Ignição em trator autônomo: características e ajustes
O motobloco é agora uma técnica bastante difundida. Este artigo descreve o sistema de ignição, como configurá-lo e quais problemas podem surgir durante a operação do dispositivo.
Sistema de ignição do trator com operador a pé
O sistema de ignição é uma das unidades mais importantes do mecanismo do trator de passeio, seu objetivo é criar uma faísca, que é necessária para a combustão do combustível. A simplicidade do design deste sistema permite que os usuários tentem consertá-lo ou ajustá-lo por conta própria.
Normalmente, um sistema de ignição consiste em uma bobina conectada à rede elétrica, uma vela de ignição e um magneto. Quando a tensão é aplicada entre a vela de ignição e a sapata magnética, uma faísca é formada, que inflama o combustível na câmara de combustão do motor.
Os sistemas eletrônicos também são equipados com disjuntores automáticos que interrompem o fornecimento de energia em caso de mau funcionamento.
Como configurar e ajustar?
Se o seu trator de passeio não der partida bem, você precisa puxar o cabo de partida por um longo tempo ou o motor responde com um atraso, na maioria das vezes você só precisa ajustar a ignição corretamente. O procedimento é descrito no manual de instruções do dispositivo. Mas o que fazer se não estiver disponível, e você não se lembra onde colocou esta brochura útil?
A correção da ignição em um trator de passeio é muitas vezes reduzida apenas ao ajuste da folga entre o volante e o módulo de ignição.
Siga as orientações abaixo.
Feche a vela com um esquadro, pressione seu corpo contra a cabeça do cilindro girando este elemento do sistema de ignição na direção oposta do orifício na extremidade do cilindro. Gire o virabrequim. Você pode fazer isso puxando o cabo de partida. Como resultado, uma faísca azulada deve deslizar entre os eletrodos. Se você não esperar que a faísca apareça, verifique a lacuna entre o stater e o magneto do volante. Este indicador deve ser igual a 0,1 - 0,15 mm. Se a lacuna não corresponder ao valor especificado, ela precisa ser ajustada.
Você pode tentar ajustar a ignição de ouvido, especialmente se o seu for muito fino. Este método também é denominado sem contato. Para isso, dê partida no motor, afrouxe levemente o distribuidor. Gire lentamente o disjuntor em duas direções. Na potência máxima e no número de rotações, fixe a estrutura que determina o momento da centelha, ouça. Você deve ouvir um som de clique ao girar o disjuntor. Depois disso, aperte o suporte do distribuidor.
Um estroboscópio pode ser usado para ajustar a ignição.
Aqueça o motor, conecte o estroboscópio ao circuito de força do dispositivo de motobloco. Coloque o sensor de som no fio de alta tensão de um dos cilindros do motor. Desmonte o tubo de vácuo e conecte-o. A direção da luz emitida pelo estroboscópio deve ser em direção à polia. Opere o motor em ponto morto, gire o distribuidor. Depois de garantir que a direção da marca da polia coincide com a marca na tampa do dispositivo, fixe-a. Aperte a porca do disjuntor.
Prevenção e solução de problemas
Para evitar a ocorrência de avarias no sistema de ignição tente seguir recomendações simples:
- não trabalhe em um trator de passeio se o tempo estiver ruim lá fora - chuvas, umidade, geada ou mudanças repentinas nas condições de umidade e temperatura são esperadas;
- se sentir um cheiro desagradável de plástico queimado, não ligue a unidade;
- proteger partes importantes do mecanismo da penetração de água;
- substitua as velas cerca de uma vez a cada 90 dias; se você usa ativamente o dispositivo, este período pode e deve ser reduzido;
- o óleo utilizado no motor deve ser de alta qualidade e de marca adequada ao modelo em questão, caso contrário a vela será constantemente abastecida com combustível;
- realizar inspeções regulares do sistema de ignição, engrenagens, a fim de evitar o uso da unidade com cabos rompidos e outros defeitos;
- quando o motor esquentar, tente reduzir a carga no dispositivo, assim você protegerá o mecanismo do desgaste acelerado;
- quando você não usar o trator portátil no inverno, coloque-o em um local seco e bastante quente, trancado à chave para evitar a hipotermia do dispositivo.
Que problemas podem surgir?
O principal problema é a falta de faísca... Provavelmente, o motivo está na vela - ou depósitos de carbono se formaram nela ou ela está com defeito. Desparafuse-o e inspecione cuidadosamente os eletrodos. Caso haja depósitos de carbono formados pelo abastecimento de gasolina, além da limpeza da vela de ignição é necessário verificar o sistema de abastecimento de combustível, pois pode haver vazamentos. Se não houver faísca, você precisa limpar a vela de ignição. Uma boa saída é aquecê-lo no queimador de gás ligado, raspando as gotas congeladas da mistura de combustível de sua superfície.
Depois de limpar a vela de ignição, teste-a para ver se está funcionando corretamente. Para isso, coloque uma tampa na parte superior da peça e traga, segurando-a com uma das mãos, até o bloco motor do trator a uma distância de cerca de 1 mm. Tente ligar o motor com a mão livre.
Desde que a vela de ignição esteja em boas condições, uma tão esperada faísca é formada em sua extremidade inferior, que voará para o corpo do motor.
Caso contrário, verifique a lacuna do eletrodo. Tente colocar uma lâmina de barbear ali, e caso os eletrodos a prendam com força, a distância é ótima. Se houver um movimento solto da lâmina, a posição dos eletrodos deve ser corrigida. Para fazer isso, bata levemente na parte de trás da peça central com uma chave de fenda. Quando os eletrodos estiverem na posição ideal, tente ligar o motor novamente. Se a faísca não aparecer, teste o magneto para manutenção.
Para verificar a saúde do magneto, após ter testado o plugue, coloque no plugue uma ponta com uma unidade em boas condições. Traga a extremidade inferior da vela de ignição para o alojamento da sapata magnética e comece a girar o volante do motor. Se não houver faísca, há um mau funcionamento e a peça precisa ser substituída.
Possíveis outros problemas com o sistema de ignição:
- fraqueza ou falta de faísca;
- a sensação de um cheiro desagradável de plástico queimado na parte do mecanismo onde está localizada a bobina de ignição;
- som crepitante ao ligar o motor.
Todos esses problemas requerem uma inspeção da bobina. A melhor solução é desmontá-lo completamente e inspecioná-lo.
Para isso, depois de desapertar os parafusos de montagem, remova a parte superior da caixa da ignição. Em seguida, desconecte o cabo de alimentação, force o elemento da bobina e puxe-o para fora. Inspecione cuidadosamente a aparência da peça - a presença de manchas pretas indica que a corrente não fluiu para a vela, mas derreteu o enrolamento da bobina. Esta situação é especialmente relevante para motoblocks com ignição sem contato.
A razão para este mau funcionamento está nos contatos de má qualidade no cabo de alta tensão. É necessário descascar ou substituir completamente os fios... Dispositivos com sistema de ignição eletrônica possuem um fusível automático que corta a energia em caso de mau funcionamento. Se o seu carro possuir qualquer outro sistema de ignição, o cabo deverá ser desconectado com suas próprias mãos. Se uma faísca furar ao ser ligada, verifique a ponta da vela, provavelmente está suja.
Como ajustar a ignição do trator de passeio, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.