Como são arranjados os variadores de um veículo de reboque motorizado e como configurá-los?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Marcas populares
  4. Como instalar e configurar?
  5. Serviço
  6. Possíveis malfuncionamentos

De acordo com alguns usuários, os veículos de reboque motorizados com CVTs funcionam melhor do que uma transmissão automática. Este mecanismo é produzido desde 2000, portanto, um grande número de seus fabricantes são conhecidos.

O que é isso?

O variador para um veículo de reboque motorizado é um mecanismo que é necessário para a transmissão automática por correia em V da unidade... A maioria deles não é universal, pois são feitos para um modelo específico de equipamento.

O uso do variador visa o controle de velocidade mais suave. Ele pode ser usado não apenas em um veículo de reboque motorizado, mas também em um snowmobile.

Este tipo de transmissão de correia em V ajusta a relação de engrenagem de acordo com os seguintes parâmetros:

  • resistência ao movimento de um cão motorizado;
  • a frequência de rotação do virabrequim no motor da tecnologia.

Os motores equipados com variador caracterizam-se por um desgaste lento devido à ausência de alteração da velocidade do motor.

Dispositivo e princípio de operação

Depois de comprar um variador para um veículo de reboque motorizado recomenda-se ler atentamente as instruções. Tendo estudado o funcionamento correto, você pode estender a vida útil de seus veículos motorizados. O mecanismo inclui um regulador do tipo centrífugo, no qual existem cones com pesos móveis e estacionários. Para que os pesos se movam, batentes com rolos são usados ​​durante sua produção. Também no desenho do mecanismo há uma tampa e uma mola.

O cone fixo, que possui um batente, é rosqueado no eixo. O virabrequim é montado em um cone fixo. A mola é necessária para criar velocidade de marcha lenta. Quando instalado corretamente, a localização da correia do variador deve ser fixada a 1-3 milímetros da superfície do cone. Esta opção ajuda a ajustar a velocidade de marcha lenta. Para alterar a folga, são usados ​​anéis, que estão localizados na borda do batente do eixo e da saliência. Na operação do variador, um determinado algoritmo é traçado:

  • o regulador gira;
  • surgem forças centrífugas;
  • as forças centrífugas afetam os pesos.

A força centrífuga faz com que os pesos girem, então o cone móvel é separado do batente.

As ações acima contribuem para a compressão da correia da ranhura da polia no variador. A mola de retorno neutraliza a força centrífuga. Por esta razão, os pesos podem facilmente superar a oposição. O número de revoluções por minuto deve ser pelo menos 2.200. Quando esse limite é excedido, a força que atua na correia aumenta para a leitura de trabalho. Com esses fatores, surge o torque e a resistência é dominada.

Marcas populares

Um conjunto de mecanismos e equipamentos para veículos rebocadores motorizados e veículos para neve é ​​comercializado sob diversas marcas. O variador "Safari" é popular, ele muda a relação de marcha e, subsequentemente, ajusta suavemente a velocidade do veículo. Este mecanismo também é usado para instalação em um snowmobile utilitário, por exemplo, "Buran" ou "Taigu"... Este tipo de variador possui uma travessa reforçada, bem como um mecanismo de pressão de alta qualidade. Esses dois componentes contribuem para a confiabilidade geral do produto.

O Safari é leve, tem um design simples e é caracterizado pela boa confiabilidade. Com massa de 3800 gramas, o diâmetro do movimento é de 21 centímetros e o comprimento é de 16,7 centímetros. O variador para o snowmobile e o veículo de reboque Forward também está em demanda entre os consumidores. Este mecanismo é caracterizado por uma construção de alta qualidade, durabilidade e confiabilidade.

Como instalar e configurar?

A regulagem e a regulagem da correia, bem como sua instalação em um cão motorizado, devem ser feitas de acordo com as instruções do fabricante. Se o usuário deseja ajustar e definir corretamente de forma independente a distância central, pré-carga da mola, eixo do seguidor, ele deve seguir as regras de tecnologia e segurança. Para instalar a estrutura, você precisará conectar a polia ao virabrequim do motor, enquanto desliza o cone móvel.

Como resultado, um certo orifício deve ser formado com um botão inserido nele. Depois disso, a estrutura é apertada.

O cinto e a proteção também devem ser instalados de acordo com as instruções. Caso seja necessário retirar a polia, inicia-se a desmontagem de sua haste a partir do virabrequim. Depois disso, a correia e o invólucro são removidos, o cone móvel é deslocado. Com a ajuda de um espaçador, o cone é travado, o virabrequim é fixado. Usando uma chave inglesa, o eixo pode ser removido. Para o correto ajuste do variador, a instalação do mecanismo deve ser totalmente finalizada. A distância entre a polia acionada e as bordas cônicas deve ser de 3, 3 centímetros. Quando a correia é inserida na ranhura da polia, os lados não devem se projetar mais do que 2 milímetros. Este ajuste pode ser considerado correto.

Serviço

Como qualquer outro componente no projeto de um veículo de reboque motorizado, o variador requer manutenção.... Deve ser realizado a cada 3.000 quilômetros rodados de veículos. O dono do carro não deve se esquecer da lubrificação do variador. Vale a pena lubrificar as peças remédio universal especial. Depois que o equipamento percorrer 6.000 quilômetros, será necessário verificar o estado das camisas nos eixos de peso. É necessário aquecer o motor na posição neutra, isso ajuda a evitar que a borracha enrole no eixo. Os depósitos de borracha no eixo podem ser removidos com um pano embebido em gasolina.

Possíveis malfuncionamentos

Qualquer equipamento e seus elementos falham, o variador não é exceção. Ao usar este dispositivo, você pode notar os seguintes problemas.

  1. Movimento irregular do veículo de reboque motorizado, presença de sons estranhos durante a operação. A razão para esta situação pode ser um cinto CVT gasto ou o desgaste de suas inserções de plástico. Para eliminar o problema, você precisará substituir a correia ou inserções.
  2. Espalhar zumbido de metal pode indicar danos ao rolamento.... Para corrigir o problema, os rolamentos precisarão ser substituídos.
  3. Com o desenvolvimento da rotação do motor, nenhum movimento do veículo de reboque motorizado é observado. Nesse caso, vale a pena verificar se a correia está rasgada, se o rolo da esteira tombou devido a danos mecânicos. A correção do problema envolve a substituição da correia e o retorno do rolo à posição original.
  4. Bloqueio do variador durante o superaquecimento. Buchas gastas ou deslizamento da correia podem causar esse problema. Para que o variador não emperre a bucha, é preciso verificar a correia, limpar os discos.

Muitos proprietários de veículos rebocadores motorizados dizem que o variador é um elemento necessário dele.

    Para que funcione sem problemas, você precisará seguir as orientações de manutenção.

    Como configurar o variador em um veículo de reboque motorizado, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário