Recursos e dicas para operar motoblocos a gasolina
Um trator a gasolina é um assistente mecânico de um jardineiro. Permite simplificar e agilizar o trabalho do usuário, reduzindo o nível de sua atividade física. No entanto, cada produto tem características próprias, e uma vasta gama de veículos motorizados por vezes confunde o comprador, dificultando a escolha de uma opção verdadeiramente fiável e duradoura, tendo em conta os pedidos. Vamos descobrir quais são as características dos motoblocos a gasolina e também nos deter nas nuances de sua operação.
Característica
Empresas de diversos países se dedicam à produção de motoblocos a gasolina. Ao contrário dos análogos do diesel, os tratores a gasolina são menos problemáticos em operação. Sua única desvantagem é o custo do combustível, caso contrário, eles são mais atraentes para o comprador de análogos de diesel. Isso se explica pela relação qualidade-preço e versatilidade, além da presença de partida elétrica.
O trator a gasolina é classificado como equipamento leve e pesado para o trabalho agrícola. As primeiras opções são relevantes para o cultivo de pequenas áreas, as segundas se destacam pela multitarefa, além de alto peso. Isso permite que o trator não salte do solo durante o processamento (por exemplo, arar ou amontoar). A técnica deste nível, além da funcionalidade, atrai o comprador por sua capacidade de cultivar solos pedregosos e argilosos, bem como terrenos virgens.
Dependendo do tipo, os tratores de passeio movidos a gasolina podem diferir no número de módulos plug-in, tamanho do motor e método de operação. A potência do motor de tais modelos pode chegar a 9 cavalos de potência.
Esta técnica pode ser usada para arar, cultivar, soltar e amontoar o solo.
Este equipamento pode ser reparado. O usuário pode consertar pequenas avarias sozinho. Os dispositivos são fáceis de iniciar sem aquecer o combustível. Em operação, o trator a gasolina tem baixo nível de ruído e vibração fraca do volante. Eles são fáceis de gerenciar: até um iniciante pode fazer isso.
No entanto, os modelos também podem ter desvantagens. Por exemplo, um deles é a unidade do sistema de refrigeração de ar. A operação contínua de longo prazo pode levar à avaria da unidade e, portanto, durante a sua longa operação, você terá que fazer pausas de vez em quando. Mas também esta técnica não funciona em solos difíceis, não consegue lidar com grandes volumes de trabalho: muitos modelos não têm potência suficiente para isso.
Portanto, ao escolher sua opção de cultivo do solo, você deve levar em consideração: somente máquinas potentes podem lidar com solo pedregoso e pesado (por exemplo, se os motores a gasolina não podem fazer isso, você deve escolher um análogo a diesel com capacidade de 12 hp).
Top models
A escolha de motoblocks a gasolina é variada. A linha de modelos exigidos inclui algumas unidades.
- Tatsumaki ТСР820ТМ - um trator de passeio com uma potência do motor de 8 litros. com., um acionamento por correia e uma caixa de engrenagens de ferro fundido. Possui volante de ajuste giratório, motor 4 tempos, três grupos de cortadores no valor de 24 peças. A largura de captura do veículo é de 105 cm, com 2 velocidades à frente e uma à ré.
- "Techprom TSR830TR" - analógico com capacidade de 7 litros. c, caracterizado pela possibilidade de ajuste da largura de trabalho na faixa de 60 a 80 cm, penetra na profundidade do solo até 35 cm e, equipado com rodas, pesa 118 kg. Possui motor a gasolina de 4 tempos.
- "Stavmash MK-900" - bloco motor com capacidade de 9 litros.s, é iniciado por meio de um iniciador de recuo. Ele tem um sistema de refrigeração a ar, uma caixa de câmbio de três estágios e uma caixa de câmbio aprimorada em ferro fundido. É capaz de cultivar solo de até 1 metro de largura, aprofunda-se 30 cm, pesa 80 kg.
- Daewoo DATM 80110 - unidade da marca sul-coreana Daewoo Power Products com potência do motor de 8 litros. com. e seu volume é de 225 cm3. Capaz de penetrar no solo até 30 cm, é caracterizada por um nível reduzido de ruído e vibração, uma transmissão de corrente desmontável. Tem um motor de quatro tempos e uma largura de aração variável de 600 a 900 mm.
- MOST MB-900 - o modelo da linha MOST MB é caracterizado por uma caixa de câmbio do tipo corrente e uma embreagem de correia, duas velocidades à frente e uma atrás. Pode penetrar no solo em 30 cm, tem um diâmetro de corte igual a 37 cm e a potência do motor é de 7 litros. com., a capacidade do tanque de combustível é de 3,6 litros, a modificação é equipada com um filtro de ar.
- Tsunami TG 105A - mototécnica de classe leve com profundidade de cultivo de 10 cm e sentido de rotação direto das fresas. A cobertura do solo é de 105 cm O modelo possui motor monocilíndrico quatro tempos com capacidade de 7 litros. com. É equipado com opção de ré e caixa de velocidades escalonada.
- DDE V700II-DWN "Bucephalus-1M" - unidade a gasolina pertencente à classe média com cilindrada de 196 cm cúbicos, profundidade de lavoura do modelo de 25 cm e largura de trabalho de 1 m. O peso do produto é de 78 kg, a máquina possui duas velocidades de avanço e uma de ré, o volume do tanque de combustível é de 3,6 litros.
- Master TCP820MS - modificação com um motor de válvula no alto equipado com uma camisa de cilindro de ferro fundido. A potência do motor é de 8 HP. com. O produto pode trabalhar a uma velocidade de 10 km / h, é equipado com cortadores de solo com largura total de trabalho de 105 cm, rodas pneumáticas e relha. Adequado para o uso de vários tipos de acessórios.
- Garden King TCP820GK - um trator de passeio com redutor de corrente e corpo em ferro fundido. Pesa 100 kg, possui cortadores de solo de 35 cm de diâmetro, volante ajustável vertical e horizontalmente. Ele cultiva o solo a uma profundidade de 30 cm, funciona com gasolina AI-92, a potência do motor é de 8 litros. com.
Correndo em
Antes de ligar o aparelho pela primeira vez, deve-se inspecioná-lo cuidadosamente, verificando o conjunto completo, bem como o aperto das conexões roscadas. Além disso, você precisa verificar o nível de óleo no motor e no cárter da transmissão. Se necessário, é derramado até a marca desejada. Depois disso, a gasolina é despejada no tanque de combustível, deixando um pequeno espaço para os vapores (você não pode encher o trator com combustível até os olhos).
Antes de começar a trabalhar com potência total, o trator a gasolina deve ser rodado corretamente. Isso é necessário para o amaciamento principal das superfícies de atrito, que geralmente é realizado nas primeiras horas de operação do trator de passeio. Durante essas horas, você precisa criar as condições mais suaves nas quais não se formem arranhões, convulsões e desgaste. Isso preparará o trator portátil para a carga de trabalho principal.
Durante o processo de rodagem, o motor da técnica pode ficar em marcha lenta com uma liberação de gás após 5-7 minutos e um intervalo de meia hora. A carga deve ser dividida em dois: por exemplo, se a unidade penetra mais 30 cm no solo, durante o período de amaciamento não deve ir mais fundo no solo mais de 15 cm. Neste momento, é impossível para cultivar solo virgem. O tempo de execução específico deve ser especificado nas instruções fornecidas pelo fabricante para o modelo adquirido.
Após o rodízio, é necessário trocar o óleo do motor e da transmissão. Não devemos esquecer o ajuste da válvula. Esta é a configuração das folgas ideais das válvulas do motor, indicadas nas instruções para a unidade de um modelo específico.
Essas manipulações evitarão que o dispositivo queime as superfícies das peças. O ajuste permite estender a vida útil do trator de passeio.
Nuances de uso
Para que um trator autônomo a gasolina funcione por um longo tempo e com eficiência, os fabricantes costumam indicar uma lista de recomendações que contribuem para a qualidade do trabalho do sortimento que está sendo produzido. Por exemplo, dependendo do estado da área cultivada que precisa ser cultivada, é recomendável inicialmente cortar e retirar a grama da área, pois ela pode envolver os elementos de trabalho do trator de passeio. Isso tornará mais fácil trabalhar o solo.
Recomenda-se trabalhar com o solo desde que seja mais fácil trabalhar sem esbarrar nas condições do solo. Por exemplo, seria útil arar a terra no outono a fim de prepará-la para a aração na primavera. Isso irá eliminar as sementes de ervas daninhas, que geralmente caem generosamente durante a colheita no outono. Também é possível cultivar a terra em várias passagens.
Vale a pena trabalhar imediatamente em baixas velocidades: isso permitirá que você corte a grama e solte o solo para novas passadas. Após cerca de 2 semanas, pode-se fazer o recultivo, trabalhando a uma velocidade mais alta. Ao mesmo tempo, se você fizer o trabalho em tempo ensolarado, isso ajudará a secar as ervas daninhas.
Com o cultivo constante do solo, é necessário adicionar inicialmente fertilizantes orgânicos ou minerais, espalhando-o sobre uma determinada área. Só então o solo pode ser cultivado. Se durante o trabalho o mato ainda ficar preso nas lâminas de trabalho do trator de passeio, para eliminá-lo é necessário engatar a marcha à ré e girá-lo várias vezes no solo. Depois disso, você pode continuar trabalhando no solo normalmente.
Se o trabalho envolver o uso de acessórios (por exemplo, para arar), é feito o conserto com o motor desligado. Ao mesmo tempo, o trator de passeio é reequipado com a instalação de um arado e rodas de metal com talões. Se houver pesos, eles também são fixados para que o trator de passeio não salte do solo durante a aração.
Para amontoar e cortar as camas, os fabricantes também recomendam o uso de pesos. Para facilitar o trabalho do operador, vale a pena puxar a corda, que é uma diretriz de uniformidade. Essa nuance permitirá que você faça o trabalho com rapidez e eficiência. Os pentes devem ser cortados em círculo no sentido anti-horário.
Para amontoar, use um hiller, agentes de peso (lugs). Para desenterrar batatas, use um escavador de batatas ou um arado. Os fabricantes recomendam enfaticamente evitar arar solo excessivamente seco, pois isso o tornará pulverulento e esse solo não retém bem a umidade. E também é indesejável arar solo excessivamente úmido, porque neste caso a máquina vai jogar sobre as camadas de terra, formando caroços por onde dificilmente a cultura consegue passar.
Para uma visão geral do trator a gasolina Patriot, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.