Motoblocks "Agro": gama de modelos e regras de funcionamento
"Agro" representa toda uma gama de blocos motores pesados, que são usados com mais frequência por fazendeiros, construtores profissionais, engenheiros florestais e funcionários de serviços públicos. É impossível imaginar um trabalho de pleno direito em várias áreas da economia nacional sem esses dispositivos.
Características e propósito
As unidades são diferenciadas por sua confiabilidade, ampla funcionalidade e alta resistência ao desgaste. O peso e as dimensões do trator portátil são comparáveis aos de tratores pequenos, as grandes rodas "dentadas" aumentam a semelhança. A Agro distingue-se pelo seu excelente desempenho, tem-se afirmado como a melhor e é adquirida com entusiasmo por agricultores de todo o país. Uma técnica semelhante é destinada a essas tarefas:
- arar a terra;
- gradagem do solo;
- limpar o território durante fortes nevascas;
- limpeza de resíduos volumosos e folhagem;
- transporte de cargas pesadas.
O dispositivo de bloqueio é clássico, existe um esquema uniaxial com uma haste que distribui a força. O modelo possui um sistema de transmissão robusto. Nós dinâmicos principais:
- redutor de engrenagem;
- embreagem seca cônica;
- bloqueio do diferencial;
- reverso torna possível manobrar 360 graus.
Todos estes elementos conferem ao tractor de marcha atrás uma boa dinâmica, o que lhe permite trabalhar nos terrenos mais difíceis, independentemente das condições climatéricas. Outra qualidade importante do trator portátil é a capacidade de conectar vários equipamentos, incluindo equipamentos estrangeiros e "fora do formato", que são feitos à mão.
Tais características tornam o trator de passeio um "burro de carga" que pode ser usado em uma variedade de situações, como:
- cortadores;
- gancho de solo;
- unidade de amontoamento;
- para limpar bloqueios de neve;
- escavadores de batata e plantadores de batata;
- veículo;
- cortador (você pode colocar vários).
Na configuração básica, existem apenas rodas e engate, que podem proporcionar fixação para diversos equipamentos.
O alinhamento
Os Motoblocks "Agro" são criados na empresa especializada "Ufa Motor-Building Production Association". A história da fábrica remonta à criação dos motores de aeronaves. Há mais de vinte anos, a direção da empresa desenvolveu um modelo, que começou a ser produzido em massa em 1998. Os agrários saudaram o surgimento de uma nova unidade, que passou a ter uma demanda massiva entre os trabalhadores rurais.
Características da unidade:
- excelente qualidade de construção;
- preço baixo;
- garantia;
- serviço de manutenção;
- há um motor UMZ-341;
- projeto de quatro tempos de cilindro único (8 HP).
Recentemente, o fabricante começou a instalar motores Lifan análogos ao modelo HONDA GX-220. Os preços dessas unidades são significativamente mais baixos, a usina de energia do Lifan-170F é simples e confiável.
Projeto
O design do trator de passeio é simples, não é difícil reparar a unidade no campo, você sempre pode encontrar as peças de reposição necessárias no mercado a um preço razoável. Características agrícolas:
- comprimento do corpo 1182 mm;
- altura 855 mm e 1110 mm;
- distância ao solo 252 mm;
- raio de giro de 1210 mm;
- largura da via não regulamentada 610 mm;
- a estrutura pesa 162 kg.
Esta unidade tem suas desvantagens, mas há vantagens muito mais óbvias. O trator walk-behind é projetado para uma profundidade de processamento de até 205 mm, enquanto o impulso de tração pode chegar a 100 kgf.Um trator autônomo pode transportar meia tonelada de carga a uma velocidade de 15,2 km / h. O motor é equipado com um carburador UMZ-341, que funciona com gasolina de baixa octanagem. O motor tem um "progenitor" - o motor Honda GX240. A usina também é capaz de operar com 92 gasolina.
O motor tem:
- volume 0,3 litros;
- potência 8 cavalos;
- torque 17 N / m;
- há apenas um cilindro no motor, seu diâmetro é de 79 milímetros.
O combustível é consumido em média dois litros por hora, seu consumo real é de 395 (289) g / kWh. O óleo é fornecido sob pressão por meio de uma bomba, passando por um filtro, é bem limpo.
Dimensões adicionais:
- trilha 610 mm (mudanças são possíveis até 755 mm);
- raio de giro 655 mm;
- o esqueleto do quadro não tem, em vez dele há uma caixa de transmissão;
- parâmetros de rodas 6x12 polegadas;
- a pressão nas rodas é de 0,09 -14 MPa.
A partida para o trator de passeio é o elemento mais importante, sem ela o motor não pode funcionar normalmente. A peça muitas vezes falha, não é difícil alterá-la. Também na usina há uma partida de reserva - uma partida elétrica (nos modelos mais recentes, há duas). Você também pode dar partida no motor manualmente. É importante observar que a quantidade de capacidade da bateria afeta o tempo de operação do starter.
A caixa de câmbio e o diferencial ficam no mesmo bloco, ele também possui um eixo que leva força, o mecanismo proporciona aderência confiável. O diferencial permite que você tenha diferentes velocidades de roda nas curvas, o que oferece uma vantagem notável ao dirigir em terrenos acidentados. A embreagem é friccional, cônica, em contato constante com o controle manual.
Se um som estranho de rangido for ouvido na caixa de engrenagens, é um sinal de que é necessário adicionar óleo à caixa de engrenagens. Acontece também que o óleo é de má qualidade. Portanto, é melhor usar um lubrificante recomendado nas instruções de operação. Se no processo de utilização do trator de passeio houver reclamações quanto à caixa de câmbio, ela deve ser desmontada e os dentes da engrenagem retificados. Muitas vezes acontece que os dentes devem ser trocados. Para ajustar corretamente o arranjo axial dos eixos, anéis de travamento adicionais devem ser instalados. Além disso, os rolamentos costumam se desgastar e também devem ser substituídos.
"Agros" provou ser excelente não só durante o cultivo, mas também no corte, quando não são visíveis buracos profundos sob a grama alta. A fresa do trator de passeio é quase universal, as dúvidas surgem apenas para solos excessivamente "pesados", que são difíceis de "levar" a grandes profundidades.
A unidade possui tanque de combustível de 6,2 litros, o motor consome cerca de três litros por hora de operação. Muito depende do volume de trabalho das válvulas e da carga no motor, o consumo pode chegar a quatro litros. No mercado, os tratores de passeio são vendidos em média de 25 a 30 mil rublos, sempre há uma demanda constante por esse equipamento. Uma unidade não nova com um conjunto completo custará pelo menos 46 mil rublos. Se a técnica for "zero", ou seja, completamente nova, o preço pode subir até 65 mil rublos.
Análogos da Agro com os quais compete com sucesso:
- "Belarus-09H";
- Burlak 10 DF;
- "Belarus 08 MT".
Em geral, o modelo mostrou-se do melhor lado como uma unidade confiável e despretensiosa. Muitas peças sobressalentes podem ser obtidas de outros veículos, por exemplo, o tamanho do cubo da VAZ é adequado para o trator autônomo Agro.
Anexos
"Agro" atende a todos os critérios, segundo os quais a unidade pode ser chamada de universal. Qualquer anexo é adequado para este dispositivo, mas os seguintes acessórios funcionam melhor:
- cavador de batata;
- adaptador frontal;
- arado reversível;
- soprador de neve;
- jogar fora;
- cortador.
A unidade de blocos mecanizados AHM-4 também se mostrou bem em operação, pois permite transformar o trator de passeio em minitrator em um curto espaço de tempo. Os cortadores KH também provaram seu melhor.Uma escova larga especial ShchR-08 é útil para a limpeza de estradas, bem como um reboque universal que permite o transporte de cargas em terrenos acidentados por longas distâncias. Ventilador de neve instalado em um trator manual; capaz de lidar com desvios de neve de até um metro e meio de altura.
Princípio da Operação
O trator autoportante Agro pertence à categoria de equipamentos de mecanização de pequena escala e pode ser chamado de padrão de confiabilidade e alta produtividade. A unidade tem um funcionamento despretensioso, requer uma manutenção preventiva mínima e é indispensável para trabalhos em casas de veraneio e grandes explorações agrícolas. O “Agro” opera de forma uniaxial, tem uma boa transmissão, na qual há um redutor (6 marchas), uma embreagem cônica, um diferencial com trava. A máquina possui quatro marchas, reversa e pode suportar várias cargas mecânicas e outras. A coluna de direção oferece a capacidade de ajustar as rodas em um ângulo de 32 graus e fazer curvas de 180 graus, o que dá à unidade uma capacidade de manobra significativa.
Regras operacionais
Antes de começar a trabalhar nesta unidade, você deve estudar exaustivamente o que o manual de instruções contém. O motor do trator autônomo Agro é despretensioso de abastecer, sendo permitido o uso de gasolina da marca:
- AI-80;
- AI-92;
- AI-95.
O segundo motor Lifan requer apenas 92 e 95 marcas. É importante que o combustível esteja limpo e livre de impurezas. A torneira encontra-se a 1,6 cm do fundo do depósito, pelo que deve ter-se em atenção que o combustível que se encontra no fundo fica no depósito e não entra no motor. Um projeto semelhante foi feito com a intenção de que o máximo possível de impurezas estranhas entrem no motor. Antes de iniciar o trabalho, encha pelo menos metade do tanque.
É melhor usar o óleo M-5z / 10G1 na estação fria. Quando o tempo está quente lá fora, é melhor usar óleo - M-6z / 12G1. Também é permitido o uso de composições universais 10W-30 e 15W-30. Recomenda-se trocar o óleo a cada 100 horas de operação da unidade. O cárter tem um volume de 1,22 litros. As transmissões são geralmente lubrificadas com Nigrol padrão e qualquer equivalente rotulado como 80W-90 serve. O tanque da transmissão pode ser abastecido com 2,55 litros de combustível.
Se falamos de controle, as alavancas são extremamente despretensiosas no funcionamento, seu reparo e ajuste são simples. Para lubrificação, graxa comum ou seu análogo são bastante adequados. No início dos trabalhos, deve-se prestar muita atenção ao correto abastecimento de combustível: não só se despeja gasolina, mas também óleo, caso contrário existe o risco de avaria do motor. Depois de adquirir um novo dispositivo, recomenda-se no início "andar" um pouco vazio, para que os nós dinâmicos se habituem uns aos outros. É útil realizar qualquer trabalho de campo simples usando apenas 50% da energia da usina.
O carburador K45R forma uma mistura de combustível, a importância do seu funcionamento não deve ser subestimada. No início da estação quente, o ajuste e ajuste desta unidade importante deve ser realizado. Para isso, são realizadas as seguintes etapas:
- os parafusos que são responsáveis pelo ajuste do gás são removidos e, em seguida, precisam ser reapertados algumas voltas;
- o motor aquece por cerca de 15 minutos, enquanto a alavanca responsável pelo funcionamento da usina é colocada na posição extrema.
- usando a válvula de aceleração, o modo mínimo de marcha lenta do motor é definido;
- os ajustes são feitos com a ajuda de parafusos (se você desapertar muitos deles, mais gasolina fluirá).
Recursos de cuidados
Como qualquer dispositivo técnico, o trator de passeio Agro requer manutenção, portanto, você deve ter uma boa ideia da melhor forma de fazer os reparos. Razões para avarias da unidade Agro:
- desgaste de peças;
- operação imprópria;
- desrespeito às regras de segurança.
As falhas mais comuns são:
- as velas de ignição não funcionam;
- óleo de motor é produzido;
- as juntas se desgastam;
- o fio de combustível está obstruído;
- a corrente quebra.
Se você olhar mais de perto, pode tirar as seguintes conclusões. As unidades de transmissão estão esquentando, o motivo é o aquecimento dos mancais por falta de óleo nos mesmos, também é possível que o óleo esteja abaixo do padrão. Para reparar esta unidade, você deve primeiro desmontar, trocar os mancais, bem como o próprio óleo. Então você deve ajustar todos os nós e montar todos os elementos. A avaria mais comum é o mau funcionamento da transmissão, para isso a embreagem deve ser depurada a tempo e de forma correta. Se a embreagem estiver muito apertada, o parafuso deve ser ligeiramente desaparafusado. Se for observado deslizamento, o parafuso é apertado neste caso. Às vezes, a embreagem precisa ser desmontada. Isso é feito na seguinte sequência:
- o óleo velho é drenado;
- a transmissão é desconectada do motor;
- a mola é removida da placa de pressão;
- os discos são desmontados;
- a arruela de pressão é removida;
- retire a porca que prende o tambor;
- após a eliminação dos defeitos, a montagem é feita na ordem inversa.
Durante a operação, às vezes há sacudidelas repentinas da unidade. Isso indica pressão insuficiente dos pneus. Outro motivo são os acessórios que precisam ser arrumados e ajustados. A manutenção da usina é reduzida em 85% dos casos à substituição de peças que já cumpriram sua vida útil. Isso inclui a mola grande e a segunda partida. A partida elétrica é conectada diretamente à bateria, o teste e a instalação são feitos de acordo com as instruções.
Para que o trator portátil funcione por muitos anos sem queixas, uma verificação média da unidade deve ser feita uma vez a cada três meses. A usina tem uma conexão de correia. Se o cinto estiver muito apertado, ele pode ser danificado. Se a correia estiver muito frouxa, será observado "deslizamento", o motor não dará as rotações necessárias. Uma inspeção de rotina da correia é obrigatória.
Avaliações do proprietário
Os comentários dos proprietários do trator de passeio Agro são, na sua maioria, positivos. Apesar do peso deste aparelho ser bastante significativo, a presença de um reverso ajuda muito no trabalho. A capacidade de manobra e a habilidade de cross-country também foram observadas por muitos entrevistados. Também é conveniente que quase todos os equipamentos possam ser acoplados ao trator: você pode limpar a neve e plantar raízes. O motor de 8 cavalos está à altura da tarefa e é fácil de manter. Os proprietários de lotes de 20 hectares ou mais observam que sem essa unidade seria impossível fazer frente ao volume de trabalho.
Se falamos sobre as deficiências, então esse fenômeno é observado em todos os lugares: o motor funciona perfeitamente em uma variedade de modos, mas o carburador muitas vezes "não puxa". No modo normal, funciona perfeitamente, mas se aparecerem cargas excessivas, o nó começa a "flutuar", aparecem falhas. Às vezes surgem dúvidas com um tanque de combustível, que tem um fundo plano. Ao dirigir em terrenos acidentados, são possíveis interrupções no fluxo de combustível para a unidade de propulsão. Problemas encontrados:
- vazamento de graxa;
- falha de velas de ignição;
- linha de combustível entupida;
- desgaste das juntas dos cilindros;
- travamento da caixa de câmbio.
Por vinte anos, a fábrica em Ufa produziu duzentas mil unidades desse tipo e a demanda por elas continua crescendo de forma constante. O Motoblock "Agro" também é fornecido para outros países.
Como consertar avarias no trator de passeio AGRO, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.