Regras para arar a terra com um trator de passeio

Regras para arar a terra com um trator de passeio
  1. Como escolher um trator de passeio?
  2. Como se preparar para o trabalho?
  3. Como arar?
  4. Métodos de aragem
  5. Vantagens e desvantagens da aração mecânica
  6. Recomendações

A lavoura é uma das medidas agrotécnicas obrigatórias e é realizada no início da primavera e no final do outono. Graças a este procedimento, o solo fica saturado de oxigênio, a maioria das ervas daninhas são removidas e a duração da cobertura de neve é ​​significativamente aumentada. E se você pode fazer completamente com uma pá comum para cavar vários canteiros, então para processar até mesmo uma pequena horta ou um campo de batata, você não pode prescindir do uso de equipamento mecanizado... E, neste caso, um trator de passeio vem em socorro - uma unidade multifuncional universal, que é um assistente indispensável para residentes de verão e proprietários de fazendas.

Como escolher um trator de passeio?

Motoblocks são dispositivos versáteis e capazes de realizar uma dúzia de operações diferentes. Com a ajuda deles, você pode não apenas arar a terra, mas também plantar vegetais, ervas daninhas, amontoar batatas, colher e aparar grama. Além das aplicações agrícolas, os tratores de passeio são amplamente utilizados para coletar neve e lixo, transportar diversos produtos com peso de até meia tonelada, bem como uma motoneve e um minitrator. Além disso, alguns modelos de alta tecnologia estão equipados com um eixo especial, no qual são instalados acessórios adicionais, permitindo cortar lenha, bombear água e até fornecer eletricidade aos proprietários.

Assim, ao escolher um trator de passeio, é necessário levar em consideração quais outras funções além da lavoura do canteiro serão atribuídas à unidade.

O segundo critério após a funcionalidade é a potência do motor. Nesta base, os agregados são divididos em leves, médios e pesados. Os modelos leves e médios destinam-se ao uso diário e pesam de 50 a 100 kg. Eles são equipados com motores de 4-8 litros. com. e tem, via de regra, 2 marchas para frente e uma marcha à ré. Unidades de baixo consumo com uma largura de 70-80 cm são bastante adequadas para o processamento de terrenos com não mais que 15 acres. Motoblocks equipados com um motor de potência média de 7-8 litros. com. e 90 cm de largura, são projetados para obras de grande porte e são capazes de atender áreas de 15 a 40 acres.

A classe pesada é representada por modelos com um motor potente de 9 ou mais cavalos de potência, eles são usados ​​em campos de até 1-1,5 hectares. A largura de captura dessas unidades é de 100 cm e o peso ultrapassa 100 kg. Esses modelos são frequentemente equipados com um motor diesel e se distinguem pelo bom esforço de tração, alta vida útil do motor e baixo consumo de diesel. No entanto, a uma temperatura do ar de 2 graus ou menos, os motores a diesel dão partida um pouco pior do que os a gasolina e demoram mais para esquentar. Portanto, se você precisa não só cavar um jardim, mas também remover a neve, então é melhor comprar um modelo a gasolina.

No caso de utilizar um trator de passeio como autopropulsor ou um trator para transporte de mercadorias, deve-se escolher modelos com roda de diâmetro de pelo menos 45 cm. Para isso, é preferível também escolher uma banda de rodagem profunda . Se o trator autônomo for usado apenas para arar, será necessária a compra adicional de talões e um arado. Apesar do fato de que a maioria das unidades tem um par de cortadores como padrão, sua resistência muitas vezes não é suficiente para solos pesados ​​e terras virgens.Portanto, você precisa adquirir antecipadamente os acessórios adicionais.

Como se preparar para o trabalho?

A preparação da máquina para o trabalho inclui a instalação de alças, bem como a fixação e ajuste do arado.

  • Instalação de terminais. Esses dispositivos são rodas de metal com diâmetro de até 60 cm e largura de 17 a 20 cm. Também existem amostras mais finas à venda, mas não é recomendável comprá-las. Isso se deve ao fato de que é muito difícil fazer um sulco uniforme com ganchos finos: o trator de passeio vai bater em direções diferentes e é bastante problemático lidar com isso em tais condições. Para a instalação dos talões, a unidade é colocada em uma área plana, as rodas nativas com pneus de borracha são desparafusadas e os cubos removidos.

Os cubos dos ganchos são colocados no eixo de tração, fixados com pinos e fixados com pinos.

Os cubos dos ganchos são um pouco mais longos que o normal, por isso seu uso leva a um aumento da largura da esteira, o que torna o trator de passeio mais estável. Depois que os hubs são fixados com segurança a eles, os terminais são montados. Ao prender rodas de metal, certifique-se de que o piso se afunila para frente. É aconselhável escolher os ganchos de forma que, após pendurá-los, o peso total do conjunto seja superior a 70 kg. Caso contrário, a máquina escorregará e o processamento será irregular e de baixa qualidade. Se você comprar talões muito leves, é necessário cuidar do peso adicional da estrutura. Para fazer isso, você pode comprar um conjunto de pesos adicionais, cuja instalação fornecerá o peso necessário.

  • Instalação e regulação do arado. O arado é fixado por meio de engates, que são fixados à unidade com um pino mestre. Recomenda-se conectar o engate e a unidade com uma folga de 5 a 6 graus. Se você fixar o arado imóvel, ao arar, ele começará a enrolar o trator de passeio de um lado a outro, o que se deve ao efeito irregular do solo sobre ele. Não é recomendado apertar totalmente as porcas ao conectar o engate ao arado. Isso se deve ao fato de que o processo de ajuste está à frente, durante o qual eles deverão ser apertados e afrouxados mais de uma vez.

Para realizar o ajuste, é necessário instalar o aparelho sobre tijolos ou placas empilhadas umas sobre as outras. A altura de tal estrutura deve ser igual à profundidade de lavra e ter 20-25 cm, neste caso os talões devem ser fixados, proporcionando ao trator de passeio completo imobilidade. Em seguida, o arado é posicionado de forma que o tabuleiro de campo fique no chão em todo o seu comprimento. Nesse caso, o suporte do arado deve ser localizado estritamente perpendicular ao solo e paralelo à extremidade interna do gancho.

Em seguida, o ângulo de inclinação da placa de campo é ajustado, enquanto a distância do nariz do arado (parte) ao calcanhar deve corresponder a 3 cm. Se o ajuste de inclinação for negligenciado, então durante a operação o arado começará a cavar no solo, o o motor superaquecerá e o trabalho terá que ser interrompido. Em seguida, você precisa ajustar a largura da trilha. Para isso, a borda direita do compartilhamento é alinhada com a parte interna da saliência direita.

Com este arranjo, o solo será cortado de maneira absolutamente uniforme e será mais fácil controlar a unidade.

  • Arranque da unidade. Antes de dar partida em um motor a gasolina ou diesel, verifique o nível de óleo e encha o tanque com combustível. Os modelos a gasolina de dois tempos funcionam com uma mistura de gasolina e óleo de motor, enquanto os potentes quatro tempos “usam” gasolina A-92 e A-95 pura. Ao reabastecer um trator com óleo diesel, deve-se levar em consideração o regime de temperatura e, na estação fria, abastecer com óleo diesel de inverno. Além disso, antes de começar, você deve verificar o desempenho do volante, gás, ré e embreagem, após o qual você pode iniciar.

Para ligar o motor a gasolina equipado com partida manual, abra a torneira do tanque de combustível e coloque a alavanca do afogador no modo "Partida". Em seguida, sem ligar a ignição, são executados 3 a 5 movimentos do motor de arranque, após os quais se liga a ignição e se dá a partida no motor. Assim que o motor arranca, a aspiração é imediatamente transferida para o modo "Trabalho". Em tratores compactos equipados com partida elétrica, a partida do motor é ainda mais fácil. Para isso, basta ligar a ignição, enquanto a bomba elétrica bombeia o combustível para o carburador e dá partida no motor.

Antes de dar partida no motor diesel, todo o ar do sistema é expelido por meio de uma partida elétrica e, após a entrada do óleo diesel, dá-se a partida no motor. Se o motor estiver equipado com partida manual, basta abrir a válvula de alimentação de diesel, ajustar o gás e pressionar o descompressor. Em seguida, alguns golpes são feitos com o motor de arranque, o descompressor se posiciona e o motor dá partida.

Como arar?

Para arar adequadamente a área, ela deve ser bem preparada. Para isso, puxa-se uma corda ao longo da sua orla como ponto de referência, especialmente recomendado para quem vai arar o jardim pela primeira vez. Isso se deve ao fato de que durante o funcionamento o arado conduz um pouco para a direita, por isso, sem a devida habilidade, será difícil fazer uma linha uniforme.

Ao arar a segunda e todas as carreiras subsequentes, a roda do implemento seguirá o sulco já formado.e o cabo não é mais necessário. Em seguida, você deve coletar manualmente as pedras grandes, arrancar os tocos e remover a madeira flutuante. Após a preparação do terreno e o funcionamento do motor, a velocidade é ligada e a lavra é iniciada.

A segunda é considerada a velocidade ótima para a operação do trator walk-behind, porém, ao alterar a profundidade de aração ou ao passar para outro tipo de solo, a primeira também pode ser utilizada.

Recomenda-se fazer o primeiro sulco em marcha baixa, o que se deve à necessidade de formar a fileira inicial de maneira uniforme e precisa. Com efeito, no futuro, será ele quem servirá de guia para todos os sulcos subsequentes. Depois de passar a primeira linha, verifica-se a profundidade de aração: deve estar dentro de 20 cm. Quando o trator de passeio é acionado, instala-se a alça direita no sulco, liga a 1ª velocidade e vão na direção oposta , certificando-se de que a roda metálica não ultrapassa o sulco. Se tudo for feito corretamente, a crista de terra ficará a uma distância de 10 cm da anterior.

Se você precisa arar uma pequena área, pode fazer sem arado. O conjunto básico de motoblocos inclui cortadores de sabre, com a ajuda dos quais se processa qualquer terreno de complexidade e composição, incluindo solos virgens e pedregosos. Além de arar, os cortadores são usados ​​para misturar o solo na aplicação de fertilizantes, para remover ervas daninhas e soltar o solo.

Se for necessário para melhorar a qualidade da lavra, o trabalho é realizado com um módulo arável transportável. Para isso, o arado não é acoplado ao próprio trator de passeio, mas sim à estrutura adaptadora. Devido à presença de um elo intermediário entre o arado e a unidade, o impacto no trator de passeio é significativamente reduzido e a aração é mais fácil e segura. Além disso, a velocidade do trator de passeio aumenta visivelmente. E se com a lavra tradicional for de 5 km / h, no caso de usar um adaptador aumenta para 10 km / h. No entanto, em comparação com o método tradicional de fixação do arado, ao utilizar este método, perde-se a manobrabilidade geral da unidade, o que, no entanto, é perceptível apenas em áreas pequenas e apertadas, com abundância de plantas cultivadas crescendo ao longo das bordas . Se o trabalho for realizado em uma grande plantação de batata, o uso do adaptador é muito conveniente.

Métodos de aragem

A aragem de uma horta pode ser feita de várias maneiras.

  • Vsval. Ao usar este método, o trabalho começa no centro do local.Tendo atingido sua borda, a unidade é implantada, a saliência direita é colocada no sulco e volta para o centro. Ao mesmo tempo, a crista da Terra é bastante grande. A vantagem dessa técnica de escavação é o fato de que, se houver neve no local, ela não derrete por muito tempo, caindo nos sulcos e saturando o solo de umidade.

Não há desvantagens específicas no método, o que o torna o mais comum e popular entre a maioria dos agricultores.

  • Pegou. Nesse caso, o movimento começa do lado direito do site. Ao chegar ao final da linha, o trator de passeio é conduzido para a margem esquerda do local e segue na direção oposta. Desta forma, toda a parcela é arada até que as linhas se encontrem. O uso deste método permite que o arado revire o solo e o preencha com fertilizantes previamente aplicados.
  • Em direção ao inverno. A horta é arada com um trator manual duas vezes por ano: na primavera, pouco antes do plantio, e no outono, após a última colheita. O processamento de outono é considerado especialmente importante. Ele mata completamente as ervas daninhas e efetivamente solta o solo. Isso promove a troca normal de ar, garante uma drenagem adequada e evita o aparecimento de mofo e patógenos. O momento da lavoura no outono depende das condições climáticas da região, mas sempre antes das primeiras geadas.

Vantagens e desvantagens da aração mecânica

O uso de um trator autônomo ao arar e nivelar o local tem uma série de vantagens indiscutíveis sobre o processamento manual.

  1. A utilização do aparelho permite realizar trabalhos com uma qualidade especial, em pouco tempo e com um mínimo de custos de mão-de-obra.
  2. Devido à multifuncionalidade dos tratores de passeio, é possível realizar vários outros procedimentos agrícolas, como soltar o solo, tirar ervas daninhas e aplicar fertilizantes.
  3. Com a aração mecanizada, a profundidade dos sulcos é muito maior do que com a escavação manual com uma pá. Além disso, o solo é cultivado de forma mais homogênea, o que melhora sensivelmente seu estado geral. Isso se deve à normalização das trocas de ar, livre acesso de oxigênio e umedecimento mais eficiente do solo durante a passagem da precipitação.
  4. De acordo com as observações de agricultores experientes, o rendimento nos campos arados com um trator de passeio duplica.

No entanto, junto com as vantagens óbvias, ainda existem desvantagens para a aração mecanizada. Isso inclui a impossibilidade de usar a técnica em madeiras inteiras profundamente enraizadas. Nesses casos, apenas a remoção manual de rizomas longos é necessária.

Além disso, com o uso anual do método de aração profunda, há uma perda da fertilidade natural da camada superficial do solo, razão pela qual o solo precisa de fertilização ou descanso periódico.

Recomendações

Para que o trabalho com o trator de passeio seja fácil e para trabalhar o solo de forma eficiente, é necessário seguir algumas recomendações simples.

  • Parcelas de até 6 acres são melhor cultivadas com cultivadores. Mas se for decidido usar um trator de passeio, então, em vez de um arado, deve-se instalar um cortador de sabre ou garra.
  • Recomenda-se a utilização de arado montado na aração de campos com área superior a 1 hectare. No entanto, as arestas de áreas e áreas com geometrias complexas também são mais bem tratadas com fresas.
  • No processo de trabalho, é necessário monitorar cuidadosamente o estado do equipamento e evitar vazamento de óleo da transmissão. Caso contrário, o líquido nocivo entrará no solo tratado e causará sua contaminação parcial.
  • Ao arar terrenos virgens, bem como ao processar solos pedregosos e argilosos, é necessário o uso de agentes de ponderação. Caso contrário, existe um grande risco de que o trator de passeio comece a saltar sobre solo virgem e a aração profunda requeira grande esforço.
  • Ao usar cortadores, recomenda-se equipar suas extremidades com discos de proteção.Isso reduzirá a probabilidade de cultivo de terras adjacentes e permitirá a aração estritamente ao longo dos limites do local.
  • Para reduzir a carga sobre a audição, você deve usar fones de ouvido ou tampões de ouvido especiais e, para neutralizar parcialmente a vibração, você deve usar luvas. Além disso, ao arar, é necessário mover-se para sotavento, o que minimizará os efeitos nocivos dos gases de exaustão. Se você tiver que arar em uma grande estufa, deve garantir uma boa ventilação do ambiente. Para fazer isso, abra todas as janelas e portas, desligue o motor periodicamente e ventile a estufa.
  • O reabastecimento do tanque de combustível, assim como a troca do óleo do motor, só deve ser feito com o motor parado. Neste caso, é aconselhável passar o combustível por um funil com filtro especial.
  • É estritamente proibido operar o trator de passeio próximo a uma fogueira e limpá-lo com um pano embebido em gasolina.
    A aração de um terreno com trator autônomo ajuda a facilitar significativamente o processo de cultivo do solo, melhora o estado geral do solo, aumenta a produtividade e reduz significativamente o tempo de trabalho.
    Para arar a terra com um trator de passeio, veja o vídeo abaixo.
    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário