Bombas motorizadas para água: variedades e recomendações para operação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Princípio da Operação
  3. Visualizações
  4. Fabricantes populares
  5. Recomendações de seleção
  6. Como usar corretamente?

Uma bomba com motor a gasolina é uma bomba móvel combinada com um motor a gasolina, cujo objetivo é bombear água ou outros líquidos.

Peculiaridades

A bomba motorizada pode ser usada para vários fins.

  • Enchimento ou drenagem de piscinas.
  • Regar áreas privadas ou agrícolas.
  • Bombeamento de água de fontes comuns.
  • Bombeamento de vários produtos químicos líquidos, ácidos e outras substâncias agrícolas.
  • Remoção de água de vários fossos e valas.
  • Bombeamento de água de áreas alagadas de casas (garagens, caves e estruturas semelhantes).
  • Em caso de várias emergências (inundações ou incêndios).
  • Ao criar reservatórios artificiais.

    As principais características de uma bomba motorizada são:

    • a quantidade de líquido transportado (l / min);
    • profundidade de trabalho de sucção de líquido;
    • diâmetro das mangueiras;
    • dimensões e peso do dispositivo;
    • pressão da cabeça do fluido na mangueira de saída;
    • tipo de bomba;
    • tipo de combustível para o motor;
    • o grau de contaminação (tamanho de partícula) do líquido bombeado.

    Existem algumas opções individuais:

    • características do motor;
    • a quantidade de ruído;
    • forma de dar partida no motor;
    • o custo do dispositivo.

    Princípio da Operação

    O elemento principal de qualquer bomba hidráulica é uma bomba que transporta água em alta velocidade. Basicamente, são usados ​​dois tipos de bombas - centrífuga e de diafragma. Para garantir que haja pressão suficiente na bomba de diafragma, um par de diafragmas bem coordenado é usado para expelir a água alternadamente. Seu princípio de operação é semelhante ao de um pistão em um cilindro. Devido à compressão alternada do fluido de trabalho no tubo, os diafragmas mantêm um fluxo contínuo de alta pressão.

    O dispositivo mais usado é com uma bomba centrífuga. O motor gira o impulsor da bomba por meio de uma correia ou conexão direta. Em altas velocidades do rotor, a bomba centrífuga, devido ao seu design, gera uma região de baixa pressão na mangueira de entrada, como resultado da qual o líquido é sugado. Devido às forças centrípetas, o impulsor gera uma área de alta pressão na saída. Como resultado, um fluxo de água é formado, o que cria a pressão de operação necessária na mangueira de saída.

    A parte predominante das bombas está equipada com válvulas de retenção. As bombas com motor a gasolina são fornecidas com malhas com células de vários tamanhos. O tamanho da malha varia dependendo do possível grau de contaminação da água bombeada. Ou seja, as grades atuam como filtros. As caixas de bombas e motores são feitas principalmente de aço para proteger as peças que funcionam da bomba contra danos. Para aumentar a capacidade de manutenção, a maioria das bombas tem carcaças dobráveis.

    Visualizações

    Existem vários tipos principais de motobombas, por exemplo, com motores a gasolina ou diesel, para água suja ou limpa. Existem também várias características pelas quais vários agregados são determinados (descritos acima). Você pode listar os principais tipos.

    • Unidades para água limpa. Eles têm uma baixa capacidade de grãos de detritos e são projetados para transportar líquidos, que podem conter grãos com diâmetro não superior a 8 mm.
    • Dispositivos de água suja. Eles podem passar líquidos contendo sólidos de até 30 mm de tamanho.Líquidos com muita areia ou lodo não são um obstáculo para tais dispositivos.
    • Bombas para líquidos com sujeira média. Eles são usados ​​para transportar água com grãos de até 15 mm de diâmetro.
    • Bombas de água a diesel. Nessas unidades, é utilizado um motor diesel com longa vida útil. Este tipo tem a peculiaridade de consumo de combustível econômico, mas desempenho relativamente baixo.
    • Bombas de alta pressão (bombas de incêndio). Eles têm uma alta pressão de saída - até 70 metros (7 kgf / cm2). São utilizados para a extinção de incêndios e, portanto, são fornecidos com duas mangueiras de saída de diâmetros diferentes.
    • Bombas de motor elétrico. Eles são mais frequentemente usados ​​em salas sem ventilação, poços, onde os gases de escape de um motor de combustão interna não podem ser usados ​​por razões de segurança. Mas, neste caso, deve haver uma boa fonte de alimentação por perto.
    • Bombas motorizadas para água salgada. Eles são usados ​​de acordo com o mesmo princípio que as unidades para água limpa ou moderadamente contaminada. Mas o projeto deve levar em consideração o líquido salino, e isso leva à rápida contaminação da bomba com depósitos de sal e um aumento do processo de corrosão do metal.
    • Para fins industriais a quantidade de água transportada por unidade de tempo e o diâmetro dos bocais desempenham um papel.

    Fabricantes populares

    No momento, existem vários fabricantes populares de bombas motorizadas no mercado. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

    Yanmar é um desses fabricantes. Alguns modelos de motobombas desta empresa são fabricados com base em motores diesel e bombas de diafragma para vários graus de poluição da água com um teor de impurezas de 5 a 31 mm. Eles têm baixo consumo de combustível, tanques espaçosos, baixos níveis de ruído e vibração e são fáceis de arrancar em todas as condições meteorológicas. Podemos citar como exemplo várias unidades da série modelo, nas quais estão instaladas bombas centrífugas ou de diafragma.

    • Yanmar YDP20TN / Yanmar YDP30N / Yanmar YDP40STN / Yanmar YDP40TN - estes modelos estão equipados com motores diesel de quatro tempos, tubos de saída com diâmetro de 50 a 100 mm. As unidades apresentadas apresentam uma altura de elevação de água altamente poluída, limpa ou ligeiramente poluída a uma altura de até 7 metros (0,7 kgf / cm2). São capazes de transportar líquidos em volumes de 33 a 105 mil litros / hora e têm peso relativamente baixo de 56 a 109 kg.
    • Yanmar YDP20DN - modelo de diafragma para água altamente contaminada. Equipado com tubos de saída com diâmetro de 50 mm. O peso da instalação é de 53 kg, o volume do líquido bombeado é de 11.400 l / h com possibilidade de elevar este líquido em 7 metros.

    O mercado agora é dominado por bombas motorizadas de fabricação russa com foco restrito, por exemplo, "Geyser" e "Vepr".

    Motobombas da empresa "Geyser" são usados ​​para extinguir incêndios com água limpa ou levemente contaminada com possíveis inclusões de até 3 mm. Essas unidades se destacam no cenário dos concorrentes pela alta pressão da água fornecida - até 190 metros (19 kgf / cm2) - e preços baixos. Isso é conseguido com a instalação de componentes domésticos na unidade - motores VAZ, que foram instalados no modelo 2108, e peças de bombeamento de fabricantes nacionais.

    A linha inclui muitos modelos de dispositivos fixos e móveis baseados em reboques ZIL, UAZ e MZSA. Por exemplo, os modelos MP-20/100 e MP-40/100. "Geyser" MP-20/100 e "Geyser" MP-40/100 devido aos reboques terem massa de 215 e 950 kg, respectivamente, os diâmetros dos tubos de pressão são de 100 e 125 mm, a mesma altura da água sobe para um nível de até 7 metros, mas o volume de líquido transportado difere em quase duas vezes 72 mil e 144 mil l / h.

    Modelos de Empresa "Vepr" Eles são usados ​​principalmente em navios para bombear água com impurezas de até 6 mm de diâmetro. A linha conta com um grande número de modelos, dentre eles destacaremos, por exemplo, MP-1800 BF e MP-2200 BHM.Esses dispositivos podem bombear água de uma profundidade de até 8 metros, são dotados de tubos de saída com diâmetro de 100 mm, cujo volume de refluxo líquido é de 108 e 132 mil l / h, respectivamente, e o peso é 46 e 60 kg.

    Modelos de Empresa Elitech Concebido principalmente para uso doméstico, para bombagem apenas de água limpa ou ligeiramente contaminada, bem como opção para a extinção de pequenos incêndios com impurezas até 15 mm, silte e pedras. As bombas motorizadas são fáceis de usar e não requerem nenhuma habilidade especial para operá-las. A gama de modelos possui vários aparelhos, por exemplo, Elitech MB 1000 D 80 e Elitech MB 1600 D 100. Estas unidades estão equipadas com tubos de saída com diâmetros de 75/100 mm, capazes de elevar a água a uma altura de 8 metros e transportar até a 60 e 96 mil l / h respectivamente. O peso dos aparelhos é de 30 e 47 kg.

    Recomendações de seleção

    A fim de decidir qual bomba motorizada escolher (nacional, importada, "alteração" de uma bomba pneumática), primeiro, você precisa determinar por si mesmo vários fatores de escolha.

    1. Termos de uso. Vale a pena decidir que tipo de trabalho será realizado, pois o tipo de bomba (uso geral ou especial) depende disso. A primeira variedade é adequada para a vida cotidiana e a segunda é altamente especializada.
    2. Tipo de fluido transportado. Variedades de bombas de acordo com o tipo de líquido são descritas acima.
    3. Diâmetro da mangueira de saída. Determine pelo diâmetro do corte da saída. Quanto maior o diâmetro, mais eficiente é a bomba.
    4. Altura de elevação do líquido. Indica a quantidade de pressão gerada pela bomba. Descrito nas instruções.
    5. Presença de filtros que protegem a bomba das impurezas mecânicas do líquido. A presença ou ausência de filtros pode afetar o custo da unidade.
    6. Desempenho da bomba. A quantidade de água bombeada pela bomba durante um período de tempo é um indicador importante para a seleção.
    7. Tipo de combustível (no nosso caso, diesel).
    8. Consumo de combustível (especificado nas instruções).

    Algumas pessoas dizem que as bombas de pistão feitas de bombas pneumáticas ou pedaços de tubos de plástico podem ser equipadas com um motor para transportar água. Mas vale a pena considerar que a vida útil de tal bomba será extremamente curta, e a eficiência do trabalho devido ao encaixe insuficiente dos componentes será baixa.

    Mexer constantemente na montagem e desmontagem de várias unidades para obter o resultado desejado não é a saída mais desejável. É mais fácil comprar uma pequena bomba para o uso diário - é mais do que suficiente para superar uma feita em casa, mas também funcionará várias ordens de magnitude a mais sem mexer desnecessariamente nela.

    Como usar corretamente?

    Para começar a trabalhar com a bomba motorizada, você precisa seguir algumas regras simples.

    • Desembale o aparelho, verifique o conjunto completo, os números do cartão de garantia e o motor. É melhor fazer isso no momento da compra.
    • Verifique se há objetos estranhos no interior dos tubos.
    • Monte as partes do caminho conectando o filtro à sucção e as mangueiras de pressão e sucção aos bicos.
    • Faça uma inspeção visual para garantir que as mangueiras de pressão e sucção estejam bem fixadas.
        • Depois disso, o motor é preparado para a partida, seguindo as seções das "Instruções de Operação" de fábrica (reabastecimento com combustível, óleo e similares).
        • O dispositivo é colocado próximo ao local para onde o líquido é transportado, a mangueira de sucção é baixada para o reservatório / reservatório (verticalmente).
        • Água limpa é despejada no corpo da bomba por meio de um regador para encher a bomba. A água é derramada até que o ar pare de sair da caixa. A mangueira de pressão é instalada 10 cm acima do corpo da unidade. Aperte bem o plugue.

        Agora você pode ligar o motor e verificar o abastecimento de água. Se a água não for transportada, o motor é desligado por meio de um interruptor especial e a causa do problema é determinada com uma solução posterior.

        Veja as características da bomba motorizada abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário