Como fazer um trator de andar atrás nas trilhas com suas próprias mãos?
Muitos artesãos preferem melhorar seu trator portátil e torná-lo mais funcional instalando dispositivos especiais de lagarta. Claro, eles podem ser comprados prontos na loja, mas seria muito mais orçamentário e sábio fazer você mesmo.
Recursos e dispositivo
As esteiras para um trator de passeio simplificam muito o transporte de carga e o movimento do próprio dispositivo. Devido ao mecanismo de lagarta cobrir uma superfície bastante grande, o trator de passeio se move de maneira muito mais uniforme, exerce menos pressão na superfície e não fica preso em solos difíceis. O timão nas pistas é capaz de funcionar mesmo com mau tempo, e com bom tempo torna-se ainda mais manobrável.
A manutenção e uso do módulo rastreado não causa nenhuma dificuldade especial para os proprietários, e não é difícil de fazer você mesmo. É importante lembrar que quando o trator de passeio é equipado com módulo sobre esteiras, sua velocidade diminui. No entanto, a capacidade do dispositivo de navegar em terrenos difíceis, transportar cargas e até mesmo limpar a neve da área está aumentando.
Motoblocks com módulos de esteira, de outra forma, coincidem completamente com tratores convencionais. O motor deve ser quatro tempos com capacidade de travar os eixos para que o dispositivo possa girar sem fazer um círculo completo. Também é necessário o resfriamento a água para lidar com cargas elevadas que causam superaquecimento do motor. Este tipo é mais eficaz do que o ar. O sistema de embreagem, caixa de câmbio e caixa de câmbio para mecanismos sobre esteiras são apresentados na versão tradicional. O trator de passeio é controlado por trilhos por meio de uma alça.
Ao criar esteiras por conta própria, é importante entender que, se você projetá-las muito altas, o centro de gravidade do trator manual mudará, e ele começará a sentir dificuldade em se virar e até mesmo se inclinar para um lado ou outro. Para evitar tal situação, o segundo eixo motor terá que ser alongado em alguns centímetros. Além disso, com o auxílio da bucha, será possível ampliar a distância entre eixos que já existe no trator de passeio.
Do que pode ser feito?
Ao escolher um material para faixas, é importante considerar que não deve ser excessivamente pesado. Uma vez que o próprio trator sem motoristas não tem um motor potente, ele simplesmente não consegue lidar com materiais pesados e, muito provavelmente, irá quebrar. O mecanismo de lagarta, via de regra, é feito de pneus de motocicleta, correntes, tubos, correias ou uma correia transportadora em combinação com uma corrente de roletes.
A maioria dos artesãos cria pistas com pneus de carro - essas peças são facilmente convertidas no design desejado. É necessário escolher pneus para caminhões grandes, levando em consideração o padrão e a forma do piso existente, pois o padrão correto melhorará a aderência. É melhor se essas forem peças de reposição que antes pertenciam a tratores ou outros modelos de grande porte.
Uma banda de rodagem devidamente selecionada terá bom contato com solo úmido, superfícies cobertas de gelo e neve. Além de materiais para as esteiras, para projetar um dispositivo completo, você precisará de um trator com caixa de câmbio e um par de rodas adicionais. Se necessário, um carrinho adicional é acoplado ao trator de passeio e, se desejado, até mesmo em patins para transportar mercadorias em neve profunda.
Instruções de fabricação passo a passo
Para fazer um mecanismo de lagarta para um trator de passeio com suas próprias mãos, além dos materiais usados, você vai precisar de certas ferramentas: um moedor, e às vezes uma furadeira, uma faca de bota e um conjunto de chaves de fenda, parafusos, porcas e chaves, uma máquina de solda, arame, correntes e uma cinta de lixa. É claro que também serão necessários desenhos, que são fáceis de encontrar na Internet e em domínio público.
Se as pistas caseiras são feitas de pneus de carro, então a primeira coisa que os pneus são liberados das laterais para o estado de uma correia de corrida - uma pista para lagartas. Isso é mais fácil de fazer com uma faca bem afiada, por exemplo, projetada para trabalhar com botas. O processo de ajuste é demorado, mas pode ser acelerado esfregando periodicamente a lâmina com uma substância ensaboada.
É mais conveniente cortar as laterais dos pneus com uma serra elétrica, que tem dentes pequenos. Na etapa seguinte, o lado avesso do pneu também é corrigido: as camadas excedentes são removidas dele. Isso deve ser feito quando a fita estiver muito densa por dentro. Tal fixação de trilhos feita de peças de automóveis acaba sendo bastante durável, uma vez que o pneu é inicialmente fechado, o que significa que será mais difícil danificar os trilhos durante a operação. Infelizmente, a largura do pneu disponível não dará ao usuário a oportunidade de usar uma superfície grande. No entanto, alguns artesãos resolvem esse problema usando vários pneus.
O módulo de esteira mais simples pode ser feito de uma correia transportadora e correntes de rolos de manga. Primeiro, dependendo de quão potente é o motor, a espessura necessária da correia usada é selecionada. Segue-se o processamento das arestas, que podem começar a ficar desgrenhadas e, por isso, falhar mais cedo. Para isso, é utilizada uma linha de pesca com passo de dez milímetros. As bordas acabadas são então costuradas em um anel, com uma dobradiça especial, ou simplesmente ao longo das partes finais.
Apesar de alguma primitividade do mecanismo, ele servirá por muito tempo. É importante acrescentar que a espessura da fita deve ser superior a sete milímetros, caso contrário o dispositivo não será capaz de suportar as cargas exigidas. O intervalo ideal é considerado de oito a dez milímetros.
O módulo de esteira pode ser feito de correias se elas tiverem um perfil em forma de cunha. O melhor é conectar as peças com um talão, que é fixado nas correias com parafusos ou rebites. Outra solução comum é construir trilhas a partir de cadeias de tamanhos iguais. Uma peça tão versátil, via de regra, é abundante em qualquer oficina doméstica, então esse método também é econômico. Para fazer lagartas, você precisa pegar um par de correntes iguais e soltar seus elos extremos.
Agora as duas correntes podem ser conectadas em um circuito, os elos podem ser fixados de volta e, para maior confiabilidade, tudo pode ser soldado. Para maior resistência, as correntes podem ser presas novamente com presilhas, que, aliás, também são simplesmente feitas de sucata - chapas de metal com a espessura necessária. Em geral, essa parte pode ser não apenas de aço, mas também de madeira e até mesmo de plástico. Neste último caso, são utilizadas barras de madeira ou tubos de plástico. O material mais adequado pode ser determinado de acordo com os propósitos de uso do trator portátil.
Caso a carga prevista para o transporte não difira em grande peso, os talões devem ser de plástico. O mesmo se aplica a dispositivos móveis equipados com motores fracos. Quando um trator portátil é planejado para ser usado como trator e tem um motor bastante potente, as peças de aço devem ser preferidas.
Às vezes, as lagartas caseiras são reforçadas com tubos, que são soldados entre si. As peças, neste caso, são feitas de metal e têm uma seção transversal retangular. Neste caso, recomenda-se retirar os veios de transmissão do "Oka" e retirar a parte estriada do "Buran". O equipamento deve ser equipado com freios montados nos eixos dianteiros. Esta adição permite que você obtenha o dispositivo com recursos máximos.
É importante mencionar que para converter um trator de passeio normal em um trator de esteira em movimento, primeiro é necessário colocar duas rodas adicionais, uma de cada lado. O resultado deve ser uma estrutura de quatro rodas, em que os trilhos já estão colocados. Alguns artesãos preferem tornar essas rodas adicionais removíveis em vez de soldá-las em novas montagens. Isso pode ser feito fixando as rodas ao eixo usando uma transmissão flexível ou rígida. Impossível não falar que não é necessário fazer você mesmo as pistas - nenhuma solução menos econômica seria utilizar peças de equipamentos antigos, por exemplo, "Buran".
Recomendações de uso
Usando as esteiras do trator de passeio, é necessário verificar constantemente o quão bem a corrente está tensionada e também lubrificar regularmente as peças cujo atrito ocorre durante a condução. Além disso, é recomendável verificar sempre antes do uso se algum dano ou ruptura apareceu na corrente. Após a viagem, uma inspeção de rotina também deve ser realizada para detectar qualquer dano ou ganchos quebrados a tempo. Ao usar um trator de passeio, você deve evitar passar sobre raízes e maciços de pedra, bem como sobre o cânhamo, caso contrário, o módulo da esteira será rasgado muito rapidamente.
Para uma visão geral do motoblock todo-o-terreno nas pistas, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.