. Esses produtos são projetados para diferentes pressões de fluido.
- 4SP - projetado para pressão média. Existem quatro camadas de fio de aço em sua construção.
- 4RS - usado para bombear líquidos sob alta pressão. Essas mangueiras têm quatro camadas em forma de uma espiral forte.
- R12 - suporta média pressão e alta temperatura.
- R13 e R15 são enrolados em seis camadas, devido às quais são resistentes a temperaturas extremas e alta pressão.
Como escolher?
Na compra de mangueiras para motobomba, é importante não só levar em consideração as avaliações sobre o fabricante, mas também prestar atenção ao tamanho dos produtos. Se o diâmetro da luva for diferente daquele do tubo ramificado, o desempenho do dispositivo de bombeamento diminuirá significativamente. Além disso, as mangueiras devem suportar a carga ao fornecer fluido. O comprimento da manga também desempenha um grande papel. Quanto maior for, mais conveniente será operar a bomba. Deve ser dada preferência aos produtos vendidos completos com acoplamentos. Isso economiza o custo de fixadores adicionais e fornece maior durabilidade à mangueira.
Além de levar em consideração as características externas, antes de comprar, é preciso esclarecer a que temperatura do líquido a manga pode suportar. Via de regra, a maioria das espécies é resistente a temperaturas de -5 ° C a + 60 ° C. Existem também mangas mais duráveis que não têm medo de condições adversas. Eles podem ser usados em condições de -35 ° C a + 90 ° C.
Um indicador importante é o nível de pressão admissível. Se você planeja realizar vários tipos de trabalho, é melhor escolher as mangueiras com o nível máximo de pressão. Eles vão durar mais e melhorar o desempenho da bomba.
Você aprenderá mais sobre mangueiras para bombas motorizadas no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.