Seleção e operação de escavadeiras de batata para um trator autônomo
Os proprietários de terras estão bastante dispostos a usar assistentes mecanizados para cultivar a terra e colher. Há alguns anos, as batatas eram colhidas apenas manualmente; dispositivos especiais eram encontrados apenas em grandes empresas agrícolas estatais. Hoje em dia, os garimpeiros de batata estão disponíveis até para o menor agricultor.
Características de design
Assim que termina a época de semeadura da primavera, bem como o trabalho de cavar o solo e aplicar fertilizantes, começa um período igualmente problemático de cuidados complexos com as plantações. Mas mesmo com o início do outono, a vida do agricultor não fica mais fácil - afinal, ele se depara com a difícil tarefa da colheita. Especialmente muito tempo e esforço são gastos na colheita de batatas.
Claro, você pode desenterrar raízes manualmente, mas é muito difícil lidar com isso sozinho, na maioria dos casos você tem que atrair ajudantes, cujos serviços devem ser pagos. Se as batatas forem cultivadas para venda, esse item de despesa pode reduzir seriamente o lucro recebido, ou mesmo anular completamente todos os longos esforços para cultivar raízes.
Além disso, o trabalho manual leva muito tempo, o que é altamente indesejável. É neste caso a melhor saída pode ser um escavador de batatas, este dispositivo foi inventado há muito tempo.
Graças a tal dispositivo, a velocidade de colheita e os custos de mão de obra são significativamente reduzidos, e a eficácia, pelo contrário, aumenta.
Como funciona?
Uma fôrma especial para um trator portátil, projetada para coletar batatas, pode ser comprada pronta em uma loja, mas muitos artesãos preferem fazê-la com suas próprias mãos. Este dispositivo é classificado como um acessório que é conectado diretamente à máquina por meio de um engate especial. A estrutura levanta a camada do solo e desenterra as raízes, que podem ser colhidas manualmente da superfície da terra. Comparado a desenterrar batatas manualmente, esse método economiza muito tempo. A produtividade média do trabalho dos escavadores é de 0,1-0,02 hectares por hora, este parâmetro é várias vezes superior ao indicador promocional para montagem manual.
O escavador de batata pode ser usado para todas as outras culturas de raiz - cenoura, bem como beterraba, nabo, rabanete e cebola. No entanto, antes de comprar um mecanismo tão necessário, tente se certificar de que você pode prendê-lo em seu trator ou cultivador. É imprescindível levar em consideração as características de potência deste trator de passeio, bem como as características do solo em que as lavouras são cultivadas.
Lembre-se que uma escavadeira é bastante cara, portanto, na hora de escolher um modelo, vale a pena levar em consideração todos os parâmetros listados, caso contrário você corre o risco de simplesmente desperdiçar seu dinheiro.
Visualizações
Dependendo das características do projeto, existem escavadeiras do tipo tambor, tipo ventilador, rotativas, acionadas por cardan, com eixo de tomada de força e caixas de câmbio.
De acordo com o princípio de operação, os escavadores de batata são divididos em três tipos:
- rugindo;
- simples;
- transportador.
Rumbling ou vibrando
A escavadeira vibratória é considerada a mais eficaz em comparação com todos os outros tipos de equipamentos. Consiste em uma tabela de grade especial, bem como uma unidade e um compartilhamento.O princípio de funcionamento é bastante simples: um dos principais elementos de um escavador de batatas é o pão achatado, que penetra fundo no solo e, junto com as batatas, recolhe as camadas superiores da terra, que são transferidas para a grelha da mesa . Em seguida, sob a influência de uma leve vibração, o excesso de terra começa a descascar e "ir" pelas fendas de volta ao solo, e as próprias raízes, já descascadas, caem da parte de trás do aparelho.
Este sistema permite coletar até 98% de todos os tubérculos do solo. As facas de corte são enterradas 21-25 cm no solo e agarram uma camada de solo de 35-40 cm de largura, graças a este mecanismo, uma área bastante significativa de plantio pode ser processada de uma só vez. O modelo do tipo tela lida com sucesso mesmo com solos pesados, após a escavação, absolutamente todos os tubérculos permanecem no solo, de modo que o agricultor não precisa cavar nos torrões e procurar os tubérculos restantes.
Ao usar um escavador de batata vibratório, quase todos os tubérculos são escavados e ao mesmo tempo inteiros.
No entanto, existem algumas desvantagens. O custo dessa escavadeira é muito alto, além disso, não é lucrativo usá-la em pequenas áreas, pois o custo de compra e o consumo de combustível simplesmente não compensam. Além disso, a vibração é frequentemente transmitida do cortador para o trator manual e de lá para o operador, o que pode causar algum desconforto ao operador.
Simples ou lanceta
A versão mais simples do escavador de batata é considerada uma lanceta universal. É um mecanismo que se assemelha visualmente a uma pá, à qual estão fixadas varetas. Devido à ponta afiada, o aparelho mina a sujeira nos corredores, e as batatas caem nos dentes do aparelho. Depois disso, todo o solo desnecessário se desintegra e as batatas são jogadas na superfície da área semeada.
Este esquema tem muitas vantagens:
- o dispositivo é universal, portanto, pode ser montado em uma ampla variedade de modificações de tratores de passeio;
- a escavadeira pode ser usada mesmo com tratores de baixa potência;
- Diversas variedades de dispositivos universais são apresentadas no mercado moderno, o que permite ao agricultor escolher a melhor opção com base na estrutura e umidade do solo, bem como na profundidade de colocação das batatas;
- aumento da velocidade e do desempenho da unidade, ao conectar tal escavadeira a um trator de passeio, pode até mesmo ser ligada na segunda ou terceira marcha;
- uma modificação universal é relativamente barata e, portanto, disponível para a maioria dos residentes de verão russos e proprietários de lotes familiares.
O modelo universal também tem suas desvantagens:
- a escavadeira não está enterrada mais do que 15 cm no solo e sua largura não excede 20 cm;
- após a colheita, pelo menos 15-20% de todas as batatas permanecem no solo;
- as arestas afiadas da pá freqüentemente cortam os tubérculos durante a escavação, porém, com o método de montagem manual, esse número é muito maior;
- a safra só pode ser colhida em fileiras - antes de começar a cavar as batatas, você deve definitivamente cavar a fileira anterior.
Transportador
Escavadora de batatas projetada para motoblocos de grande tiragem. A única desvantagem desse equipamento é seu custo muito alto. A unidade com mecanismo de correia é um pouco como um tipo de dispositivo vibratório, porém, em vez de uma mesa especial, há uma correia móvel. Durante o funcionamento da unidade, os tubérculos se movimentam ao longo dela e passam por uma limpeza completa dos resíduos do solo. Este modelo é ideal para grandes fazendas que cultivam grandes quantidades de raízes para fins comerciais. A colheita com esse tipo de escavadeira pode ser coletada rapidamente, mesmo em uma grande área semeada.
Observe que antes de iniciar o sistema de colheita, você deve verificar se há ervas daninhas espessadas na área, pois se não forem removidas, elas podem se enrolar no mecanismo.
Avaliação do modelo
A indústria moderna produz vários tipos de escavadores de batata.Considere o mais eficaz e confiável de acordo com especialistas.
KKM-1
Este é um modelo vibratório ideal para áreas de processamento com solos leves e teor de umidade não superior a 27%. Além de batatas, essa unidade pode coletar outras culturas de raízes, por exemplo, cenouras, beterrabas, cebolas e outros. O peso do aparelho é de 40 kg, a largura do solo é de 37 cm e a profundidade de lavragem é de 20 cm. O modelo tem alta produtividade - 0,2 hectares / hora, via de regra, o aparelho é implantado em conjunto com um grelha de peneira, bem como uma relha de arado. Foi concebido para funcionar com tractores manuais "Agat", "MTZ", "Kaskad", "Neva", "Favorit" e "Salut".
KV M-3
Trata-se de um equipamento agrícola acoplado de tipo peneirado, que pode interagir com tipos absolutamente diferentes de motoblocos de produção nacional, ucraniana e chinesa. Na maioria das vezes, é usado junto com unidades das marcas Zarya, Salyut, Agat e Neva. O mecanismo pode trabalhar em solos duros e difíceis - para isso é equipado com cortadores especiais, que criam vibrações mais tangíveis da grade sacudindo o solo. A massa do KVM 3 é de 39 kg, a velocidade de operação é de 1-2 km / h. Os parâmetros de captura são: largura - 37 cm e profundidade - 20 cm. Produtividade - 0,1-0,2 hectares / hora.
Poltavchanka
Este é mais um representante dos dispositivos do tipo vibração, que é ideal para processar pequenos lotes de terreno, cuja área não seja superior a 2 hectares, o peso do equipamento é de 35 kg, os parâmetros de desempenho correspondem a 0,2 hectares / hora, e a velocidade operacional é de cerca de 2-3 km / h. ... Com este escavador de batata, você pode processar uma tira de até 39 cm de largura a uma profundidade de 18 cm de cada vez.
A modificação inclui um pino, bem como um cinto, graças ao qual o sistema é preso com segurança aos tratores manuais fabricados pela Zarya, MTZ, Agat e muitas outras instalações domésticas. Este acessório é perfeito para a colheita em solos de peso médio com um teor de umidade de até 30%. Devido à opção de ajuste dos parâmetros das rodas, é possível alterar a profundidade do solo durante a colheita.
CT-51
A largura de captura de tal unidade corresponde a 45 cm, o peso do dispositivo é de 47 kg. O modelo ajusta a profundidade de preensão do solo por meio de rodas de apoio. É possível a função de ajuste da velocidade do transportador, que é realizada através da rotação do trator walk-behind. O modelo é ideal para motoblocks pesados, por exemplo, como "Zubr" ou "Centauro".
A única desvantagem é que a unidade é bastante cara.
KM-2
Este é um modelo de escavadores de batata de uma fileira que permite colher raízes sem danificar os tubérculos. Normalmente, o mecanismo é usado para trabalhar em pequenas áreas. Graças ao funcionamento do dispositivo, os tubérculos são rapidamente separados do solo e nenhum deles fica faltando. A principal vantagem desses modelos é a disponibilidade de peças de reposição que podem ser adquiridas em qualquer hipermercado de equipamentos de jardinagem. O dispositivo funciona em todos os tipos de solo. O acessório de roda com um suporte está localizado na base da máquina, o que permite ajustar a profundidade de aração.
Hoje nas lojas russas você pode comprar uma grande variedade de produtos, cujo custo começa a partir de 6 mil, e uma ampla linha de equipamentos com parâmetros técnicos e operacionais muito diversos à venda, para que todos possam escolher um modelo baseado em a intensidade da carga, o tamanho da área de semeadura e o tipo de solo.
Como instalar e configurar?
Para acoplar a picadora ao trator de passeio, utilize um engate, que inclui a parte frontal - é acoplado ao trator, um dispositivo de ajuste da inclinação de ataque, além de um suporte para fixadores. O engate é dividido em dois elementos. O direito fica na escavadeira, e o segundo é fixado no trator, ambas as partes são conectadas com parafusos especiais. Um parafuso central longo é usado para ajustar o mecanismo.A forma como você o configura determinará a profundidade da escavação da terra quando o dispositivo estiver operando.
Deve ser apertado com uma chave inglesa e selecionar a posição ideal, em seguida, apertar a correia de transmissão e passá-la exatamente sobre o rolo tensor.
Depois de ligar o motor, o picador de batata imediatamente começa a funcionar, porém, muitas vezes acontece que o engate começa a entrar no solo com o ângulo errado, o motivo é o ajuste errado do mecanismo. Se a situação não for corrigida, o trator de passeio começará a escorregar ou a correia simplesmente escorregará das polias. Como resultado, o transportador do mecanismo ficará obstruído com terra e será impossível continuar trabalhando.
Neste caso, ajuste as configurações, para isso gire cuidadosamente o parafuso de ângulo de ataque de forma a diminuí-lo. Além disso, na unidade de reboque, você precisa selecionar a posição ideal para os furos, graças a essas ações, você pode definir a profundidade de imersão desejada no solo. Para que a escavadeira interaja corretamente com o trator, todos os parafusos existentes na unidade de reboque devem ser ajustados, neste caso, as unidades estarão localizadas no mesmo eixo, e o próprio dispositivo se moverá uniformemente ao longo da superfície e não começará a penetrar muito fundo no solo.
Muitos artesãos preferem fazer um escavador de batata com as próprias mãos. - esse equipamento sai muito mais barato e funciona muito bem. Tendo o mínimo de habilidades para trabalhar com objetos de metal, bem como diagramas e desenhos, a escavadeira pode ser construída em apenas algumas horas. A fabricação de um mecanismo geralmente começa com a fabricação de uma moldura soldada, para isso é necessário um tubo quadrado feito de metal, ele é serrado em 4 segmentos do comprimento selecionado, um retângulo é soldado a partir deles, então um jumper é feito de os restos.
Na etapa seguinte, é necessário fazer postes verticais, geralmente são cortados de esquadros de metal, e depois soldados a uma estrutura de aço, os postes são fixados com hastes de ferro, geralmente seu diâmetro é de 0,5 cm. A parte cortante do dispositivo, que será o responsável direto pelo corte do solo, feito de chapa de aço de 5 mm de espessura ou de uma serra circular antiga, em ambos os casos tal escavadeira de batata funcionará muito bem. Ao mesmo tempo, a afiação deve ser arredondada, graças a isso não poderá penetrar muito fundo no solo e minimizará a probabilidade de danificar os próprios tubérculos.
A construção caseira, via de regra, é complementada com rodas móveis, geralmente emprestadas de uma velha carreta de jardim, é melhor prestar atenção a dispositivos com pneus largos - eles vão facilitar a movimentação ao longo dos canteiros. É ideal se as rodas forem equipadas com um eixo ao qual serão fixados os racks com orifícios selecionados. Se você não tiver rodas adequadas, poderá usar rodas de metal.
Isso tornará a estrutura mais pesada, mas a máquina funcionará com mais eficiência em solos duros.
Se você vai trabalhar com solo úmido, o correto seria dar preferência às rodas de borracha, mas com piso de trator. Lembre-se de que as rodas de borracha normais se movem muito pior em solo úmido. Todos os elementos são enganchados uns aos outros usando solda por resistência, bem como usando fixadores tradicionais - porcas e parafusos. A primeira opção é mais prática e durável, mas os modelos feitos de acordo com o segundo princípio podem ser desmontados e remontados se necessário. Não é difícil montar uma escavadeira, enquanto o custo do produto acabado será mínimo.
Para obter informações sobre como configurar e ajustar uma escavadeira de batata com um trator de passeio, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.