Motoblocks: tipos, descrição e seleção
Um motobloco é um meio técnico universal, cujo design prevê um chassi uniaxial. Por outro lado, é uma das variedades de pequenos tratores. Equipamentos usados para trabalhos agrícolas e não só, por exemplo, com a sua ajuda você consegue limpar a área de forma rápida e eficiente.
O que é isso?
O próprio nome começou a ser usado em russo na década de 80, antes essa técnica era conhecida como trator pedestre ou trator de eixo único. Sua descrição permaneceu praticamente inalterada desde aquela época. Não era muito conveniente falar, então decidiram substituí-lo por uma palavra. O trator de passeio é um veículo e ao mesmo tempo uma ferramenta agrícola utilizada para preparar o solo, não apenas para o plantio.
Jardineiros e residentes de verão usam um trator para cortar grama e até aparar pequenos arbustos. Os fabricantes modernos usam motores a gasolina e diesel, bem como acessórios adicionais, que podem expandir significativamente o escopo de operação de tais pequenos equipamentos.
Dependendo do tipo de solo e da área cultivada, o trator de passeio é selecionado de forma que sua potência e demais características técnicas sejam adequadas ao usuário.
Acessórios adicionais são oferecidos à técnica, o que permite que você execute uma ampla gama de tarefas. Todos os tratores de passeio diferem não apenas estruturalmente, mas também em peso, dimensões e tipo de unidade motriz. A largura e a profundidade de trabalho dependem do tipo de acessório usado. Se falarmos sobre o dispositivo de tratores de passeio, então existem poucas diferenças entre eles.
No design básico, todos, independentemente do tipo, têm:
- chassis;
- motor;
- Sistema de controle;
- transmissão.
Os motores são instalados na versão clássica - combustão interna. Como regra, esta é uma unidade de potência de 4 tempos.
Os motoblocks movidos a diesel e gasolina diferem não só no combustível, mas também no peso, já que os primeiros são muito maiores.
A técnica usada em pequenas áreas funciona com gasolina. As unidades a diesel têm mais potência, portanto, são mais adequadas para áreas de até 50 acres. No entanto, eles têm suas desvantagens - unidades movidas a diesel não podem ser operadas no inverno. Os motores a gasolina podem operar sem problemas em condições ambientais de -30 a + 40 ° C. A principal tarefa da transmissão do motobloco é transferir energia do motor para as rodas. Devido a isso, a velocidade do movimento também é determinada. O quadro, com as rodas firmemente presas a ele, é o chassi.
Órgãos diretores consistem em componentes como:
- coluna de direcção;
- impulso do câmbio de marchas;
- uma alavanca pela qual o gás é regulado;
- embreagem.
Visualizações
Para que o usuário adquira exatamente aquele trator de passeio, o que não o decepcionará depois, ele deve estudar com mais detalhes os tipos desse equipamento de pequeno porte.
Por peso e potência, todas as unidades podem ser divididas em vários grupos:
- pulmões;
- médio;
- pesado.
O proprietário de um pequeno lote de terreno pode adquirir um trator leve, que se diferencia pelo custo acessível. Via de regra, esta técnica não ultrapassa 4 litros. com. Isso sugere que a profundidade na qual o cortador vai mergulhar no solo não excede 20 centímetros.O peso desse equipamento é de até 30 quilos. O tamanho reduzido permite dizer que esta técnica é bastante manobrável em áreas estreitas, mas é muito leve se usada sem pesos.
Os tratores de passeio semi-profissionais têm um pouco mais de peso e dimensões, pesam em média 60 kg.
Essa técnica não é mais tão móvel, pois não é fácil levantá-la e carregá-la no porta-malas de um carro. A funcionalidade de tais blocos móveis é estendida, eles podem desenterrar batatas. A potência chega a 6 litros. com., e isso é o suficiente para fazer um pequeno soprador de neve com o equipamento.
Os tratores manuais profissionais pesam até 100 quilos. A vantagem dessas unidades é que suportam perfeitamente cargas pesadas. É possível trabalhar com o equipamento em solo pesado, desde que o peso da estrutura seja suficiente para mergulhar a fresa na profundidade necessária. A potência deste tipo de motoblocos chega a 13 litros. com. Eles também são usados como um veículo pequeno, se você usar rodas pneumáticas e um trailer.
Todos os equipamentos deste tipo podem ser divididos de acordo com o tipo de motor:
- Gasolina;
- diesel.
Cada tipo tem suas próprias vantagens. Os tratores autopropelidos a gasolina para chalés de verão são leves, não funcionam tão barulhentos quanto os a diesel e não dependem das condições climáticas. Ao utilizá-los, a vibração no volante praticamente não é sentida pelo usuário. Os proprietários observaram repetidamente que é muito mais fácil cuidar desse equipamento.
Apesar de tantas vantagens, os a diesel também não perdem a popularidade, por serem mais econômicos, existe a possibilidade de refrigeração embutida.
Devido ao seu alto peso, essas máquinas apresentam excelente estabilidade em solo argiloso irregular. Esses e outros escarificadores de jardim podem ser fornecidos com faróis, para que você possa usar o equipamento à noite. Se o antigo equipamento manual era usado apenas para criar canteiros, então o equipamento de jardinagem da nova geração era usado para arar a terra, limpar, cultivar e transportar mercadorias.
Dimensões (editar)
Um assistente tão insubstituível na casa, como um trator de passeio, está disponível para venda em vários tamanhos. Os equipamentos podem ser de tamanho médio, existem modelos pequenos e compactos e aqueles com largura de lavra bastante grande, portanto, esses equipamentos são dotados de um motor potente e confiável. O comprimento dos motoblocos pode variar de 58 a 140 centímetros, a largura de 40 a 62 centímetros e a altura de 100-130 cm.
Para modelos mais caros, pode-se reduzir ou aumentar o comprimento da alça, esse valor varia de 80 a 120 cm. Esse recurso torna o processo de direção mais fácil e conveniente, pois qualquer operador pode ajustar a altura do volante de acordo com seus parâmetros de crescimento individuais.
A largura da trilha criada por esta técnica varia de 35 a 54 centímetros, enquanto a largura do cultivador é de 100-220 cm.
Motoblocks também diferem no diâmetro da roda. Esse parâmetro está na faixa de 42 a 74 centímetros, enquanto sua largura pode ser de 10 a 24 cm. Em média, um trator de passeio típico tem comprimento de 174 cm, largura de 66 cm e altura de 128 cm. Ao mesmo tempo, um cultivador tem 120 cm de largura, uma pista de 32 cm com o mesmo diâmetro de roda. Se falamos do raio de viragem, então com uma distância ao solo de 14 cm, deve ser 110 cm, a massa do equipamento neste caso será de cerca de 98 quilos.
Especificações
Quanto melhores forem os dados técnicos, mais possibilidades terá o trator de passeio. Ao comprar tais equipamentos, o usuário deve prestar atenção a:
- motor;
- Rapidez;
- transmissão;
- embreagem;
- ao controle;
- O peso.
O número de velocidades depende de quantas marchas o fabricante forneceu no projeto de seu trator.
Em funcionamento, esse equipamento pode se mover de 2 a 4 quilômetros por hora.Se isso não bastasse, o usuário deve pensar a respeito e comprar um aparelho de 3 velocidades que pode atingir velocidades de até 15 km / h. Também existem modelos superpotentes no mercado, que aceleram até 30 km / h. Cada fabricante equipa seu equipamento com o motor que, em sua opinião, é mais adequado neste caso particular.
Além de o motor poder ser a gasolina ou diesel, também são:
- dois tempos;
- quatro tempos.
Unidades de potência de dois tempos eram usadas em modelos antigos; nos modernos, muitas vezes você pode ver um motor de quatro tempos no design. A potência pode ser de 5 a 12 cv. com., há um sistema de resfriamento, para equipamentos leves é o ar, para equipamentos pesados é líquido.
A partida do motor é feita com partida manual ou, se o modelo for caro, com partida elétrica, portanto, um acumulador e um gerador são instalados adicionalmente no projeto. A embreagem pode ser de disco único ou multi-disco, às vezes na forma de uma correia. Em tratores de passeio pesados, os dois primeiros tipos são usados, pois são mais confiáveis. Não menos importante que a embreagem e o motor nesse tipo de tecnologia é a caixa de câmbio.
Existem muitos deles, e o próprio fabricante decide qual deles é melhor usar, eles podem ser:
- cadeia;
- engrenagem;
- cinto.
Entre eles, existem modelos não dobráveis e dobráveis. O primeiro não pode ser consertado em caso de algum problema, então o usuário tem que comprar o aparelho inteiro, mas os especialistas dizem que isso é inútil e é mais fácil comprar um novo equipamento. O fato é que um motor não amortecido está instalado no kit de uma caixa de engrenagens indissociável e possui um recurso de trabalho limitado que, via de regra, não é mais que uma caixa de engrenagens. Nesse caso, o motor também terá que ser trocado, e é 40% do custo do trator de passeio.
Quanto às marchas, ao avançar, pode haver de uma a seis, e para trás - até duas.
A capacidade de virar e manobrar com sucesso é fornecida por um mecanismo projetado para desengatar o diferencial ou uma das rodas. Para acionar o implemento ou ativar o trabalho do cortador, um eixo de tomada de força é fornecido no projeto. Pode ser um ou dois eixos, às vezes é um sistema dependente, às vezes é independente. Com um sistema dependente, o movimento do implemento começa depois que a embreagem é engatada e, com um sistema independente, a energia vem diretamente do motor. Se necessário, o usuário pode ajustar a distância entre as rodas. Isso muda a largura da trilha. Se você planeja trabalhar em terreno difícil, a massa do trator de passeio, se não for um peso pesado, terá que ser aumentada.
Para isso, é utilizado um reator especial.
Você pode equipar o trator de passeio com outro par de talões, então o implemento ficará melhor imerso no solo. Se descrevermos o sistema de controle com mais detalhes, então, em modelos modernos, os fabricantes forneceram um sistema antivibração e ajuste de altura. Graças a isso, ficou mais confortável operar o trator de passeio. Todos os controles estão localizados no volante, a partir daqui o operador pode mudar as marchas e embreagens. Quanto ao peso dos motoblocos, o máximo é de 200 kg.
O projeto do equipamento em consideração consiste nos seguintes componentes principais:
- Sistema de controle;
- sistema de lançamento;
- motor;
- transmissão;
- chassis;
- sistema de agregação.
Um dos representantes dignos dos motores que são instalados no design dos motoblocks é uma unidade de alimentação a gasolina de 4 tempos. Os produtos da Honda e da Subaru se provaram muito bem. Acontece que eles se adaptam melhor à técnica desse formato do que outros. O virabrequim está no plano horizontal, mas essa não é a única vantagem dos motores desses fabricantes. A câmara de combustão é compacta e tem uma taxa de compressão aumentada.Como resultado, essas unidades demonstram consumo de combustível econômico.
Recentemente, o sistema de partida eletrônico se tornou cada vez mais popular.
Se o trator de passeio for grande e pesado, então arrancá-lo com a mão não é tão fácil, pois no momento de girar o virabrequim há forte compressão, por isso o motor não ganha velocidade e afoga. O sistema de partida fácil ajuda muito, quando um mecanismo especial está localizado no eixo, que é necessário para abrir a válvula de injeção no momento em que o virabrequim gira, reduzindo assim a compressão.
Se o usuário tiver oportunidade, vale a pena comprar um trator com acionador de partida elétrico. O motor dá partida em questão de segundos, basta girar a alavanca. Existem também esses modelos, cujo desenho prevê dois sistemas de lançamento e, neste caso, o manual é o sistema de seguro.
À venda pode encontrar motoblocks com diferentes tipos de transmissão:
- dentado;
- engrenagem-sem-fim;
- correia dentada;
- hidrostático.
Se falamos dos clássicos do gênero, então, neste caso, estamos falando de uma transmissão por engrenagem, na qual apenas uma transmissão cilíndrica ou chanfrada é fornecida. Na maioria das vezes, esse tipo é usado em equipamentos pesados, ele se distingue pela presença de um reverso. A embreagem atua como um elemento de controle separado e o virabrequim é horizontal de forma que fica perpendicular ao eixo localizado nas rodas motrizes. Em tratores de passeio com tal sistema, há sempre um eixo responsável por ajustar a potência.
No projeto de equipamentos leves, existe uma transmissão sem-fim de engrenagem. É caracterizada pela presença de duas caixas de engrenagens, uma superior e outra inferior sem-fim, daí o nome. O virabrequim é posicionado na vertical, existe também uma embreagem automática responsável pela embreagem, em alguns modelos e uma desacopladora. O fabricante pode fornecer para a instalação do cortador de grama uma polia de tomada de força do primeiro redutor de marcha. Deve-se notar que esta transmissão é compacta.
Atenção especial é dada à transmissão por correia dentada, na qual a rotação do eixo localizado na caixa de engrenagens é realizada pela unidade motriz através da correia de transmissão.
Ela, por sua vez, cumpre o papel e a coesão. Em um cárter existem acionamentos por corrente e engrenagem, e o uso do segundo possibilitou fazer mais o desalfandegamento agrotécnico. O virabrequim fica no plano horizontal, portanto, em relação ao eixo das rodas motrizes, é paralelo. Nesse caso, pode-se fazer uma tomada de força, para a qual um fluxo adicional é fornecido no projeto de transmissão, ou seja, um feixe que se estende a partir dela.
O acionamento por correia em alguns modelos pode ser usado como reverso. O redutor de engrenagem pode estar em uma das duas opções:
- dois estágios;
- estágio único.
A transmissão, em cujo projeto é fornecido um acionamento hidráulico volumétrico, é chamada de hidrostática. A força do motor é transmitida através do movimento do fluido em um volume fechado entre o motor hidráulico e os deslocadores. Entre as vantagens, pode-se destacar a ausência de etapas durante a regulagem, capacidades de layout. Esse sistema é usado no projeto de motoblocks nacionais e estrangeiros. O perfil amplo tornou essa transmissão muito popular.
A técnica demonstra maior produtividade, já que não há troca de marchas, a velocidade muda mais rápido, o esforço de tração é maior para o trator de passeio. Tudo isso é extremamente importante ao operar equipamentos em condições difíceis. Entre as desvantagens está uma vida útil curta, com grande peso e alto custo. Falando no dispositivo do trator de passeio, não se pode deixar de citar o sistema de agregação, necessário para o acoplamento de equipamentos com equipamentos adicionais.
Nos motocultivadores, todas as ferramentas são colocadas no eixo motriz, a diferença entre os tratores de passeio é que as ferramentas são montadas em um suporte.
Como o operador deve segui-lo durante a operação do trator, o sistema de controle também deve estar localizado convenientemente para que você possa alternar facilmente a velocidade e a marcha. O controle é feito por meio de barras de direção, para as quais os fabricantes transferiram os controles. As alavancas responsáveis pelo eixo de força, a aba do carburador, geralmente estão localizadas especificamente nesses nós. Há mais uma diferença entre um trator leve e um pesado, no desenho do primeiro não há freios, neste último estão localizados na barra direita, em casos raros em outros lugares.
Ao comprar um trator sem motoristas, você deve considerar seu desempenho. Para 20 acres, uma potência de motor de 3,5 litros é suficiente. com., enquanto a largura de captura pode ser de até 600 mm. Quando for necessário processar 60 hectares de terreno, o trator de passeio já deve atender a outros requisitos, a saber: ter até 4 litros. seg., com uma largura de trabalho de 800 mm para o cultivo do solo. O processamento de um terreno com área de até um hectare já exigirá um trator de maior potência, de até 6 litros. com. Para aumentar a produtividade do equipamento, a largura de trabalho do implemento deve ser de 900 mm. Grandes áreas, até vários hectares, também podem ser processadas com um trator de passeio, só que deve ter um motor com potência de até 13 litros em seu design. com. e uma cobertura do solo de 1000 mm.
Poucos usuários entendem o que é um eixo de tomada de força.
O fato é que a energia do motor é transmitida não só para o eixo da roda, mas também para a fresa, por onde ela passa a funcionar. Esse processo é apoiado pelo eixo da tomada de força, que pode ficar na frente ou depois da embreagem. Existem diferenças fundamentais entre essas duas opções. Por exemplo, se estiver na frente da embreagem, a rotação é realizada quando o trator de passeio está parado e em movimento. No segundo, o trabalho é realizado apenas no momento em que o equipamento está em movimento.
O material rodante é cada vez mais preso diretamente à transmissão por meio de rodas. Tal unidade é caracterizada pela estabilidade e confiabilidade, no momento do movimento o equilíbrio necessário é mantido, a vibração é menor e a estrutura é bastante rígida. É melhor comprar um modelo de trator com a capacidade de alterar a distância entre as rodas.
Quanto às rodas, elas podem ser pneumáticas ou de ferro. Ambos os pares são usados em condições diferentes. Os primeiros são necessários para a condução em rodovias, são fixados quando o trator é transportado até o local de uso, ou quando a técnica desempenha o papel de um veículo de pequeno porte. Quanto ao metal, são necessários na condução no solo. Forneça a tração necessária com a superfície, com o uso de uma roda adicional, você pode melhorar o equilíbrio na hora da tarefa.
Componentes e acessórios
O conjunto completo do trator de passeio pode ser básico e adicional, pois no segundo o usuário tem que gastar dinheiro. O básico fornece um conjunto mínimo de acessórios, com os quais você pode executar as tarefas agrotécnicas mais populares. O arado é necessário para arar a terra. É usado tanto em solo cultivado quanto em solo virgem. Esse acessório é equipado com uma relha de arado, que na maioria das vezes é feita de metal durável.
Existe uma classificação de tais anexos, se levarmos em consideração a forma do elemento principal, esse dispositivo pode ser:
- irresponsável;
- jogar fora;
- reversível;
- disco;
- rotativo;
- combinado.
Por sua vez, os arados diferem no tipo de ação que está presente no projeto. À venda pode encontrar modelos de parafuso, semicilíndrico e cilíndrico. Se considerarmos o número de peças de trabalho como um recurso de classificação, então os arados são de corpo múltiplo, simples e duplo.Os cascos simples preferem usar devido ao seu baixo peso e simplicidade de projetos. Os reversíveis, que ainda são conhecidos no meio profissional como giratórios ou reversíveis, possuem uma pena curva no topo da estrutura, destinada a girar o solo na aração.
Esta é a solução ideal quando solo duro ou virgem precisa ser cultivado.
De todos os modelos, os rotativos têm a estrutura mais complexa. Podem ser de duas ou três peças, tudo depende da quantidade de relhas presentes. Esse equipamento é melhor usado em solo macio, eles são fáceis de montar, são pequenos em tamanho e peso. O casco duplo pode ser usado para processar qualquer tipo de solo, se for necessário fazer sulcos, amontoar plantações, destruir ervas daninhas. Instale equipamentos semelhantes em equipamentos com capacidade para 3,5 litros. com. Se tiver que trabalhar em solo úmido, vale a pena usar arados de disco, que, infelizmente, não diferem na grande profundidade de imersão no solo.
As charruas reversíveis são ideais para trabalhar em condições de solo difíceis. A potência do trator portátil deve ser levada em consideração ao escolher um modelo de implementos. As dimensões e o peso, neste caso, terão um grande papel. O produto tem uma característica distintiva - a pena é dobrada em um ângulo exato e está localizada no canto superior. Graças a este desenho, a camada de terra é revirada assim que sobe.
Os arados de aiveca, em contraste com os sem molde, são usados com mais frequência em áreas pequenas.
Eles podem ser arados, sulcados ou não. O acessório da lâmina não apenas vira o solo, mas imediatamente o solta. Arados sem molde são usados em áreas com pouca chuva. Além dos arados, são utilizadas fresas que permitem soltar o solo sem revirá-lo. A profundidade depende da velocidade de rotação e do diâmetro do produto.
Quando é necessário não arar ou soltar, mas apenas amontoar batatas ou outras plantações, usa-se um hiller.
Esses produtos são de dois tipos:
- simples;
- disco.
As batatas não só podem ser colhidas, mas também plantadas e até desenterradas com um trator de passeio. Graças a isso, em um curto espaço de tempo, é possível processar um grande lote de terreno sem recorrer a mão de obra adicional. O plantador de batata é uma espécie de recipiente que se move sobre rodas, de um lado possui um cortador de sulco, do outro - um hiller. Quando o primeiro cria um canteiro, a batata cai no chão e o hiller cobre o tubérculo com terra.
Se for necessário desenterrar raízes, outros acessórios são usados.
É uma estrutura simples que levanta o solo, o solo é peneirado por uma grade de metal e as batatas ficam limpas na superfície.
Você pode plantar outras safras usando uma semeadora:
- tomates;
- alho;
- cebola;
- cenoura.
Todos os plantadores diferem em design, dependendo de quais plantas estão planejadas para serem plantadas. Mas a lista de acessórios usados também não termina aí, pois é possível colocar um triturador no equipamento para triturar o entulho do jardim e transformá-lo em composto. Auxilia na limpeza e escova, limpa a área com rapidez e facilidade. Freqüentemente, o equipamento com este acessório e um soprador de neve é usado em serviços públicos. A escavadeira basculante é ajustável e pode ser ajustada para a altura necessária de remoção de neve, enquanto a joga em uma direção.
Se você deseja usar um trator de passeio como um veículo pequeno, com certeza deve comprar um trailer no kit. É um complemento muito útil, que permite transportar a safra logo após a colheita. Apesar da baixa potência do equipamento, ele substitui perfeitamente um maior como os tratores.O peso total que pode ser transportado em um trator sem condutor é de 300 quilos a uma tonelada.
Deve-se entender que quanto maior o peso da carga, mais potência o motor deve ter.
O usuário tem a oportunidade de remover grama grande e até cortar arbustos pequenos com a ajuda de um trator de passeio. Para isso, são utilizadas segadoras, que são rotativas ou segmentadas. Os primeiros são, em muitos aspectos, superiores aos últimos. Você pode não só limpar a área, mas também colher o trigo, preparar o feno. Na hora de preparar este último, vale a pena adquirir um torneiro no kit, que permite reduzir ao mínimo o trabalho manual.
Como escolher?
Para escolher o motobloco certo para o meio rural em termos de parâmetros, é necessário levar em consideração muitos pontos, e isso não é só potência ou dimensões. Um bom equipamento sempre demonstra confiabilidade e durabilidade, ele chega à venda com rica funcionalidade, embora permaneça acessível. Entre a grande variedade de modelos, nem sempre é fácil para o usuário fazer sua escolha.
Como em qualquer outra técnica, o usuário deve levar em consideração a natureza do trabalho futuro, para não se decepcionar na compra. A potência sempre vem em primeiro lugar, quando não é suficiente, o equipamento não consegue realizar a tarefa atribuída com alta qualidade, respectivamente, o arado ou outros acessórios não afundam no solo na profundidade necessária.
A energia deve ser selecionada com base no tipo de solo que está sendo cultivado.
Se for solo virgem ou argila, então é necessária uma técnica mais poderosa, que seja capaz de levantar essa camada, virá-la e soltá-la. Além disso, os tratores que são usados como veículos pequenos também precisam ser potentes.
Alguns especialistas aconselham prestar atenção ao fabricante, porque marcas que já estão neste mercado há bastante tempo produzem equipamentos que já se comprovaram ao longo do tempo. Existem modelos de fabricantes italianos, alemães e até russos que merecem atenção, por exemplo, o trator de passeio Neva. Às vezes, motores Honda e Subaru são instalados em nossos motoblocos domésticos, o que já fala da confiabilidade e qualidade dessas unidades.
Se o usuário deseja substituir quase que totalmente a mão de obra manual no país pela mecanizada, deve pagar um pouco a mais, mas opta por um trator de passeio, que terá ampla funcionalidade. É muito importante que tenha diferencial, eixo da tomada de força, ré e outras funções importantes.
Se for preciso transportar equipamentos em longas distâncias, é bom quando se trata de um modelo de alta velocidade que demonstra aceleração de até 30 km / h.
Toda atenção ao equipamento básico oferecido. É importante saber qual equipamento adicional você precisará comprar para obter dinheiro adicional. Quanto ao consumo de combustível, este indicador não é levado em consideração, pois está no mesmo nível para a maioria dos motoblocos.
Não basta apenas levar o equipamento com reboque, os especialistas aconselham você a se familiarizar com as peculiaridades de seu funcionamento antes de comprar. Se o usuário está pensando em economizar, ele deve comprar uma unidade a diesel, que se diferenciará pelo forte ruído durante o funcionamento, bem como pela impossibilidade de utilizá-la em condições de queda acentuada da temperatura do ar. Os motoblocos a gasolina podem ser operados tanto no verão quanto no inverno, são relativamente silenciosos, mas menos potentes.
Se você escolher um trator de passeio, então um arado giratório está incluso em sua embalagem. É por causa dele que você não pode voltar ao início e depois trabalhar a terra. Quando se trata de qualidade, o sulco criado por arados de disco é muito melhor do que arado dentado. Em motoblocos de pequena massa são colocados hillers, em que a largura de trabalho não é ajustável, o que não é muito conveniente em algumas condições.
Um cortador universal está sempre incluído no pacote básico.
No caso de haver grandes matas no local ou o solo ser muito duro, é necessário instalar outro, denomina-se pés de galinha. Ela coleta ervas daninhas de alta qualidade e às vezes até ajuda o residente de verão a lidar com as pragas que infectam a terra. Se no projeto do trator portátil for possível usar um adaptador de reboque, essa técnica não se torna menos útil na fazenda do que um trator em miniatura, e não difere muito dele em termos de funcionalidade.
Quando uma embreagem de correia em V é identificada no projeto, o usuário deve estar preparado para o fato de que terá que monitorar e ajustar constantemente a tensão da correia. Nos motoblocks importados, é utilizada uma embreagem a disco, mais confiável. Muito depende da qualidade da caixa de câmbio, já que o movimento é transmitido através dela do motor para as rodas ou fresa. Se falamos de praticidade, vale a pena escolher um modelo em que haja uma rosca sem-fim ou engrenagem, já que tais estruturas quebram com muito menos frequência. É bom se o fabricante forneceu proteção para a caixa de engrenagens contra poeira e sujeira, e os elementos principais podem ser facilmente lubrificados.
Antes da compra, o usuário deve estabelecer as condições em que o equipamento será utilizado, já que a potência e o desenho do trator de passeio devem corresponder ao tamanho do território.
- Modelos profissionais potentes com peso pesado são ideais para o processamento de terras virgens, uma vez que os tratores leves vão simplesmente quicar nos solavancos.
- Se o local foi monitorado regularmente, seu solo é leve, então o trator de passeio também pode ser comprado de pequeno porte com uma pequena massa, para que seja mais conveniente operá-lo.
- Quando for planejado usar o equipamento traseiro na maior parte do tempo, o peso do trator de passeio deve ser de pelo menos 100 quilos. Nesse caso, a manobrabilidade e a conveniência não vêm em primeiro lugar.
Instruções de operação e documentação
As informações que o fabricante oferece ao usuário nas instruções de operação não podem ser ignoradas. Para operar motoblocks de baixa potência, você não precisa de uma licença para dirigir nas estradas. Documentos são necessários se o equipamento pode acelerar até 30 km / h, uma vez que o recurso de tais motores exige que o usuário tenha as habilidades e conhecimentos adequados de como se comportar em uma área onde existem outros usuários da estrada. Ao usar tratores leves, muitas vezes é necessário peso adicional, uma vez que seu próprio peso não é suficiente para que o arado ou o cortador afundem no solo na distância necessária.
No processo de corte da grama, é fundamental certificar-se de que o trator manual não atropele fios elétricos ou pedras.
A área precisará ser inspecionada antes de prosseguir com as tarefas atribuídas. Durante o transporte, pode ser necessário colocar a carroceria dianteira no trailer, certificando-se de que a conexão seja feita corretamente. Caso isso não seja feito, enquanto o equipamento estiver se movimentando sob carga de tração, o equipamento rebocado poderá se desconectar, respectivamente, será criada uma situação de emergência na pista.
Não é tão importante comprar um trator portátil potente, mas saber operá-lo e configurá-lo corretamente. A maioria dos modelos modernos são fáceis de manter, é fácil encontrar os materiais que os compõem e, se necessário, os reparos podem ser realizados em um centro de serviço. A primeira coisa que se exige do usuário é testar o equipamento. Se uma unidade de potência importada for instalada internamente, muitas perguntas podem surgir sobre o que abastecer esses tratores manuais e que óleo deve ser usado. Neste caso, todos os equipamentos deste tipo funcionam com um motor a diesel ou com AI-92 e 95. O óleo no verão e no inverno deve ser usado de forma diferente, é trocado regularmente e pela primeira vez - após 20 horas de operação.
Se não houver experiência suficiente, é melhor não fazer nenhuma manutenção por conta própria, pois o técnico só sofrerá com as ações ineptas do usuário. O óleo é drenado enquanto quente, o cárter é lavado e os semissintéticos são preenchidos. Em algumas configurações, o fabricante oferece uma vareta medidora de nível para verificar o nível de óleo.
Nos modelos em que a correia é instalada, um dos momentos mais desagradáveis da operação é o seu constante escorregamento da ranhura da polia. A principal razão para isso é o mecanismo de tensão enfraquecido com o tempo, perda de tração ou mesmo escorregamento. Filmado e demonstrado de forma independente de acordo com as instruções do fabricante, utilizando rolo de compensação. A maneira mais fácil é remover a correia velha e substituí-la por uma nova. Caso não seja possível adquiri-lo, é necessário apertá-lo.
O motor do bloco do motor é fixado com quatro parafusos.
Usando uma chave inglesa, você precisará desparafusá-los algumas voltas e puxar a unidade de força em sua direção, se necessário, a tensão da correia será afrouxada. Um profissional, pelo grau de deflexão, pode determinar o quão corretamente esse elemento é tensionado. Se você pressioná-lo, ele deve ceder 1 centímetro.
A segunda dificuldade que o usuário encontra com frequência é montar o arado, que fica preso na parte de trás da cama. Para isso utilizam não só um engate, mas também um adaptador, sendo a segunda montagem considerada uma das mais confiáveis. Primeiramente, é necessário colocar o trator de passeio sobre os talões e, para isso, são colocados tijolos ou lenha sob ele para levantá-lo do solo. A altura do suporte deve ser igual àquela que precisa ser ajustada para imergir o implemento. Este indicador pode variar de 16 a 20 cm.
É responsabilidade do usuário garantir que o veículo esteja parado. A altura necessária é definida ao longo dos furos que estão na coluna vertical do arado. Segue-se o processo de ajuste, durante o qual a barra de campo deve aderir sem folgas ao arado, e o estande deve ficar na vertical em qualquer plano.
Se um engate padrão for usado, o parafuso gira quando as porcas são afrouxadas. Para que a quantidade de imersão no solo do equipamento corresponda ao valor exigido, é importante observar o ângulo de subida. Após o trabalho ser feito, o usuário define o ângulo da lâmina, isso é feito por baixo da borda incisal. Com a experiência adequada, isso pode ser feito ao mesmo tempo que ajusta o suporte.
Críticas do proprietário
Existem muitas análises na Internet a respeito da necessidade de um trator de passeio na fazenda ou não. É difícil superestimar a vantagem de tal técnica, pois ajuda a reduzir significativamente a quantidade de trabalho manual. O trator de passeio, pequeno em tamanho e peso, pode ser facilmente transportado no porta-malas de um carro, pois ajuda a finalizar a limpeza do território ou processar uma pequena área com mais rapidez.
Quando um usuário reclama de um determinado modelo, na prática muitas vezes descobre-se que todos os problemas são causados pelo não cumprimento dos requisitos de operação e, com isso, o desgaste do equipamento é mais rápido.
Para conhecer as características de escolha de um trator portátil e de como operá-lo, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.