Tratores manuais Prorab: características do modelo

Tratores manuais Prorab: características do modelo
  1. Características, vantagens e desvantagens
  2. Modelos
  3. Especificações
  4. Equipamento
  5. Operação e cuidados
  6. Equipamento opcional
  7. Dicas de Seleção

É muito difícil cultivar um terreno particular, seja uma casa de verão ou um jardim, sem um trator de passeio. Mas a escolha certa de marca e modelo é de grande importância.

Vale a pena considerar em detalhes uma das opções - tratores manuais Prorab.

Características, vantagens e desvantagens

Os tratores compactos Prorab entraram no mercado russo em 2005. Seu fabricante produz muitas centenas de variedades de ferramentas e implementos não apenas para a agricultura, mas também para construção e reparo. O equipamento fornecido com esta marca pertence à categoria de amador. A julgar pelas avaliações, é mais frequentemente usado em pequenas empresas agrícolas. Os agricultores consideram a principal vantagem desses minitratores a proporção ideal de custo e qualidade.

Motoblocks são diferenciados pelos seguintes recursos:

  • simplicidade do dispositivo;
  • serviço econômico;
  • confiabilidade, mesmo em condições bastante adversas.

Os desenvolvedores tentaram tornar seus produtos adequados para o trabalho em diferentes épocas do ano. A capacidade do equipamento de cultivo varia de 2,2 a 13 litros. com. Motoblocks são capazes de funcionar com diesel, gasolina, também há opções com motores elétricos... As transmissões são projetadas de forma que a embreagem possa definir a faixa de velocidade máxima. Devido ao aumento da espessura da parede da caixa de engrenagens em comparação com os concorrentes, sua confiabilidade e vida útil aumentam.

Alguns modelos Prorab são equipados com partidas elétricas. E também a transmissão de força em tratores de passeio individuais é realizada por meio de correias de transmissão japonesas. O aço para molas de primeira classe é usado na produção de cortadores de lavoura. Os Motoblocks são compatíveis não apenas com cortadores, mas também com uma ampla gama de outros equipamentos.

Independentemente dos componentes instalados, as grandes rodas pneumáticas mantêm a unidade estável em movimento e seu tamanho pequeno permite que ela opere com segurança em áreas confinadas.

Modelos

Motoblocks com motor a gasolina são usados ​​principalmente para resolver tarefas limitadas ou múltiplas. A versão GT22 é muito leve (não mais que 15 kg), mas é capaz de desenvolver uma potência máxima de 2,2 litros. com., portanto, é possível usar este trator de passeio apenas com preparo de superfície.

    Equipamento adicional não pode ser usado.

    Os modelos 40T e 55T se enquadram no grupo da gasolina intermediária. Sua potência varia de 4 a 5,5 litros. com. A área cultivada varia de 38 a 85 cm. A profundidade dos implementos pode chegar a 20–33 cm. Uma caixa de engrenagens é instalada.

    A série "700" se espalhou. Isso inclui o GT 700 SK e seus derivados. Os recursos comuns são os seguintes:

    • potência 7 litros. com.;
    • 2 velocidades de avanço;
    • 1 velocidade reversa;
    • cortadores de 6 seções;
    • grandes rodas pneumáticas;
    • banda de rodagem agrícola.

    Mas existem, é claro, diferenças, que são as seguintes:

    • fornecedor do motor;
    • a profundidade em que a terra é cultivada;
    • a faixa de solo capturada.

    A classe pesada inclui versões GT 732 SK, GT 742 SK... Esses motoblocks estão equipados com uma caixa de mudanças de 3 velocidades (1 traseira). Podem ser utilizados em parcelas de até 2 hectares inclusive.

    Potência da unidade GT 732 SK é de 9 litros. com., e em GT 742 SK chega a 13 litros. com. Assim, a profundidade de cultivo é 3 vezes maior, mesmo apesar da diferença na largura da faixa capturada (105 e 135 cm).

    Entre os veículos a diesel, destacam-se GT 80 RDK (também existem versões 100 e 120 com o mesmo índice de letras).

    Tratam-se de tratores de passeio de nível profissional extremamente potentes, adequados até mesmo para a movimentação de cargas. Dependendo das nuances do projeto, os blocos são equipados com acionadores manuais e elétricos.

    Modelo GT 701 SK equipado com um motor a gasolina de 7 litros. com. Ele garante o cultivo bem-sucedido de até 1 hectare de terra. O único cilindro do motor opera em um modo de quatro tempos, economizando combustível tanto quanto possível. O trator portátil desta versão manobra bem tanto em solo firme quanto no meio de ervas daninhas.

    Como resultado, é muito bom para o plantio e a colheita.

    Suas vantagens são as seguintes:

    • 3 posições no posto de controle;
    • starter resistente a baixas e altas temperaturas;
    • redutor de tipo de engrenagem;
    • 24 facas de moagem;
    • cobertura confiável para operadores com arcadas de roda.

    Merece atenção e versão GT 709 SK... O motor a gasolina deste trator de passeio produz 7 litros. com., consumindo 2 litros de combustível por hora. A velocidade máxima pode chegar a 12 km / h. O escorregamento em solo úmido é excluído, mesmo sem talões adicionais. Graças à polia da tomada de força, o dispositivo pode ser equipado com carrinhos, reboques e adaptadores ativos. O tanque pode ser abastecido com até 6 litros de gasolina, o que permite trabalhar com tranquilidade mesmo em uma grande faixa de terreno. O ruído é relativamente fraco quando comparado a outras versões.

    Se você precisar escolher um trator portátil de uma categoria doméstica, é mais útil prestar atenção GT 65 HBW... O dispositivo mostra-se perfeitamente tanto em terras virgens, quanto em terras cobertas de vegetação selvagem. É muito fácil garantir a segurança ao seguir as regras básicas. A transmissão mecanizada deste modelo possui 3 modos de operação. O trator portátil é compatível com uma ampla gama de equipamentos montados. Os designers também cuidaram da resistência à corrosão do gabinete. O motor está escondido atrás dele, entregando com confiança 6,5 ​​litros. com.

    Resultados bastante bons, no entanto, também são demonstrados por GT 712 SK... Um trator autônomo semelhante pode lidar com faixas de até 75 cm de largura. O mérito nisso pertence a um motor de quatro tempos com 7 litros de capacidade. com. Os designers forneceram a PTO, que pode expandir significativamente a funcionalidade da unidade. Em comparação, o GT 710 SK pode cobrir faixas de até 80 cm de largura em 1 passagem com a mesma potência. A transmissão de força do motor de quatro tempos ocorre por meio de uma polia.

    Para controlar o dispositivo, uma transmissão manual escalonada é fornecida.

    GT 733 SKno entanto, não se mostra pior. O impulso é aplicado nas rodas ou no eixo da tomada de força por meio de uma polia. Motor de 9 hp com. aciona cortadores com diâmetro de 300 cm e possui apenas 1 cilindro.

    GT 604 VDK - trata-se já de um tractor a gasóleo com capacidade total de 6 litros. com., capaz de processar uma faixa de terreno de 80 a 110 cm de largura. O motor de bloco é alimentado por injeção direta de combustível. O acionamento é feito com base em engrenagens.

    GT 743 SK - Este é um motor a gasolina muito potente que gera um esforço de até 13 litros. com. O motor arrancado com uma partida de recuo é refrigerado a ar e pode transmitir impulso para máquinas montadas e rebocadas, incluindo segadeiras.

    GT 750 SK pertence à classe média dos motoblocks, tem excelente capacidade de cross-country. Por ser pesado (100 kg), ele pode ser usado sem alças.

    Especificações

    Ao escolher um trator de passeio a diesel, deve-se em primeiro lugar prestar atenção à sua potência. Se deveria ser 9 litros. com., você deve dar preferência ao GT 606 VDKE. Este dispositivo é iniciado com partidas elétricas ou manuais de forma igualmente eficiente, opera em 2 velocidades para frente e 1 para trás. Mas você também pode considerar a opção 905 VDKE.

    Não existem motoblocks a diesel para 7 cavalos de potência na linha deste fabricante. Mas há uma modificação de gasolina adequada - GT 716 SK. Uma versão mais potente (13 HP) - GT 746 SK. O cilindro único opera em modo de quatro tempos. Motoblocks com capacidade para 10 litros. com. Prorab não produz, o diâmetro do eixo hexagonal para o GT 90 VDKE e GT 72 SK é de 3,2 cm.

    Equipamento

    Junto com qualquer modelo, a pedido do cliente, os seguintes elementos são instalados:

    • talões;
    • dispositivos de extensão do eixo da roda;
    • hillers de fila dupla e comuns;
    • escavadores de batata;
    • arados;
    • "Ural" e cortadores de retalho;
    • acoplamentos;
    • grades;
    • segadeiras rotativas;
    • acessórios de arado de neve.

    Operação e cuidados

    Qualquer que seja o modelo de trator de passeio adquirido, para o que for utilizado, você poderá encontrar situações em que o dispositivo atire no silenciador. Ao mesmo tempo, o motor para.

    Se a causa for um excesso de óleo na mistura de combustível, o seguinte deve ser seguido:

    • despeje o combustível restante;
    • lave a bomba e as mangueiras;
    • despeje uma nova porção de combustível com uma pequena quantidade de óleo.

    Às vezes, os "tiros" são causados ​​pelo disparo lento da bobina de ignição. A única solução é definir a folga correta do eletrodo. O pior é quando o combustível não é queimado completamente. Neste caso, você terá que desmontar o grupo de pistão, enxaguar o cilindro e depois secá-lo. Em seguida, uma nova configuração de carburador é necessária.

    Uma queda repentina no desempenho do motor geralmente é causada pelo armazenamento de um trator com carburador úmido. Usualmente, quando o motor estiver em marcha lenta por um tempo, o sedimento acumulado irá evaporar e a operação normal será restaurada... Mas antes disso você precisa limpar o carburador e a mangueira de gasolina, bem como cilindro e silenciador.

    Logo no início da operação, para evitar diversos problemas, é necessário rodar corretamente o trator de passeio. O mesmo procedimento é necessário após grandes reparos.

    Só é possível andar no trator de passeio após uma verificação minuciosa dos parafusos, reabastecendo o motor com combustível, lubrificante e líquido de arrefecimento.... Terminada a rodagem, todos os elementos são verificados e, se necessário, passam por manutenção. Durante a operação diária, é necessário avaliar sistematicamente a condição dos rolamentos e vedações. Qualquer impulso, qualquer eixo muda, mesmo com um ligeiro desvio da norma.

    Para ligar um trator que você acabou de comprar, é necessário avaliar se há óleo suficiente. Este procedimento é realizado mesmo quando se compra em loja bem estabelecida e de boa reputação. A falta de lubrificação resultará quase inevitavelmente em danos ao motor.... O óleo precisa ser trocado com mais freqüência antes de se deteriorar.

    Os motoblocks devem ser iniciados de maneiras diferentes, dependendo se um motor a gasolina ou diesel está instalado neles. Recomendações mais detalhadas estão contidas nas instruções.

    O Prorab pode ser equipado com rolamentos de liberação da Moskvich ou VAZ dos primeiros modelos.

    Equipamento opcional

    Das peças de fixação, além do suporte do arado, a grande maioria dos agricultores precisa de equipamentos como:

    • trechos de um filme;
    • hillers;
    • adaptadores;
    • acoplamentos;
    • talões.

    Dicas de Seleção

    Os proprietários em potencial precisam levar em consideração uma série de sutilezas e nuances ao escolher os tratores manuais da Prorab. As melhores escolhas em classificações individuais incluem 100 HBW. Mas você pode usar qualquer outro dispositivo dos modelos descritos acima sem problemas.

    Para não se enganar, aconselhamos seguir as seguintes dicas:

    • leve em consideração a largura e a profundidade da aração;
    • escolher modelos mais potentes para o transporte de mercadorias;
    • não compre tratores com funções que obviamente não são necessárias;
    • leve em consideração qual combustível estará mais prontamente disponível em um determinado local.

    No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do trator portátil Prorab.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário