Escolhendo um trator "Agat" para andar atrás
Jardineiros e agricultores há muito apreciam a tecnologia de produção doméstica. Inclui os produtos da fábrica de construção de máquinas "Agat", em particular um motocultivador.
Peculiaridades
A linha de produção está localizada na cidade de Gavrilov-Yam, região de Yaroslavl.
Em várias modificações, são usados motores de marcas estrangeiras recomendadas dos EUA e Japão, bem como de fabricantes chineses.
As características de qualidade dos produtos Agat são devidas a uma forte base de produção.
As principais características técnicas dos motoblocks desta marca são apresentadas a seguir.
- As pequenas dimensões da unidade são projetadas para o processamento de pequenas áreas.
- A versatilidade é fornecida por uma ampla gama de acessórios. Cada componente pode ser adquirido separadamente com base na necessidade.
- A simplicidade do projeto não causa dificuldades de operação.
- A autonomia se deve à presença de um motor a combustível.
- A manutenção não requer conhecimento especializado - basta executar as ações padrão descritas em detalhes nas instruções anexas.
- Equipar um redutor com três velocidades, duas das quais são projetadas para mover o dispositivo para frente e uma - para trás.
- Disponibilidade de motores com carburador monocilíndrico de quatro tempos para economia de combustível. A potência varia - estão disponíveis em versões de 5 a 7 litros. com. Também estão à venda modelos com valores intermediários, por exemplo, 5,5, 5,7, 6,5 litros. com.
- Dispositivos de potência importados permitem operar equipamentos nas condições das regiões norte, bem como nos territórios áridos de nosso país.
- O baixo centro de gravidade facilita o trabalho com o equipamento, tornando-o mais leve e manobrável.
- O fabricante previu a possibilidade de desmontar o volante e as rodas para que o trator de passeio possa caber facilmente no porta-malas de um carro.
- Como as peças sobressalentes para o trator portátil Agat são de produção nacional, seu custo, assim como o preço da própria unidade, é muito mais barato do que as peças estrangeiras.
Visualizações
O principal diferencial dos modelos é o design do motor e seu desempenho. Todos os outros detalhes são quase iguais.
A planta de engenharia coopera com líderes mundiais na produção de motorizações, entre as quais se destacam marcas como Subaru, Honda, Lifan, Lianlong, Hammerman e Briggs & Stratton. Essas marcas produzem produtos confiáveis que funcionam com uma variedade de combustíveis. Dependendo deste parâmetro, o trator de passeio é a gasolina ou diesel.
- Os motores a gasolina são especialmente populares devido ao seu custo acessível.
- Dispositivos a diesel são mais confiáveis e possuem um grande recurso motor.
Hoje a fábrica produz vários modelos Agat.
"Saudação 5". É baseado no motor japonês da marca Honda GX200 OHV com resfriamento a ar forçado, que o protege de superaquecimento, portanto, aumenta sua vida útil. Movido a gasolina, acionado manualmente por meio de uma partida. As características técnicas são padrão: potência - até 6,5 litros. com., a profundidade do cultivo - até 30 cm, o volume do tanque de combustível - cerca de 3,6 litros.
O modelo possui sistema de direção, o que facilita os trabalhos no solo.
"BS-1". A versão padrão da classe média é projetada para o processamento de pequenos lotes.A unidade é equipada com motor American Briggs & Stratton Vanguard 13H3 a gasolina com ignição eletrônica. Dentre as características técnicas, pode-se destacar a potência (6,5 litros. De.), O volume do tanque (4 litros) e a profundidade de aração da terra (até 25 cm). Uma característica distintiva é a transmissão automática e a presença de regulagem das alavancas de direção em dois planos.
Modelo "BS-5.5". Esta modificação também possui um motor Briggs & Stratton RS de fabricação americana. Em comparação com o dispositivo anterior, é menos potente (5,5 cv), caso contrário, as características são semelhantes. O dispositivo funciona com gasolina.
"KhMD-6.5". O aparelho motorizado está equipado com um motor a diesel Hammerman resfriado a ar, o que permite que ele funcione com eficiência mesmo sob carga pesada. A unidade é caracterizada pelo consumo econômico de combustível. O principal inconveniente é a sua incapacidade de se adaptar às condições das regiões norte do país, uma vez que a baixas temperaturas existem problemas para arrancar.
ZH-6.5. Esta é uma das últimas modificações da marca Agat. O motor Zongshen é modelado após o Honda GX200 tipo Q.
NS. O cultivador está equipado com uma unidade motriz de origem japonesa Honda QHE4, cuja potência é de 5 litros. com. É mais leve e mais manobrável devido à instalação de um tanque de combustível menor de 1,8 litros.
"L-6.5". Motoblock baseado no motor chinês Lifan. Pode ser usado para trabalhar em uma área de até 50 hectares. A gasolina é usada como combustível. A unidade é ligada manualmente, há proteção contra superaquecimento, a profundidade é de até 25 cm. A unidade está adaptada para as condições de inverno.
"R-6". O dispositivo técnico está equipado com uma unidade a gasolina Subaru de quatro tempos de fabricação japonesa. O motoblock é considerado um dos mais potentes da linha - tem uma potência nominal de até 7 cavalos. Entre as vantagens está a gestão regulamentada.
Os Motoblocks "Agat", dependendo dos acessórios anexados, podem realizar várias funções. Abaixo estão apenas alguns exemplos.
- Soprador de neve.
- Coletor de lixo.
- Mower. Com o cortador giratório Zarya, você pode cortar não apenas ervas daninhas, mas também plantas de caule áspero, como espigas ou palha.
- Escavador de batata e plantador de batata. Esse agregado pode ser obtido por meio de acessórios adicionais, que tornam possível simplificar os procedimentos de plantio e desenterramento da batata, bem como de outras raízes.
- Hillers. Nas fazendas, é necessário equipamento para mecanizar o trabalho manual de remoção de ervas daninhas e amontoamento dos canteiros. Também é eficaz para “cortar” uma área em canteiros.
Os motocultivadores "Agat" possuem um amplo espectro de ação, o que simplifica o trabalho dos fazendeiros e jardineiros que possuem terras de até 50 hectares.
Dispositivo de construção e acessórios
Os principais elementos do trator autônomo são apresentados a seguir.
- Estrutura de transporte, que consiste em dois quadrados de aço reforçados. Todas as unidades de trabalho e o sistema de controle, em particular a caixa de câmbio, estruturas de proteção, motor, volante ou alavancas de controle, são montados nele com a ajuda de parafusos e suportes.
- Transmissão.
- A embreagem é realizada por meio de uma transmissão por correia em V por meio de um rolo tensor. O sistema de embreagem também inclui elementos como alavancas de controle, correia e mola de retorno. A simplicidade do design garante a confiabilidade de todo o sistema.
- Redutor de engrenagem, preenchido com óleo, caixa em alumínio. Os acoplamentos serrilhados aumentam a confiabilidade da transmissão. Redutor com caixa de câmbio de três velocidades.
Como o objetivo deste elemento é fornecer torque ininterrupto, ele é preenchido com óleo para reduzir o atrito. Para o aperto das conexões, é necessária uma vedação de óleo, que às vezes requer substituição. Via de regra, quase todos os modelos possuem uma "marcha à ré", o que significa que estão equipados com uma marcha à ré.
- Motor pode ser gasolina ou diesel importado.Se desejar, o motor pode ser substituído por um doméstico. A opção mais barata entre os estrangeiros é o motor chinês Lifan.
- Chassis na forma de um semieixo são necessários para o movimento do trator de passeio. Às vezes, o fabricante instala rodas pneumáticas que são necessárias para melhorar a habilidade de cross-country. Seus passos largos aumentam a tração. As lagartas também são usadas para esses fins. O pacote geralmente inclui uma bomba. A estabilidade do dispositivo é fornecida por travas de roda na forma de um batente articulado.
- Pegar - um elemento para anexar acessórios.
- Toldos. Para o trator de passeio, são produzidos implementos adicionais, que aumentam a funcionalidade do equipamento e permitem a realização de diversas ações. As opções mais comuns são apresentadas a seguir.
- Arado. Para a escavação inicial da terra ou durante a lavoura de outono, quando o solo é denso e apreendido pelas raízes das plantas, é melhor dar preferência a um arado reversível, em vez de cortadores, pois vai mais fundo no solo, transforma o camada de cabeça para baixo. Isso é necessário para que as raízes sequem e congelem no inverno.
O procedimento facilita o cultivo da terra na primavera.
- Cortadores. Os cultivadores, via de regra, são incluídos no equipamento padrão do aparelho Agat. Com a ajuda deles, o aparelho não só cultiva o solo, mas também se move. Ao contrário do arado, os cortadores não danificam a camada fértil, apenas a amolecem e saturam com oxigênio. As pontas são feitas de aço temperado e estão disponíveis em três e quatro folhas.
- "Pé de corvo". Este é um adaptador de fixação frontal. O dispositivo é um assento sobre rodas, que é conectado ao trator por meio de um engate. É necessário para fornecer algum conforto ao operador durante a operação. O dispositivo é aconselhável para uso durante o processamento de grandes terrenos.
- Mower. O mais popular entre os acessórios é o cortador de grama Zarya. Está equipado com um mecanismo rotativo. Com sua ajuda, forma-se um gramado, o feno é colhido e pequenos arbustos soltos são esculpidos. Os pontos positivos incluem a capacidade do equipamento não só de cortar a grama, mas também de estendê-la, bem como a resistência do equipamento a cair sob a foice das pedras durante a operação.
- Grousers. Trabalho arável, amontoamento e remoção de cristas é um conjunto padrão de ações para o tipo de acessório especificado. Via de regra, eles são usados em combinação com outros acessórios: um arado, um plantador de batata ou um hiller. Os talões não só soltam o solo, mas também movem o trator de passeio.
- Jogar fora. O dossel é uma pá larga com a qual você pode remover neve e detritos grandes. O acessório para snowmobile é adaptado a baixas temperaturas.
- A escova rotativa é conveniente para limpar a área - com a ajuda dele você pode varrer os restos de neve ou remover pequenos detritos. É bastante resistente, por isso remove facilmente gelo e sujeira congelada.
- Ventilador de neve Auger indispensável para limpar caminhos de jardim ou área local. O soprador de neve é capaz de lidar até mesmo com montes de neve compactos, lançando neve de três metros.
- Dispositivos mecanizados para plantar e colher batatas. O escavador de batata permite desenterrar raízes e colocá-las em fileiras ao longo do caminho. A plantadeira tem um design mais sofisticado e ajuda a garantir que os tubérculos sejam plantados em fileiras uniformes na profundidade necessária. Além disso, os fabricantes equiparam o dispositivo com uma unidade adicional para aplicação de fertilizantes no solo.
- Reboque. Para transportar uma peça ou carga a granel, basta acoplar uma carreta ao cultivador.
Os fabricantes produzem reboques de diferentes capacidades de carga, com diversos graus de automação do processo de descarga: manual ou mecanizado.
Durante a aração, pesos adicionais são instalados nos cortadores e no arado, o que permite que você vá mais fundo até a profundidade necessária em solos densos.
- Módulo de trator. Além dos acessórios separados, o módulo de montagem KV-2 pode ser acoplado ao trator portátil, graças ao qual o dispositivo se transforma em um minitrator multifuncional. O veículo recebido não requer registro.
Principais características técnicas do módulo de trator Agat:
- combustível - gasolina ou diesel;
- tipo de partida manual do motor (com chave);
- transmissão - caixa manual;
- unidade traseira.
- Módulo rastreado. O acessório de esteira fará com que o trator de passeio seja tão transitável quanto um veículo todo-o-terreno.
- Módulo todo terreno "KV-3" Já o trator de passeio "Agat" está equipado com lagartas com esteiras triangulares, que permitem uma boa movimentação em áreas nevadas e off-road.
- Veículo de reboque motorizado é montado com bastante facilidade, as esteiras são montadas sobre rodas com amortecedores.
Como escolher?
Antes de escolher um auxiliar mecanizado para o trabalho agrícola, deve-se analisar cuidadosamente todas as informações disponíveis. Isso é necessário para entender claramente se as motocicletas especificadas são adequadas para o terreno ou não.
Em primeiro lugar, vale a pena considerar as opções em função da potência do motor. Se o solo for muito denso ou virgem, deve-se escolher o aparelho com potência máxima.
Em seguida, você precisa considerar o tipo de motor, dependendo do combustível com o qual está funcionando. Tudo depende da região e da disponibilidade de um tipo específico. Via de regra, um motor a gasolina é mais barato, mas um a diesel é confiável, então você deve avaliar os benefícios em ambos os casos.
Outro critério é o consumo de combustível. Depende da potência do trator de passeio. Por exemplo, um motor com capacidade de 3 a 3,5 litros. com. consome 0,9 kg de gasolina por hora, enquanto um análogo mais potente de 6 litros. com. - 1,1 kg. Porém, deve-se lembrar que unidades de baixa potência levarão muito mais tempo para cultivar a terra, portanto, a economia de combustível é questionável.
Além disso, ao comprar, você precisa prestar atenção às características de design da caixa de câmbio. Ele pode ser recolhível ou não. Este último é projetado para um período operacional mais longo, mas se falhar, não é reparado, mas substituído por um novo. Além disso, é feita uma distinção entre uma corrente e um redutor de engrenagem.
Com base na prática, os especialistas aconselham tomar o último, por ser confiável.
O engate para toldos pode ser individual para cada equipamento ou universal, adequado para qualquer fixação.
A fábrica da Agat possui uma ampla rede de concessionários, portanto, antes de adquirir o trator ou acessórios para ele, é mais aconselhável consultar o vendedor. Isso pode ser feito em pontos de venda especializados ou na Internet. Eles vão responder a todas as suas perguntas, dar conselhos ou selecionar um modelo de acordo com os critérios.
Manual do usuário
O conjunto completo do trator de passeio deve incluir o manual de instruções do modelo. Recomenda-se estudá-lo cuidadosamente antes do trabalho. Normalmente, este documento contém as seguintes seções.
- Dispositivo do dispositivo, sua montagem.
- Instruções de execução (primeira inicialização). A seção contém recomendações sobre como dar a partida no trator de passeio pela primeira vez, bem como pontos que contêm informações sobre como verificar o funcionamento das partes móveis com carga baixa.
- Características técnicas de uma modificação específica.
- Conselhos e recomendações para posterior serviço e manutenção do dispositivo. Aqui você pode encontrar informações sobre troca de óleo, retentores, lubrificação e inspeção de peças.
- Lista de tipos comuns de avarias, suas causas e soluções, reparações parciais.
- Requisitos de segurança ao trabalhar com um trator portátil.
- Além disso, são normalmente indicados os endereços onde pode devolver o cultivador para reparação ao abrigo da garantia.
Dicas de cuidados
As primeiras 20 a 25 horas de operação são denominadas corrida no trator sem operador. Neste momento, sobrecargas não devem ser organizadas. A funcionalidade de todas as unidades da unidade é verificada em baixa potência.
Durante o período de rodagem, deve-se ajustar a marcha lenta, mas deve-se ter cuidado para que o trator de passeio não trabalhe nesta modalidade por mais de 10 minutos.
Mesmo que o motocultivador não seja totalmente novo, mas apenas o tenha retirado antes da aragem da primavera após a "hibernação" do inverno, deve primeiro ligá-lo, verificar o nível de todos os fluidos. Muitas vezes, após um longo período de inatividade, o equipamento precisa de uma troca de óleo.
Você também deve inspecionar as velas e substituí-las, se necessário. Ajuste o sistema de ignição.
O ajuste do carburador é necessário após longos períodos de inatividade. O novo mecanismo também exige isso. A inspeção ajudará a identificar defeitos e eliminá-los antes de iniciar o trabalho de campo.
Instruções detalhadas para configurar e ajustar o carburador são fornecidas na documentação do produto.
A preparação competente do cultivador é a chave para ações eficazes no futuro, portanto você precisa praticar com antecedência e resolver os seguintes problemas:
- como posicionar o sulcador ou arado corretamente;
- para que os anexos são necessários;
- o que fazer se o motor morreu;
- com que poder, com que profundidade a terra pode ser arada.
Motoblocos de baixa potência com capacidade para 5 litros. com. não pode ser operado durante um amaciamento por muito tempo. Além disso, ao usá-los, o desempenho deve ser levado em consideração e não deve ser sobrecarregado, caso contrário, eles irão falhar rapidamente.
Avaliações do proprietário
Os comentários dos proprietários concordam que o trator de passeio Agat facilita muito o trabalho das pessoas ligadas à agricultura. Quanto ao cultivo, ele é realizado de forma bastante eficiente. Além disso, o aparelho é leve e estável.
Entre as deficiências, há problemas com vazamento de óleo após 1-2 anos de serviço.
Como preparar o novo trator de passeio Agat para o trabalho, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.