Tratores de passeio a diesel: vantagens e desvantagens, características operacionais
Um trator de passeio é uma técnica muito útil e manobrável, projetada para todos os tipos de trabalho em terra. Processar um site sem este dispositivo é muito mais complicado e leva mais tempo livre. Existem tratores a gasolina e a diesel. Cada um deles tem muitas vantagens e desvantagens. Hoje veremos mais de perto as opções de diesel.
O que é isso?
Antes de se familiarizar com o dispositivo, os prós e os contras do trator de passeio, você precisa entender o que é.
Um trator de passeio é uma técnica relacionada à mecanização em pequena escala. Simplifica muito vários trabalhos de terraplenagem. Com a ajuda deste dispositivo, você pode arar a terra sem problemas, fazer sulcos e transportar cargas pesadas.
Um bom trator de passeio é um "ajudante" maravilhoso na casa, simplificando muitos trabalhos.
Vantagens e desvantagens
Os tratores de passeio a diesel são muito populares hoje em dia. Essa técnica é escolhida por muitas pessoas porque tem muitas qualidades positivas.
- Esta técnica é caracterizada por uma maior vida útil, o que indica sua confiabilidade, resistência ao desgaste e durabilidade.
- A maioria dos blocos de motores a diesel em sua potência supera significativamente as opções de gasolina, o que torna muitos trabalhos muito mais fáceis e rápidos.
- Na tecnologia diesel, existe um sistema de refrigeração do motor mais confiável, representado por um filtro em banho de óleo. Graças a esta estrutura, a usina pode durar muito mais tempo. Ao mesmo tempo, será possível usar o equipamento especificado mesmo em áreas empoeiradas.
- Os tratores de passeio a diesel são mais funcionais e práticos do que a maioria dos modelos a gasolina.
- Essa técnica pode funcionar sem problemas em condições de velocidade reduzida. Ao mesmo tempo, não estará sujeito a avarias ou avarias.
- Um trator a diesel de alta qualidade pode trabalhar continuamente por um longo tempo. Não ocorrerá avaria ou superaquecimento do equipamento em tais condições.
- O consumo de combustível ao usar um trator a diesel pode ser diferente, mas na maioria dos casos é muito econômico. Então, por 100 km, em média, vão cerca de 2 a 4 litros.
- Essa técnica se distingue pela excelente aderência em várias superfícies, porque na maioria dos casos, os tratores de passeio movidos a diesel têm um peso impressionante.
- Esse equipamento útil se distingue por seus baixos requisitos de manutenção. Esses modelos não têm carburador, velas e magneto, que precisam de ajustes constantes.
- Apesar de, durante o funcionamento, os motoblocos a diesel emitirem grande quantidade de gases de escape, estes são seguros. Técnicas com motores a gasolina não podem se orgulhar de tais qualidades.
- Existem muitos modelos diferentes de motoblocks a diesel no mercado moderno. Você pode escolher a melhor opção de acordo com os objetivos, preferências e orçamento do comprador.
Mas as máquinas modernas movidas a diesel não são perfeitas. Eles também têm algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração ao escolher um modelo adequado.
- O equipamento em que o motor é ligado a óleo diesel custa várias vezes mais (assim como as peças de reposição) do que as opções padrão a gasolina. Por esse motivo, muitos consumidores se recusam a comprar equipamentos a diesel.
- É claro que os veículos a diesel de alta qualidade são duráveis e resistentes ao desgaste, mas isso não significa que seja impossível quebrá-los. No caso de uma avaria de tal equipamento, você pode enfrentar outro problema sério - seu reparo. Consertar um trator a diesel pode custar muito, e será muito mais barato consertar a mesma versão a gasolina.
- A maioria dos motoblocos a diesel modernos não tem bons indicadores de manobrabilidade. Freqüentemente, acabam sendo desajeitados, o que complica o trabalho.
- Basicamente, essa técnica faz muito mais barulho do que a gasolina.
- Um trator a diesel a motor emite gases de escape em grandes volumes.
- No inverno, ligar o motor a diesel de um trator sem motor pode ser complicado. Para resolver este problema, você terá que adquirir aditivos anticongelantes especiais. Se a tecnologia não fornecer partida elétrica, será necessário instalá-la adicionalmente.
Variedades
Atualmente, existem vários tipos principais de motoblocks no mercado de máquinas agrícolas.
À venda estão:
- motocultivadores leves;
- médio;
- pesado.
Esses modelos são diferenciados uns dos outros por peso, tamanho e nível de potência do motor. Todos os parâmetros acima estão inter-relacionados. Além disso, essas características impactam diretamente no custo total do equipamento. Obviamente, quanto mais leve e fraca for a técnica, menos custará. Modelos mais poderosos e pesados custam mais.
O equipamento tipo light na maioria dos casos tem capacidade para 6 litros. com., e seu peso raramente ultrapassa a marca de 100 kg. Esses espécimes não têm um grande tanque de combustível. Devido ao seu baixo peso, não é muito conveniente e eficiente processar solos densos e problemáticos com tais modelos. Os motocultivadores leves não são projetados para uma grande quantidade de terras cultivadas.
Quanto aos modernos motoblocos de médio porte com motor diesel, basicamente seu peso chega a 100-120 kg. A potência padrão do motor nesses modelos pode ser de 6 a 8 CV. com. De acordo com os indicadores indicados, são bastante adequados para um grande território. Em tais condições, essa técnica se demonstrará apenas pelo lado bom. A construção de tipo médio é projetada para trabalhar com diferentes tipos de solo. É claro que essas cópias são mais caras do que as leves, mas no decorrer da operação elas se pagam com juros.
Os tratores compactos pesados práticos e confiáveis não são menos populares hoje em dia. Esta técnica é caracterizada por grande potência e o mesmo grande peso. Em média, esses modelos pesam de 200 a 300 kg. Esses dispositivos são os mais poderosos (a potência varia de 8-9 a 12-15 HP). Eles têm o preço mais alto, mas enfrentam sua tarefa principal com estrondo.
Os pesados motoblocks a diesel permitem-lhe cultivar a terra não só de forma eficiente, mas também rápida.
Qual escolher?
Se você decidir comprar um bom trator de passeio movido a diesel, precisará ter muito cuidado para escolher um modelo realmente confiável e de alta qualidade.
Preste atenção à potência do motor do equipamento selecionado. Para um terreno razoavelmente grande, é aconselhável comprar espécimes mais poderosos projetados para processar grandes áreas. As opções médias ou pesadas são ideais aqui. Lavradores menores serão apropriados se você possuir um pequeno lote.
Os tratores de passeio a diesel são equipados com motores de partida elétricos e a gasolina. Esta última consome mais combustível e arranca da mesma forma que a boa e velha motosserra Druzhba. Já as opções elétricas possuem bateria que torna o equipamento mais pesado, mas começam com um clique.Aqui a escolha é sua, decorre do fato de que é mais importante para você - a economia ou a facilidade da planta.
Preste atenção à qualidade de construção do equipamento que você escolher. Um modelo de alta qualidade será montado de forma consciente - não haverá folga, assim como rachaduras e peças não confiáveis. Todos os mecanismos devem ser confiáveis. Se a estrutura parece frágil para você, faz guinchos ou sons embaralhados, não começa imediatamente e funciona com ruídos estranhos, então você deve se recusar a comprá-la. É por isso que é tão importante testar o equipamento antes de comprá-lo.
Escolha tratores de boa marca. Por exemplo, uma opção chamada "Foreman" equipada com refrigeração a água será muito econômica e durável em uso. Além disso, os modelos de fabricantes japoneses, por exemplo, a conhecida empresa Kipor, são legitimamente reconhecidos como altamente eficientes e duráveis. Os consumidores deixam boas críticas sobre os tratores de passeio Zarya fáceis de operar. Os veículos a diesel com uma engrenagem de redução da marca Lifan, uma cópia multi-velocidade da marca chinesa Profi ou um poderoso "Belarus" com um eixo de tomada de força são muito populares. Existem muitas opções, como marcas. Os compradores têm muito por onde escolher.
Compre motoblocks a diesel apenas em lojas especializadas. Junto com esse produto, você deve ter uma garantia. Você não deve comprar esse equipamento em pontos de venda duvidosos e pavilhões de mercado - em tais condições, há um grande risco de se obter um produto de baixa qualidade que não durará muito.
Projeto
Conhecer a estrutura e o projeto de um trator a diesel é desejável não apenas para os artesãos, mas também para os proprietários comuns de tais equipamentos. Com esse conhecimento, fica muito mais fácil encontrar a opção perfeita na loja, utilizá-la corretamente e prestar os cuidados necessários. Não há tantos nós principais nesta técnica:
- motor de combustão interna;
- sistema de refrigeração;
- embreagem;
- caixa de velocidade;
- quadro;
- eixo com um par de rodas grandes;
- o sistema responsável pela gestão dos equipamentos.
Características de operação
O trator de passeio deve ser usado corretamente. O primeiro passo é executá-lo de acordo com todas as regras. Verifique o nível de óleo primeiro. Mesmo que a loja garanta que está tudo em ordem com o óleo, é melhor não passar sem conferir. Funcionar sem este componente pode danificar seriamente o motor.
Agora você precisa verificar se há defeitos e avarias na bomba de combustível. Para fazer isso, desparafuse o fio de alta pressão da bomba e do injetor, torne a linha de combustível mais fraca e verifique como o combustível flui para a bomba. Abasteça com combustível em equipamentos úteis. Inspecione todos os componentes do trator a diesel. O guidão e as rodas devem ser conectados de forma segura, assim como os cabos da embreagem e do acelerador.
Um motoblock em um motor a diesel dá partida um pouco mais difícil do que um motor a gasolina. Primeiro você precisa definir a ignição corretamente. Previamente, o equipamento deve ser bem aquecido, principalmente se estiver frio lá fora. Use uma partida se o veículo for novo. Remova a torneira de combustível e espere o diesel fluir. Em seguida, estrague tudo de novo. Em seguida, segure o descompressor com o dedo, bombeie-o várias vezes e, em seguida, solte e puxe até que ele retorne ao seu lugar original. Em seguida, pressione o descompressor novamente e gire o starter. Nesta fase, o veículo deve arrancar.
No trator autônomo, você também precisará ajustar as válvulas. Com este procedimento, são estabelecidas folgas adequadas. Suas normas geralmente estão indicadas na documentação técnica (com base nestes documentos, você pode conectar a fiação do equipamento). Esses procedimentos devem ser realizados algumas vezes por ano.
Para que a bateria desse equipamento agrícola dure mais, pode ser necessário abrir os plugues para revelar o nível de ácido. Use a chave de fenda mais larga possível para remover os plugues. Algumas pessoas facilitam - usam uma moeda comum para remover os plugues.Usando um aerômetro, você também precisará verificar a densidade do líquido nos plugues. Os valores exigidos dependem da época do ano.
Armazenar esse equipamento em uma sala úmida é extremamente indesejável, pois pode levar à oxidação dos contatos, à destruição do isolamento da fiação e ao aparecimento de água no óleo. Tudo isso pode prejudicar seriamente a técnica.
Qual é a diferença da gasolina?
Existem algumas diferenças entre os tratores de passeio a diesel e a gasolina. Vamos nos familiarizar com os principais com mais detalhes.
- Os motores a gasolina são acionados por uma vela de ignição. As variantes diesel são lançadas a partir de uma vela de incandescência.
- Os modelos a diesel são, na maioria dos casos, maiores e mais pesados do que os a gasolina.
- Unidades movidas a gasolina emitem gases de exaustão prejudiciais. Resíduos de modelos a diesel são mais seguros e ecologicamente corretos.
- Os modelos a diesel podem ser problemáticos durante a estação fria. As unidades a gasolina não têm tanto medo de baixas temperaturas.
- Os modelos a gasolina são resfriados apenas por sistemas de ar. Os motores a diesel podem ser resfriados não apenas por ar, mas também por sistemas de água.
- Um trator que funciona com gasolina é geralmente mais manobrável. Ao trabalhar com uma máquina a diesel, a pessoa deve se esforçar mais para operar.
- As unidades a diesel são mais caras do que as movidas a gasolina.
- Dispositivos a gasolina são mais silenciosos do que os a diesel.
Avaliações
Muitos consumidores preferem diesel a motores a gasolina. Esta técnica é muito popular e difundida. As pessoas que a escolheram observam as seguintes qualidades positivas:
- vida útil longa e sem problemas;
- a possibilidade de alterações independentes em muitos modelos;
- o alto custo se justifica - essa técnica compensa muito rapidamente;
- praticidade e versatilidade;
- bom poder;
- eficiência na lavoura do jardim, velocidade de trabalho;
- eficiência em termos de consumo de combustível;
- a manutenção de estruturas a diesel é bastante simples;
- Muitos dispositivos a diesel vêm com complementos úteis, como um cortador, adaptador, roda adicional, arado e outras peças necessárias.
Mas não sem comentários negativos. Aqui está o que os consumidores não gostaram na técnica descrita:
- fraca capacidade de manobra, devido à qual pode ser difícil trabalhar com um trator de passeio;
- Preço Alto;
- dificuldade em dar partida no motor em temperaturas abaixo de zero (é preciso gastar dinheiro com aditivos);
- em vários modelos, há uma pegada fraca, que quebra rapidamente.
Claro, muito depende do modelo específico que você escolher e do ponto de venda onde você o comprou. Com os devidos cuidados, um trator de alta qualidade de marca funcionará perfeitamente por muitos anos e não causará problemas.
Você aprenderá sobre as vantagens e desvantagens de um trator a diesel no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.