- Sinônimos de nomes: Vita Longa
- Ano de aprovação: 1993
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatamento, para congelamento, para fazer suco
- Forma de folha de roseta: semi-espalhando
- Sai: comprimento médio, verde escuro, meio dissecado
- Peso, g: 93-128 (até 300)
- A forma : cônico com ponta pontiaguda
- Qualidades de sabor: Bons
- Composição : matéria seca 10-10,5%, açúcares totais 7,7-8 mg%, aumento do teor de β-caroteno
- Termos de amadurecimento: meia temporada
As cenouras Vita Longa são bastante populares na Rússia e em países europeus devido à combinação de características de sabor, aparência comercial e ausência de miolo visível. As raízes têm aplicação universal, são adequadas para cultivo industrial e são bem armazenadas no inverno.
História de criação
Na Rússia, a variedade está no registro estadual desde 1993. O criador foi a empresa da Holanda, Bejo Zaden B. V. As cenouras de Vita Long foram submetidas a testes de variedade em 1988.
Descrição da variedade
Vita Longa pertence à cultivar Chantenay. Difere em uma aparência atraente de tubérculos. As sementes são produzidas na Rússia em fitas, em uma casca de gel, bem como na forma solta usual. O pescoço da planta não contém raízes. Graças ao trabalho de seleção, a polpa tem uma estrutura uniforme, não sujeita a apodrecimento.
Quando cultivado em condições de fazendas, a colheita mecanizada é permitida. A variedade é muito valorizada pelos fabricantes de alimentos para bebês e dietéticos.
Características da aparência da planta e das raízes
Vita Longa forma rosetas semi-espalhadas com folhas de comprimento médio. A dissecção da placa é média, a cor é verde escuro.
As raízes desta variedade de cenoura são longas, cerca de 22-26 cm, pesando 93-128 g (o valor máximo chega a 300 g). O formato é cônico, com ponta pontiaguda. A cor é uniforme, laranja em toda a espessura. A superfície da cenoura é lisa, a estrutura da polpa é suculenta e densa.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Os vegetais de raiz são usados para congelar e enlatar, eles são bons frescos. A polpa é usada para fazer sucos. O sabor é avaliado como bom. Nas culturas de raízes, o conteúdo de beta-caroteno é aumentado.
Maturação
A variedade está no meio da estação, 100-110 dias se passam desde a germinação até a colheita.
Produção
Uma média de 199-491 centners deste tipo de cenoura são colhidos por hectare. A produção de tubérculos comercializáveis é de 82-96%.
Regiões em crescimento
Vita Longa é cultivada com sucesso em muitas regiões da Federação Russa. A variedade é dividida em zonas nas regiões do Extremo Oriente e Ocidental da Sibéria, Rússia Central, Chernozem, Médio e Baixo Volga.
Crescendo e cuidando
Esta variedade de cenoura é cultivada por semente, semeada diretamente no solo de abril a maio. O padrão de semeadura desejado é de 20x5 cm. A pré-germinação das sementes é opcional. O canteiro é cavado para o plantio e, se necessário, acrescenta-se areia, pois a água estagnada afeta o sabor das raízes. É importante não semear Vita Long nos canteiros onde cresceram as cenouras no ano passado. O lugar terá que ser mudado.
A variedade tem tendência a se ramificar em solos ricos em minerais. A superalimentação é altamente indesejável para ele. É necessário normalizar a quantidade de fertilizantes aplicados durante o processo de cultivo. A fertilização com nitrogênio é estritamente normalizada, com um excesso deles, os tubérculos se revelarão inadequados para a alimentação, com casca grosseira e estrutura fibrosa. A variedade responde bem à aplicação de fertilizantes potássio-fósforo.
A remoção de ervas daninhas e o desbaste também devem ser feitos com extrema cautela. Danos à cultura de raiz em formação podem afetar negativamente sua condição e desenvolvimento, causando deformação. Quando cultivadas em áreas bem iluminadas, amontoa-se periodicamente para que a parte superior das cenouras não acumule solanina.
A rega também é padronizada. Torna-se mais abundante durante a fase de germinação da semente.À medida que cresce, o solo é umedecido com um regador com um spray fino, mas apenas na ausência de precipitação.
A cenoura é uma das culturas mais despretensiosas em termos de condições de cultivo, podendo resistir a uma curta seca e a uma curta onda de frio. No entanto, para obter raízes saborosas e grandes, você deve seguir as regras básicas para o plantio de cenouras.
Requisitos de solo
Vita Longa tolera bem solos pesados, mas cresce com sucesso em solos mais soltos.
Condições climáticas exigidas
A variedade é resistente ao inverno, adequada para a semeadura no outono, tolera bem as geadas. O plantio é recomendado em áreas claras e ensolaradas, mas as plantas se desenvolvem normalmente em sombra parcial. Em climas quentes, as taxas de irrigação são aumentadas.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade de cenoura é resistente ao craqueamento da raiz. Tolerante a doenças. Entre as pragas, a mais perigosa para ele é o nematóide das galhas e o pulgão espinheiro. A primeira praticamente não se presta ao extermínio, leva à formação de inchaços na superfície da raiz da cultura. O segundo afeta a vegetação, interferindo no desenvolvimento normal da planta.
As cenouras crescem em quase todos os jardins. Existe a opinião de que essa cultura é muito resistente a todo tipo de doenças e pragas, mas não é o caso. Sem os devidos cuidados, as cenouras se tornam suscetíveis a todos os tipos de infecções e são afetadas por insetos nocivos.
Visão geral da revisão
Ao longo dos longos anos de cultivo na Rússia, as cenouras de Vita Long conseguiram conquistar muitos fãs. É muito apreciado por sua despretensão geral, alta germinação de sementes e uma aparência atraente de raízes. Os residentes de verão observam que as cenouras são calibradas, limpas e bonitas, sem gosto de terra, com uma casca fina e facilmente descascável.
Essa variedade também tem desvantagens. Estes incluem não a mais alta qualidade de conservação, baixo teor de açúcar nas raízes, suscetibilidade da planta a deformações que afetam negativamente a aparência.