Motoblocks pesados: tipos e classificação dos modelos
A Motoblocks entrou há relativamente pouco tempo no quotidiano dos empresários modernos, no entanto, já conseguiram consolidar a sua posição de liderança nas condições das casas de veraneio e das pequenas explorações agrícolas. Na verdade, ao cultivar a terra e criar animais, as forças motrizes mecânicas são insubstituíveis. Por muito tempo, as fazendas coletivas utilizaram tratores para o plantio e a colheita.
Na sociedade moderna, aumentou a proporção quantitativa de pequenos e médios agricultores privados, que nem sempre podem pagar por equipamentos tão caros e de grande escala. Na verdade, além do alto preço, isso implica custos adicionais de manutenção. Nesse sentido, os motoblocks são muito mais lucrativos de adquirir. Seu consumo de gasolina é pequeno e os reparos muitas vezes podem ser feitos de forma independente. Além disso, existe uma grande variedade de opções no mercado, não só em termos de preço, mas também de qualidade e desempenho.
Compromisso
Os tratores de peso reduzido têm as possibilidades mais amplas. Na maioria das vezes, eles têm motores a diesel potentes que são capazes de funcionar com qualquer equipamento rebocado. O principal objetivo desse transporte é a lavoura. Os dados de velocidade e a qualidade do trabalho com esta unidade são várias vezes maiores do que com modificações de luz. Essa vantagem vem da alta potência que fornece a capacidade de mover equipamentos pesados. Esta unidade também apresenta uma série de vantagens.
Um trator de passeio pesado é equipado com uma marcha aumentada, o que proporciona uma alta velocidade máxima.
Essas máquinas podem ser usadas como um veículo completo. Se houver um trailer, o trator pode ser usado para transportar várias mercadorias.
Com o motor mais potente de 18 litros. com., permite transportar até 2 toneladas de carga. Ao arar a terra, o pesado trator de passeio não muda de direção nas lombadas, o que aumenta significativamente a produtividade. Este efeito é obtido graças a uma estrutura de quadro reforçada e mais estável. Esse equipamento é usado para levantar terras virgens.
Um poderoso trator pode realizar com sucesso funções mais simples:
- moagem da terra;
- semear sementes;
- plantas amontoadas;
- angustiante o site;
- desenterrando batatas.
Deve-se notar que para realizar todas as obras acima, você precisa de acessórios especiais.
Por exemplo, para fresar o solo, você precisa do equipamento com o mesmo nome - uma fresa. É uma verruma com vários ramos perpendiculares que giram para soltar a terra. Este tipo de trabalho é adequado apenas para uma área cultivada e não será capaz de levantar o gramado. No entanto, esse equipamento é um substituto válido para um arado. Após a colheita do outono, ajuda a cultivar a terra não só de forma eficiente, mas também rápida.
Mas é importante notar os lados negativos na operação de motoblocks pesados. Como a ferramenta é operada manualmente, sua grande massa cria certas dificuldades de uso - um motor a diesel pesado tem que ser girado e segurado com a ajuda de uma força manual.
Esse equipamento só pode ser usado por uma pessoa razoavelmente forte.
Pelo fato de esses modelos serem praticamente minitratores, sua manutenção é mais fácil e barata. Mas as capacidades de viragem de um poderoso trator com tração traseira sofrem com isso devido à falta de algumas peças no design, como um diferencial no eixo de tração.
Ao escolher uma unidade, existem alguns recursos.
Por exemplo, o usuário deve levantar esta máquina até a posição vertical e realizar todas as manipulações durante o cultivo do solo por conta própria, sem qualquer ajuda.
Esta regra é explicada por regras elementares de segurança. Mas para corrigir essa situação, existem pequenas melhorias, que são cada vez mais utilizadas pelos fabricantes. O principal é a tração nas três rodas. Aumenta a estabilidade da máquina.
Especificações
Apesar de os motores a diesel serem usados em motoblocks pesados, ainda existe uma alternativa à gasolina. Cada um desses tipos de motores tem suas próprias características. Os motores a gasolina são equipados com tratores de pequeno e médio porte, menos frequentemente pesados.
Deve ser dito desde já que a principal desvantagem de tal dispositivo é a gasolina. Seu consumo costuma ser bastante alto e o custo da gasolina é maior do que o do diesel.
Conseqüentemente, tal aquisição tem um longo período de retorno. Embora os preços das unidades a gasolina sejam ligeiramente inferiores aos dos diesel.
O peso do motor a gasolina é menor, o que implica em um peso menor do próprio trator com a mesma potência. Esta técnica é mais manobrável, mas os próprios motores não funcionam bem durante operação prolongada em baixas velocidades. Além disso, o sistema de refrigeração deste dispositivo é simples e também não foi projetado para funcionar por muito tempo.
O cultivo de grandes lotes leva à necessidade de utilizar a máquina ao limite de suas capacidades, o que prejudica sua durabilidade.
A carga ideal para um motor a gasolina é uma área de até 1 hectare. No entanto, as características técnicas dos motoblocos pesados a gasolina indicam uma área de 3 hectares com uma potência de 8 litros. com.
Existem também vantagens significativas para esta técnica. Para quem não tem carteira de motorista e está longe de trocar de marcha e precisar apertar a embreagem, há modificações com a transmissão automática.
O motor diesel do trator de passeio fala imediatamente em economia de combustível, já que sua categoria de preço é uma das mais baixas.
E o consumo de combustível com tecnologias modernas é bastante baixo. Mas a qualidade mais importante de um trator de passeio é a resistência. A máquina pode lidar com grandes áreas de terreno sem sobrecarregar. O sistema de resfriamento de tal dispositivo é grande, o fornecimento de potência também é agradável. A potência desses motores chega a 18 litros. com. Ao mesmo tempo, os especialistas dizem que a velocidade das unidades não é pequena - até 20 km / h.
Também existem desvantagens para esta máquina. E o mais significativo é o combustível, que congela em temperaturas abaixo de zero.
Para proprietários de fazendas privadas, a possibilidade de operação durante todo o ano é importante, ao contrário dos residentes de verão. Os últimos são limitados ao plantio e colheita durante a estação quente. E os agricultores podem ser aconselhados a adquirir um depósito aquecido para esses equipamentos. Além disso, os fabricantes costumam equipar motores pesados a diesel com um eixo de tomada de força, o que torna mais fácil dirigir um eixo de tomada de força. Conjunto completo de unidades grandes de 10-12 litros. com. também envolve a instalação de um adaptador para um passeio e trabalho confortável.
Como escolher?
Para determinar qual o trator autônomo adequado, é necessário analisar todos os tipos de trabalho que ele deve realizar e o conhecimento técnico do proprietário. Para fazer isso, considere as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de técnica.
As vantagens dos motores a gasolina:
- o nível mínimo de ruído e vibração;
- partida sem partida elétrica;
- fácil substituição das velas de ignição;
- grande manobrabilidade.
Desvantagens:
- resfriamento simples;
- fraco trabalho em baixas velocidades;
- alto custo de combustível.
Vantagens de uma unidade diesel:
- baixo preço do combustível;
- alto poder;
- grande recurso motor;
- boa adesão ao solo devido às suas grandes dimensões;
- a capacidade de instalar qualquer equipamento adicional.
Desvantagens:
- congelamento de combustível;
- peso pesado;
- partida elétrica separada;
- baixa manobrabilidade;
- alto custo da unidade.
Com base nesses indicadores, podemos concluir que um trator com motor a gasolina é lucrativo apenas para proprietários de pequenas propriedades.
Suas capacidades são limitadas principalmente pelo recurso motor. E a própria gasolina, com muito trabalho, vai fazer você gastar muito. O motor diesel do trator de passeio, é claro, tem alguns inconvenientes, mas isso é compensado pela versatilidade de uso com vários acessórios de alta potência e recursos motores significativos. Recomenda-se escolher tal unidade para proprietários de fazendas privadas e agricultores com territórios acima de 1-2 hectares.
Avaliação do modelo
Para a agricultura, não só o preço da máquina é importante, mas também sua confiabilidade. Aqui estão os 10 melhores representantes de motoblocks pesados:
- Benassi MC4300 (Itália, 10 HP);
- Garden Scout GS 101 DE (China, 12 HP);
- Crosser CR-M12E (China, 12 HP);
- ZUBR JR Q12E (China e Rússia, 12 CV);
- "MB-12DEL" (Rússia, 12 CV);
- "Ugra" com o motor "Agro Motor 178FG" (Rússia, 9 CV);
- Kipor KDT 910 E (China, 8,5 HP);
- "Centaur MB 1081d" com o motor japonês TOYOKAWA (China, 8,5 CV);
- "Bielorrússia 08 MT" (Bielorrússia, 8 CV);
- "Agro" (Rússia, 8 CV).
Ressalta-se que os fabricantes alemães não estão incluídos na classificação, visto que este tipo de equipamento, produzido na Alemanha, possui um custo elevado. Portanto, essa técnica possui um pequeno círculo de compradores. A maioria dos modelos são chineses ou russos. Devido ao seu baixo custo, confiabilidade e potência, essas máquinas são muito procuradas pelos agricultores.
Operação, manutenção e possíveis problemas
Ao usar motoblocks a diesel potentes, você precisa se lembrar de como as geadas afetam o diesel e tente não deixar a unidade sem aquecimento no inverno.
Além disso, a qualquer momento, é necessário monitorar a presença de graxa em todas as conexões e mecanismos rotativos da unidade.
Se o trator de passeio guiar para a direita, principalmente ao dirigir com carreta, não se preocupe, esse é um dos problemas mais frequentes desses aparelhos. A razão não está no próprio dispositivo, mas nos pneus. Os fabricantes não lhes impõem grandes exigências. Por esta razão, eles diferem em diâmetro e rigidez. Um pouco de sangramento de ar da roda oposta ao lado do cuidado ajudará a estabelecer o processo. O resultado ideal vem apenas durante o experimento.
Motoblocks da marca Zubr pecam jogando água para fora do radiador. Isso pode indicar um estouro ou mau funcionamento do cabeçote.
Quando a quebra do cabeçote é evidente, é necessário trocar a junta sob ele. Neste caso, a própria peça deve ser lixada. Quanto ao nível de água correto, deve cobrir apenas o favo de mel. A quebra de ligações também é um problema comum. Ao trabalhar com solo pesado, por exemplo, pode surgir uma rachadura no corpo do cortador. Se isso aconteceu, a restauração é indispensável. Mas para esta reparação, bem como para a substituição dos rolamentos do virabrequim, instalação da bomba injetora e substituição da junta da cabeça do cilindro, são necessárias não só ferramentas especiais, mas também conhecimentos técnicos. Caso contrário, você pode entrar em uma situação em que as peças novas e o trator portátil serão danificados.
Uma visão geral dos motoblocks pesados no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.