Como arar corretamente com um arado em um trator de passeio?

Como arar corretamente com um arado em um trator de passeio?
  1. Visualizações
  2. Como configurar?
  3. Ligando o trator de passeio
  4. Arando um terreno

O Motoblock é uma unidade versátil para o trabalho agrícola em uma área pessoal ou suburbana. Ele pode ser usado para arar a terra, plantar e colher. A compra desse equipamento facilitará muito o trabalho agrícola.

Visualizações

Com a ajuda de tratores manuais, você pode realizar diferentes tipos de trabalho agrícola. Dependendo do tamanho da área cultivada e da demanda por equipamentos nos diferentes ramos de atividade, os equipamentos são adquiridos nas classes leve, média e pesada.

Pulmões

Esta minitécnica é freqüentemente chamada de motocultivador. Sua potência não ultrapassa 4 cavalos e meio, portanto é mais barato do que unidades médias e grandes. O custo de um modelo leve é ​​de 12 a 22 mil rublos. As vantagens incluem o peso reduzido do monobloco e a disponibilidade de áreas inconvenientes de processamento devido ao pequeno aperto da fresa.

A desvantagem é o superaquecimento rápido de um motor de baixa potência, o que significa que você terá que trabalhar com esse equipamento por um curto período. Além disso, a profundidade do solo escavado é menor do que a de um trator pesado. Além disso, os veículos leves não possuem acessórios para equipamentos adicionais.

Média

Essa técnica é a tração traseira. Potência do motor - 5-12 cavalos de potência. O aparelho é capaz de tratar uma parcela de meio hectare. O motobloco pesa de 50 a 70 quilos, seu custo é de 30 a 40 mil rublos. Na maioria dos motoblocks desta categoria, você pode anexar um arado e outros equipamentos.

Esta técnica tem 2 marchas, está equipada com um farol. Comparado a um trator de passeio pesado, o trator médio é mais manobrável, mas a profundidade de aração da terra por ele não ultrapassa 12 cm. E isso é inaceitável para o plantio de algumas plantas

Pesado

Com este equipamento, pode-se arar grandes áreas, ultrapassando significativamente a área de meio hectare. Potência do motor - 12-30 cavalos de potência, preço - 70-100 mil rublos. Um arado, reboque, empilhador, escavador de batata e outros equipamentos podem ser acoplados a um trator pesado. É mais fácil trabalhar com tal técnica e muitas vezes mais rápido do que com técnicas leves e médias. Ele regula o volante e as rodas.

As desvantagens incluem o peso do modelo, falta de acesso a áreas de superfície não padronizadas. Além disso, essa técnica deve ser executada com esforço. Já os tipos de arados para trator de passeio, são reversíveis com dois corpos que aram o solo com lâmina, ou rotativos que aram o solo por meio de discos rotativos.

Como configurar?

Instalação de rodas

Antes do início da temporada de verão, você precisará configurar um trator para arar. Antes de arar, as rodas de borracha devem ser substituídas por rodas de metal. Isso deve ser feito para que a unidade não escorregue durante os trabalhos de escavação. A escolha das rodas deve ser levada a sério, caso contrário não funcionará arar o solo compactado após o inverno.

Em primeiro lugar, o diâmetro deve ser de pelo menos 55 cm e, em segundo lugar, a largura da roda é selecionada em 20 cm, caso contrário, se as rodas forem muito estreitas, o trator de passeio perderá estabilidade e oscilará em diferentes direções. Se o diâmetro for muito pequeno, a caixa de câmbio fica presa no chão e pode ficar inutilizável, e ela, como você sabe, é o "coração" do trator de passeio.

Para rodas, um aro monolítico é adequado para que a terra não obstrua as saliências. O trabalho com rodas é realizado colocando o trator de passeio em suportes especiais.A altura da colina depende diretamente da profundidade da aração futura: para trabalhar com solo comum - 20 cm, com solo congelado - 25 cm.

Instalando o arado

Graças aos engates (fixadores), o arado é montado no trator de passeio. Este trabalho é melhor realizado com um assistente, pois requer algum esforço e habilidade. Primeiro, o engate é montado no trator de passeio e, em seguida, conectado ao suporte do arado com pinos de aço. A conexão não deve ser instalada de forma estanque, é necessário um ligeiro movimento horizontal, caso contrário, ao processar o solo, o trator de passeio irá "derrapar" para os lados devido ao desnível do solo.

Após a instalação básica, o arado precisa ser ajustado. Você terá que consertar o ajuste - a qualidade da lavra depende disso. Os arados são inclinados usando os suportes de modo que o calcanhar fique na horizontal em relação ao solo. O trator de passeio ajustado é colocado no solo e o volante é verificado - ele deve estar na área da correia do lavrador.

Resta verificar se a unidade está pronta para a terraplenagem. É necessário fazer vários sulcos de teste com medição de profundidade, para verificar a qualidade do despejo do solo. Preste atenção na faixa entre os sulcos - não deve ser muito larga (não mais de 10 cm) ou atravessada por arado.

Ligando o trator de passeio

Todas as vezes, antes de ligar o motor, o nível de óleo e a quantidade de combustível são verificados - a falta de ambos pode danificar o motor. O motor diesel é alimentado com óleo diesel sazonal (para estações quentes ou frias). Antes de iniciar, verifique o funcionamento da embreagem, volante. Os movimentos nos sistemas ocorrem com certo esforço.

Para dar a partida no motor, é necessário liberar o ar dos tubos com um acionador de partida elétrico, que posteriormente será abastecido com óleo diesel. Durante a partida manual, é necessário dar acesso ao combustível, para produzir gás e um certo balanço do motor de partida. O descompressor retorna ao seu estado original e o motor é iniciado.

Nos motores de dois tempos, utiliza-se gasolina (as proporções de diluição com óleo estão indicadas nas instruções). Para dar a partida no trator de passeio, abra o tanque de gasolina, direcione a manivela para “start”, mova o motor de arranque várias vezes sem ligar a ignição. E só então ligue a ignição para dar partida no motor. Além disso, a alça deve estar na marca "Trabalho".

Com uma partida elétrica, basta ligar a ignição e dar partida no motor.

Arando um terreno

Com a ajuda de um trator autônomo, uma pequena área pode ser processada em meia hora (se arada corretamente), enquanto a escavação manual levará uma semana. A técnica pode ser usada para preparar um pequeno campo ou horta para o plantio.

O equipamento é entregue no local onde é necessário arar o solo. Para trabalhar com arado, o equipamento deve ser pesado ou médio. Uma cana com peso inferior a 70 quilos não puxa o arado.

Conhecendo os limites do campo, os sulcos devem ser feitos no comprimento do trecho - isso reduzirá o número de voltas do trator de passeio. Durante a operação, o equipamento sempre “puxa” ligeiramente para a direita, portanto, para uma aração desobstruída do primeiro sulco, deve-se puxar o fio limitador. Ele vai marcar a fronteira do site.

Para os sulcos subsequentes, o barbante não é mais necessário.

O motoblock é controlado do lado do campo não arado, então o volante é virado ligeiramente para a esquerda. O primeiro sulco é sempre experimental: é feito a baixa velocidade, depois verifica-se a profundidade da lavra - se for inferior a 15-25 cm, então a unidade deverá ser ajustada.

Chegando ao limite do local, o trator de passeio é girado, a roda direita é colocada no sulco (esta posição "inclina" a unidade de acordo com o horizonte). Acontece que apenas na primeira linha o arado fica em posição vertical, e depois a parte, junto com o trator de passeio, inclina-se ligeiramente, de modo que o arado deve ser ligeiramente deslocado na direção oposta.

Para isso, desaperte a porca, ajuste a posição do arado e volte a apertar a porca. Um arado corretamente alinhado garantirá um arado suave e de alta qualidade.

Solos firmes são mais bem tratados quando estão úmidos - podem precisar ser arados várias vezes.

Não empurre o arado enquanto dirige. É necessário monitorar o funcionamento do motor - ele não deve superaquecer. Se isso acontecer, o equipamento terá tempo de “descansar”, caso contrário irá falhar.

Ao arar, a terra é enriquecida com oxigênio. Neste momento, os fertilizantes podem ser aplicados ao solo. É útil soltar o solo no outono, depois na primavera, depois que a neve derrete, o solo fica bem saturado de umidade. Se você tiver que cavar a mesma área ano a ano usando um trator autônomo, a direção dos sulcos deve ser alterada de vertical para horizontal - para que o solo adquira uma estrutura mais uniforme.

Para as características de trabalhar com um arado para um trator autônomo, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário