Características do dispositivo de trator walk-behind e instruções de operação

Contente
  1. Especificações
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Como se preparar para o trabalho?
  4. Como fazer certo?
  5. Manual do usuário

O motobloco é o tipo mais famoso e procurado de pequena maquinaria agrícola e é amplamente utilizado para resolver vários problemas agrotécnicos. A popularidade do aparelho se deve à sua versatilidade, facilidade de uso e alto desempenho.

Especificações

Os principais parâmetros técnicos dos motoblocos são potência, tipo de motor, largura de trabalho, profundidade de aração e consumo de combustível.

  • A potência do motor dos modelos modernos varia de 3,5 a 15 litros. com... Amostras de baixa potência com motores de quatro a seis cavalos são usadas para trabalho sazonal em pequenas parcelas domésticas que variam em tamanho de 10 a 50 acres. Em pequenos jardins rurais com uma área de 6 hectares, geralmente não se usam tratores de passeio e dão lugar a motocultivadores. Modelos com motor de 6 a 7 CV com. lida bem com campos de 40 acres a 1 hectare, e amostras da classe pesada com motores de 8-15 litros. com. usado em plantações de 1 a 4 hectares.

Ao processar áreas maiores, o uso de tratores com tração traseira é considerado ineficaz e, nesses casos, a ajuda de um minitrator é necessária.

  • O próximo parâmetro operacional importante é o tipo de motor.... Conforme mencionado acima, os modelos a gasolina são instalados em motoblocos com capacidade de até 10 litros. com., e diesel - de 8 a 15 litros. com. Ao mesmo tempo, as unidades a diesel possuem um recurso motor significativamente maior e são utilizadas para realizar trabalhos de terraplenagem pesados.
  • Um indicador técnico igualmente importante é a largura de trabalho do acessório, o que afeta diretamente o desempenho geral do trator de passeio. Assim, modelos com capacidade de 2,57 kW são capazes de capturar 60 cm de uma superfície, amostras com motor de 2,94-3,6 kW - unidades de 80 cm, 3,68-4,41 kW - até 90 cm, e pesos pesados ​​com motores de 6,62 a 8,83 kW - captura 100 cm.
  • Profundidade de captura também depende da potência do motor e varia de 20 cm para modelos de baixa potência a 35 cm para modelos sérios.
  • Consumo de combustível varia dependendo do modelo e tem médias de 0,9-1,5 kg / hora.

Dispositivo e princípio de operação

Um trator portátil é um dispositivo móvel com rodas baseado em um chassi de eixo único, comparável em funcionalidade a um minitrator. O nome de trator de passeio foi dado a ele em meados da década de 80 do século passado, quando antes a técnica era chamada de trator de pedestre uniaxial. O antigo termo se devia à peculiaridade de controlar a unidade, durante a qual o operador é obrigado a segui-lo e segurar a máquina pelas alças especiais.

Ao longo de sua existência, a unidade não sofreu grandes modificações, tornando-se um elo intermediário entre um minitrator e um motocultivador, incorporando as melhores características de desempenho de ambos os tipos.

O mercado moderno apresenta uma ampla gama de motoblocks de diversos fabricantes, porém, seu design não apresenta diferenças fundamentais. Todas as unidades são estruturadas aproximadamente da mesma forma e incluem o motor, o chassi, a transmissão e o sistema de controle.

  • Motor... Os tratores modernos são equipados com motores de combustão interna e, em modelos mais leves, usam motores a gasolina de quatro tempos, enquanto as amostras da classe pesada são equipadas com potentes motores a diesel. No entanto, os motores de dois tempos também podem ser encontrados em modelos anteriores, mas devido à sua idade, essas amostras são bastante raras. Os motores, por sua vez, são equipados com sistemas de refrigeração a ar, ignição, filtros de combustível, carburador e sistema de lubrificação.

O mecanismo de partida em quase todos os modelos é representado por dois tipos de partida - manual e elétrica. Isso permite que você dê partida no motor em quaisquer condições de temperatura, bem como após um tempo de inatividade prolongado da unidade.

  • Transmissão, que transmite torque às rodas, serve para alterar a velocidade da unidade, e é composto por caixa de câmbio, diferencial, embreagem e caixa de câmbio. Este último, por sua vez, pode ter até seis marchas à frente e duas à ré. Quase todas as máquinas são equipadas com um eixo de tomada de força, com o qual o torque é transmitido aos elementos rotativos do implemento. O diferencial é instalado principalmente em máquinas pesadas e proporciona rotação das rodas esquerda e direita em velocidades diferentes. Isso geralmente é necessário ao processar áreas difíceis e arar terras virgens.

Os diferenciais de eixo são frequentemente equipados com um sistema de travamento, quando ativados, ambas as rodas giram na mesma velocidade. Isso permite que o trator portátil supere obstáculos altos e transporte mercadorias fora da estrada.

  • Chassis os motoblocks são representados por uma forte estrutura de aço na qual as unidades principais e os discos das rodas são fixados. A maioria das unidades são equipadas com rodas pneumáticas largas e adicionalmente equipadas com talões. Os últimos são aros de metal com um piso profundamente agressivo. Os talões são projetados para aumentar o peso do trator de passeio, bem como para melhorar sua aderência ao solo durante trabalhos pesados ​​de escavação, por exemplo, aração.
  • Órgãos de governo são representados por um conjunto de sistemas que permitem alterar a direção do movimento e a velocidade do trator, e incluem um volante com uma alavanca de câmbio localizada nele, embreagem e alavancas de gás, além de um freio de emergência botão. As alavancas de controle do acelerador do carburador e da TDF estão localizadas nas unidades correspondentes e também são facilmente acessíveis. O próprio volante em muitos modelos pode ser ajustado em altura e profundidade do avanço, o que permite ajustar o trator de passeio à sua altura.

Como se preparar para o trabalho?

Imediatamente após a compra, o trator de passeio necessita de um preparo competente, da qual depende o sucesso da operação posterior da unidade. Antes de iniciar a unidade, você deve ler atentamente as instruções de operação. Normalmente, cada estágio de preparação para o lançamento e o próprio lançamento são prescritos passo a passo. No entanto, se a unidade foi adquirida de mão e não há documentação para ela, então, para fazer isso, você deve usar uma série de recomendações simples.

Portanto, antes da primeira partida, é necessário esticar todas as conexões roscadas da unidade, verificar o nível de óleo no tanque e despejar gasolina no tanque de combustível. Apesar do fato de que a maioria dos modelos modernos de motoblocos funcionam com gasolina A-92, a 95ª gasolina também é despejada neles com sucesso. A exceção são os motores a gasolina de dois tempos instalados em tratores antigos. Eles usam gasolina diluída com óleo de motor na proporção de 4: 1 como combustível.

No que diz respeito aos motores diesel, no período de verão, você deve preencher o combustível diesel de verão, e no inverno - inverno.

Se este requisito for negligenciado e o motor der partida em temperaturas negativas com o combustível diesel de verão, depois de um curto período de tempo o combustível ficará mais espesso e obstruirá a linha de combustível. Se o trator de passeio não for mais novo, será útil verificar o estado das velas e, se forem encontradas cópias queimadas, substituí-las imediatamente. Após a conclusão das medidas preparatórias, o trator de passeio é instalado em uma superfície plana, a altura e a haste do volante são ajustadas e a suavidade das alavancas do acelerador e da embreagem é verificada.

Como fazer certo?

A partida dos motores a gasolina e diesel é feita de maneiras diferentes, portanto, antes de ligá-los, você precisa se familiarizar com algumas regras.

  • Trator a gasolina comece da seguinte forma: a alavanca do afogador é colocada na posição "afogador", a torneira da gasolina é aberta e bombeada 3-5 vezes usando um acionador de partida manual. Em seguida, ligue a ignição e puxe a corda de arranque novamente. Assim que o motor estiver funcionando, a alavanca do afogador é colocada no modo de operação. Se o trator de passeio for equipado com partida elétrica, para ligá-lo basta ligar a ignição. A partida elétrica começa a bombear gasolina automaticamente para o carburador e não exige nenhuma ação adicional do operador.
  • Motores diesel o arranque é um pouco mais difícil, devido à tendência do sistema para arejar e o gasóleo para congelar. Portanto, ao dar partida no motor diesel no inverno, o combustível de densidade apropriada deve ser despejado no tanque. Existem duas maneiras de remover o ar do sistema. No primeiro caso, você pode trabalhar com a partida manual de 5 a 7 vezes e bombear o sistema de maneira semelhante. Se isso não ajudar, você deve recorrer ao segundo método, mais demorado, mas eficaz.

Para fazer isso, abra a válvula de suprimento de combustível diesel e, uma a uma, desrosqueie todas as conexões da linha de combustível. Assim que o óleo diesel aparece na conexão sem torção, ele é torcido e movido para o próprio bico. Em seguida, eles abrem todas as torneiras de combustível, colocam o gás na posição intermediária e, segurando o descompressor com os dedos, espremem-no e bombeiam algumas vezes. Depois disso, o descompressor é puxado um pouco para trás e gradualmente retornado à sua posição original. Em seguida, eles pressionam novamente e puxam imediatamente a partida manual.

Se feito corretamente, o motor deve dar partida.

Manual do usuário

Para que o trator portátil funcione o máximo possível e para que o trabalho seja simples e confortável, é necessário seguir uma série de recomendações.

  • A rodagem de um novo trator autônomo é realizada em 25 horas, após o que o óleo é adicionado à caixa de marchas e o lubrificante no cárter é completamente trocado. A próxima troca de óleo é realizada a cada 50 horas de operação.
  • A cada 100 horas de operação, o trator de passeio é limpo de sujeira e poeira, o óleo da caixa de câmbio é trocado e novas correias são instaladas e a cada 300 horas os cabos do acelerador e da embreagem são lubrificados.
  • A instalação de módulos adicionais, como arado, bomba, cortador, escavador de batata ou cortador, deve ser feita com o motor desligado e em solo nivelado.
  • Quando as rodas escorregam em solos pesados ​​e solos argilosos, é necessário anexar pesos adicionais à unidade, e ao trabalhar com um arado em solo virgem - um contrapeso.
  • É estritamente proibido conduzir um trator de passeio a menores de 18 anos.
  • Para prolongar a vida útil da bateria do trator autônomo, é necessário armazená-la a uma temperatura de pelo menos 10 graus. Caso contrário, a densidade do eletrólito diminui, enquanto o desgaste das placas, ao contrário, aumenta.
  • Verifique periodicamente o filtro de ar e a tensão da correia de transmissão, bem como aperte as porcas, que estão enfraquecidas pela vibração.
  • Se uma batida estranha aparecer no motor ou se forem encontradas outras avarias, é proibido usar o trator de passeio.

Na ausência de certos conhecimentos técnicos e habilidades, não é recomendado executar reparos independentes de componentes e montagens complexas.

Para obter informações sobre como operar adequadamente um trator sem condutor, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário