Seleção e instalação de rodas para um trator autônomo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como escolher
  3. Instalação
  4. Como fazer você mesmo

Muitos proprietários, que compram um trator de passeio para uso doméstico, prestam atenção apenas aos indicadores de desempenho e à potência do motor. Mas as rodas também são consideradas um critério importante na escolha dessa técnica, uma vez que são o chassi e permitem que a unidade motriz se mova em torno da trama pessoal. As rodas para um trator com operador manual são fornecidas pelo fabricante em um conjunto completo, mas durante a operação e cargas de longo prazo, elas podem falhar e precisar ser substituídas.

Peculiaridades

As rodas, assim como as unidades mecânicas, estão disponíveis em vários tipos. Hoje o mercado é representado por um grande sortimento desses produtos, portanto, para fazer uma escolha a favor de um ou do modelo, é importante levar em consideração suas características técnicas. Três tipos de rodas podem ser usados ​​para trens de força:

  • pneumático. As estruturas possuem câmaras e pneus de borracha;
  • borracha. Estes são pneus sólidos feitos de borracha e aros duráveis;
  • talões. São elementos metálicos usados ​​para aumentar a permeabilidade do trator de passeio.

Além disso, você pode encontrar à venda e amostras universais, adequadas para equipamentos de qualquer marca e modelo. Eles vêm com câmera, discos, fechos e são considerados uma ótima opção para quem não gosta de pagar duas vezes. Os fabricantes costumam produzir rodas especiais que são projetadas apenas para uma modificação específica do trator portátil. Esses tipos são vendidos a preços diferentes e só podem ser adquiridos se o trator de passeio tiver um modelo popular. Para unidades de classe média e alta, você pode comprar rodas de câmara com um diâmetro de 5 a 13 polegadas, elas têm borracha de alta qualidade e pneus de ferro duráveis.

Como escolher

Para a operação do equipamento no inverno, você pode instalar rodas gêmeas. Eles consistem em duas partes com a mesma forma e dimensões. Graças a esse projeto, o material rodante fornece ao trator com boa capacidade de cross-country em áreas irregulares. Em uma superfície plana, a velocidade da técnica aumenta significativamente. Na presença de tal chassi, o escorregamento é excluído.

Ao escolher as rodas para um trator de passeio, também é importante levar em consideração suas condições de operação. Por exemplo, para processar solo úmido e argiloso, não são adequadas rodas pneumáticas, mas rodas de ferro com talões. Além disso, se o equipamento for equipado com rodas de borracha emparelhadas, não poderá apresentar alto desempenho em condições difíceis. Além disso, também vale a pena prestar atenção ao tamanho dos pneus - é melhor escolher rodas grandes e largas com um padrão na banda de rodagem. A melhor opção seria se você tivesse dois tipos de material rodante disponíveis, por exemplo, pneumático e ferro com garras.

A escolha das rodas também depende do uso pretendido do equipamento. Assim, para limpeza dos trabalhos de plantio, recomenda-se a aquisição de pneumáticos. O seu raio pode atingir os 40 cm e estão adaptados para trabalhar em terreno normal. Os especialistas recomendam comprar material rodante com banda de rodagem profunda para aumentar a capacidade e manobrabilidade em todo o país. Se for planejado o cultivo de solo que contenha pedras ou que represente solo virgem, então rodas fundidas serão a solução certa.

Um critério importante na seleção é o peso do trator de passeio e seus acessórios. Para equipamentos pesados, é recomendado selecionar chassis cross-country com aros metálicos fortes, eles também podem transportar cargas.Não instale pneus de baixa pressão no equipamento. Ao dirigir em uma estrada de terra ou asfalto para equipamentos pesados, rodas de câmara no tamanho de 6,00-12 polegadas são adequadas. Eles são equipados com extensões e fechos.

Os pneus do modelo F-122 também se provaram muito bem. Eles aumentaram a capacidade de cross-country, a profundidade do piso é de 22 mm, a pressão na câmara é de 160/400 kPa. Para fazer a escolha certa em favor de um determinado tipo de pneu, você deve prestar atenção à sua rotulagem. Ele contém informações sobre o tipo de construção do pneu, seu índice de velocidade e carga possível. A decodificação dessas designações é geralmente fornecida pelos fabricantes dos produtos na forma de uma tabela.

Além disso, você pode expandir os recursos das rodas instalando cabos de extensão. Eles geralmente são montados em uma máquina ao trabalhar em terreno difícil. Esses dispositivos também aumentam a capacidade de manobra do veículo. Os cabos de extensão são vendidos em vários tamanhos, de 200 mm a 375 mm.

Na hora de escolhê-los, é importante atentar para que o diâmetro do furo interno coincida com as características técnicas do trator de passeio.

Para resumir, podemos dizer que cada tipo de roda tem seus prós e contras. Portanto, ao adquirir um rodízio para um trator de passeio, você precisa saber que tipo de trabalho será executado por ele. Se compararmos as características técnicas das rodas de ferro e pneumáticas, então as primeiras têm mais vantagens, pois além disso aumentam a potência do equipamento e suportam quaisquer cargas. Já os pneumáticos, conferem estabilidade ao trator de passeio, mas se danificam rapidamente e precisam ser substituídos.

Instalação

Durante a operação, as rodas do trator de passeio se desgastam e falham. Além disso, a modernização do chassi também é realizada no caso em que seja necessário melhorar a qualidade da lavra do terreno ou aumentar a permeabilidade da unidade. Para encaixar adequadamente as grandes rodas de borracha na máquina, você precisa prestar atenção à seta na lateral do pneu. Ele indicará o sentido de rotação desejado. Primeiramente, retira-se a velha roda com disco, para isso, os parafusos são desparafusados ​​e girados 180, em seguida, uma nova é colocada.

Como fazer você mesmo

Apesar do fato de que o mercado moderno é representado por uma grande variedade de peças de rodagem para tratores de passeio, muitos proprietários de equipamento preferem fazer rodas para eles por conta própria. Esse processo pode parecer complicado, mas se você tiver paciência e fizer tudo em etapas, consegue bons pneus. O diagrama de montagem se parece com este:

  • Primeiro você precisa encontrar os aros antigos do carro, dos quais apenas o aro será usado. O diâmetro das rodas é selecionado de acordo com a potência da unidade.
  • As placas de metal devem ser soldadas aos discos, suas bordas devem tocar o aro. As placas são colocadas ao longo de todo o raio externo da estrutura. Para aumentar sua resistência, eles podem ser fixados adicionalmente com parafusos.
  • Em seguida, os discos são totalmente limpos de rebarbas lixando com uma lima.
  • As câmaras de borracha são colocadas sobre os blanks obtidos, são bombeadas com ar e as rodas são instaladas no trator de passeio.

Para trabalhos em áreas argilosas, recomenda-se a instalação de talões no equipamento, pois possuem o máximo de aderência ao solo devido à presença de pitões especiais. Essas rodas podem ser compradas prontas e instaladas ou feitas de forma independente usando o chassi da Niva ou da Zhiguli.

O processo de retrabalho e instalação é o seguinte:

  • Primeiro você precisa conectar o semieixo.
  • Em seguida, retire os pneus, pois não são necessários para os ganchos de ferro.
  • Além disso, pontas de metal são soldadas em várias fileiras, o que fornecerá adesão ao solo.
  • A estrutura é aparafusada ao aro.

Veja abaixo como retrabalhar discos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário