Óleo para trator autônomo: o que é melhor para preencher e como trocar?

Contente
  1. Compromisso
  2. Visualizações
  3. Qual é melhor escolher?
  4. Como mudar?
  5. Como verificar o nível?
  6. O óleo automotivo pode ser usado?

A compra de um trator de passeio é uma etapa bastante séria para a qual você deve se preparar com antecedência. Para o funcionamento a longo prazo da unidade, é necessário realizar um trabalho preventivo atempado, se necessário, substituir peças e, claro, mudar o óleo.

Compromisso

Na compra de um trator walk-behind novo, o kit deve conter os documentos de acompanhamento, nos quais existem seções especiais com recomendações para o bom atendimento e operação. Os nomes dos óleos adequados para a unidade também estão indicados aqui.

Em primeiro lugar, você deve compreender as funções básicas dos fluidos de óleo. Os líquidos fazem o seguinte:

  • refrigeração do sistema;
  • obtendo o efeito de mancha;
  • limpar o interior do motor;
  • foca.

Durante a operação do trator com motor refrigerado a ar, o óleo líquido começa a queimar, respectivamente, as partículas queimadas permanecem no cilindro. É por isso que ocorre a formação de um escapamento com fumaça. Além disso, os depósitos resinosos são o contaminante mais forte para o restante do trator, devido ao qual a lubrificação das peças se torna mais difícil.

É preferível abastecer com óleo para um trator de passeio junto com fluidos antioxidantes, que são um agente de limpeza para o interior da unidade.

Visualizações

Para a escolha correta do fluido oleoso, deve-se lembrar que cada composição individual é projetada para uma determinada estação e temperatura climática.

Em termos simples, é impossível usar óleo de verão em temperaturas abaixo de 5 graus - isso pode levar à falha de partida do motor.

  • Verão uma espécie de líquido oleoso é usado exclusivamente na estação quente. Possui alto nível de viscosidade. Não há designação de letra.
  • Inverno variedades de óleos são usadas durante o tempo frio. Eles têm um baixo nível de viscosidade. A designação da letra é W, que significa "inverno" na tradução do inglês. Esta variedade inclui óleos com índice SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W.
  • Uma variedade de óleos multigraduados no mundo moderno é mais popular. A sua versatilidade permite encher o motor de fluido em qualquer época do ano. São esses lubrificantes que possuem um índice especial na classificação geral: 5W-30, 10W-40.

Além da sazonalidade, os óleos são divididos de acordo com sua composição. Eles são:

  • mineral;
  • sintético;
  • semi sintético.

Além disso, todos os óleos diferem nos requisitos de desempenho de um motor de 2 e 4 tempos.

Em tratores com marcha atrás, geralmente é usado um sistema refrigerado a ar de 4 tempos, respectivamente, e o óleo deve ser de 4 tempos. No inverno, a opção mais preferida é um óleo de motor de engrenagem, como 0W40.

O preço da emissão, é claro, é alto, mas a reação do aparelho está na sua longa vida útil.

Qual é melhor escolher?

Conforme mencionado anteriormente, existem vários tipos de óleos para motoblocks. É necessário utilizar o líquido recomendado pelo fabricante do aparelho - para isso, basta estudar com atenção a rotulagem do aparelho e ler as instruções.

Além disso, cada tipo separado de óleo é dividido em vários tipos de acordo com sua composição química.Na maioria dos casos, os fabricantes estão tentando fabricar unidades com a capacidade de usar os tipos mais comuns de óleos - sintéticos, minerais, bem como semi-sintéticos, como Mannol Molibden Benzin 10W40 ou SAE 10W-30.

Deve-se observar que este lubrificante contém um modificador de fricção, que cria uma película forte na superfície interna das peças. Isso reduz significativamente a taxa de desgaste do trator autônomo.

Outra marca que não deve ser esquecida é a designação das propriedades de exploração do petróleo. Ele também vem em diversas variedades. Por exemplo, a categoria C é usada para motores a diesel de 4 tempos e a categoria S é usada para motores a gasolina.

Um certo total pode ser derivado desses dados. Considerando o tipo de motor, um alto nível de demanda é direcionado para óleos multigraduados marcados 5W30 e 5W40... Dos óleos anticorrosivos, 10W30, 10W40 são os mais populares.

Em temperaturas acima de 45 graus, os óleos marcados com 15W40, 20W40 devem ser usados. Para resfriados de inverno, é necessário usar óleo líquido 0W30, 0W40.

Como mudar?

Qualquer pessoa pode trocar o lubrificante no trator de passeio, mas se houver alguma dúvida, é melhor entrar em contato com um especialista altamente qualificado. O procedimento de atualização com óleo líquido em quaisquer modelos de tratores de passeio não difere entre si, seja uma instância Enifield Titan MK1000 ou qualquer outro motor da linha Nikkey.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a troca de óleo é feita exclusivamente em motor quente, ou seja, o sistema deve funcionar por no mínimo 30 minutos. Esta regra se aplica não apenas aos motores de quatro tempos, mas também aos motores de dois tempos.

Graças à nuance acima, a mistura quente gasta flui facilmente para o recipiente colocado por baixo. Depois que o óleo usado acabar, você pode iniciar o processo de substituição.

Primeiro você precisa desparafusar o bujão de respiro, drenar o óleo usado restante e, se necessário, trocar o óleo adicional e o filtro de ar. Em seguida, você precisa preencher com líquido fresco e colocar o plugue de volta em seu lugar. Despeje o óleo novo com cuidado para que não entre em contato com outras partes do sistema, caso contrário, um odor desagradável aparecerá.

No motor

A troca de óleo primária no motor de combustão interna ocorre após 28-32 horas de operação. A próxima substituição pode ser feita no máximo 2 vezes por ano - no verão e no inverno, mesmo se a unidade estiver ociosa por algum tempo. Para iniciar o próprio processo de reposição, é necessário preparar atributos especiais - um funil e um recipiente para drenar o líquido gasto.

Na parte inferior do motor existe um orifício com uma tampa através do qual o óleo antigo pode ser drenado. No mesmo local, é substituído um recipiente para drenagem, a tampa de travamento é desrosqueada e o líquido gasto é drenado. É necessário aguardar um pouco até que os resíduos sejam totalmente drenados do sistema do motor.... Em seguida, o bujão é aparafusado no lugar e óleo novo pode ser derramado.

Sua quantidade deve ser idêntica à combinada. Se não for possível fazer a medição, é melhor consultar a ficha técnica da unidade, onde o número pretendido está indicado em gramas. Depois de adicionar óleo novo ao motor, o nível deve ser verificado. Para isso, basta usar uma sonda especial.

Vale ressaltar que em alguns motores sensíveis a fluidos de óleo, por exemplo, Subaru ou Honda, é assumido o uso de óleos de uma determinada classe, ou seja, SE e superior, mas não inferior à classe SG.

Esta instrução é uma orientação geral para os modelos de dois e quatro tempos. Informações mais específicas sobre como substituir o fluido de óleo no trator de passeio são mais bem consideradas nas instruções para uma unidade específica.

Na caixa de velocidades

A caixa de câmbio é a parte mais importante, porque é ele quem é responsável por converter e transmitir o torque da caixa de câmbio.O cuidado cuidadoso e o óleo de alta qualidade usados ​​para o dispositivo prolongam significativamente sua vida útil.

Para substituir a composição do óleo na caixa de engrenagens, é necessário realizar uma série de manipulações.

  • O leme deve ser colocado em uma colina - o melhor de tudo em um poço.
  • Em seguida, o furo para o descarte do óleo usado é desrosqueado. O plugue de parada geralmente está localizado na própria transmissão.
  • Depois disso, um recipiente preparado é substituído para drenar o lubrificante estragado.
  • Após a drenagem completa, o orifício deve ser bem fechado.
  • Quando essas manipulações são realizadas, óleo limpo deve ser despejado na caixa de engrenagens.
  • Em seguida, você precisa apertar o bujão do orifício.

Vale ressaltar que em alguns modelos de redutores, por exemplo, na linha Efco, existem por meio de parafusos que determinam a quantidade de óleo, que podem ser guiados durante o enchimento do fluido. Em outros modelos, há uma vareta medidora especial pela qual você pode ver o volume total da composição do óleo preenchido.

A troca inicial de óleo é realizada após o término do tempo de amaciamento.... Por exemplo, para o modelo Energoprom MB-800, o tempo de execução é de 10-15 horas, para a unidade Ploughman ТСР-820 - 8 horas. Já a linha de motoblocos "Oka" foi desenvolvida levando em consideração uma rodagem de 30 horas. Posteriormente, é suficiente drenar e encher com óleo novo a cada 100-200 horas de operação plena.

Como verificar o nível?

A verificação do nível de óleo é realizada de acordo com a tecnologia padrão, à qual cada pessoa está acostumada. Para isso, uma sonda especial está presente no dispositivo do trator walk-behind, que penetra profundamente na unidade. Ao retirá-lo do orifício, na ponta da vareta, é possível ver uma faixa limite, cujo nível é igual ao nível do óleo. Se não houver líquido suficiente, deve-se atestar.... Por outro lado, essa nuance obriga a verificar todo o sistema, pois um baixo nível de lubrificante indica que ele está vazando em algum lugar.

Além da vareta de nível padrão, alguns modelos de tratores de passeio possuem sensores especiais que mostram automaticamente a quantidade de lubrificante presente. Mesmo no processo de substituição do óleo líquido, ele pode ser usado para determinar o quanto aumentou o tamanho da composição do lubrificante ou sua falta.

O óleo automotivo pode ser usado?

É estritamente proibido usar óleo de máquina em tratores de passeio. Ao contrário do motor de um carro, um trator de passeio tem certos princípios de lubrificação e um regime de temperatura apropriado para operação. Além disso, os motores dos motoblocks possuem certas características. Isso inclui o material de construção do qual é feito, bem como o grau de forçamento. Em muitos casos, essas nuances são incompatíveis com as características dos óleos automotivos.

Veja o próximo vídeo para mais detalhes.

2 comentários
0

Artigo muito preciso e útil.

0

Bom artigo, muitas informações úteis.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário