Motoblocks "Oka": características dos modelos e diagrama do dispositivo

Contente
  1. Objetivo e características técnicas
  2. O alinhamento
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Diagrama do dispositivo e princípio de operação
  5. Dicas de Seleção
  6. Regras operacionais
  7. Recursos de cuidados
  8. Avaliações do proprietário

Um trator de passeio é um dispositivo que faz parte da vida cotidiana dos fazendeiros e jardineiros russos desde a década de 1980. Levando em consideração as peculiaridades do clima e dos solos domésticos, é apropriado, em primeiro lugar, escolher o equipamento doméstico. A este respeito, será útil conhecer os blocos motorizados do tipo "Oka".

Objetivo e características técnicas

Você pode usar o trator manual Oka para uma variedade de necessidades. A empresa que fabrica esses produtos está em atividade desde 1966. A experiência acumulada permitiu a criação de um aparelho capaz de:

  • arar a terra;
  • transporte do solo e da casa, resíduos de construção;
  • mover fertilizantes, pesticidas;
  • para limpar a área de neve, sujeira variada;
  • colheita de raízes.

A diferença entre as modificações individuais de "Oka" está principalmente associada aos motores instalados. Sua potência efetiva máxima pode ser de 6, 6,5, 7 e 8 litros. com. Independentemente das modificações específicas, redutores de cadeia são usados. As dimensões do modelo MB-1 são 150x60x105 cm. O peso operacional deste trator de passeio não ultrapassa 90 kg e sua folga é de 14 cm.

O alinhamento

Motoblocks "Oka", produzidos e vendidos agora, em sua maioria pertencem à família gloriosa "MB-1", comprovado. Tal como acontece com outros aparelhos deste tipo, é recomendável mudar o óleo após as primeiras 5 horas de uso. Em seguida, os intervalos aumentam para 25-30 horas. É permitido o uso de óleo mineral em motores de automóveis com carburador. Na versão mais recente, que surgiu em 2010, foi introduzido um controle por cabo, proporcionando uma parada de emergência instantânea do motor.

Quase todos os modelos fabricados pertencem ao ramo "MB-1D"... Um exemplo marcante é o modelo "MB-1D2M16"... Este trator está equipado com um motor Lifan 177F de fabricação chinesa com capacidade total de 9,0 litros. com. A unidade foi projetada para 2 velocidades à frente e 2 à ré. A zona de aração pode variar de 72 a 113 cm. Se fizer várias passadas, é possível chegar a uma profundidade de 30 cm. Para transferir a força gerada pelo motor para as peças de trabalho, optou-se por um esquema de correias trapezoidais. O redutor de corrente pode operar em duas velocidades. Para encher a caixa de engrenagens, use de 1,5 a 2 litros de óleo de engrenagem.

O conjunto de entrega inclui:

  • rodas pneumáticas;
  • 4 cortadores de afrouxamento;
  • abridor.

O motor que aciona o próprio trator e os implementos auxiliares funciona com gasolina e tem um ciclo de ação de quatro tempos. Com um volume de cilindro de 270 cm3, a capacidade do tanque de gasolina é de 6 litros. As velocidades de transporte para frente e para trás são de 9 km / h, a mínima é de 3,6 km / h. O esquema de rodas do trator de passeio é 2x2. Graças a uma distância ao solo de 14 cm, ele dirige com confiança em qualquer área suburbana minimamente bem cuidada. É necessário um raio de pelo menos 33 cm para que a unidade seja capaz de girar ao comando do leme de haste.O tamanho da esteira é ajustado em etapas. Devido às extensões, pode ser aumentado de 31 para 59 cm.O número padrão de cortadores é 4; se isso não for suficiente, você pode adicionar mais 2.

Existem 4 facas para cada cortador. A garantia proprietária para o trator portátil é de 18 meses. O modelo MB-1D2M16, como outras versões, é montado na região de Kaluga.O motoblock é capaz de processar efetivamente até 50 acres de terra. Em áreas maiores, suas características não são mais suficientes.

Por design, o dispositivo é classificado como um motocultivador do tipo fresadora com uma polia de tomada de força. Graças à variedade de equipamentos compatíveis, é possível realizar inúmeros trabalhos no local durante todo o ano, e não apenas de natureza agrícola. O motor fornecido pela China é opcionalmente equipado com partida elétrica. Engrenagens redutoras são adicionadas ao kit a pedido do consumidor.

Para equipar o modelo MB-1D2M13, os designers escolheram o motor japonês Subaru EX17, projetado para 6 litros. com. Os parâmetros da via, a largura da faixa lavrada e a profundidade da lavra são os mesmos do modelo 16. Também não há diferenças na organização da embreagem e da caixa de câmbio na configuração básica. O tanque de gasolina tem capacidade para 3,6 litros. Para reabastecer o motor, são consumidos mais 0,8 litro de óleo do motor. 4 ou 6 cortadores podem fazer 40 a 100 rpm. O peso total do dispositivo não excede 90 kg. O trator autônomo tem garantia de 24 meses. O fabricante promete que trabalhos de longo prazo podem ser realizados em terrenos de médio porte. Importante: o motor pode sofrer alterações em algumas versões, portanto recomenda-se verificar com atenção sua modificação na ficha técnica.

Os motores padrão EX Premium são classificados como unidades de potência profissionais com desempenho significativo e longa vida útil. Apesar de seu maior poder, eles são relativamente pequenos. Os desenvolvedores japoneses estão usando ativamente os avanços tecnológicos mais recentes para melhorar drasticamente seus produtos. Altas características do motor são alcançadas:

  • usando mangas de ferro fundido obtidas por fundição de precisão;
  • instalação de um ventilador de longa duração;
  • otimização do acionamento da válvula suspensa, resultando em baixo nível de ruído;
  • melhorando a geometria da câmara de combustão e aumentando o carretel do starter (tudo isso facilita o arranque mesmo em fortes geadas).

A massa total do motor do modelo "13º" é de 15 kg. Para ele, é aconselhável usar gasolina sem chumbo. Na modificação MB-1D1M1, a tensão da correia é ainda mais forte, pois seu motor produz 8 litros. com. É importante ressaltar que 100% dos detalhes deste trator de passeio são feitos no território da Federação Russa. Portanto, a manutenção total é garantida.

Importante: embora o motor não seja feito no Japão, como no caso anterior, mas na Rússia, ele foi selecionado com muito cuidado. Em um trator de passeio, você pode até arar terras virgens pesadas. Graças a uma embreagem de correia bem planejada e um redutor de corrente, é possível fornecer 2 velocidades de avanço e 2 de ré, com a largura da faixa cultivada de 57 a 72 cm. "MB-1D1M1" é capaz de arar o aterrado a uma profundidade de 30 cm. Se um carrinho for acoplado a ele, a velocidade de deslocamento chega a 10 km / h. O tanque de combustível tem capacidade para 3,6 litros.

Também digno de nota é o modelo MB-1D1M19. Para sua configuração, é utilizado um avançado motor Lifan, que distribui 7 litros. com.

A remessa padrão inclui:

  • extensões do eixo da roda;
  • rodas pneumáticas para esses eixos;
  • cortadores para cultivar a terra;
  • asas auxiliares;
  • escareador (abridor).

Obviamente, o fabricante tem o direito de alterar a configuração conforme necessário, sem notificar os consumidores. Outra coisa é mais importante - o trator portátil deste modelo é bastante multifuncional, lida bem tanto com solo virgem quanto com terreno previamente cultivado. Pode ser usado com sucesso em lotes de até 20 acres, inclusive. O fabricante afirma que a ignição eletrônica sem contato permitirá que você dê partida no trator sem problemas em qualquer estação do ano. Um descompressor comprovado é usado para otimizar a partida manual.

O design especial do silencioso torna o motor menos ruidoso do que outros modelos domésticos. A cana do leme é projetada para um par de velocidades dianteiras e traseiras.O guidão é ajustado para a altura exata e construção do operador. A aderência dos pneus pneumáticos é reforçada por uma banda de rodagem alta. O trator portátil pode ser usado como acionamento de uma bomba d'água.

Vantagens e desvantagens

O bloco-motor "Oka" do modelo "MB-1D1M10" distingue-se pela sua simplicidade, mas ao mesmo tempo está equipado com um veio de tomada de força. Este eixo pode ser usado para anexar acessórios da mesma marca. O modelo MB-1D2M16 foi projetado para trabalhar em grandes áreas, em hortas de até 50 hectares. Independentemente da versão específica, os motoblocos da planta Kaluga podem ser considerados uma boa escolha para o cultivo da terra em uma fazenda subsidiária pessoal.

As vantagens dos dispositivos são:

  • nível mínimo de ruído;
  • confiabilidade dos motores;
  • escolha racional de modos de velocidade para modificações específicas;
  • tamanho e peso relativamente pequenos;
  • raio mínimo de giro;
  • pequenos requisitos para cuidados e manutenção.

Os problemas podem estar associados à baixa resistência ao desgaste das correias de transmissão. No entanto, o pacote básico sempre inclui conjuntos adicionais deles, portanto, a solução de problemas é bem possível. Além disso, o projeto é muito simples e o reparo nem requer o contato com as organizações de serviço. E a leveza e a compactação dos tratores compactos simplificam seu movimento e armazenamento. Em suma, as qualidades positivas superam em muito seu lado negativo.

Diagrama do dispositivo e princípio de operação

Agora será útil ver como tudo funciona. Uma das modificações mais populares dos tratores de passeio Oka vem com um motor Lifan. É econômico e ao mesmo tempo altamente funcional. Para transferir força e reduzir a velocidade do motor, um redutor MB-1 é instalado. Este dispositivo pode operar com eficácia por mais de 3500 horas. As primeiras versões do trator autônomo eram equipadas com caixas de câmbio com rolamentos de agulha. As caixas de câmbio mais recentes são do tipo bola. Mudar de um tipo de caixa de engrenagens para outro é mais fácil e seguro do que tentar substituir os próprios rolamentos. Abasteça os redutores somente com o óleo prescrito pelo fabricante. Mas não menos importante é o anexo ao qual a força será transmitida através da caixa de engrenagens.

O conjunto básico de entrega geralmente inclui uma fresa, mas sua função se limita ao processamento preliminar da terra, preparando o local para o plantio de várias plantas. Na fábrica Kadvi, eles preferem os cortadores de pés de galinha, que podem moer até mesmo uma camada forte de solo até um estado de poeira fina. Existem 3 lâminas de aço afiadas para cada uma das 3 seções do cultivador de solo. O arado também é adequado para arar a terra, mas não para o preparo, mas para o próprio plantio das plantas. Para conectar charruas a tratores de passeio, são usados ​​dispositivos de reboque. Eles estão incluídos no pacote ou adquiridos adicionalmente.

Com a ajuda do chamado hiller (ou então um plower), você pode:

  • amontoar plantas já desenvolvidas;
  • cortar sulcos para plantá-los;
  • melhorar a aeração da terra.

Visto que fresar e arar até mesmo solo "leve" requer um esforço considerável, é recomendado o uso de pesos. Eles são especialmente projetados para complementar as rodas. Na maioria das vezes, esses modelos têm que ser mais pesados, cujo peso não excede 120 kg.

Para realizar outras funções, são usados ​​os seguintes:

  • grades;
  • talões;
  • plantadores de batata;
  • escavadores de tubérculos;
  • carrinhos de carga (reboques);
  • adaptadores;
  • cortadores de grama.

Para que todos os equipamentos auxiliares funcionem normalmente, são utilizadas correias de transmissão - 1 para avanço e ré. Eles interagem com as polias correspondentes. A partir das peças sobressalentes incluídas no acionamento por correia, é formada uma embreagem. Trabalhando junto com a caixa de câmbio, ele atua como uma transmissão. As correias e outros componentes são projetados para que o trator de passeio permaneça estável quando a velocidade muda e para que a potência mude suavemente.

Dicas de Seleção

De importância decisiva na escolha de um trator de passeio, como sempre, é sua potência. O fato é que depende dela se o aparelho será capaz de arar o solo virgem, ou se só será capaz de trabalhar na terra já enobrecida. Claro, a estrutura do solo também desempenha um papel. Para resolver uma ampla gama de tarefas, os especialistas recomendam modelos com eixos de tomada de força. Importante: se o trabalho principal for fresar o solo, é necessário escolher uma máquina mais leve.

Para motoblocos leves e médios, redutores de corrente são recomendados. As opções de engrenagem sem-fim são usadas com muito menos frequência e apenas nas máquinas mais leves. Quanto aos motores, um dos melhores produtos é da Lifan. São produtos de primeira classe, muito mais perfeitos do que os produtos russos, e não são piores adaptados às condições locais. Os motores japoneses são da mais alta qualidade, mas são os mais caros.

Regras operacionais

Antes de iniciar qualquer trabalho de campo, o motor deve ser ligado. Eles fazem isso por pelo menos 30 horas, mas apenas sob uma carga limitada.

Antes e depois de iniciar o trabalho diário:

  • verifique o nível de óleo e combustível;
  • avaliar a qualidade das conexões e acoplamentos;
  • medir a pressão nas rodas.

Quando o trabalho está temporariamente suspenso:

  • o trator de passeio é limpo e lavado;
  • seque-o à sombra;
  • lubrifique todos os componentes principais;
  • coloque o dispositivo no armazenamento.

Recursos de cuidados

Os especialistas recomendam, é claro, usar apenas peças sobressalentes originais fornecidas oficialmente. Para melhorar o funcionamento do dispositivo, o rolo de mudança de velocidade pode ser modificado. Mais precisamente, uma alça é fixada nele, o que o torna mais conveniente para o trabalho. O parafuso especial é então inserido na caixa de direção. Na maioria das vezes, eles tentam modernizar a montagem do cubo fazendo cubos diferenciais (os chamados desbloqueadores). Eles podem ser feitos a partir dos cubos dianteiros dos carros Zhiguli ou Moskvich. Certifique-se de cortar e afiar as "orelhas". Se os parafusos estiverem muito enferrujados, eles são cortados com uma esmerilhadeira. Mas devemos lembrar que a fixação de todos os elementos ao eixo deve ser o mais apertada possível.

Avaliações do proprietário

Os consumidores avaliam os tratores de passeio "Oka" sem dúvida bem. A classe "média" de dispositivos desta marca é especialmente popular. É importante ressaltar que as versões mais recentes foram significativamente aprimoradas em relação às versões anteriores. Mas os cortadores de pés de galinha requerem uma seção retrátil adicional. Melhorar o design ou otimizar para suas necessidades é possível sem problemas.

Veja abaixo os detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário