Bombas de motor a gasolina: tipos e características
Uma bomba com motor a gasolina é uma bomba móvel combinada com um motor a gasolina, cujo objetivo é bombear água ou outros líquidos.
A seguir, será apresentada uma descrição das motobombas, seu desenho, princípio de operação, variedades e modelos populares.
O que é e para que serve?
A bomba motorizada pode ser usada para os seguintes fins.
- Encher ou drenar piscinas, regar chalés de verão ou terrenos agrícolas. Bombeamento de água de fontes abertas.
- Bombear uma variedade de produtos químicos líquidos, ácidos e outros produtos químicos agrícolas.
- Remoção de água de vários fossos e valas.
- Bombeamento de água de áreas alagadas de casas (porões, garagens, etc.).
- Para várias emergências (inundação ou incêndio).
- Criação de um reservatório artificial.
Projeto e princípio de operação
O principal componente de qualquer bomba motorizada é uma bomba que bombeia água em alta velocidade. Dois tipos de bombas são freqüentemente usados - centrífuga e de diafragma.
Para que essa bomba tenha pressão suficiente, um par bem coordenado de membranas é usado, que expelem água alternadamente.
Seu princípio de operação é semelhante ao dos pistões. Ao espremer alternadamente o fluido de trabalho no tubo, as membranas mantêm um fluxo contínuo de alta pressão.
O projeto com bomba centrífuga tem um uso bastante difundido. O motor gira o impulsor da bomba, seja por uma correia ou por conexão direta. Quando torcida, a bomba centrífuga, devido ao seu design, gera uma área de baixa pressão na mangueira de entrada, por onde o líquido é aspirado.
Devido às forças centrífugas, o impulsor na saída forma uma área de pressão aumentada. Como resultado, um fluxo de água é obtido, enquanto deve haver uma pressão de trabalho na mangueira de saída.
A maioria das bombas está equipada com válvulas de retenção. As bombas com motor a gasolina são fornecidas com malhas com células de vários tamanhos (o tamanho das células varia dependendo do possível grau de contaminação da água bombeada) que atuam como filtros. O corpo da bomba e do motor é feito principalmente de aço para proteger as unidades de trabalho da bomba contra danos.
Para melhorar a capacidade de manutenção, a maioria das bombas tem um invólucro dobrável (limpe a rede de sujeira e outros detritos). As bombas motorizadas a gasolina são instaladas em uma estrutura reforçada para garantir estabilidade durante a operação e segurança durante o transporte.
O desempenho de uma bomba motorizada depende dos seguintes fatores:
- a quantidade de líquido transportado (l / min);
- pressão da cabeça do fluido na mangueira de saída;
- profundidade de trabalho de aperto líquido;
- diâmetro das mangueiras;
- dimensões e peso do dispositivo;
- tipo de bomba;
- tipo de motor;
- o grau de contaminação (tamanho de partícula) do líquido.
Existem também parâmetros separados, como:
- características do motor;
- nível de ruído;
- forma de dar partida no motor;
- preço.
Instruções breves ao trabalhar com uma bomba motorizada.
- Tente não permitir que o dispositivo funcione sem líquido, uma vez que funcionar a "seco" a bomba pode sobreaquecer e falhar. Para minimizar o superaquecimento, encha a bomba com água antes da operação.
- Verifique o nível de óleo e a condição do filtro de óleo.
- Para armazenar a bomba com segurança por um longo tempo, drene o combustível.
- Para iniciar e parar o dispositivo - siga as instruções passo a passo.
- Certifique-se de que as mangueiras não estão dobradas, caso contrário, podem quebrar.
- Antes de escolher uma bomba, especifique o local de onde o líquido será bombeado. No caso de usar um poço ou poço, você não precisará de um sistema de filtragem.
Se a água for bombeada para fora do reservatório e você não tiver certeza de sua pureza, você ainda deve pagar um pouco mais e instalar um sistema de filtragem (você não terá que gastar dinheiro em reparos devido a danos por contaminação).
- Os parâmetros operacionais do dispositivo são calculados a uma temperatura de água de 20 ° C. A temperatura máxima possível para o bombeamento é de ~ 90 ° C, mas essa água não funcionará por muito tempo.
Variedades
Segundo a OKOF, as motobombas são divididas de acordo com o tipo de transporte do fluido, o tipo de motor e o diâmetro das mangueiras de pressão e sucção.
- Para o transporte de líquidos contendo partículas de detritos de até 8 mm (limpos ou levemente sujos).
- Para o transporte de líquidos com resíduos de até 20 mm (líquidos com sujeira média).
- Para o transporte de líquidos contendo detritos de até 30 mm (líquidos muito sujos). Os modelos que trabalham com esses fluidos são chamados de "bombas de lama".
- Para o transporte de água salgada ou produtos químicos.
- Para o transporte de líquidos com maior viscosidade.
- Bombas motorizadas de alta pressão ou "Bombas motorizadas de incêndio" para o abastecimento de água a grandes alturas ou distâncias.
De acordo com o diâmetro das mangueiras de pressão e sucção, as unidades podem ser:
- uma polegada ~2,5 cm;
- duas polegadas ~5 cm;
- três polegadas ~7,6 cm;
- quatro polegadas ~10,1 cm.
Modelos populares
Abaixo estão os modelos mais populares de bombas com motor a gasolina.
- SKAT MPB-1300 - projetado para trabalhar com líquidos limpos, médios e muito sujos com partículas de até 25 mm. Produção de 78.000 l / h.
- Calibre BMP-1900/25 - é utilizado para trabalhar com líquidos limpos e pouco sujos que contenham detritos de até 4 mm de tamanho. Capacidade de transferência 25.000 l / h.
- SDMO ST 3,60 H - projetado para trabalhar com líquidos limpos contendo detritos de até 8 mm de tamanho, silte e pedras. Rendimento 58200 l / h.
- Hyundai HYH 50 - é utilizado para trabalhar com líquidos, limpo e levemente contaminado com partículas de até 9 mm. A produção é de 30.000 l / h.
- Hitachi A160E - projetado para trabalhar com líquidos limpos contendo detritos de até 4 mm de tamanho. Rendimento 31200 l / h.
- SKAT MPB-1000 - é utilizado para trabalhar com líquidos, contaminação média e limpa, líquidos com um teor de partículas de até 20 mm. Capacidade 60.000 l / h.
- DDE PTR80 - projetado para trabalhar com líquidos limpos, médios e muito sujos com partículas de até 25 mm. Rendimento 79800 l / h.
- Caiman CP-205ST - é utilizado para trabalhar com líquidos de poluição média com um conteúdo de partículas de entulho de até 15 mm de tamanho. Produção 36.000 l / h.
- Elitech MB 800 D 80 D - projetado para trabalhar com líquidos de forte contaminação com partículas de até 25 mm. Capacidade 48.000 l / h.
- Hyundai HY 81 - usado para trabalhar com líquidos limpos contendo detritos de até 9 mm de tamanho. Capacidade 60.000 l / h.
- DDE PH50 - projetado para trabalhar com líquidos limpos com um teor de partículas de até 6 mm. Produção de 45.000 l / h.
- Pramac MP 66-3 - é utilizado para trabalhar com líquidos limpos, de sujeira média e pesada, contendo partículas de detritos de até 27 mm de tamanho. Rendimento 80400 l / h.
- Patriot MP 3065 SF - Concebido para trabalhos destinados a trabalhar com líquidos limpos, de sujidade média e pesada, com resíduos de até 27 mm. Capacidade de transferência de 65.000 l / h.
- Huter MPD-80 - projetado para trabalhar com líquidos de forte contaminação com um teor de grãos de detritos de até 30 mm de tamanho. Produção 54.000 l / h.
- Hitachi A160EA - é utilizado para trabalhar com líquidos limpos, de contaminação leve e média, contendo partículas de entulho de até 20 mm. Capacidade 60.000 l / h.
Como escolher?
A escolha de diferentes modelos de bombas motorizadas é bastante ampla. Como mencionado acima, há um grande número de variedades, então uma questão lógica pode surgir, o que escolher, por exemplo, para uso regular no país?
Antes de comprar, você precisa considerar as seguintes nuances.
- Para que trabalho a bomba será usada... Nesta fase, é necessário determinar que tipo de trabalho será realizado para saber o tipo de bomba (uso geral ou especial). O primeiro tipo é adequado para uso doméstico e o segundo é uma bomba a motor altamente direcionada (esgoto ou incêndio).
- Tipo de líquido transportado... Uma análise das bombas por tipo de fluido é fornecida acima.
- Diâmetro da mangueira de saída... Pode ser determinado pelo diâmetro da extremidade das mangueiras de entrada e saída. O desempenho da bomba depende disso.
- Altura de levantamento de líquido... Mostra o quão bom o cabeçote é produzido pela bomba (determinado pela potência do motor). Essa característica geralmente é explicada nas instruções do dispositivo.
- Profundidade de sucção de líquido... Mostra a profundidade máxima de sucção. Normalmente não ultrapassa a marca de 8 metros.
- A presença de filtros que evitam o entupimento da bomba... Sua presença ou ausência afeta o custo do dispositivo.
- A temperatura do líquido transportado... Embora a maioria das bombas seja classificada para temperaturas de até 90 ° C, não se esqueça do aumento de materiais sob a influência do calor de que a bomba é feita.
- Desempenho da bomba... A quantidade de água que a bomba bombeia durante um período de tempo.
- Tipo de combustível (neste caso, escolhemos entre bombas com motor a gasolina).
- Consumo de combustível... Geralmente é prescrito no manual de instruções do equipamento.
Como escolher a bomba motorizada certa, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.