Tudo sobre arados para motoblocks
O arado tem sido amplamente usado como meio de preparar a terra para o plantio; com o tempo, foi possível modernizá-lo e até mesmo utilizá-lo como acessório adicional para máquinas agrícolas.
Especificações
Um arado para um trator de passeio é um dispositivo insubstituível, em cujo desenho existem três planos. Um é o dump e está localizado na frente, o segundo é horizontal e o terceiro é vertical. Se você retirar e colocar sobre a mesa, encostando uma parte na parede, a horizontal coincidirá com a superfície da mesa e a vertical coincidirá com as paredes.
É muito importante considerar as dimensões da borda incisal inferior, que é de um plano localizado horizontalmente, 10-20 milímetros. Para um bom produto, a borda incisal à esquerda está alinhada com a mesma borda da aiveca..
A distância de projeção de ambos é de 1 cm do final da superfície vertical. Não deve haver espaço entre a ação e a lâmina, e eles próprios devem brilhar de polimento.
Quando o trabalho de uso do arado estiver concluído, ele deve ser limpo.... Remova a sujeira e lubrifique com óleo. Esta é a única forma de proteger a superfície metálica da corrosão. Atenção especial deve ser dada à altura da cremalheira do arado e, em geral, às dimensões, uma vez que delas depende a qualidade do trabalho realizado. A parte de trás do compartilhamento deve ser plana., e entre ela e a superfície de instalação, um ângulo de 20 graus é observado.
Tipos e suas características de design
Ao fazer um arado, eles levam um metal especial que é capaz de suportar a carga durante a operação.
Casco simples e duplo
As relhas do arado de sulco único são ideais apenas para solos macios, seu desenho não inclui mais de uma peça. A vantagem desse equipamento é a facilidade de montagem e o baixo peso.
O arado de dois sulcos é adequado para trabalhar em qualquer tipo de solo, desde que não haja pedras. Com a ajuda de tais acessórios, você pode criar sulcos, agrupar plantas e limpar a área de ervas daninhas.
É desejável que o trator de passeio, no qual o equipamento está planejado para ser instalado, demonstre uma potência de até 3-5 cavalos.
A largura de captura pode ser ajustável ou fixa em tal equipamento.
Despejar e despejar
Entre as variedades de arados, existem arados que não sejam de aiveca e arados de aiveca. Estes últimos são mais populares como meio de cultivo de um pequeno lote de terra.
Eles têm sua própria classificação:
- sulcado;
- sem sulcos;
- arando suavemente.
Aqueles produtos que não deixam sulcos são utilizados em situações em que a terra precisa ser processada em lixão; para o efeito oposto, usa-se um arado, após o qual permanecem os sulcos.
Na estrutura de despejo, a ação está em um ângulo especial de inclinação, de modo que a camada de terra não apenas vira - a terra se solta.
Esse dispositivo é melhor usado em áreas onde não há muita precipitação, mas há erosão no solo.
Reversível
Os arados reversíveis são usados em solos difíceis de cultivar. A potência necessária do trator de passeio é levada em consideração ao escolher uma ação de maior ou menor peso. É muito difícil fazer esse equipamento sozinho, uma vez que a caneta é dobrada em um ângulo preciso.
Este projeto ajuda a revolver o solo assim que o arado o levanta.
Rotativo
As lâminas são instaladas em um arado giratório ou giratório, e se você comparar tal unidade com as outras, então, do ponto de vista construtivo, é muito diferente. Às vezes é comparado aos cultivadores.
Existem várias relhas de arado no projeto, que são especialmente concebidas em formato curvo. Eles são montados em um eixo comum, ele é acionado quando o equipamento é ligado, depois vira o solo. É esta característica que distingue o arado rotativo do cultivador.
A profundidade do processamento de campo é de até 300 milímetros.
Mesmo um operador novato pode trabalhar facilmente com tais acessórios. O trator de passeio se desloca facilmente ao longo de uma determinada trajetória, podendo não ser necessariamente em linha reta, como nos outros casos. Os residentes de verão costumam usar a visualização giratória. processando um jardim e território da grama.
Disco
Um arado tipo disco é usado para amontoar, processamento de solo úmido. Ele difere em uma pequena profundidade de processamento.
Modelos populares
Ao escolher o tipo de arado que vai utilizar, o usuário deve levar em consideração não só o tipo de solo, mas também as peculiaridades da tarefa a ser resolvida. A potência do trator de passeio e suas dimensões também são importantes. O modelo, que leva o nome do animal subterrâneo, "Toupeira", refere-se à versão de corpo único do arado. O peso total da estrutura é de 8,5 kg, a profundidade de processamento do solo é de 200 milímetros.
Esses acessórios podem ser usados com os seguintes tipos de tratores de passeio:
- "Neva";
- "Ágata";
- "Cascata";
- "Lavrador";
- "MB-2";
- "Oka" e assim por diante.
Em média, o custo desse produto é de mil rublos. Um corpo "P1-20 / 2" pode afundar no solo na mesma profundidade. O peso da estrutura é o mesmo, mas o custo é de trezentos rublos a mais. Adequado para a maioria dos motoblocks listados acima.
"P1-20 / 3" atinge um preço de 1.500 rublos. Seu peso é superior ao dos modelos anteriores e é de 13 kg, a profundidade máxima de imersão no solo é de 250 mm.
É melhor usar com tratores de passeio "Bielorrússia", "Agros".
Arado de corpo único "Salute" tem um peso muito baixo, para tal produto e tem 8 kg, pode penetrar no solo por 200 mm, mas apesar disso, seu custo é em média 1,5 mil rublos.
Um pouco mais, geralmente por quilograma, pesa Arado de Zykov, ele tem um indicador de imersão no solo de até 25 cm. O custo desse produto é maior e é de até 1.800 rublos. É usado na técnica de "Saudação", "Oka" e semelhantes.
O peso do arado reversível para os motoblocos GS 81, 101 é de 12-18 kg, enquanto o máximo que pode penetrar no solo é de 25 cm, seu preço começa em 3.500 rublos. Um de duas voltas custará mais ao consumidor: é estimado pelos fabricantes em 4 mil rublos, com peso de 15 quilos e profundidade de lavra de 20 cm.
O mais pesado e mais caro - arado rotativo... É bastante difícil levantá-lo e instalá-lo para uma pessoa, pois seu peso é de 40 kg, mas esses inconvenientes são compensados pelo aumento da profundidade de imersão, que é de 300 mm. O custo desse produto é de 70 mil rublos.
Todos os arados descritos são de metal, o arado pode ser parcialmente de madeira, possui apenas uma relha metálica. É usado com freqüência, às vezes é pendurado em um trator cross-over walk-behind ou com um skimmer.
Diagrama de montagem
Se o arado for feito de forma independente, depois que todos os elementos estiverem disponíveis, eles devem ser montados corretamente em uma única estrutura. A relha do arado deverá ser colocada em uma folha adicional usando cunhas com um ângulo de 25 e 42 graus. O elemento deve ser soldado, mas eles o fazem pontualmente e necessariamente em ambos os lados.
A aba lateral é fixada à relha de arado de modo que fique localizada no plano vertical, mas sobressaia 7 milímetros. Por sua vez, o escudo deve ser 8 mm mais alto que a lâmina de compartilhamento. - se este requisito não for cumprido, o arado não poderá cumprir a tarefa que lhe foi atribuída. A blindagem também é soldada. A lâmina é fixada no compartilhamento, e isso deve ser feito de forma que não haja uma folga mínima.
Se for verificado que não há conformidade com os parâmetros exigidos, a lâmina deve ser levada para a posição exigida com um martelo.
Só então voltam a trabalhar com a soldagem e fixam a blindagem lateralmente na barra espaçadora e a placa na base. Com a ajuda de um cinzel, é separada uma folha adicional, as costuras são polidas com alta qualidade.
Como instalar e ajustar?
Não importa qual arado é usado com o equipamento - este acessório deve ser instalado com um suporte especial.
Pode ser de dois tipos:
- estacionário;
- universal.
A primeira opção é melhor considerada com mais detalhes, pois permite que você configure o dispositivo conforme necessário.
O acoplamento é realizado de acordo com a seguinte seqüência.
- Primeiro, você precisa colocar a unidade em uma colina - pode ser apenas tijolos ou toras.
- Um engate é aplicado ao engate para que os orifícios coincidam completamente.
- Utilizando um parafuso, a embreagem é fixada, mas não é necessário apertar muito as roscas, pois o aumento da rigidez ocasionará um trabalho mal executado. Se for criada resistência excessiva durante a operação do implemento, o arado começa a ser lançado de um lado para o outro. É por isso que uma pequena folga é necessária.
Pode ser conectado ao adaptador traseiro, se disponível.
Mesmo um iniciante não terá dificuldade em segurar o arado.
O processo de ajuste também pode ser dividido em várias etapas:
- determinação da profundidade necessária à qual o arado afundará no solo;
- ajuste do ângulo de inclinação da placa de campo;
- ajuste do ângulo da lâmina.
Nem todo operador sabe quanto o arado fica melhor imerso no solo. Na verdade, este valor deve ser igual à altura da parte metálica da pá-baioneta... Se for muito pequeno, todas as raízes e ervas daninhas permanecerão no solo; será muito grande - a camada infértil da terra se misturará com a fértil.
Configure usando três parafusos que estão localizados na junção do poste do arado e a fechadura. Cabe ao operador levantar ou abaixar o implemento.
Uma alça de parafuso é usada para ajustar o nível de inclinação da placa. A técnica é novamente levantada sobre tijolos ou toras, as alças precisarão ser viradas de tal forma que o tabuleiro de campo fique no chão. A manivela é girada na direção oposta até que a prancha fique acima do solo a uma distância de três centímetros. Se este indicador for muito grande, o arado ficará constantemente preso ao solo., então o trator de passeio começa a escorregar.
Se você não fizer isso direito e definir o parâmetro para o mínimo, a técnica não será capaz de processar a camada necessária.
Ao realizar o trabalho de ajuste do ângulo da lâmina, o equipamento é colocado na borda da área que precisa ser processada. O primeiro sulco inicial é feito para entender qual profundidade está presente e se é adequada. O operador deve andar reto; se não houver experiência, uma corda esticada ajudará... A roda é colocada na pista feita e o arado é colocado perpendicularmente à superfície do solo. Se você tiver um quadrado em mãos, com certeza deve usá-lo.
Dicas operacionais
Acontece que um trator de passeio com arado desliza ou simplesmente não quer trabalhar - neste caso, vale a pena conhecer mais detalhadamente as regras de funcionamento. Vale a pena escolher um produto com base no tipo de solo e no tamanho do localque você planeja processar. Se esta for uma pequena cabana de verão, você não encontrará um dispositivo melhor do que uma simples fresa.
Quando o trabalho é realizado em solo duro e pesado, o ajuste da posição do arado é de particular importância. Neste caso, é aconselhável utilizar "pés de galinha", que são feitos de aço de resistência especial.
Se falarmos sobre as características deste acessório, então ele está equipado com uma superfície de corte em forma de triângulo. As frações sólidas no solo são moídas com facilidade e rapidez, melhorando a condição do solo. As ervas daninhas se enrolam, o território fica limpo, e não só as pontas são removidas, mas também as raízes. Se você quiser ajustar a profundidade na qual o arado irá mergulhar, faça primeiro o primeiro sulco de controle.
Então, o processo se parece com o seguinte em estágios:
- o lug é colocado no sulco, o trator de passeio é ligado e um movimento lento para frente começa;
- o trator walk-behind é girado 180 graus e o equipamento é direcionado na direção oposta;
- a posição dos parafusos do suporte muda, mas eles fazem isso de forma que a saliência fique dentro do sulco.
Cuidado
Ao usar um arado, independentemente do seu tipo, é imprescindível monitorar os elementos de corte. Após cada operação, o metal é limpo de sujeira aderente e lavado. a nitidez das facas é perdida e é necessário afiá-las... É preciso experiência para fazer isso direito. Você pode usar um "moedor" ou afiar manualmente.
Deve ser afiado de forma que o metal se torne o mais fino possível até a borda - então esse arado funcionará melhor.
Mas esse não é o único cuidado de que o acessório precisa, o polimento é tão importante quanto. Pode ser lixado com lixa ou polido com equipamentos especializados. O principal é que a superfície seja brilhante, uniforme e lisa.
Sutilezas de escolha
Quando for necessário escolher um arado para um trator autônomo, seja "Oka", "Neva" ou qualquer outra técnica, muitos fatores devem ser levados em consideração.
- Leve em consideração o limite de potência do trator de passeio e o peso do implemento, pois muito leve arará mal o solo e pesado tornará o equipamento inutilizável.
- Leve em consideração o comprimento do arado, que determina o tempo que leva para completar a tarefa, já que é mais fácil e rápido girar com um pouco.
- Considere a qualidade do metal e o tipo de solo no qual o equipamento será usado.
- Para áreas com geometria complexa e irregular, é melhor escolher os arados de disco mais caros.
- Na utilização do produto em solo úmido na primavera, quando o trator de passeio está subindo uma ladeira, a largura de trabalho é reduzida para que o equipamento não tenha problemas e na rolagem é aumentada, o que não permite diminuir a produtividade.
- Cada modelo de charrua possui características técnicas próprias, que devem ser levadas em consideração.
- O tipo equestre é melhor usado em uma área pequena. Ao mesmo tempo, o equipamento no qual esse arado é instalado deve ter tração suficiente.
- Alguns produtos têm a opção de fornecer equipamentos adicionais.
- Os charruas montados são sempre leves e leves.
- Os produtos arrastados podem ser usados em áreas pantanosas ou montanhosas.
- Os modelos semi-montados têm baixa resistividade.
- O produto deve ser fornecido para venda com um certificado de qualidade, que indica que passou nos testes e está em conformidade com a regulamentação.
Informações úteis sobre arados para motoblocks estão no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.