Grandes avarias e reparos de bombas motorizadas
Uma bomba a motor é um dispositivo de bombeamento de superfície amplamente utilizado em vários ramos da vida e atividades humanas. Nas prateleiras de lojas especializadas modernas, você pode ver um grande número desses dispositivos, que diferem não só no preço e no país de fabricação, mas também na finalidade. Comprar uma bomba motorizada é um investimento financeiro caro. Antes de ir à loja, é imprescindível consultar especialistas e estudar as vantagens e desvantagens de cada modelo, para que o produto adquirido não decepcione com a baixa qualidade e não se torne inútil. A vida útil de uma bomba motorizada é influenciada não apenas pelo modelo e qualidade de construção, mas também pela operação adequada e cuidados competentes.
Em caso de avarias, não é necessário contactar imediatamente os centros de assistência especializados. Tendo um conjunto padrão de ferramentas e experiência mínima em consertar equipamentos, você pode resolver o problema que surgiu de forma independente.
Tipos e causas de mau funcionamento
Uma bomba motorizada é um dispositivo simples que consiste em duas partes:
- motor de combustão interna;
- parte de bombeamento.
Os especialistas identificam vários tipos de avarias em aparelhos a gasolina, elétricos e a gás e as razões para a sua ocorrência.
- Incapacidade de ligar o motor (por exemplo, 2SD-M1). Possíveis motivos: falta de combustível no tanque, baixo nível de óleo no motor, posicionamento incorreto do aparelho, presença de óleo na câmara de combustão após transporte indevido, abertura do amortecedor do carburador de motor frio, ausência de faísca entre os eletrodos durante rotação do eixo do motor, entupimento do dispositivo de filtro, válvula de alimentação de combustível fechada.
- Interrupções durante o trabalho. Causas: contaminação do filtro de ar, quebra do regulador de velocidade do rotor, deformação da sede da válvula, uso de combustível de baixa qualidade, desgaste da junta, deformação das peças da válvula de escape.
- Superaquecimento do motor. Motivos: ajustar incorretamente os parâmetros de operação do motor, utilizar combustível inadequado, realizar trabalhos a mais de 2.000 m de altitude, operar em condições climáticas inadequadas.
- Sem água entrando na bomba. Motivos: falta de água abastecida na bomba, fluxo de ar na mangueira de admissão, fixação solta do bujão de enchimento, passagem de ar sob a junta de vedação.
- Baixo volume de água bombeada. Motivos: entrada de ar na entrada, contaminação do filtro de entrada, discrepância entre diâmetro e comprimento da mangueira, sobreposição ou entupimento das torneiras de entrada, localização do espelho d'água na altura máxima.
- Avaria do relé de tempo e do sistema de proteção. Motivos: contaminação do sistema interno do dispositivo de bombeamento, trabalho sem fluxo de óleo.
- A presença de ruído estranho. O motivo é a deformação das peças internas.
- Desligamento automático do dispositivo. Causas: ocorrência de sobrecarga no sistema, violação da integridade do motor, entrada de sujeira.
- Quebra de um ímã em um dispositivo de vibração.
- Repartição do condensado inicial.
- Aquecimento do fluido de trabalho.
Em mercadorias de má qualidade que foram montadas pelo método artesanal, pode-se observar a coleta incorreta de todos os equipamentos e a fixação analfabeta do cabo submarino.
Métodos de solução de problemas
Se a bomba motorizada não der partida, parar sob carga, não bombear ou bombear água, não iniciar, você deve remover o impulsor com cuidado, desmontá-lo e ajustá-lo. Para cada tipo de avaria, existe uma solução individual para o problema. Se for impossível dar partida na bomba motorizada, as seguintes medidas devem ser tomadas:
- abastecimento de combustível em estrita conformidade com as instruções do fabricante;
- verificação do nível de abastecimento com vareta e, se necessário, abastecimento adicional de combustível;
- colocação horizontal do dispositivo;
- verificar o funcionamento do eixo do motor por meio do cordão de arranque;
- limpar a câmara de flutuação do carburador;
- remoção de impurezas no filtro de abastecimento de combustível;
- fechamento total da aba do carburador;
- remover depósitos de carbono da vela de ignição;
- instalar uma nova vela;
- abrir a válvula de abastecimento de combustível;
- limpeza dos dispositivos de filtragem desparafusando o tampão inferior da câmara da bóia.
Se houver interrupções no funcionamento do dispositivo, é necessário realizar as seguintes manipulações:
- limpar o filtro e todas as abordagens a ele;
- instalação de novas peças de filtro e caracóis;
- determinação do valor nominal da velocidade do rotor;
- aumento da pressão do compressor.
Em caso de superaquecimento severo do motor, é imperativo realizar várias ações:
- ajuste do motor;
- observância do regime de temperatura do ambiente durante a operação do dispositivo.
Freqüentemente, ao realizar o trabalho, a bomba motorizada para de sugar o líquido e bombear água. No caso deste problema, existe uma sequência de ações estabelecida:
- adicionar água à seção de bombeamento;
- fechamento hermético do bujão de enchimento;
- substituição de selos e retentor;
- substituição da mangueira de sucção;
- vedação de locais de penetração de fluxos de ar.
Com o tempo, muitos proprietários de bombas motorizadas notam uma diminuição no volume do líquido bombeado e uma queda acentuada no desempenho do dispositivo. A eliminação desta divisão consiste em várias manipulações:
- verificar a conexão da mangueira de admissão ao equipamento de bombeamento;
- fixar as braçadeiras de fixação no tubo de ramal;
- lavagem de peças de filtro;
- conexão de uma mangueira de diâmetro e comprimento apropriados;
- movendo a instalação para o espelho d'água.
Para eliminar a quebra do relé de tempo, basta limpar o equipamento interno de contaminantes, adicionar a quantidade de óleo que faltava e verificar a integridade de todas as peças. Para retomar o funcionamento silencioso da motobomba, é necessário verificar a ausência de danos mecânicos e vários defeitos nos componentes. Somente os eletricistas do centro de serviço podem consertar a avaria associada ao desligamento do aparelho. Antes de chamar um técnico, você só pode verificar a caixa de distribuição para a possibilidade de uma queda de tensão e remover partículas de sujeira visíveis dentro do aparelho.
É proibida a substituição do ímã do dispositivo vibratório, iniciando a condensação e a coleta de todo o aparelho de forma independente, sem formação e experiência especial.
Medidas para evitar quebras
Depois de comprar o equipamento necessário, os artesãos profissionais recomendam que você primeiro estude cuidadosamente as instruções do fabricante e as regras para operar a bomba motorizada, que consistem em várias posições:
- controle da estrutura do líquido bombeado para evitar o entupimento do equipamento de bombeamento;
- verificação regular do aperto de todas as peças;
- conformidade com a faixa de tempo de operação do dispositivo, dependendo do seu tipo;
- abastecimento oportuno de combustível no tanque de combustível;
- monitoramento constante do nível de óleo;
- substituição atempada de dispositivos de filtragem, óleo e velas de ignição;
- verificação da capacidade da bateria.
É estritamente proibido realizar a seguinte lista de atividades:
- bombear um tipo de líquido não intencional;
- o uso de combustível de baixa qualidade e seu enchimento em um aparelho de trabalho;
- operação sem todos os componentes de filtragem necessários;
- desmontagem e reparo sem as habilidades práticas necessárias.
Os especialistas recomendam anualmente a realização de uma série de medidas preventivas que irão prevenir a ocorrência de diferentes tipos de avarias:
- remoção regular de detritos e sujeira;
- verificar o aperto dos componentes do pistão;
- verificar o cilindro e o anel do pistão;
- remoção de depósitos de carbono;
- reparo de separadores de rolamentos de suporte;
- diagnósticos da bomba de água.
Em caso de avarias no funcionamento da motobomba, deve começar imediatamente a resolver o problema que surgiu. Os proprietários do dispositivo podem eliminar a maioria das tarefas por conta própria, mas há uma série de problemas que devem ser resolvidos apenas pelos especialistas dos centros de serviço. Os serviços mais solicitados pelas empresas de reparação são a troca de óleo, verificação do funcionamento das velas e instalação de novas, substituição de correias de transmissão, afiação de correntes, troca de vários filtros e inspeção técnica geral do dispositivo. Ignorar até mesmo defeitos menores pode levar a defeitos graves e até mesmo à quebra de todo o dispositivo, o que exigirá custos financeiros significativos para restaurar, às vezes proporcionais à compra de uma nova bomba motorizada.
A operação correta e o reparo oportuno do dispositivo é uma garantia de operação a longo prazo do equipamento sem investimentos financeiros para reparo e substituição de componentes.
Para obter informações sobre como substituir o arranque da bomba motorizada, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.