Segadeira giratória para trator autônomo: tipos e dispositivo
Um cortador de grama rotativo para um trator autônomo é um elemento mecanizado removível projetado para cortar vegetação de pequeno e médio porte. Possui várias configurações de tipos de estrutura interna e mecanismos de fixação à unidade condutora. O escopo de sua aplicação depende das características técnicas do equipamento.
Propósito
Este dispositivo e suas modificações aplicado em diversas áreas:
- produção de feno;
- roçada de safras de grãos;
- limpar a terra de plantas selvagens;
- melhoria de gramados, parcelas pessoais.
Para obter um bom feno, a grama deve ser cortada perto da raiz. Este efeito pode ser obtido com acessórios especializados para um cortador rotativo. Outros, enquanto cortam, trituram as plantas. A vegetação "picada" não é adequada para alimentar o gado, mas se decompõe rapidamente, transformando-se em fertilizante. Este método é usado quando você só precisa limpar o espaço de ervas daninhas.
Na colheita, um bico de foice acoplado é usado. Ela corta as orelhas com cuidado e as arruma de maneira especial. Na maioria dos casos, os cereais são semeados em volumes industriais, portanto, raramente são utilizados tratores com equipamentos removíveis.
Cortadores rotativos ajudam a manter o nível do gramado em boas condições. A estrutura especial dos mecanismos de corte permite minimizar a altura de corte.
A eficiência deste dispositivo é determinada pelas características do terreno. Uma superfície irregular do solo pode dificultar o trabalho do trator com um bico e interferir no corte total.
Variedades
Os cortadores rotativos são divididos em vários tipos, determinados pelo nome do resultado final.
Dependendo disso, eles podem:
- apenas corte a vegetação;
- pique-o em pequenas frações;
- cortar e colocar na forma / sequência desejada.
Dependendo das propriedades agregativas, os cortadores são classificados em dois tipos.
- Suspenso. O líder pode alterar a altura de corte levantando ou abaixando a carroceria do trator portátil.
- Tração. A foice se estende atrás da unidade motriz, cortando a grama a uma certa altura.
Cada tipo de cortador é projetado para um tipo específico de trabalho. Eles podem diferir em aparência, design e funcionalidade. A inconsistência da modificação do mecanismo com o tipo de trabalho visado afeta negativamente seu desempenho. Usar equipamentos que atendam às metas proporcionará a melhor eficiência.
Modelos populares
Os fabricantes nacionais produzem essas unidades em várias configurações. Uma trança comum é aquela produzida com a marca Zarya e Zarya 1 são um produto do Kaluga OJSC Kadi.
Este modelo é polivalente. Distingue-se por indicadores de alto desempenho, facilidade de gerenciamento, facilidade de instalação e manutenção. O mecanismo de fixação da estrutura da segadeira à unidade rotativa do trator de passeio é simples e versátil, adequado para quase todos os cultivadores domésticos.
Outro modelo amplamente utilizado pelos agricultores russos é o KR-80. É adequado para operação em combinação com tratores manuais tselina, Neva, Kaskad, Oka. Ele pode cortar grama, arbustos de caule grande, cereais.
O cortador giratório suspenso KRN-1 tem características semelhantes. Produzido na Rússia e Bielo-Rússia.Se encaixa na maioria das unidades de acionamento. Possui modificações projetadas para processamento industrial de campos.
Antes de comprar um complemento instalado para o trator portátil, você precisa descobrir as características de sua compatibilidade. O cultivador a gasolina Daewoo DAT80110 às vezes é vendido com acessórios adicionais da mesma empresa. Eles se encaixam facilmente com sua engrenagem motriz. Os cortadores de grama de outros fabricantes podem ser estruturalmente diferentes, o que interfere ou anula as tentativas de conectar o trator portátil à unidade suspensa. Ao comprar este ou aquele equipamento agrícola, você deve estar atento a esta questão.
No caso de o cortador montado não se destinar a ser utilizado com um veículo motorizado específico, pode ser adquirido um adaptador. Se não houver nenhum, o mecanismo de conexão pode precisar ser retrabalhado.
Características de design
Dispositivos fabricados por empresas diferentes podem diferir em dados externos e em alguns dados técnicos. O princípio de operação de tais unidades é idêntico e dita uma lista integral de blocos nodais incluídos no projeto.
A foice do rotor padrão é feita de:
- quadros;
- maca;
- mecanismo de equilíbrio;
- aparelhos de corte;
- divisor de campo;
- fusível de tração;
- racks;
- proteção da barra de corte.
Estrutura - um elemento projetado para prender o acessório ao trator portátil. Possui dois eixos voltados para os lados. Um deles serve para prender a estrutura aos elos inferiores do aparelho condutor. O segundo é dotado de fusível de sobrecarga de tração, preso por parafusos e duas porcas. Um elemento com um suporte será anexado ao quadro, o que permite que o sobrechassi seja instalado.
O sobrechassi é a parte soldada que conecta a estrutura e o elemento de corte. Consiste em um corpo retangular. De um lado, um tubo é soldado com buchas embutidas nele. No meio existem "orelhas" para prender o elo de transporte e o dispositivo para ajustar a altura. Um suporte se projeta lateralmente, no qual o fusível de tração está conectado. O próprio acionamento e a proteção do acionamento por correia são fixados no chassi auxiliar.
O mecanismo de equilíbrio é projetado para garantir que a barra de corte siga o terreno. Assim, consegue-se o melhor corte possível da vegetação. Este mecanismo também coloca o cortador no modo de transporte. Seu ajuste é realizado com parafusos de tensão especiais.
O dispositivo de corte está cortando. Seu corpo é um cárter totalmente soldado. Os elementos de corte são apoiados no solo por meio de um palete especial instalado por baixo. O dispositivo de corte pode ter tantos rotores em seu corpo. Em uma modificação de motobloco, geralmente há dois deles. Os rotores são equipados com duas facas. A transferência de força mecânica do motor para as facas ocorre por meio de uma correia de tração, redutores, diversos eixos e engrenagens.
O divisor de campo ajuda a separar a grama cortada e não cortada. Consiste em um escudo, molas e parafusos. O mecanismo de mola permite que o divisor se mova para trás ao transbordar com vegetação cortada.
Durante o processo de corte, a barra de corte pode esbarrar em um obstáculo. Para evitar danos nesta situação, a segadeira rotativa é equipada com um dispositivo de segurança de tração. Com a ajuda deste nó, a serpentina pode desviar-se da posição de trabalho até o momento definido pelo usuário.
O suporte ajuda a manter a unidade montada em uma posição confortável no momento de sua fixação ao trator de passeio.
As lâminas da máquina giram em alta velocidade. Para a segurança do usuário do equipamento, os mesmos são colocados em uma caixa protetora. Pode ser feito de metal leve ou tecido de lona.
Várias modificações de segadeiras rotativas podem diferir na presença de certas peças. Alguns deles podem ser adquiridos, enquanto outros podem ser feitos por você.
Manutenção e armazenamento
A duração da operação ininterrupta do mecanismo da foice do motobloco depende diretamente da manutenção regular. Como parte do trabalho de manutenção, o dispositivo é limpo de resíduos de grama, depósitos de lama e poeira. O grau de aperto das conexões roscadas é verificado - as afrouxadas são apertadas. A tensão dos acionamentos por correia é medida. As facas de corte devem ser bem afiadas. Para fazer isso, eles devem ser removidos e afiados periodicamente. É proibido fazer isso na posição articulada. O mecanismo de equilíbrio é ajustado após cada operação. Sua parte da mola é verificada e ajustada.
Componentes sujeitos a alta fricção devem ser lubrificados regularmente. Especialmente a caixa de engrenagens cônica, a seção da barra de corte e os rolamentos precisam disso. A lubrificação só é realizada através dos furos de óleo apropriados.
Não é recomendado derramar óleo ou aplicar lubrificante espesso em áreas de atrito que não estejam equipadas com bujões de abastecimento de óleo. Isso fará com que poeira e sujeira grudem nas áreas lubrificadas, aumentando o desgaste e reduzindo a vida útil das peças.
A ordem e a lista de trabalho executado para preparar o armazenamento de longo prazo são determinadas por características típicas. As principais nuances de tal preparação incluem limpeza de poeira e sujeira, remoção de umidade de superfícies metálicas, revestimento de peças com soluções anticorrosivas especiais. A escolha do local de armazenamento correto é um fator importante. Deve estar seco, protegido de mofo, correntes de ar e outras influências agressivas.
Para obter mais informações sobre como preparar o cortador rotativo para armazenamento fora da temporada, consulte as instruções de uso do fabricante.
Você pode ver o cortador giratório do trator "Neva" em ação no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.