Como desbastar cenouras?

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Datas do
  3. Os caminhos
  4. O que fazer com as cenouras removidas?
  5. Possíveis erros e consequências

Se um iniciante que está começando a dominar a jardinagem pensava que, tendo plantado uma safra, bastava regar, alimentá-la e não esquecer de arrancar o joio, então se enganou. Uma das principais medidas é plantar a cenoura para que as plantas individuais não interfiram umas nas outras.

A necessidade de um procedimento

O desbaste das cenouras é necessário quando o jardineiro inicialmente as plantou com muita força, em fileiras estreitas. Do lado de fora, parece que as plantas deveriam ser afastadas umas das outras, e essa cultura não precisava ser desbastada. Na realidade, este procedimento tem as seguintes vantagens.

  • Quanto mais espaço (em área) para uma planta específica, maior será uma determinada fruta... A ideia é que os brotos não terão que lutar desesperadamente pela sobrevivência, eles consomem exatamente quantos nutrientes precisam inicialmente, e espécimes muito distantes irão calmamente tomar o recurso que está em abundância no solo.
  • As cenouras, como muitas outras culturas, requerem uma boa iluminação.... Quanto mais as plantas são cultivadas, menos sombreiam umas às outras.
  • Longe umas das outras, as plantas plantadas deixarão de se esforçar para chegar ao mais alto possível.... Isso terá um efeito benéfico no ganho de massa das raízes.
  • O procedimento também permite para identificar brotos que inicialmente dão uma boa colheita.
  • O rendimento dobrará - devido ao mesmo princípio da ausência de luta pela existência.

Seguindo essas regras, todos os anos você obtém raízes que são grandes e doces. As cenouras não ficarão verdes do lado de onde cresceram as pontas, seu sabor não será amargo, a estrutura e a consistência não serão perturbadas.

Datas do

A estação de cultivo para o cultivo de cenouras não permite mais de duas vezes o desbaste de uma determinada cultura. Isso é necessário para que as raízes de outras plantas não sejam danificadas. O primeiro procedimento é realizado após o aparecimento de duas folhas maduras nas mudas crescidas. Após o plantio das sementes, essa sessão é feita em um mês e meio. Deixe um intervalo de 2-3 cm entre os brotos adjacentes.

Após um mês, o desbaste é realizado novamente.... O indicador da aptidão das plantas para o desbaste é o aparecimento de 6 folhas cheias. Dependendo da região, a sessão é realizada em junho - para as regiões Sul, em julho - para as regiões Centro e mais Norte.

Os caminhos

Existem vários métodos para realizar o procedimento. Todos eles são considerados do ponto de vista do cultivo de cenoura em campo aberto. Na estufa, as recomendações para desbaste das cenouras são geralmente as mesmas.

Clássico

É usado um forcado ou uma pá pequena. A tarefa é arrancar completamente a cenoura do solo sem danificar as próprias plantas. Em seguida, eles são transferidos para o espaço livre do site. O método clássico de desbaste de plantas é perigoso por possíveis danos às plantas vizinhas. Nem sempre é possível remover completamente o arbusto (e transferir) - as raízes laterais crescem de forma confiável no solo. A parte inferior com um pedaço da raiz principal permanecerá no solo, o que acabará por levar a uma colheita de raiz muito curta. Um pedaço de raiz arrancado durante a extração da planta não dará brotos repetidos e morrerá.

Este método é usado com o maior cuidado. Os orifícios de transplante devem ser preparados com antecedência.

Tesoura

O método mais irracional é a tesoura. Em primeiro lugar, os topos aparados não podem ressurgir, mesmo quando a raiz permanece no solo: muitas vezes, estes restos de plantas não são viáveis. As plantas vizinhas também podem ser tocadas por movimentos descuidados. Finalmente, a colheita pode ser perdida completamente. Para eliminar custos desnecessários (na verdade, até metade das sementes são jogadas fora), siga os seguintes métodos.

  • Não compre sementes extras se não houver espaço suficiente na parcela para cenouras. "Undershooting" é melhor do que neutralizar - nenhum trabalho extra a fazer.
  • Se as sementes permanecerem, armazene-as em um recipiente escuro e bem fechado, por exemplo, em frascos de Asseptolina (100 ml), em local escuro, seco e fresco. Eles podem ser úteis se você mora nas regiões do sul e tem uma estufa / estufa para duas ou mais safras por ano.

Ambas as regras permitirão que você não desbaste a cama da cenoura. Alguns jardineiros, ao desbastar os brotos da cenoura, usam uma faca - na profundidade de 2,5 cm, cortam as raízes e tiram, porém, a raiz principal encurtada é inviável, a maioria dos brotos não cria raízes.

Pinças de jardim

Pinças para remover o excesso de vegetação ajudarão nos casos em que sua mão não couber entre plantas densamente plantadas. Desvantagem - movimentos perfeitos são necessários, caso contrário, você pode pegar a planta errada. As pinças de jardim são equipadas com dentes que "roem" os brotos. Em comparação com o corte com tesouras bem afiadas e tesouras de poda, arrancar os brotos leva à formação de bordas rasgadas, que podem causar a penetração de infecções no próprio solo e na planta cortada.

O desbaste das cenouras ajuda a se livrar de mudas fracas e não totalmente desenvolvidas - transplantar esse biomaterial é impraticável, o resultado não vale o trabalho realizado. Isso dará uma boa chance de obter grandes raízes de suas contrapartes mais saudáveis.

O que fazer com as cenouras removidas?

Os jardineiros, em sua maioria proprietários práticos, não jogam fora as mudas de cenoura extraídas, mas as transplantam para outro lugar. Isso pode ser feito, por exemplo, debaixo de uma macieira - as raízes das árvores frutíferas caem principalmente, o mais fundo possível, o que não se pode dizer de arbustos de baga, por exemplo, framboesas. Esses brotos são plantados com as mesmas reentrâncias em todas as direções que os restantes após o desbaste para evitar a repetição do procedimento. A melhor maneira é não perder brotos extras, como já foi dito, plantio antecipado de sementes ou mudas com a distância necessária para o crescimento normal.

Para reduzir o custo da irrigação das cenouras, recomenda-se a instalação prévia de um sistema de irrigação por gotejamento. De uma forma ou de outra, os brotos transplantados criam raízes com dificuldade. Mesmo quando o procedimento é realizado corretamente, com a retirada do torrão de terra junto com as raízes da planta, o broto pode murchar, sendo impossível salvá-lo.

As cenouras são transplantadas somente após o primeiro desbaste. Se você transplantar as plantas durante a segunda sessão, obterá pequenas cenouras.

Possíveis erros e consequências

O transplante de cenoura é realizado no início da manhã - antes do amanhecer. Nesse momento, a temperatura do ar e do solo é a mais baixa, e os processos de cultivo são mais lentos, mais frio. Além disso, as cenouras têm uma praga - uma subespécie de cenoura de uma mosca que se alimenta de suco e tecidos de raízes, brotos verdes de plantas. Tarde demais, o desbaste levará à atração garantida de um enxame desse inseto, cuja presença é extremamente indesejável para uma planta que sofreu um choque durante o "reassentamento".

Ao retirar o excesso de plantas, o solo deve ser nivelado e socado, se necessário, aspergido sobre ele, principalmente após o transplante de mudas em torrões de terra, extraídas junto com as raízes. Se o nível do solo original não for restaurado, as raízes seminuas receberão muito ar e murcharão.Para a respiração e a atividade vital, as raízes devem ser necessariamente bem cavadas: o ar é bom para as plantas com moderação, o oxigênio e o nitrogênio devem ser absorvidos do solo em porções, sequencialmente. O "over-airing" das raízes da cenoura é repleto de rebentos murchados, impedindo o crescimento de rebentos transplantados e desbastados e de plantas já cultivadas, a ameaça de transferência do período de "colheita" ou a sua interrupção total este ano. A camada de terra, removida durante a escavação, irá expor a camada subjacente, que irá secar, e com o calor diurno, o superaquecimento chegará perto das raízes da cenoura.

Se você não estiver usando irrigação por gotejamento, instale um aspersor. Ligue-o à noite, ao pôr do sol ou após o pôr do sol. Regar colheitas de jardim, incluindo cenouras, desta forma durante o calor, ao calor do meio-dia, causará queimaduras nas copas: as gotas de água desempenham o papel de uma espécie de lentes coletoras, levando as plantas às queimaduras.

Geralmente não é recomendado regar cenouras ao sol forte: o solo úmido, superaquecendo em uma ou duas horas, se tornará uma espécie de banho de vapor, e as plantas murcharão, o que retardará seu crescimento e adiará a época da colheita.

As copas, que não foram cortadas a tempo em 8 cm, prejudicam a sobrevivência das mudas transplantadas. Uma raiz plantada não verticalmente também leva à sobrevivência prejudicada da muda transplantada: a colheita da raiz pode acabar sendo pequena, de formato irregular. Mergulhe as mudas recém-escavadas em um recipiente com água. Isso o ajudará a ganhar cerca de meia hora - as plantas não murcharão imediatamente, mas durarão até que você complete a preparação dos buracos para elas. O procedimento é realizado em um dia específico, é proibido alongá-lo a tempo.

Não negligencie a remoção de ervas daninhas de mudas de cenoura, especialmente quando germinando em uma estufa... As ervas daninhas germinam muito mais rápido do que os brotos de cenoura, que são muito lentos. É aconselhável removê-los manualmente - sem enxada ou outra ferramenta, caso contrário, a cenoura será cortada acidentalmente. As ervas daninhas tendem a sugar tudo do solo. Na luta pela sobrevivência, eles são praticamente impiedosos, a simbiose não funcionará - você simplesmente perderá sua colheita. Não use querosene, herbicidas e pesticidas para remover ervas daninhas: eles penetram no solo, depois nas próprias raízes e depois no corpo do residente de verão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário