Tudo sobre carburadores de motoblocos

Contente
  1. Como funciona?
  2. Visualizações
  3. Ajustamento
  4. Reparo e manutenção

Sem o carburador dentro da construção do trator de passeio, não haveria controle normal de ar quente e frio, o combustível não acenderia e o equipamento não funcionaria com eficiência.

Para que esse elemento funcione corretamente, ele precisa ser cuidadosamente monitorado e ajustado.

Como funciona?

Se considerarmos o carburador de um ponto de vista construtivo, ele está organizado de forma bastante simples.

Ele contém os seguintes nós:

  • válvula de aceleração;
  • flutuador;
  • a válvula, cuja função é travar a câmara, é instalada do tipo agulha;
  • difusor;
  • um mecanismo para pulverizar combustível;
  • uma câmara para misturar gasolina e ar;
  • válvulas de combustível e ar.

Na câmara, o papel do regulador responsável pela quantidade de combustível que entra é desempenhado pelo flutuador. Quando o nível atinge o mínimo permitido, a válvula de agulha se abre, o combustível na quantidade necessária penetra novamente no interior.

Há uma pistola de pulverização entre a câmara de mistura e a câmara de flutuação. O combustível posteriormente se transforma em uma única mistura com o ar. O fluxo de ar é transferido para dentro através do bico.

Visualizações

O funcionamento do trator de passeio é assegurado pelo motor, dentro do qual nenhuma ignição pode ocorrer sem a quantidade necessária de oxigênio, por isso é necessário ajustar corretamente o funcionamento do carburador.

No projeto de tais equipamentos, unidades de dois tipos são usadas:

  • rotativo;
  • desentupidor.

Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, a utilização de um ou outro carburador deve-se ao tipo de trabalho executado e outras características do equipamento.

Os carburadores rotativos são usados ​​com mais frequência em projetos de motobloco. Eles são projetados para 12-15 metros cúbicos. m. Este projeto ganhou popularidade devido à sua simplicidade.

Pela primeira vez, carburadores desse tipo foram usados ​​na construção de aeronaves e na indústria automotiva. Com o tempo, o design sofreu algumas alterações e tornou-se mais perfeito.

No centro desse carburador, há um cilindro no qual há um orifício transversal. À medida que gira, este orifício abre e fecha, para que o ar flua através da unidade.

O cilindro não só faz uma ação rotacional, mas também se aproxima gradualmente de um lado, é semelhante a desparafusar um parafuso. Ao operar em baixa velocidade, esse carburador é menos sensível, o orifício se abre apenas ligeiramente, cria-se turbulência, fazendo com que o combustível não flua na quantidade necessária.

Mesmo se você executá-lo ao máximo, há muitos elementos no projeto de tal unidade que impedirão o desenvolvimento de alta potência, uma vez que o fluxo de ar permanece estritamente limitado.

Em tratores com tração traseira, isso é usado como uma vantagem, uma vez que não é necessária a aceleração instantânea com o motor em funcionamento. Os carburadores de êmbolo têm muitos dos mesmos elementos instalados no modelo rotativo. A única diferença é que eles custam diferente aqui, daí a capacidade de aumentar a potência do motor mais rapidamente.

Não há furo na seção central, então o cilindro é quase sólido. Para permitir a passagem do ar, o cilindro se move e, em baixa velocidade, recua para o carburador, bloqueando a maior parte do fluxo de ar, reduzindo assim o número de rotações.

Quando o usuário pressiona o gás, o cilindro se move, o espaço se abre e o ar entra livremente na câmara onde o combustível está localizado.

Ajustamento

Cada usuário se deparou com o problema do funcionamento instável do carburador, já que com o tempo, qualquer técnica pode falhar. Este é um dos primeiros motivos pelos quais se torna necessário ajustar de forma independente o funcionamento da unidade.

Os especialistas aconselham seguir a sequência de ações se a configuração for feita de forma independente:

  • no primeiro estágio, o usuário deve girar os parafusos borboleta até o fim e, em seguida, meia volta;
  • acione a ignição e deixe o motor esquentar um pouco;
  • sem abafar a unidade, coloque a alavanca de velocidade no modo mínimo permitido;
  • comece a rodar em marcha lenta ao máximo possível;
  • ligue a marcha lenta novamente ao mínimo;
  • essas últimas etapas precisarão ser repetidas várias vezes até que o motor comece a demonstrar uma operação estável;
  • no final, a alavanca de controle é colocada em gás.

Reparo e manutenção

Às vezes não é suficiente ajustar o funcionamento do carburador e uma de suas peças precisa ser substituída.

A causa mais comum do problema é o amortecedor de ar, que para de fechar completamente. Neste caso, primeiro você precisa verificar como a unidade funciona.

Se um atolamento for encontrado, ele deve ser removido.

Quebras sérias só podem ser evitadas se você monitorar e controlar constantemente a operação da unidade. Além do ajuste, é necessário limpar ou simplesmente substituir as peças gastas.

A causa da contaminação pode estar em combustível de má qualidade ou ar sujo. Filtros, adicionalmente instalados no desenho do carburador, permitem corrigir a situação.

É necessário selecionar combustível de alta qualidade, pois afeta significativamente o recurso de uso de todos os elementos no projeto da unidade. Você pode aprender a desmontar o carburador sozinho ou entregá-lo a especialistas. A primeira forma é escolhida por quem quer economizar. Durante a operação do trator de passeio, poeira e produtos de combustão são coletados dentro de seu dispositivo, então a eficiência do elemento é reduzida.

Nesse caso, a limpeza pode ajudar, que é executada na sequência a seguir.

  • Remova o carburador do trator de passeio.
  • Drene o combustível completamente.
  • É feita uma inspeção no bico, caso o combustível seja mal removido, então deve ser purgado. Um cilindro de ar comprimido é usado. Depois disso, ele é girado 180 graus, se o combustível não fluir mais, então ele funciona normalmente.
  • A próxima etapa é verificar os jatos. Para isso, é necessário retirar os parafusos responsáveis ​​pelo gás e retirar o corpo do carburador. Os jatos são lavados juntamente com a torneira de combustível. O melhor remédio neste caso é a gasolina, depois soprada com ar.
  • Em seguida, você precisa decompor os elementos lavados e, em seguida, montar o carburador na mesma sequência.

Durante a montagem, é importante atentar para a localização do tubo de pulverização, que deve ser oposto ao orifício presente no topo. Só depois disso, o carburador é novamente instalado no trator de passeio.

Todos os métodos descritos são adequados para blocos de motor "K-496", "KMB-5", "K-45", "DM-1", "UMP-341", "Neva", "Pchelka", "Cascade" , Mikuni, Oleo-Mac, "Veterok-8" e outros.

Limpar um carburador japonês e ajustá-lo é tão fácil quanto a unidade de qualquer outro fabricante. Não há diferença, já que o design é quase igual para todos, o principal é conhecer a tecnologia.

Você aprenderá a desmontar e limpar o carburador de um trator refrigerado a ar no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário