Características e finalidade das bombas de incêndio

Contente
  1. Modelo MP-600 "Virgo"
  2. Instalação portátil
  3. Tohatsu VC72AS
  4. Modelo Zubr ZBMP-600
  5. MP-16/80 "Aquarius"
  6. Para extinção de incêndios florestais
  7. Sistemas de reboque de trator
  8. Dispositivos coreanos
  9. Regras para o uso de sistemas rastreados

A água é quase sempre usada para extinguir um incêndio em condições domésticas e industriais. Mas as bombas convencionais não conseguem fornecer a quantidade necessária. Portanto, bombas motorizadas de combate a incêndio vêm em seu socorro.

Modelo MP-600 "Virgo"

Apesar de um nome tão romântico, este produto tem uma série de vantagens:

  • alta confiabilidade estrutural;

  • baixo consumo de combustível;

  • resfriar o motor com fluxos de ar;

  • excelente resistência à poluição;

  • início fácil;

  • alta capacidade de bombeamento.

As atraentes características técnicas devem-se em grande parte à bomba de pistão manual de qualidade. É capaz de bombear água a uma profundidade de 7,5 metros.

O eixo é vedado axialmente e na extremidade de forma a minimizar a necessidade de manutenção. Todas as conexões da bomba são feitas de acordo com o GOST russo. O motor é ligado usando ignição de transistor sem contato; lubrificação de pressão é fornecida.

A pedido do cliente, esta bomba motorizada pode ser equipada com:

  • partida elétrica;

  • malha que impede a absorção de sujeira;

  • adaptadores não padrão;

  • Holofote.

Uma bomba centrífuga de estágio único com altura de sucção de 3 metros pode fornecer 10 litros de água em 1 segundo.

Se a elevação de sucção for limitada a 1,5 metros, a capacidade é maximizada (1100 litros em 60 segundos).

O peso seco do dispositivo é 58 kg. Após o reabastecimento, ele cresce para 66 kg.

A potência total do motor, que recebe combustível de um tanque com capacidade de 8,5 litros, chega a 18 litros. com.

Instalação portátil

Seu objetivo principal é o mesmo das opções estacionárias. Mas uma característica importante é a capacidade de se deslocar para outro lugar (com uma conexão a um reservatório de incêndio). Esse equipamento é usado não apenas para extinção de incêndios, mas também para drenar edifícios inundados, cavernas, planícies.

Ao escolher uma bomba de motor portátil, você precisa prestar atenção aos seguintes fatores:

  • desempenho geral da bomba;

  • Poder do motor;

  • o tamanho do dispositivo;

  • a quantidade de combustível consumido.

Para bombas com motor estacionário e portátil, o modo de rodagem é de grande importância. A essência deste procedimento é aproximar-se das superfícies externas das peças. Todas as rebarbas e pequenas rugosidades são removidas ao mesmo tempo.

O tempo total de execução é limitado a 30 horas; mais detalhes podem ser encontrados na documentação que o acompanha. Também indica qual combustível e óleo lubrificante podem ser usados, qual pressão pode ser ajustada dentro da bomba de incêndio.

Tohatsu VC72AS

Este tipo de bomba de incêndio está equipado com um motor de dois tempos com dois cilindros. A capacidade total da planta chega a 40,8 litros. seg., o que não é surpreendente, uma vez que a capacidade da câmara de combustão é de 617 metros cúbicos. veja Um motor tão potente é refrigerado a água. Para trabalhar 1 hora, ele precisa de 16 litros de gasolina AI-92.

A energia gerada pelo motor é transferida para uma bomba tipo turbina de um estágio. Sua cabeça varia de 40 a 100 metros (de 4 a 10 kgf / cm2) com passo de 20 metros (2 kgf / cm2). O líquido entra por um orifício com um diâmetro de 10 cm. A saída é visivelmente mais estreita - apenas 6,6 cm. A auto-ferragem de água é possível a partir de uma profundidade de até 9 metros.

O corpo desta bomba motorizada é feito de uma liga de alumínio resistente à corrosão. Esta solução permitiu reduzir o peso e, ao mesmo tempo, prolongar o tempo de operação. Ao contrário das contrapartes de aço, a unidade pode até mesmo bombear água do mar.

Terá aplicação em navios da frota mercante e de passageiros, em suas áreas de atracação. Se a sucção for impossível por algum motivo, uma tela especial mostrará uma mensagem sobre isso.

‌Segundo o fabricante, a água utilizada para resfriar o motor esfria, depois retorna e, portanto, não agride o meio ambiente. Os engenheiros conseguiram resolver o problema de partida da bomba em todas as condições climáticas.

Se de repente a usina superaquecer por qualquer motivo (a temperatura atingiu 89 graus ou mais), então, ao comando de um sensor especial, ele para... A capacidade do tanque de combustível garante a operação máxima da bomba por 1 hora. O tubo ramificado pelo qual a água é descarregada para fora pode girar em um ângulo de 90 graus.

Modelo Zubr ZBMP-600

Essa motobomba russa pode fornecer 36 mil litros de água para a direção do fogo em uma hora. É equipado com uma bomba confiável movida por um motor de 5,5 litros. com.

A maior profundidade de sucção de líquido é de 8 metros, com uma cabeça de 26 metros (2,6 kgf / cm²). A bomba permite a passagem de água com contaminantes de até 1,5 cm de diâmetro. O peso seco total do Zubr ZBMP-600 é de 24,1 kg.

MP-16/80 "Aquarius"

Esse dispositivo tem maior potência. A bomba é capaz de bombear 20 litros de água em 1 segundo. A altura manométrica nominal é de 80 metros (8 kgf / cm²), com carga máxima do motor dobra. A sucção de líquido é possível a partir de uma profundidade de 8 metros. Um motor de um motor VAZ 2103 com uma capacidade total de 71,4 litros é usado como acionamento. com.

A julgar pelas características, existem pelo menos poucos análogos próximos. "Aquarius" é produzido desde 2004. As motobombas deste modelo são subdivididas de acordo com o tipo de transporte em portáteis (equipadas com skids) e transportáveis ​​(com carrinho).

Devido à simplicidade do projeto, o sistema de combate a incêndio é utilizado sem problemas desnecessários. Pode ser reparado manualmente.

É permitida a conexão de mangueiras de pressão de formato 0,2x7 cm.

O eixo de sucção tem um tamanho de 0,1x10 cm. Se adicionarmos adaptadores à motobomba, é possível trabalhar com seis eixos ao mesmo tempo, localizados a 2 km da fonte de água. O dispositivo está equipado com uma bomba de um estágio, que contém um rotor com diâmetro de 25 cm.

Recomenda-se o uso do "Aquarius MP-16/80" nas seguintes instalações:

  • no território de casas de férias no campo;

  • em assentamentos suburbanos;

  • no registro;

  • em outros locais remotos e inacessíveis para proteção contra incêndio.

Para extinção de incêndios florestais

Uma bomba de motor móvel de pequeno porte "Mini-Stryker" é bastante adequada para resolver este problema. Apesar de seu pequeno tamanho, proporciona uma cabeça alta. Essa combinação atraente de propriedades permite que a unidade seja rapidamente transportada para o local de um acidente e suprime com eficácia até mesmo chamas fortes.

Os sistemas comumente usados ​​para extinção de incêndio apresentam uma inclinação injustificada para um lado ou para o outro. Devido ao baixo consumo de combustível, é possível extinguir incêndios com duração superior a 1 hora continuamente.

Os desenvolvedores tiveram o cuidado de evitar a deformação do motor devido à queda no nível de óleo no cárter. Existe um sensor especial que detecta sua perda excessiva... Esta solução aumenta o tempo de uso da bomba em 15% em comparação com os análogos. As próprias peças da bomba são feitas de liga de alumínio, adicionalmente anodizada. O sistema de bombagem pode ser usado não apenas para combate a incêndios, mas também para fins puramente domésticos.

Sistemas de reboque de trator

As bombas motorizadas Geyser MP-40/100 são um exemplo notável de tais instalações de combate a incêndio. Existe a opção de tanque para extinção de espuma.

Em comparação com bombas motorizadas convencionais, esta técnica:

  • dá uma pressão mais forte;

  • fornece desempenho sólido;

  • confiável o suficiente;

  • confortável para o uso diário.

Devido a essas características, os complexos de bombeamento MP-40/100 são frequentemente utilizados como postos de bombeiros em depósitos de materiais inflamáveis, em postos de gasolina. É permitido o uso de tais sistemas em áreas de difícil acesso, incluindo o Ártico.

A distância ao solo da motobomba é de 44 cm, podendo ao mesmo tempo se mover a uma velocidade de até 30 km / h. Estoque de concentrado de espuma transportável - 200 kg.

Dispositivos coreanos

A bomba de gasolina Hyundai HYH 50 também pode ser usada para fins de prevenção de incêndios, sendo garantida pelo fabricante por um ano.

A produção máxima por minuto é de 500 litros. O kit inclui apenas motores originais da empresa coreana. O corpo é feito de alumínio durável. Graças a três saídas, é possível usar a unidade de bombeamento em modo normal ou de alta pressão.

Regras para o uso de sistemas rastreados

Obviamente, você deve se orientar pelas instruções de uso oferecidas pelo fabricante. Mas os requisitos de proteção do trabalho também são de grande importância.

Quando o sistema está funcionando, você não pode conectar e desmontar tubulações, consertar a fiação elétrica. É proibido o uso de bombas sem tampa protetora, para ligá-las em ambientes não ventilados.

Além disso, o uso de unidades de bombeamento não é permitido se o tanque ou tubulação vazar pelo menos um pouco.

Uma visão geral da bomba de incêndio Shibaura está no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário