O que é um contrapino e onde ele é usado?
Apesar da distribuição mais do que ampla de uma ampla gama de vários fixadores, muitos estão interessados no que são contrapinos e onde exatamente são usados? Um contrapino (da Tala alemã) é um fixador (em alguns casos elástico) feito de metal na forma de uma haste semicircular. Ele é dobrado ao meio e tem um orifício na curva. Esses dispositivos são usados para conectar peças sob baixa tensão, bem como para evitar que as porcas se soltem.
O que é e para que serve?
Os contrapinos, como um tipo de fixador, são produtos de hardware padrão. Eles são amplamente usados em uma ampla variedade de designs, dispositivos e instalações. Deve-se observar que sua principal tarefa é fixar com segurança os eixos e porcas. A tala funciona de acordo com o princípio de um mecanismo de travamento rápido. Essas ferragens, utilizadas para a fixação de peças individuais de tratores de passeio, brocas de sopradores de neve e até mesmo para a montagem de móveis, são muito fáceis de instalar e desmontar.
As principais vantagens dos contrapinos podem ser atribuídas com segurança à máxima confiabilidade, devido à qual o risco de afrouxamento das conexões roscadas é evitado mesmo em picos de carga e vibrações.
Externamente, um contrapino é um pequeno fio-máquina dobrado ao meio. Ele tem uma seção transversal semicircular e se encaixa em um orifício redondo de tamanho apropriado. Este último pode ser feito em um eixo, eixo, parafuso ou porca. No local onde o contrapino é dobrado, existe um pequeno olhal que o impede de escorregar. Após a instalação do elemento de fixação, suas extremidades, que possuem diferentes comprimentos, são estendidas em diferentes direções e dobradas.
Considerando as características e o desempenho desse tipo de dispositivo de fixação, é necessário atentar para sua diferença em relação aos pinos. Em primeiro lugar, estes últimos são feitos em forma de haste de forma cilíndrica ou cónica. Em geral, um alfinete é um prego que não tem cabeça. Na esmagadora maioria dos casos, essas travas são inseridas em orifícios que passam por todos os elementos conectados de uma estrutura ou mecanismo. Assim, o pino em forma de cilindro de diâmetro aumentado é pressionado no furo com força, o que proporciona uma conexão friccional confiável devido à elasticidade do material.
Os pinos são usados em situações onde a fixação rígida de elementos estruturais em relação uns aos outros sob cargas leves é necessária. Freqüentemente, neste caso, contrapinos adicionais colocados transversalmente são instalados, o que garante uma conexão confiável e evita que os pinos caiam durante a vibração.
Um dos pontos importantes neste caso é a máxima simplicidade de instalação e desmontagem. Basta arrancar a haste pela parte de trás.
Na prática, dois tipos de dispositivos em consideração são usados com mais frequência - mola e extensão... Além disso, estes últimos são os mais comuns devido à sua confiabilidade, simplicidade de design e possibilidade de autoprodução. O contrapino da mola em forma de zigue-zague é um pouco dobrável durante a operação, mas ao mesmo tempo não é menos confiável.
Essas ferragens provaram sua eficácia em situações em que é necessário proteger parafusos soltos ou conexões aparafusadas do deslocamento axial sob influências externas. Ao mesmo tempo, os modelos de mola são mais relevantes para cargas aumentadas. Neste caso, estamos a falar de unidades de equipamentos de construção, incluindo mecanismos de elevação, bem como sistemas de travagem para bicicletas. Normalmente, os contrapinos de mola são adicionalmente fixados para evitar escorregões e perdas.
Na engenharia mecânica, os dispositivos descritos são amplamente utilizados como plugues e fechos de retenção. No entanto, eles podem ser encontrados na vida cotidiana, quase a cada passo. O equipamento de ginástica é um excelente exemplo. Outro tipo de contrapinos, a saber, os de liberação rápida, são amplamente utilizados no setor agrícola.
Eles são indispensáveis se forem necessárias montagens e desmontagens frequentes de várias estruturas.
Levando em consideração todos os itens acima, é possível determinar condicionalmente o escopo de aplicação de contrapinos de diferentes tipos. E, neste caso, estamos falando sobre as seguintes áreas.
- Carros, veículos motorizados, embarcações e equipamentos para bicicletas.
- Engenharia Mecânica.
- Fabricação de estruturas metálicas.
- Agricultura.
- Trabalhos manuais.
É importante considerar que a instalação de contrapinos não prevê a transferência de energia. A lista de produtos de hardware modernos inclui um número suficiente de elementos, como, por exemplo, porcas de segurança. No entanto, mesmo os de mais alta qualidade enfraquecem com o tempo e sob a influência da vibração. A prevenção de tais fenômenos é a principal tarefa do contrapino. Porém, vale a pena considerar a força aplicada, que, em picos de carga, pode destruir toda a estrutura.
Visão geral da espécie
Apesar da simplicidade dos dispositivos de fixação em consideração, existe uma lista bastante ampla de suas variedades. O desempenho e as características de cada tipo devem ser considerados ao escolher produtos de hardware.
Os artesãos especializados na reparação e manutenção de vários equipamentos dispõem de conjuntos completos de fechos.
Isso inclui braçadeiras de arame, tubulares e outras. Dependendo da forma, os seguintes tipos de contrapinos podem ser distinguidos.
- Retas, que são padrão e relacionadas a ajustáveis. São feitos dobrando o fio, podem ser feitos manualmente com um arsenal mínimo de ferramentas.
- Em forma de T, não tendo ilhó na curva, como linhas retas, mas um jumper.
- Agulha ou mola, com olho único ou duplo.
- Anel (classificação segundo DIN 11023), que representa o denominado cheque agrícola. Eles são feitos em forma de anéis torcidos com uma haste reta ou com uma saliência.
- Móveis, que podem ser de madeira.
É importante levar em consideração que todas as características principais de uma categoria particular de contrapinos são exibidas em sua marcação. Todos os produtos de hardware, levando em consideração seu tamanho e forma, são classificados de acordo com o GOST 397-79 atual, que é análogo ao DIN-94 alemão.
Chave
Este tipo de fixação é o mais comum. Tais contrapinos possuem “pernas” de diferentes comprimentos, que se estendem em diferentes direções para fixar os elementos a serem fixados. Na posição reduzida, eles formam uma seção transversal circular. A cabeça (ilhó), que tem uma forma quase redonda, limita a profundidade de plantio das ferragens.
Ao conectar peças e porcas de fixação, o contrapino ajustável é inserido no orifício correspondente.
O comprimento diferente das pernas simplifica muito o processo de endurecimento delas. O formato da cabeça facilita a remoção do retentor não apenas com um alicate, mas também com chaves de fenda finas, furador ou qualquer haste de diâmetro adequado. Com todas as suas vantagens óbvias, os contrapinos padrão têm uma desvantagem importante. Sua reutilização é indesejável, pois neste caso o desempenho é significativamente reduzido.
Carregado com mola
Essas pinças diferem das pinças ajustáveis na forma, bem como no princípio de operação. O bloqueio das peças conectadas, neste caso, ocorre devido ao encaixeproporcionado pelo efeito de mola do material de que o contrapino é feito. Em sua forma, tais produtos lembram a letra “R”, e sua produção é regulada pelas normas da norma internacional ISO-7072.
A parte reta do contrapino é inserida no orifício e sua perna ondulada se encaixa de fora em vários lugares. Isso cria o efeito de mola acima mencionado. Levando em consideração as características de design, tais produtos de hardware são freqüentemente chamados de produtos de mola de agulha. Dependendo da forma da perna curva, tipos como "E" e "D" são diferenciados.
Liberação rápida com anel
Os elementos de conexão, de acordo com as normas alemãs na categoria DIN 11023, são equipados com anéis especiais. Eles simplificam muito o uso de contrapinos, especialmente quando várias instalações e remoções são necessárias. Essas verificações de liberação rápida diferem de outros tipos de hardware principalmente porque podem ser usados quase um número ilimitado de vezes ao montar e desmontar mecanismos e estruturas.
Isso é mais relevante para peças que têm requisitos especiais em um contexto de segurança. Na maioria das vezes, contrapinos com um anel podem ser vistos em máquinas agrícolas.
A forma deste tipo de produto está consagrada nas normas pertinentes. Isso permite que você controle a qualidade e o desempenho dos elementos de hardware. Deve-se observar que existem contrapinos de liberação rápida de formato especial, aos quais são impostos requisitos especiais.
Materiais (editar)
Levando em consideração as características de projeto, finalidade e escopo dos grampos descritos, pode-se concluir que os materiais com os quais são feitos devem atender a determinados padrões. Agora no mercado existem pinos de divisão, incluindo aqueles feitos de cobre, latão e ligas de alumínio. É importante notar que essas opções são muito menos comuns. Nesse caso, o material mais comum é o aço estrutural macio e o aço inoxidável.
Por exemplo, os grampos tipo mola (plugues) na grande maioria dos casos são feitos de carbono e aço inoxidável. Eles são zincados para proteção eficaz contra corrosão. Sua espessura varia de 6 a 12 mícrons. É importante levar em consideração que, de acordo com GOST 397-79, as superfícies dos produtos de hardware não devem ter rachaduras, lascas ou outros danos, devido aos quais os padrões de rugosidade permitidos serão excedidos.
De acordo com os padrões atuais, as seguintes opções de material e revestimento são recomendadas para a fabricação de contrapinos.
- Aço de baixo carbono (o teor de carbono na composição não é superior a 0,2%) com uma camada protetora de zinco, cádmio, óxido ou fosfato.
- Graus de aço resistentes à corrosão com um revestimento de óxido criado por soluções ácidas.
- Latão niquelado, grau L63.
- Liga AMTs com um revestimento de óxido preenchido em uma solução de dicromato de potássio.
Existem certos requisitos técnicos para o material de base e os revestimentos aplicados (GOST 9.301-86).
Conforme mencionado acima, além dos aços com baixo teor de carbono, também podem ser usados metais não ferrosos e seus compostos. Assim, na confecção de contrapinos com arame, é permitida a ausência de revestimento nas pontas das “pernas”. Além disso, em alguns casos, pode estar ausente nas superfícies internas dos ramos, nomeadamente nos pontos de contacto.
Dimensões (editar)
Em primeiro lugar, deve-se observar que os contrapinos são selecionados levando em consideração o tamanho dos furos de montagem das peças fixadas ou fixas. Conforme já observado, os principais parâmetros de um produto de hardware são exibidos em sua marcação. Por exemplo, o contrapino 5Х28,3.0363, de acordo com a padronização atual (GOST 397-79), tem um comprimento e diâmetro de 28 e 5 mm, respectivamente, e também é feito de latão L63 com um revestimento de níquel com um espessura de 6 mícrons.
Para diferentes tipos de clipes, existem tabelas de seus tamanhos, que podem ser facilmente encontradas em sites especializados. Nesse caso, o principal critério será a coincidência dos diâmetros da cupilha e dos furos para ela. É importante levar em consideração que a folga deve facilitar o empurrão livre do fixador. Também é necessário levar em consideração o comprimento das pernas, que deve ser pelo menos o dobro do comprimento do buraco.
Os desenhos e tabelas especiais indicam os parâmetros dos contrapinos a serem instalados.
Assim, o diâmetro do clássico, ou seja, a trava ajustável, é entendido como o diâmetro do furo nos elementos conectados e fixados da estrutura ou mecanismo, que é possível para sua instalação. Nesse caso, o comprimento é medido da orelha ao longo da perna curta. A propósito, as bordas deste último podem ser pontiagudas ou cortadas em um determinado ângulo. Na maioria das vezes, você pode encontrar um contrapino dos seguintes tamanhos:
- DIN 94 - diâmetro 1-13 mm, comprimento 4-200 mm, cabeçote 1,6-24,8 mm;
- GOST 397-79 - diâmetro 0,6-20 mm, comprimento 4-280 mm, cabeça 1,6-24,8 mm.
Como instalar?
Independentemente do tipo e características do projeto, os dispositivos descritos são usados para fixar eixos, eixos e conexões roscadas sob cargas relativamente baixas. Em princípio, o processo de instalação dos clipes é o mais simples possível. No entanto, existem certas regras e recursos. Os contrapinos ajustáveis e com mola podem ser instalados de duas maneiras - paralela ou perpendicular ao eixo de fixação das peças.
Um produto de hardware clássico deve ser enfiado no orifício apropriado e dobrar suas "antenas" em direções diferentes.
A parte (reta) da agulha do contrapino da mola passa pelo orifício e seu ramo ondulado é pressionado contra a parte externa da peça. Normalmente, esses tipos de fixadores são usados apenas uma vez. Uma alternativa neste caso podem ser modelos de anel, removíveis rapidamente, que são reutilizáveis.
A desmontagem das pinças, bem como a sua instalação, não deve causar dificuldades significativas. Na maioria das vezes, basta puxar o contrapino ou retirá-lo com um bico do tamanho apropriado. No caso mais extremo, o dispositivo de fixação pode ser perfurado com cuidado pegando uma broca.
Como apertar os contrapinos corretamente, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.