Ancinho para um trator de passeio: dicas para escolher e operar
Um dos acessórios mais populares para tratores manuais é o ancinho virador, que se torna um assistente indispensável para qualquer proprietário de uma casa de veraneio. Você pode comprá-los em qualquer loja de jardinagem, se quiser, mas os DIYers sabem como fazer esses dispositivos com coisas antigas. que estão no arsenal de qualquer jardineiro.
Peculiaridades
Ancinhos para um trator manual são usados para o cultivo do local - com a ajuda deles, eles nivelam a terra arada, coletam feno recém-cortado e também livram a área de ervas daninhas e detritos. Dependendo dos recursos da instalação, existem vários tipos de tais instalações.
- Role o ancinho. Eles são usados para coletar grama e nivelar o solo arado. Para conectar tais toldos ao trator de passeio, é utilizado um adaptador e, graças à alça emborrachada, o dispositivo pode ser ajustado à altura do operador. Tudo isso torna o uso do aparelho conveniente e prático. Os rolos são feitos de aço inoxidável - isso os torna duráveis e confiáveis.
- Rake-tedders (também são chamados de transversais). Eles são necessários para revolver a grama recém-cortada - isso é necessário para que seque o mais rápida e uniformemente possível, caso contrário, começa a queimar e as peças ficam inutilizáveis. Este tipo de ancinho permite coletar o feno nos poços. O dispositivo se apega à parte traseira do trator e é caracterizado por um tamanho bastante grande.
Modelos populares
Ao escolher o modelo ideal, você deve levar em consideração as características funcionais e o método de fixação do produto. Se o ancinho for feito com alta qualidade, então a eficiência do trabalho executado por eles aumenta muitas vezes. Os modelos mais populares são os ancinhos Neva e Solnyshko. Vamos dar uma olhada em seus recursos.
Rake para motoblocks "Neva"
Apesar do nome, estes dispositivos são igualmente adequados para todos os tipos de tratores de passeio, pois estão equipados com um adaptador especial que se adapta a todos os parâmetros dos tratores de passeio. A superfície de trabalho é de aproximadamente 50 cm, o que significa que tais dispositivos podem ser usados tanto em grandes áreas de cultivo como em pequenas áreas.
O ancinho é caracterizado por uma estrutura de mola - devido a esta característica, eles não se movem com tanta firmeza no solo, mas mudam levemente sua amplitude. Isso torna o ancinho mais flexível e também evita que os dentes dobrem e quebrem, o que muitas vezes causa mau funcionamento de ancinhos firmemente fixados em tratores com tração traseira.
Deve-se notar que o ancinho "Neva" trabalha com sucesso com feno seco, bem como com palha e folhas caídas.
"Sol"
Estes são ancinhos viradores de feno feitos na Ucrânia. Eles são usados para secar o feno por todos os lados e, em um curto período de tempo, fazem o mesmo trabalho que requer manualmente de 1 a 2 dias. A qualidade do feno colhido fala melhor do que qualquer palavra sobre a eficácia de tal dispositivo, então os usuários não têm dúvidas sobre a relevância de tal unidade em qualquer fazenda.
O nome incomum está associado à configuração peculiar da instalação - é arredondado e equipado com ganchos bastante finos para cortar relva, que se assemelham a raias.Esses ancinhos podem ter dois, três e até quatro anéis, e quanto maior o número de anéis, maior será a largura da tira processada. Assim, por exemplo, um ancinho com quatro anéis pode virar feno em um terreno de 2,9 metros, e o ancinho - 1,9 metros.A eficiência do “Sol” é de 1 hectare / hora. Isso distingue favoravelmente o modelo de muitos outros análogos e, dado que o próprio trator de passeio desenvolve uma velocidade de 8 a 10 km / h, a velocidade total de colheita só aumenta.
Os modelos de fita tcheca e o modelo VM-3 também são populares entre os proprietários de chalés de verão em uma grande área.
Ancinho caseiro
Deve-se notar que o custo de um ancinho feito na fábrica é bastante alto, por isso muitos artesãos fazem esses dispositivos com suas próprias mãos. Naturalmente, a eficiência e a velocidade de trabalho neste caso serão menores do que as opções industriais, mas se estamos falando de uma pequena fazenda, então o método se justifica.
Para fazer esse ancinho, você precisa preparar todas as ferramentas e consumíveis básicos:
- rodas com 0,4 m de tamanho;
- eixo de aço feito de tubo;
- hastes de aço com um diâmetro de 0,7-0,8 cm para criar um dispositivo de trabalho;
- barra de tração;
- molas.
Para começar, você deve fazer as rodas e o eixo - esta é uma etapa muito importante, pois são eles que se tornam o esqueleto sobre o qual toda a estrutura é sustentada. Normalmente, as rodas são emprestadas de equipamentos de jardim desnecessários, como uma plantadeira de grãos quebrada. Você também pode comprar rodas em uma loja - os modelos mais baratos custam cerca de 1,5 mil rublos.
Remova o rolamento da roda e, em seguida, encontre uma tira de aço de não mais que 2 cm de espessura, até 4,5 mm de largura e cerca de 1,8 m de comprimento. Essa tira é enrolada em torno de ambos os discos e soldada ao longo do lado da extremidade. Como resultado, a largura do piso será de aproximadamente 4 cm.
Em seguida, o eixo deve ser fixado. Para isso, pegue um tubo de aço adequado ao tamanho do orifício da roda e rosqueie com cuidado de forma que fique ligeiramente saliente. Na superfície interna da roda, anéis de retenção especiais são fixados em ambos os lados e pequenos orifícios para o contrapino são feitos na superfície externa com uma broca - eles se parecem com prendedores na forma de uma haste semicircular afiada.
Bem no centro do tubo, você precisa fazer uma marca e, em seguida, fazer um orifício de 2,9-3,2 mm e inserir um contrapino. Se você não o tiver em mãos, o eletrodo do dispositivo de soldagem servirá - ele recebe um formato em forma de laço específico para o contrapino e a trança é estofada.
Para facilitar a fixação da moldura, é necessário fixar um par de quadrados de aço a uma distância de 10-15 cm de cada roda, enquanto as tiras devem ter pelo menos 2 cm de largura e 10 cm de comprimento, e a espessura do o metal deve ter aproximadamente 2 mm.
Uma etapa muito importante é o fortalecimento da estrutura. Para isso, postes de apoio horizontais especiais são feitos de um perfil metálico. Você precisará de dois quadrados de cerca de 1,2 m de comprimento com dimensões de 25x25 mm - eles devem ser fixados paralelamente um ao outro. Se ao final dessas manipulações notar que o comprimento acabou sendo diferente, deve-se retirar o excesso com uma trituradora.
Em seguida, é necessário montar a barra de tração. Para fazer este trabalho corretamente, meça a distância entre os suportes com uma fita métrica, divida em dois e pegue o centro onde a barra de tração deve ser fixada. Normalmente, para sua fabricação, é utilizado um tubo com diâmetro de 30 mm ou mais, e o comprimento do dispositivo deve ser de cerca de 1,5 m. Deve-se notar que o peso líquido do ancinho é de aproximadamente 15 kg. (sem reforço adicional de rodas e eixos e suportes), portanto, a fim de reduzir o risco de entortamento dos veículos motorizados e tornar a instalação resistente a danos mecânicos, um par de camadas metálicas quadradas de 15 * 15 mm de tamanho são fixadas. Eles são fixados nas áreas mais vulneráveis, enquanto o primeiro paralelo é fixado no centro entre os dois postes, e o segundo reforço funcional será o empuxo, que é responsável pelo levantamento e abaixamento efetivo do ancinho.
Depois que o quadro de ancinho estiver pronto, apenas uma barra deve ser feita, então - solde molas elásticas a ele e prenda tudo à tração. Para a fabricação da tira, será necessário um tubo de 30 mm de diâmetro. Se for comprido basta cortar o excedente - não são necessários mais de 1,3 metros no trabalho - esta será a principal largura de trabalho do equipamento.
Para fixar a barra superior horizontalmente, um par de seções de tubo de 10-15 cm com um diâmetro de cerca de 40 mm são soldados aos racks fabricados, então um eixo livre é rosqueado através deles - como resultado, uma estrutura de uma peça é obtida em que o tubo superior gira facilmente em torno de seu próprio eixo
Para reduzir a probabilidade de escorregar e fixá-lo na posição desejada, você deve instalar anéis de retenção ou os pinos mais comuns em ambos os lados. Depois disso, você deve trabalhar novamente com a tração: um canto de aço é enganchado no centro de sua barra superior e soldado, a tração é fixada a ele de uma extremidade e da outra - é fixada a uma distância do meio da barra de tração. Depois disso, resta apenas soldar as molas e começar a testar a técnica.
Independentemente de você ter um ancinho feito em casa ou um ancinho de loja, você deve lubrificar todas as partes móveis com graxa de vez em quando para reduzir o atrito e, consequentemente, aumentar a vida útil da instalação.
Veja abaixo os detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.