Anexos para motoblocks: variedades e sutilezas de escolha
O próprio trator de passeio é um motor, força de tração. Torna-se útil na casa graças aos acessórios. Essa técnica pode funcionar durante todo o ano: na primavera, para arar a terra e plantar sementes, batatas e, no verão, para agrupar, regar as plantas. A máquina é capaz de colher no outono e remover a neve no inverno. O trator de passeio também é utilizado para o preparo de lenha, no corte da grama, como um pequeno caminhão para o transporte de cargas pesadas. Todos os anos surgem novos modelos de equipamentos para o trabalhador universal.
O que é isso?
Um trator de passeio se assemelha a um minitrator, seu real envolvimento no trabalho começa com o aparelhamento dos implementos. A "simbiose" do motor e todos os tipos de acessórios permitem arar, soltar, cortar madeira, transportar carga, cortar grama e limpar neve. Todos esses dispositivos podem ser colocados em um trator de passeio e obter uma escavadeira em miniatura, trator ou cortador de grama.
Freqüentemente, um trator de passeio é confundido com um cultivador, e ambos realizam o trabalho de pré-plantio no solo.
Mas deve ser entendido que as capacidades do primeiro são muito mais amplas do que o segundo, embora dependam completamente dos anexos. Um trator de passeio é mais potente do que um cultivador, seu esforço de tração vem das rodas. Ele também tem um motor, geralmente um motor de combustão interna, uma transmissão que regula a velocidade e uma caixa de câmbio e um volante (controle remoto). Como você pode ver, o dispositivo é simples e passível de auto-reparo.
Acessórios de vários tipos são adquiridos para o trator portátil, por exemplo, um estacionário é montado em um adaptador. O ativador depende da potência rotacional da caixa de engrenagens. No equipamento axial, os bicos giram sob o peso do trator de passeio. Os acessórios do trem de pouso referem-se aos acessórios do adaptador.
Componentes típicos
A indústria produz equipamentos simples e complexos para motoblocks. Os acessórios típicos incluem os acessórios mais simples que acompanham a unidade no ponto de venda. Ou eles podem ser adquiridos no momento da compra do equipamento por uma taxa adicional. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
- As garras são um complemento obrigatório para o trator de passeio. São rodas de ferro especiais com elementos cravejados que dão estabilidade ao equipamento durante o trabalho de campo. Com a ajuda de talões, o trator de passeio pode mover-se facilmente em qualquer solo, até mesmo difícil. Além disso, contribuem para um melhor cultivo do solo.
- Um acessório para todas as estações para um trator de passeio irá garantir sua operação em uma esteira. Graças à sua maior tração, melhora a flutuação em terrenos difíceis e cobertura de neve.
- Os componentes típicos incluem uma articulação de içamento. Fica em qualquer posição em que o levantamento da carga seja horizontal à superfície. A força no pedal de engate não excede 10 kg por 100 kg de carga.
- Escarificadores de corte plano são montados em um trator para triturar ervas daninhas no solo. As ervas daninhas cortadas eventualmente se transformam em húmus (fertilizante orgânico).
- O mulcher para um trator de passeio lida bem com copas, ervas daninhas, vegetação rasteira fraca, mas não pode processar troncos duros de milho ou girassol.
- Um sachador ou cultivador de ervas daninhas pode ser comprado em lojas de equipamentos agrícolas, eles vêm em diferentes formas e tamanhos. Este é um dos galpões de trabalho de campo mais populares.
- A enfardadeira para o trator de passeio (enfardadeira) forma briquetes de fardos com feno.
- No trator de passeio é instalado um engate de três pontos, mas é importante saber o tipo de construção (arado, grade, etc.).
- Os ouriços são discos com espinhos de diferentes tamanhos, usados para amontoar e sachar batatas.
- Motoblocks equipados com escovas são usados para limpar calçadas, estradas de queda de folhas e montes de neve.
Esses implementos são úteis durante todo o ano.
Anexos sofisticados
Os acessórios compostos são um tipo de equipamento estacionário de motobloco. Eles são comprados para o processamento da terra, cuidados sazonais para as plantações, colheita e outras necessidades econômicas. Graças a eles, a semeadura ocorre no menor tempo possível, quando a contagem é em questão de dias. Os motoblocks são equipados não apenas com semeadores, mas também com plantadores de batata. Além disso, um grande número de equipamentos é projetado para outros usos. Depois de nos familiarizarmos com os bicos simples, tentaremos lidar com os que são classificados como complexos.
Arado
O arado é talvez o acessório mais popular para um trator de passeio. Pode ser totalmente apreciado por aqueles que tiveram que cavar um terreno manualmente por longos dias. O equipamento, equipado com um arado, lavrará o campo rapidamente, assumindo totalmente o trabalho físico. O arado é capaz de arar o solo a uma profundidade de 15-25 cm, ao mesmo tempo que parece bastante simples, em forma de placa de aço sobre braço de metal, com elemento de escumadeira. A simplicidade do design permite que muitos artesãos o façam por conta própria. Esse mecanismo é ambíguo, tem suas próprias variedades.
- O arado é padrão. Dotado de relha larga (faca) e lâmina curva, o que lhe confere a capacidade de cortar ervas daninhas e revirar camadas de solo.
- Arado reversível. Um projeto mais complexo, que consiste em duas charruas, fixadas em um determinado ângulo na estrutura, com lixeiras, "olhando" em direções opostas. Enquanto um está arando o solo, o segundo está em estado de reserva, o arado é trocado no sulco seguinte, o que simplifica muito o trabalho do lavrador.
- O arado de Zykov. Este dispositivo gira e esmigalha a camada de solo com mais eficiência devido ao formato aprimorado da aiveca.
Grade
Com esta construção, a superfície lavrada é nivelada. O equipamento se parece com uma treliça de aço com pontas afiadas, graças às quais a grade é chamada de grade de dentes. Existe mais um tipo de grade - grade de discos. Difere do dente pela presença de facas rotativas feitas em forma de disco.
Este modelo é um ríper de melhor qualidade, ele lida melhor com desintegração e nivelamento do solo.
Hillers
O nome do equipamento fala por si, é um design que ajuda a aglomerar as plantas. Além de colocar terra embaixo das mudas, o hiller faz sulcos e até os cobre com as sementes. Existem diferentes tipos de hillers.
- Lister - o modelo mais simples com duas asas fixas e uma largura de agarramento do solo constante, cria um espaçamento entre linhas de 20-30 cm. É claro que tal dispositivo não regula a largura de trabalho, então você terá que se contentar com o espaçamento entre linhas que o hiller é capaz de fazer. O equipamento Lister é pendurado em tipos de equipamentos leves.
- Sulcador de largura variável tem pára-lamas móveis e é ajustável, portanto, o espaçamento das linhas pode ser alterado a seu critério. Esse bico é usado em equipamentos com potência de pelo menos quatro cavalos. Infelizmente, este é um trabalho que consome muita energia, uma vez que parte do solo das saliências formadas é despejado de volta nos buracos.
- O disc hiller é mais pensado. É fácil e eficiente trabalhar com ele e as cristas desenvolvidas revelam-se muito mais altas. Ao comprar um hiller, vale a pena escolher discos grossos e grandes feitos de liga de aço. Essa compra vai custar mais do que modelos semelhantes, mas depois disso é difícil mudar para outro equipamento.
- Por qualidade hiller holandês inferior ao disco, mas supera o usual em que suas asas são capazes de se mover para cima e para os lados ao curvar. O design permite que você não faça trabalhos desnecessários e reduz o consumo de energia do amontoado.
- Hélice (ativo) a qualidade não é inferior ao disco. Seu princípio de funcionamento é diferente: com a ajuda de lâminas, tritura o solo junto com as ervas daninhas e faz montes soltos.
Cortadores
O tipo mais comum de equipamento projetado para trabalho de campo. Os cortadores aram com facilidade, soltam o solo, livrando-o do mato. Com a ajuda deles, você pode aplicar fertilizantes e fertilizantes especiais. Este equipamento é variado em forma, número e localização de facas. Parece um eixo com facas de chapa fixadas em ângulos diferentes, que, quando giradas, por sua vez entram no solo. Se blocos com cortadores forem colocados nas laterais do trator de passeio, eles substituirão as rodas.
Existem dois tipos de cortadores: sabre (ativo) e pés de galinha.
- Faca ativa confeccionada em liga de aço, possui a forma de pontas dobradas em diferentes direções, são utilizadas para trabalhos em solos moles.
- pé de corvo feito de aço carbono. São eficazes devido à sua forma, que se assemelha muito às patas dos gansos. Placas de metal estreitas e alongadas com triângulos nas extremidades, fixadas em uma haste e giradas em diferentes direções.
Este equipamento é utilizado para solos duros, não necessita de ser afiado por muito tempo.
Equipamentos para trabalhar com batatas
- Plantador de batata. Quem plantava batatas à mão provavelmente sonhava em automatizar o trabalho. Com a ajuda de um trator de passeio e equipamentos especiais (plantadeira de batata), surgiu a oportunidade. O equipamento está equipado com uma charrua que cria um sulco para o plantio de tubérculos de batata. Na estrutura é fixado um recipiente especial com batatas, de onde, após igual período de tempo, os tubérculos caem no sulco. O quadro é equipado com hillers, que imediatamente enchem as batatas plantadas.
- Escavador de batata. Desenterrar batatas à mão também não é uma tarefa fácil. Um técnico equipado com equipamentos para coleta de tubérculos (catedráticos) vem em socorro. Eles parecem diferentes (ventilador, vibração, transportador), mas o princípio de ação é o mesmo para todos: alfinetes afiados cravam-se no solo e puxam o arbusto junto com as raízes, após o que resta apenas para coletá-los. Existem equipamentos junto com bunkers onde as batatas extraídas do solo são despejadas. Esse tipo de colheita é ainda mais conveniente.
Camada de filme formador de leito
Com a ajuda desse equipamento, é feito um filme com a semeadura das sementes. A técnica forma uma crista no solo já preparada pelos cortadores. Ao mesmo tempo, o filme é colocado, suas bordas são seladas e o material do filme é puncionado para a semeadura e o crescimento das plantas. Este método de plantio ajudará ainda mais a reter a umidade no solo e afetar negativamente o crescimento da erva daninha, que não passará facilmente sob o filme. Na maioria das vezes, o formador de cama é usado para plantar morangos e morangos.
Valetadeira
Os acessórios desse tipo transformam o trator portátil em uma escavadeira em miniatura. É bastante manobrável e pode ser usado em situações atípicas, em áreas entre edifícios e árvores. As valetadeiras são feitas na base de rodas ou esteiras, são equipadas com diversos tipos de equipamentos (facas, aivecas, cortadores) e são capazes de produzir valas de até dois metros de profundidade. Eles são usados para diferentes fins: cavar fossos, construir uma fundação, plantar árvores, para arranjar um sistema de drenagem.
As valetadeiras são capazes de atravessar tanto solo congelado quanto instável, deixando para trás paredes de vala compactadas.
Batedeira de grãos
O equipamento é composto por um recipiente para grãos, uma câmara de tambor, uma esteira e um dispositivo de separação e debulha dos grãos. Do recipiente, a safra entra no saca-palhas, onde o grão é separado da palha. Além disso, o grão é limpo e soprado pelos esforços do ventilador. Caso a bica não possua leque, o grão deverá ser processado manualmente (semeado). Com a ajuda desse equipamento, o grão é arrancado das espigas e separado delas. O aparelho de alta qualidade oferece segurança de grãos de até cem por cento. Para o funcionamento eficiente do equipamento, o teor de umidade da matéria-prima é de cerca de 20%.
Caterpillar "Krutets"
É universal e adequado para instalação em tratores de passeio nacionais e importados de qualquer potência e peso. Com uma estrutura robusta, o Krutets é capaz de resistir a qualquer condição climática, por isso é adequado para todas as estações. Esses equipamentos podem ser usados para transportar mercadorias, caçar e pescar.
Cortador rotativo
Este tipo de acessório permite cortar a vegetação em diferentes níveis de altura e espessura, ao mesmo tempo que livra o agricultor do trabalho pesado de rotina. Devido às características de design da segadeira, muitas vezes é chamada de disco e, de acordo com o método de conexão com o trator de passeio, é dividida em rebocada e montada. As facas de corte na segadeira podem ser colocadas na frente, atrás ou na lateral em relação ao trator de passeio, em qualquer caso são fixadas em uma armação com roda de suporte, assim que começa a se mover, os discos começar a cortar a vegetação. Além da rotativa, há uma segadeira de segmento. Parece complicado, como um aparador de cabelo. Seu trabalho é mais qualificado e utilizado para grandes áreas.
Equipamento de remoção de neve
Um soprador de neve é um balde que pega a neve e a joga para o lado da estrada a uma distância de 3 a 6 metros, dependendo da potência do motor. Para trabalhar com neve úmida, utiliza-se um bico - pá-pá, que pega a neve com água e gelo de até 30 centímetros de espessura. Quanto mais potente for o motor e quanto maior for o equipamento, mais precipitação e mais amplo será o território que o equipamento pode remover. Apesar dos bons resultados, a gestão da neve exige muita mão-de-obra e muita energia.
E os sopradores de neve são mais caros do que muitos outros tipos de acessórios.
Equipamento de varredura
Para a manutenção de áreas com revestimentos decorativos caros, existem acessórios de escova. Com a ajuda deles, caminhos de jardim, gramados e meios-fios são limpos.
Como escolher?
A escolha dos acessórios depende, até certo ponto, da potência do motor do bloco do motor. Esta técnica é de três classes: leve (doméstica), média (semi-profissional) e pesada (profissional). Eixo com tomada de força aumenta promissora a capacidade do equipamento, com seus anexos de ajuda são equipados.
Bicos articulados para vários tipos de atividades econômicas geralmente custam mais do que o próprio trator. Para fazer uma escolha, você deve pensar sobre quais trabalhos consomem mais tempo. Para eles, você pode escolher equipamentos mais complexos. Bicos simplificados são bastante acessíveis para fazer você mesmo.
Às vezes, para o cultivo do solo, eles não sabem o que é melhor escolher - fresas ou um arado. Para escolher, você deve estudar as características do solo do seu site. Para arar um campo com solo macio, fresas são usadas e um arado é usado para trabalhar em solo duro.
Escolhendo um pequeno trator para uma residência de verão, muitos optam pelo modelo de fabricação tcheca "MF-70". Ele pode ser usado para cortar grama na área, remover neve e entregar pequenas cargas. Devido à sua compactação e manobrabilidade, o "MF-70" é utilizado para trabalhos em locais de difícil acesso. Para ajudar os jardineiros e caminhoneiros, foi desenvolvido um novo modelo do trator manual StavMash BM-15. Esta técnica já se provou bastante bem, com a ajuda de acessórios, qualquer trabalho no terreno do jardim é executado.
O trator de passeio Brado BD-1600 é adquirido para trabalhos em pequenas propriedades. É equipado com o mais potente motor a gasolina de quatro tempos. O equipamento pesa 120 kg, é capaz de lavrar em profundidade até 30 cm. O trator autopropelido SW 360 (SunGarden MF 360 S) é projetado para uso profissional. Existe uma grande seleção de equipamentos para a técnica, cuja substituição ocorre sem o uso de ferramentas.
Um trator de passeio com acessórios irá facilitar o trabalho de um residente de verão com um pequeno terreno e de um agricultor com um campo de tamanho médio. A quantidade de trabalho executada depende diretamente da potência do motor e das especificações dos acessórios.
A seguir, veja a revisão em vídeo de acessórios para o trator de passeio.
Muito interessante! Pretendo fazer um cortador plano e neste vídeo vi o que procurava! Graças a!
O comentário foi enviado com sucesso.