Veículo todo-o-terreno de um trator de passeio: características de design e fabricação
Hoje em dia, o trator portátil não é apenas uma máquina agrícola popular. É também a base para fazer uma variedade de unidades caseiras. A categoria deste último inclui um veículo todo-o-terreno ou, como também é chamado, um ATV, bem como um karakat. Qualquer um dos veículos motorizados mencionados encontrará aplicação em regiões com condições climáticas difíceis e simplesmente entre os adeptos de esportes radicais. Você pode criar um ATV com suas próprias mãos a partir de um trator com sistema pneumático e esteiras. Considere as vantagens e desvantagens de cada tipo.
Como reequipar o equipamento?
Um veículo todo-o-terreno no sentido tradicional é um veículo projetado para se mover em estradas e rodovias lamacentas, independentemente de sua superfície. Um ATV de um trator portátil é caracterizado por pequenas dimensões e peso leve.
Antes de embarcar no processo de conversão, você precisa navegar pelos aspectos individuais. Você pode criar um rastreador ou unidade pneumática. Ao mesmo tempo, a estrutura rastreada é mais engenhosa, e é necessário saber e entender como operá-la.
A próxima coisa que precisa ser esclarecida é onde e como a unidade será usada, quanta capacidade e também que carga ela pode mover sozinha. Tendo lidado com essas questões, você pode começar a criar um desenho da futura unidade.
O motor também não deve ser levado. Certamente deve ser com resfriamento forçado. Escolha motoblocks com sistema de refrigeração a ar ou água. O motor deve ser potente o suficiente para navegar em qualquer terreno sem problemas.
Para usar seu ATV caseiro no inverno, escolha um motor de 4 tempos. Possui excelente desempenho em temperaturas abaixo de zero.
Estrutura
Os nós básicos usados para criar um veículo 4x4 todo terreno, além do próprio trator, são representados por tais componentes:
- moldura, que será a base da unidade;
- eixo traseiro para instalação de um segundo par de rodas;
- banco do motorista;
- dispositivos de iluminação que permitem um movimento seguro à noite.
Essas unidades são veículos projetados para uma pessoa. A capacidade de carga média dos veículos motorizados é de aproximadamente 200 quilos. A largura do chassi é determinada pela estabilidade necessária antes do capotamento, mas é aconselhável fazer pelo menos 1,1 metros. Entre os motoblocos com motor, é desejável utilizar unidades das empresas "Ugra", "Neva", talvez outras com uma capacidade de 10 cavalos ou mais. Essas características de potência são suficientes para se mover a mais de 10 km / h. Durante o movimento ao longo de estradas lamacentas em solo viscoso ou escorregadio, cai para 2-3 km / h.
Criação de uma unidade com rodas
Em primeiro lugar, é aconselhável equipar os motores convencionais com uma caixa de redução. Isso se deve ao fato de que o torque aceitável para motores diesel e motores com carburador ocorre a 80% da velocidade máxima de rotação do virabrequim.
Além disso, o motor deve ser equipado com sistema de refrigeração forçada.O resultado final é que o movimento será realizado em baixas velocidades e o fluxo de ar que entra não é suficiente para criar um regime de temperatura de operação para o motor.
Quadro
Primeiro, você precisa criar um quadro que ficará localizado entre os eixos dianteiro e traseiro. Para esta tarefa, são obtidos tubos de perfil com seção quadrada. Esses componentes são caracterizados por um alto grau de rigidez. Ao usar veículos motorizados pesados, como "Neva" ou "MTZ", eles geralmente realizam acoplamento de estrutura rígida. Devido a isso, o veículo todo-o-terreno será monovolume.
Outra opção é utilizar a chamada fratura (quebra-estrutura), que traz grandes vantagens ao operar a unidade em terrenos acidentados. Em tal situação, a conexão será feita através do pino mestre. Ao mesmo tempo, ambas as pontes serão equipadas com suspensão independente.
Para se deslocar nas matas para a caça, é possível fazer um veículo pantanoso na base de um trator de passeio, equipado com uma armação de freio. Comparado aos veículos todo-o-terreno em uma estrutura rígida, ele é dotado de uma maior capacidade de cross-country.
Eixo traseiro e sistema de suspensão
A maneira mais fácil é usar componentes prontos de um carro de passageiros antigo, por exemplo, o Moskvich 412, para a fabricação do eixo traseiro. Isso se deve ao baixo peso de tais elementos, o que torna possível praticá-los para a fabricação de um veículo todo-o-terreno. Para um curso medido, o sistema de suspensão é executado em amortecedores, o que reduz adicionalmente a vibração do corpo. Para reduzir o consumo de combustível e diminuir a resistência ao dirigir por um território com difíceis condições de movimento, é aconselhável fazer um sistema de suspensão independente para cada roda traseira individualmente. Para evitar um maior nível de oscilação, é necessário amarrar o chassi ao eixo traseiro, para isso, utilize parafusos endurecidos, e para que as conexões sejam elásticas, use pastilhas de borracha.
Rodas
Para fortalecer a aderência das rodas à estrada, especialmente em áreas pantanosas, um veículo todo-o-terreno é usado com pneus de baixa pressão. Essas rodas, devido à baixa pressão sobre o solo, tornam a movimentação do ATV nas câmeras extremamente suave. Para isso, são utilizadas rodas especializadas de grandes veículos para neve de pântano. Da mesma forma, eles podem ser feitos por conta própria, o que é implementado desta forma:
- para fazer discos caseiros, você deve soldar discos padrão com placas de montagem auxiliares;
- em seguida, uma grande câmera é colocada no disco ampliado e bombeada;
- as rodas fabricadas são instaladas na unidade.
Para aumentar a habilidade de cross-country e a aderência das rodas ao solo, você deve cortar alguns tipos de saliências dos pneus e instalá-los nas câmeras.
Montagem passo a passo
Montamos nossa versão do veículo todo-o-terreno a partir das peças sobressalentes preparadas. Este processo inclui as seguintes etapas:
- o trator de passeio é instalado na estrutura preparada;
- então o eixo traseiro é fixado;
- o assento do motorista está sendo instalado;
- se fornecido pelo desenho, a direção é montada;
- a parte inferior da moldura é coberta com proteção de plástico ou chapa de ferro;
- o teste do sistema de freio é realizado;
- luminárias são instaladas, a fiação elétrica é encaminhada.
Todos os componentes ou conjuntos devem ser testados para funcionamento correto durante a fabricação.
Mini veículo todo-o-terreno com esteiras
Antes de começar a trabalhar, oriente-se com o kit de ferramentas. Podemos afirmar com certeza absoluta que você precisará:
- uma variedade de chaves de fenda;
- martelo;
- soldagem elétrica;
- um dispositivo para dobrar tubos (se não houver moldura preparada).
Antes de criar materiais de desenho, familiarize-se com a estrutura típica.
- Quadro. Cada snowmobile sobre esteiras tem uma estrutura: quanto mais sofisticada for a estrutura, mais forte e confiável deve ser a estrutura. A opção ideal é pegar emprestado em scooter, quadriciclo ou motocicleta. Se não houver tal elemento, você mesmo pode soldá-lo a partir de tubos de aço com um diâmetro de pelo menos 40 milímetros.
- Sentado. O assento do ATV precisa ser robusto, pois a própria estrutura é bastante baixa. Condição indispensável: deve ser feito de um material à prova de umidade.
- Motor. Ao escolher um motor, concentre-se em seu recurso. Se você deseja que o veículo todo-o-terreno seja potente, o motor deve ser o mesmo.
- Tanque de combustível. Um tanque com capacidade de 10-15 litros, feito de ferro, é ideal para um tanque de combustível.
- Esquis. Se você não tiver esquis prontos que possam ser adaptados para um veículo todo-o-terreno, você mesmo pode criá-los em madeira. É desejável que seja contraplacado de 9 folhas, nada menos.
- Volante. Ao escolher um volante, pense no seu conforto. É desejável que seja emprestado de veículos de duas rodas.
- Lagartas. Fazer lagartas é provavelmente uma tarefa particularmente difícil.
- Atuador do. Para que as esteiras girem, você precisa de uma unidade de tração - de preferência uma corrente de motocicleta para esta opção.
Quadro
Se uma estrutura totalmente acabada não estiver disponível, ela é simplesmente soldada a partir de um tubo perfilado e a configuração é dada por meio de um dispositivo de dobramento de tubo.
Quando a moldura estiver concluída, trate-a com uma solução anticorrosiva e pinte-a com tinta de alta qualidade que possa resistir tanto à umidade quanto ao gelo do inverno.
Lagartas
Todo mundo que já criou um veículo todo-o-terreno com esteiras por conta própria declara: a criação de pistas é o procedimento mais difícil.
A maneira mais fácil de fabricá-los é com pneus de carro. Este método é muito lucrativo - durável e de baixo custo. A peça é feita em círculo fechado, por isso não pode ocorrer rompimento do pneu.
Vamos dar uma olhada no guia para criar trilhas, elas podem ser feitas de duas maneiras.
Do pneu do carro:
- tire o pneu e corte as laterais (use uma faca afiada);
- é necessário cortá-lo para que a parte dobrável com o protetor permaneça.
Da correia transportadora:
- corte o pedaço de fita desejado;
- costuramos as bordas com um fio de linha de pesca;
- nós nos dobramos em um anel, costuramos as pontas;
- fixamos os talões na tela confeccionada, em seu papel utilizamos tubos de plástico com diâmetro de pelo menos 40 milímetros (corte longitudinal);
- fixamos os tubos à tela com parafusos.
Talvez as informações acima sejam úteis se você decidiu criar um veículo todo-o-terreno baseado em um trator de passeio.
Como fazer um veículo todo-o-terreno a partir de um trator com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.