Correias para um trator autônomo: seleção e instalação
A correia de transmissão de alta qualidade (correia acessória) para o trator de passeio garante uma utilização duradoura do dispositivo para o cultivo das áreas cultivadas. Com base na intensidade de operação e no recurso do equipamento, é necessário selecionar a correia apropriada da unidade. Você não pode comprar a primeira correia de transmissão para a unidade, o que é recomendado na loja. As propriedades físicas aumentadas da unidade não farão com que funcione melhor se a própria unidade não for projetada para isso.
Parâmetros técnicos de diferentes modificações
Motoblocks de todos os fabricantes, sejam eles veículos motorizados "Neva", "Ural" com motor UMZ-5V ou Hyundai T-500, "Euro-5" e muitos outros são produzidos quase no mesmo esquema. Apenas em certos episódios falamos sobre diferentes poderes e funções disponíveis. O fabricante "Neva" fez uma colocação da árvore de cames à cabeça. Como resultado do sistema de refrigeração a ar, os cintos das motocicletas precisam ser comprados com menos frequência.
Na linha de modelos "Cascade", a ênfase é colocada no uso de um acionamento por correia. O proprietário do equipamento deve, em estrita conformidade com as especificações técnicas do fabricante, selecionar cintos para veículos automotores. O menor desvio dos requisitos prescritos provocará um rápido desgaste dos elementos mecânicos. Em essência, condições semelhantes são estabelecidas para as unidades Zubr.
Devemos citar também a unidade Mole, que possui acionamento por correia do mesmo modelo A-710, A-750, onde o comprimento é de 710-750 mm, a largura é de 13 mm, e o procedimento para substituí-los é semelhante ao “ Cascata".
Os motoblocks são dotados de alta potência, o que impõe restrições específicas aos tipos de correias admissíveis das unidades. É altamente recomendável focar nos produtos etiquetados com A-1180. No caso de chegada de um reparo não programado ou planejado, um elemento de acionamento por correia flexível com parâmetros semelhantes é adquirido.
Os motoblocks fabricados na China são caracterizados por uma grande liberdade na escolha de um cinto.
As correias de unidades para veículos motorizados, bem como para acessórios, por exemplo, uma bomba de correia, são selecionadas levando em consideração apenas uma condição: o comprimento e a resistência do produto não podem diferir em +/- 1,5% do protótipo. Nesse caso, o uso de análogos não provocará falhas repetidas.
Trabalhando em velocidades mais altas
Modificações caras de motoblocks são dotadas de várias velocidades. A função designada permite otimizar o procedimento de semeadura, colheita ou cultivo do campo. Mas, por outro lado, o funcionamento dos motoblocks depende em grande parte diretamente da qualidade da correia de transmissão. A primeira coisa a lembrar é que as mudanças frequentes de marcha não são a melhor maneira de afetar o funcionamento da unidade. Por isso, deve-se abandonar o uso de produtos baratos e às vezes de baixa qualidade.
Correia
Para escolher o cinto certo para sua motocicleta, você deve ter as seguintes informações:
- o tipo de correia de transmissão que é adequada especificamente para sua modificação da unidade;
- seu comprimento;
- nível de tensão;
- tipo de transmissão por correia em V (para modelos específicos).
Variedades
As correias da unidade são:
- cunha;
- dentado;
- movimento para a frente;
- reverter.
Para garantir a tensão ideal e uma longa vida útil não apenas de todo o acionamento por correia, mas também da transmissão, o tamanho da correia da unidade deve corresponder exatamente a uma modificação específica do trator de passeio. Se você colocar produtos extremamente longos, como os muito curtos, eles se desgastarão rapidamente e criarão uma carga desnecessária no motor ou na caixa de marchas. Por exemplo, a correia de transmissão "Mole" de 750 mm é instalada em unidades com motor doméstico.
Além do exposto, antes de comprar é necessário verificar o produto de fora: o cinto não deve ter nenhum dano, arranhões, fios protuberantes, quebras. Um produto de qualidade é aquele que mantém um padrão de fábrica distinto e não pode ser esticado à mão.
Como escolher o tamanho correto?
O tamanho da correia do seu aparelho pode ser consultado na documentação ou pelo número do produto antigo (se houver). Se você não conseguir encontrar as dimensões, pode usar uma fita métrica e uma corda normal (cordão). E você também pode usar tabelas especiais.
Substituição e personalização
O elemento flexível da transmissão por correia no trator pode ser substituído e ajustado de forma independente.
A transmissão da correia em V comunica de forma confiável a força do motor, mas com o tempo a correia se desgasta, rachaduras e rajadas se formam nela.
A tarefa de mudá-lo aparece. Isso pode ser feito em centros de serviços especiais. Esta é a escolha mais correta, mas custará muito caro. Você mesmo pode fazer a substituição e, se já reparou seu carro pelo menos uma vez, já tem experiência em trabalhar com equipamentos.
1. Remova o elemento flexível usado
Em primeiro lugar, remova a tampa protetora de plástico desapertando as porcas de fixação. Em seguida, a correia das unidades é retirada relaxando a tensão entre a polia (roda de fricção) da caixa de engrenagens e o motor.
Em algumas versões, existem dispositivos especializados para tensionar e afrouxar correias. Mas geralmente esse mecanismo está ausente em tratores com acompanhamento manual. Para afrouxar a tensão da correia de transmissão, afrouxe as porcas de fixação do motor (4 peças) e mova-o para a direita. Em seguida, removemos o cinto. Não se esqueça de mover o motor para o lado direito (esquerdo) para apertar (afrouxar) o produto apenas em 20 milímetros.
2. Colocando em novos produtos
A instalação de uma nova correia unitária é realizada na ordem inversa. Depois é necessário puxá-lo, tendo em conta a sua flacidez obrigatória de 10-12 milímetros. Certifique-se de verificar o alinhamento da caixa de engrenagens e das rodas de fricção do motor. Envolvemos as porcas dos fixadores do motor na diagonal.
Quando inoperante, a correia deve girar sem dificuldade no eixo de entrada, mas não pular para fora dele. Para trazer a correia dos agregados ao estado de trabalho, a alavanca da embreagem é puxada para fora, o cabo levanta o eixo de pressão para cima, puxando a correia.
3. Auto-tensionamento
Quando o novo produto e o formador de alça (amortecedor) são montados, é necessário tensioná-los e ajustá-los, pois a correia se dobrará imediatamente, o que é considerado inaceitável. Isso pode encurtar a duração de seu uso, as rodas começarão a patinar, o motor começará a soltar fumaça em marcha lenta.
Para efetuar a tensão, é necessário limpar a roda de fricção com um pano, e também afrouxar os parafusos que fixam o motor ao chassi, com uma chave de 18 gire o parafuso ajustador no sentido do movimento do ponteiro do relógio, apertando o dispositivo. Ao mesmo tempo, é necessário testar a tensão da correia de transmissão com o ponteiro dos segundos para que ela salte livremente. Se você apertar demais, isso também prejudicará a confiabilidade do rolamento e da correia.
Durante a instalação, todas as medidas devem ser realizadas de forma gradual e cuidadosa para evitar danos ao produto. Isso pode provocar a ruptura ou falha prematura do inversor.
Após a conclusão da montagem e da tensão, verifique se há distorções. O novo produto deve estar nivelado e livre de dobras e distorções.
Processos que apresentam erros de inserção e tensão:
- vibração do corpo durante o movimento;
- superaquecimento da correia de transmissão em marcha lenta, fumaça;
- patinagem da roda durante a operação.
Correndo em
Após a instalação de um novo produto, é necessário operar o trator de passeio sem exercer carga sobre ele, para não danificar os elementos estruturais. Ao usar a unidade, é necessário apertar os mecanismos da engrenagem a cada 25 horas de operação. Isso evitará o desgaste rápido das rodas de fricção, garantirá o movimento suave do trator de passeio.
Para informações sobre como trocar a correia do trator de passeio, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.