Tudo que você precisa saber sobre cenouras

Contente
  1. O que é - um vegetal ou uma fruta?
  2. História de origem
  3. Descrição botânica
  4. As melhores variedades
  5. Aterrissagem
  6. Cuidado
  7. Reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Colheita
  10. Fatos interessantes

A cenoura é um vegetal bem conhecido. No entanto, nem todo mundo sabe qual é sua história e como cuidar dele adequadamente. É sobre isso que falaremos em nosso artigo.

O que é - um vegetal ou uma fruta?

Pela classificação botânica, a cenoura está entre as hortaliças. Estes, via de regra, incluem plantas que dão raízes, tubérculos ou outros frutos que uma pessoa pode comer posteriormente.

Na verdade, parece que não deve haver dúvida se a cenoura é um vegetal ou uma fruta. No entanto, esse problema não é tão simples. Assim, em 1991, a União Europeia classificou a cenoura como uma fruta, o que foi feito por meio de um documento especial. Isso aconteceu devido às regras de negociação. No entanto, isso é contrário à classificação científica.

História de origem

Acredita-se que a pátria das cenouras é o Afeganistão - é lá que se cultiva o maior número de espécies desta planta e atualmente. Ao mesmo tempo, é interessante que, de onde vem esse vegetal, ele foi inicialmente cultivado não por causa da fruta, mas por causa das verduras e sementes perfumadas.

Mas as primeiras menções à cultura da raiz da cenoura e seu uso para alimentação podem ser encontradas em fontes antigas que datam do século I dC. No entanto, se você acreditar nas pesquisas dos arqueólogos, eles começaram a cultivar esse vegetal muito antes - cerca de 2 mil anos antes de Cristo.

Se falamos sobre a cenoura moderna, então ela foi levada aos países europeus em algum momento dos séculos X-XIII. Nos territórios do nosso país, esta planta apareceu durante o período da Rus de Kiev.

Ao mesmo tempo, vale ressaltar que originalmente eram cultivadas cenouras, que davam frutos amarelos e brancos. Mas as menções às cenouras vermelhas começaram a ser encontradas apenas mais perto do século XVIII.

Também é interessante que muitas lendas antigas estão associadas a esta planta... De acordo com essas lendas, cenouras eram a comida favorita dos anões. Eles trocaram alegremente barras de ouro por este vegetal de raiz.

Descrição botânica

As cenouras pertencem à família do guarda-chuva, ou aipo. Esta planta é convencionalmente dividida nas seguintes variedades - mesa e forragem. Acredita-se que os primeiros se distinguem pelo sabor superior, pois contêm uma grande quantidade de vitaminas, açúcares e caroteno. Mas cenouras forrageiras, via de regra, são usadas para alimentar animais de fazenda.

Falando sobre o surgimento dessa cultura, antes de mais nada, vale mencionar as características de sua estrutura. A cenoura é uma planta com vida útil de 2 anos. Em seu primeiro ano de vida, dá uma roseta de folhas, um caule e um sistema radicular. Mas no ano seguinte, um arbusto de sementes começa a se formar.

Também é interessante que a cenoura também dê uma modificação na raiz, que se transforma em uma planta de raiz: é nela que se localizam as reservas de nutrientes.

A própria fruta da cenoura se distingue por sua carnosidade e sua forma depende muito do tipo de planta a que a planta pertence. Assim, o fruto pode ser cônico, cilíndrico e fusiforme. Também é interessante que pode ter não apenas a cor laranja usual. Pode muito bem ser vermelho, amarelo ou mesmo branco. E seu peso, via de regra, não ultrapassa 0,5 kg.

As flores desta cultura são bissexuais, dão uma inflorescência, que é um guarda-chuva complexo.Mas a fruta parece uma pequena semente de duas, que contém uma grande quantidade de óleos essenciais.

Esta planta dá frutos apenas uma vez em toda a sua vida. E após a floração e colheita das sementes, é simplesmente arrancado.

Vale ressaltar as características biológicas. Portanto, as cenouras são plantas resistentes ao frio e suas sementes germinam a 5 graus Celsius. Mas para a luz, esta cultura é bastante exigente: só com uma quantidade suficiente, dá uma colheita decente. Adora cenoura e água, principalmente em grandes quantidades, precisa de umidade desde a semeadura até a germinação. A falta de água durante esse período simplesmente destruirá os brotos de cenoura.

As cenouras silvestres crescem em locais onde prevalecem os climas temperados e, portanto, podem ser encontradas frequentemente nas regiões mediterrâneas, europeias, africanas e asiáticas. Esta planta também é cultivada em um apartamento. Normalmente, as variedades precoces são usadas para isso, a safra de raízes das quais, como regra, é pequena.

Quanto aos canteiros, as cenouras semeadas costumam ser encontradas literalmente em todos os lugares, porque são um vegetal comum para o cultivo ao ar livre.

As melhores variedades

Existem muitas variedades de cenouras, só na Rússia existem cerca de 320 nomes registrados, que simplesmente não é possível listar. No entanto, entre eles, pode-se destacar os que são plantados com mais frequência.

Então, entre as variedades de meia temporada, as mais populares são: "argo", "golden pilaf", "lidia" e "violetta". As diferenças entre eles, via de regra, residem na forma da cultura da raiz, sua cor, comprimento e sabor.

Mas entre as variedades de maturação tardia, como "totem", "yellowstone" e "caramelo vermelho" se distinguem. Destacam-se o sabor e o peso, que podem variar de 100 a 200 gramas, dependendo da variedade.

Aterrissagem

Como regra, as cenouras são plantadas durante o final do outono ou início da primavera. Para obter frutos que podem ser consumidos no verão, recomenda-se o plantio de variedades no início ou no meio da estação, que são semeadas em abril, no inverno ou no final de outubro.

Mas para o armazenamento de cenouras no inverno, geralmente são utilizadas variedades de maturação tardia, que são semeadas em maio.

Cuidado

Desbaste

O desbaste envolve a eliminação do excesso de brotos de cenoura. Este procedimento é necessário nos casos em que a cenoura cresceu muito. Permite que a planta forneça todas as condições necessárias para o pleno crescimento e desenvolvimento, e também ajuda a eliminar brotos frágeis que só interferem, puxam os nutrientes para si e acarretam, com espessamento excessivo, apenas o entrelaçamento dos sistemas radiculares, o que afeta negativamente o estado das raízes.

Rega

Para a cenoura ficar verde, ela precisa de muita umidade. Porém, ainda não vale a pena abrir mão da rega. Como regra, a água deve ser aplicada em intervalos de 3 a 5 dias, dependendo da temperatura e do clima. Nesse caso, é melhor regar com água em temperatura ambiente, pois a água fria prejudica a cenoura e aumenta a possibilidade de apodrecimento.

Recomenda-se adicionar água, entre outras coisas, principalmente à noite, para evitar a possibilidade de queimaduras solares.

Além disso, recomenda-se o uso de regador para isso, principalmente quando se trata de regar durante o período de germinação. Nesta fase, o sistema radicular da planta está fraco e, portanto, não vale a pena derramar de uma mangueira.

Top curativo

Os fertilizantes têm um efeito positivo no estado das cenouras, contribuem para o seu crescimento, desenvolvimento das raízes e da massa verde. Porém, você não deve exagerar com eles, pois isso pode prejudicar seriamente a planta. A cobertura em si pode ser aplicada antes do plantio, durante a semeadura, bem como na primavera ou no verão.

Fertilizantes orgânicos, como cinza de madeira, húmus ou fezes de frango, podem ser usados ​​como cobertura. E você pode recorrer a ajuda e complexos minerais. Entre eles, destacam-se o superfosfato, o nitrato e a ureia.

Reprodução

As cenouras propagam-se por sementes, que podem ser obtidas a partir de culturas varietais. Via de regra, a semente é colhida após a colheita dos frutos. As maiores colheitas de raízes são selecionadas para o plantio, ao mesmo tempo que se corta as pontas delas. Recomenda-se que sejam armazenados em adega e plantados na primavera, quando a ameaça de geada já passou.

Doenças e pragas

As cenouras, como outras plantas cultivadas, são muito suscetíveis a ataques de todos os tipos de doenças e parasitas.

Se falamos de doenças, então na maioria das vezes essa cultura é afetada por oídio, cercospora, rizoctonia, mancha marrom e podridão branca. Para eliminar esta ou aquela doença, recomenda-se o recurso a agentes fungicidas. No entanto, se a situação estiver funcionando, a melhor solução seria arrancar as cenouras e depois eliminá-las. Caso contrário, a doença pode afetar plantações saudáveis. Pois bem, para evitá-lo, recomendamos que você siga medidas preventivas: examine periodicamente as plantas em busca de problemas, dê-lhes um atendimento de qualidade e também evite a densidade dos arbustos de cenoura.

Se falamos de parasitas, então, entre eles, as cenouras são mais frequentemente afetadas por pulgões da cenoura, mosca da cenoura, nematóides, ursos e vermes. Você pode combatê-los por meio de receitas populares, mas nem sempre são eficazes. Nesse caso, seria melhor recorrer a produtos químicos. Embora sejam tóxicos, são bastante eficazes e conseguem eliminar as pragas do jardim em pouco tempo.

Colheita

Como regra, a coleta de tubérculos cai no final de julho-agosto - as datas exatas dependem da variedade. Você pode determinar se uma cenoura está madura pelas pontas: em uma planta madura, a parte verde seca e fica amarela.

A cenoura é colhida principalmente em um dia ensolarado, usando um forcado.

Depois disso, a cenoura é limpa do solo, suas pontas são aparadas e a raiz em si é armazenada no porão.

Fatos interessantes

Existem muitos fatos interessantes sobre cenouras.

  • Portanto, esse vegetal é capaz de proteger o coração, aumentando o nível de cálcio no sangue e diminuindo o colesterol. Além disso, a cenoura fornece ao corpo uma grande quantidade de vitaminas.
  • As cenouras têm outra grande vantagem. Consiste no fato de que este vegetal é útil em qualquer forma - fresco e cozido. No entanto, deve-se ter em mente que durante o tratamento térmico, a cultura da raiz perde algumas de suas propriedades benéficas.
  • Também é interessante que esta planta seja capaz de mudar a cor da casca para um laranja amarelado. Porém, para isso, a cenoura deve ser consumida em grandes quantidades. A propósito, as cenouras podem ajudar a preservar a cor vermelha de um gato doméstico. Para isso, basta dar-lhe uma cenoura crua: bastam alguns círculos por dia.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário